Top 10 Manias de Leitor - Parte 2

25 de julho de 2013

Oi bibliófilos.!

Pra quem viu e gostou do top 10 manias de leitor, aqui vai a parte dois, pra quem não viu a parte um ainda clique aqui e leia a primeira parte. Espero que se identifiquem com as manias.

1. Quando você descobre que um personagem é incrível, ele morre na página seguinte.

Eu tenho essa mania terrível, de amar personagens que estão marcados para morrer, muitas vezes eu odeio o personagem o livro todo e quando começo a gostar e torcer por ele o bendito morre (autores por favor, vamos moderar nas mortes dos personagens queridos).

2. Você odeia emprestar livros para pessoas que não são tão cuidadosas quanto você.

No momento odeio emprestar livros pra qualquer um, porque uns não tem cuidado e os que cuidam direitinho acabam roubando meus livro, então da no mesmo.

3. Você vê alguém lendo seu livro favorito e fica morrendo de ciúmes.

Pode parecer algo doentio, mas na verdade é bem justificável, afinal eu me apaixono pelo livro no geral, personagens, situações, locais  e etc. Quando vejo alguém que provavelmente, esta adentrando pelos caminhos que um dia percorri, bate um ciumes saudável. Mas o que prevalece é a alegria de ver outras pessoas se encantando com a leitura tanto quanto eu me encantei.

4. Você tem edições diferentes do mesmo livro.

Gostaria de ter edições diferentes de todos meus livros, mais infelizmente nem sempre é possível, questão de custo e acessibilidade (nem sempre encontro facilmente outras edições). Essa característica é mais comum em bibliófilos que são apreciadores dos livros em sua totalidade, capas, edições e etc.

5. Você leu o livro antes dele ser adaptado em filme/série de televisão.

Fazer isso é muito compensador, mas nem sempre é possível. Algumas pessoas preferem assistir o filme primeiro porque assim se tem uma ideia mesmo que superficial do livro. Eu prefiro ler o livro primeiro, até porque, quando faço o contrário, quase sempre desanimo da leitura depois.

6. Seus amigos não gostam de ir numa livraria com você porque sabem que vai ser um inferno te tirar de lá.

Sempre que vou na livraria com minhas amigas, me perco delas hehehe Elas ficam bons minutos rodando pelos corredores a minha procura e sempre levo bronca por isso. Fazer o que se perco a noção do tempo quando entro nesses paraísos literários.

7. Você gosta mais dos personagens de livros do que das pessoas da vida real.

Gente, vamos convir que nos livros conhecemos pessoas excepcionais que jamais conheceremos na vida real. Apesar disso sei bem dar valor aos meus bons amigos de carne e osso. Mas que as pessoas dos livros são incríveis, isso elas são.

8. Ver gente escrevendo em livros te dá um pequeno ataque cardíaco.

Me dá palpitações e uma dor. Mesmo que seja de lápis, mesmo que o livro não me pertença (por que se o livro me pertencesse não seria apenas um pequeno ataque cardíaco, seria a terceira guerra mundial).

9. Você fala dos seus personagens ou autores favoritos como se eles fossem amigos ou familiares.

Sim, isso é incontestável. As vezes estou contando algo pra minha irmã de um autor ou personagem e minha mãe pergunta: Quem? Ai minha irmã: Livros mãe, livros. Minha mãe: Ah! Vocês estão ficando doidas isso sim. 

Aiai, é tão difícil ser incompreendida hehe

10. Você está sempre precisando de mais estantes para colocar seus livros.

No momento precisando urgente de pelo menos duas, ou uma bem maior. A que estou usando atualmente esta quase cheia e caindo pro lado preciso trocar urgente, estou morrendo de medo dela desabar e estragar meus livro.

E vocês, se idendificam com alguma dessas manias??? Não deixem de comentar!

13 comentários

  1. Sabe aquela sensação de que você está sendo vigiada? Eu acabei de descobrir que estou, realmente, sendo vigiada. Por você.
    Como você conseguiu explicar a minha vida com tanta precisão? Logo no número 1 eu pirei. Acontece demais! Quando eu tava lendo "Harry Potter", a minhapersonagem preferida morreu, e eu passe 50 páginas chorando, até decidir a minha nova preferida, que morreu na página seguinte. True Story.
    E quando choro então, como se eu os conhecessem? A professora de literatura me encaminhou ao psicologo, sério.
    E quando você falou do ciúmes saudável eu senti muito orgulho de você. Mito mesmo. Porque o meu ciúmes, não é saudável. Eu fico muito irritada quando alguém está lendo um livro que eu gosto, e quando a pessoa ainda por cima fala que não gostou? Daí eu viro o bicho, e dou 1001 argumentos porque o livro é perfeito. A minha vida é muito estressante por conta disso.
    Bjs ponytails-and-lolipops.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OLha, vou falar a verdade, eu grifo de lápis minhas partes favoritas do livor, tipo frases. E quando eu vejo alguém lendo meu livor favorito minha vontade é sentar do lado da pessoa e começar a falarc om ela sobre o livro ahhahahaha ( já fiz isso ok) hahahahaha tipo quando eu vejo alguém com livros que eu gosto eu tnho um ataque cardíaco, eu me controlo muito pra não pular na pessoa e dclarar e ela é miha alma gemea hahahaa
    beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Também preciso de mais espaço para os meus livros (porque livros nunca são demais, o espaço é que é sempre de menos).

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Somente um ou dois itens não foram escritos pensando em mim. Eu detesto emprestar meus livros t.t e quase ninguém tem paciência para ir até a livraria comigo. E espaço, VENHA ATÉ MIM.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Delmara, definitivamente passo muito tempo na livraria, mas tenho sorte pois a maioria dos meus amigos gostam de ler... o que leva um ser humano a riscar um livro??? assim como você estou precisando de uma estante legal para colocar os meus livros :D

    OBS: fiquei um tempo off pois a internet resolveu não colaborar (acontece de vez em quando)

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas respostas, otimo post!

    bjos ♥
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu toda ai, quando vou comprar livros minha mãe praticamente sai me arrastando de lá. hah

    www.iasmincruz.com
    https://www.facebook.com/projetocriancaquerler

    ResponderExcluir
  8. Delmara, amei seu Top 10, não conhecia!! Ótimas respostas.. mas sério, até hoje não consigo entender porque alguns leitores detestam que se escrevam nos livros.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Me descreveu perfeitamente! Menina, tu anda me perseguindo? ahsuahaua Soube tudo sobre mim... '-'
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Só não me identifiquei com o 3. Nesse sou o contrário. Quero que todos amem os livros e personagens que amei e dai fico que nem boba conversando com a pessoa: "e aquela hora assim e assim", dai a pessoa fala de outra cena, dai a digo "nossa", e a pessoa diz "nossa" e por ai vai hehehehee Queria todas as edições de Harry Potter.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tb adoraria ter edições diferentes, mas o espaço não deixa rsrs

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. No inicio tava muito diferente de mim, mas lá pela quinta/sexta a lista ficou muito eu. Adorei essa também ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ééé, por sorte as pessoas que andam comigo por aí gostam de ir numa livraria, mas nenhum deles curte TANTO ficar vendo TUDO que nem eu, então, sim, é um inferno me tirar de lá. HAUEHAUHHUAE

    Morri de rir, adorei o post :)

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir