Livros Acumulados

14 de julho de 2013

Oi bibliófilos.!

Tenho visto bastante por ai que assim como eu muitos outros leitores compulsivos estão tendo muitos problemas com livros não lidos acumulados na estante. Isso é uma realidade cada dia mais presente na vida dos leitores que dividem seu curto tempo entre a leitura e a vida lá fora. Foi pensando em tentar resolver esse problema que escrevi este post.
Para diminuir o número de livros não lidos  na estante é preciso organização de tempo, sei bem que 24 horas muitas vezes são insuficientes para tantas coisas, sei também que a maioria das pessoas mesmo amando ler tem suas responsabilidades e deveres cotidianos, seja trabalhando, estudando etc. E temos que descansar não é mesmo??? Afinal ninguém é de ferro.

Separei algumas dicas para por a leitura em dia. Lets go.!

Controle nas compras

Eu sei como é difícil com tantos lançamentos incríveis pipocando todo mês, mas para diminuir o número de livros não lidos é preciso ler os que já existem e não aumentar esse número através de compras desenfreadas. Para aqueles que não conseguem evitar comprar, sugiro que o faça o menos possível, compre apenas aquele livro mega especial, ou faça como eu evite passar nas livrarias, dói menos quando não vemos as promoções e livros incríveis.

Deixe uma pequena pilha na cabeceira

Estou fazendo isso atualmente, meus livros ficam na estante e nem sempre me animo a escolher um que já está lá a muito tempo, então separei uma pequena pilha que fica ao alcance dos meus olhos, já li uns dois da pilha hehehe, sei que não é muito mas já é alguma coisa.

Doe ou troque

Tem muitos livros que são comprados por um impulso ou algo do tipo, mas que não trazem uma estória interessante para o leitor, o que se pode fazer??? Há duas formas básicas de resolver o problema, ou você lê o livro mesmo sabendo que não vai gostar, ou simplesmente troca por algum que lhe interesse o que vai facilitar a leitura e diminuir um livro não lido.

Administre seu tempo

Para as pessoas que trabalham, estudam, e tem mil e uma coisas pra fazer durante o dia, o ideal é que separem um tempinho diário para a leitura, mesmo que seja alguns minutos já é válido. Ou então podem fazer como eu, estar sempre com o livro por perto, afinal nunca sabemos quando vai sobrar um tempo. Ler na fila, no ponto e até mesmo no ônibus também é uma boa (sei que existem algumas contra indicações com relação a leitura no ônibus e tal, mas eu não me importo, se você não se importa também é uma boa forma de passar o tempo e adiantar a leitura)

Crie uma meta

É sempre bom ter um objetivo, criar uma meta é algo que tem me ajudado muito esse ano, que de longe é o ano que mais li, tenho a meta de ler 50 livros esse ano e já li 32, a leitura ainda está lenta devido alguns descuidos meus com o tempo e etc, você poderia fazer uma meta que envolva os livros que já tem em casa.

Conselho: Cuidado com o número de Livros não Lidos na estante, vocês não querem se tornar bibliomaníacos querem??
A bibliomania, que consiste no simples ato de comprar livros, não necessariamente lendo-os.

Bom gente é isso, espero que tenham gostado das dicas, sei que existem outros meios, então quem quiser compartilhar algo para ajudar a desempacar os livros não lidos, sintam-se a vontade.

16 comentários

  1. Eu estava sem interesse pela leitura ano passado, mas esse ano já estou totalmente apto à ler muito. Como havia comprado alguns livros, li todos. Foi uma das metas pra esse ano.

    http://luccasuriel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus conselhos, digamos que uns já sigo e outros simplesmente não consigo.
    1 - Controle nas compras. Esse conselho consegui aplicar divinamente. Fiquei 7 meses sem comprar 1 só livro. Todos que adquiri nesse meio tempo foram resultado de presentes ou ganhados em sorteios. Somente mês passado que quebrei meu jejum e comprei 2 livros a R$ 9,90 cada um.

    2 - Deixe uma pequena pilha na cabeceira. Sempre faço isso, mas nunca dá certo. Não sei por que, mas nunca leio os livros que estão na pilha. Acabo sempre pegando outros.. kkk

    3 - Doe ou troque. Sou bem adepta dessa regra. Os meus livros que ficam parados eu empresto, doo ou troco sem problemas. Menos os meus queridinhos.. hehe

    4 - Administre seu tempo. Definitivamente sou péssima nesse quesito. Infelizmente acabo colocando a leitura em primeiro lugar e me ferro sempre.. acabo lendo quando tenho que estudar, ou no trabalho, ou quando tenho que limpar a casa e depois fico que nem louca correndo atrás do tempo.. ou pelo contrário, fico semanas sem ler fazendo minhas obrigações e depois quero tirar o atraso. Definitivamente tinha que saber administrar meu tempo.

    5 - Crie uma meta. Criar metas é comigo mesma!! O problema depois é conseguir cumpri-las.. kkk

    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Sou mestre em acumular livros; Eu vejo um tanto legal e vou colocando na minha estante, só que ai eu não quero mais ler eles, não naquela hora pelo menos. Acho que ler vai muito do momento né. Tem que ir com calma pra escolher o livro, tem que ser aquele que você quer naquela hora ... se não, fica tudo empilhado.
    beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não quero ser uma não, nem pensar!
    kkkkk
    Eu fico imaginando algumas coisas, tipo pq essa compulsão de querer tanto livro se nem podemos ler ainda? Pode chagr a ser doença, por isso parei antes disso. kkkkk

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Minha pilha de livros "pra ler estava crescendo muito rápido" e eu decidi parar de comprar livros por um tempo, mas sempre acabo comprando um ou dois livrinhos... Ótimo post :)

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu era e ainda tenho um pouco desse "bibliomaníaco", mas parei de comprar mais livros e estou lendo os 6 que comprei e não li!
    blogdosilvestrin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi linda...
    Acho que sou um pouco bibliomaníaca..hehe
    Tenho muitos acumulados é verdade. E ontem já comprei mais dois...ai doi mesmo ir na livraria e ver todos aqueles livros maravilhosos que você esta querendo faz tempo.
    Ai vida difícil..hehe

    Mas vou tentar seguir suas dicas, são muito boas. Vou me controlar e administrar meu tempo.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas. Eu na verdade preciso comprar livros, já que apenas pegava emprestado para ler. bjk

    http://papodajess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. As dicas são ótimas, mas não sofro com isso, to apenas com dois na espera, mas por ser uma série e eu precisar ler os primeiros.

    Como você tá linda? Sentindo sua falta lá no blog.
    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Olha até criei uma meta de leitura mas vou te falar até ela está difícil de cumprir. O bom é que não tenho comprado muuuitos livros então minha pilha não está aumentando muito.

    Adorei o nome do seu blog!

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  11. Eu não compro livros faz 2 meses. ashuahau Não me sinto louco, ainda...
    Sei lá. Agora eu só penso em ler os que já tenho. Quero diminuir os livros acumulados.
    bEIJO

    ResponderExcluir
  12. Já estou fazendo a 3, a 4 e a 5. Agora a primeira tá difícil, ainda mais com o submarino sempre em promoção. Hoje mesmo já comprei hehehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Preciso aprender a me desapegar, mas doar ou trocar .. só se eu tiver odiado muito o livro. Só fiz isso com 50 tons de cinza, mas os outros .. não consigo, eu gosto de acordar e ver aquela minha linda estante. Eu sei que é um pecado deixá-los lá parados, mas prefiro pensar que estão lá para meus filhos e futuras gerações ;DDDD kkkk tira o peso da consciência .. rs

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, agora é só ter força de vontade e diminuir a pilha de livro que esta esperando ser lida e resenhada - haha-. Obg pelas dicas, beeeijos.


    http://livrosmeuparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tenho que meter esses conselhos em prática!!!
    Obrigada!


    https://desabafosdeumaspoiler.blogspot.pt/

    ResponderExcluir