Entrevista com o autor Marcelo Pontes

24 de julho de 2013

Oi bibliófilos.! Hoje trago uma entrevista com escritor parceiro do blog Marcelo Pontes, resenhei o livro Almas seladas do autor recentemente aqui no blog. Obrigado Marcelo pela atenção e o carinho dedicado ao blog, estou muito contente com a nossa parceria e espero que ela continue sendo positiva para ambas as partes. Vamos saber um pouco mais sobre o autor?

DS: Bom Tarde Marcelo. É um prazer tê-lo aqui no Sou Bibliófila. Para começar, fale um pouco a seu respeito para os leitores do blog.

MP: O prazer é meu em participar e revelar um pouco da minha vida.
Bem, por onde começar? Sou uma pessoa simples, com certa afinidade pela arte. Minhas experiências passaram pelo: desenho, pintura, escultura, música e finalmente na década de 90 pela literatura escrevendo meus primeiros contos.

Sempre gostei das obras de Monteiro Lobato, talvez pelo desejo íntimo que mantinha com a ficção: onde não há limites para a criação. Após alguns anos trabalhando, desenvolvendo meus projetos na área artística, tive uma crise de identidade, talvez, pelas decepções na área, o que resultou uma virada na minha vida. Decidido, prestei a prova para ingressar na universidade, o curso: Nutrição (minha crise foi feia) :D. No campus universitário, nos intervalos, resolvi escrever um romance. Acredito que não aguentei ficar parado sem criar algo. Assim, as primeiras linhas da Saga Algoritmos Sagrados foram criadas que, para minha surpresa, foi bem recebida pelos leitores e hoje, publicada pela Modo Editora, ganha o mercado e prestígio entre uma nova safra de leitores que apostam nos autores nacionais.

DS: Você sempre quis ser escritor?

MP: Na verdade não. Desenho foi minha primeira opção artística. Mas, talvez pela afinidade, na verdade não saberei responder, decidir escrever. A magia da literatura logo me encantou. Hoje, entre todas as opções artísticas que já trabalhei, a literatura é sem duvida a opção que me completa.

DS: Como foi o processo de criação de Almas Seladas, seu primeiro livro, você pretendia publicá-lo?

MP: Tenho uma longa pesquisa sobre profecias (5.000 anos de história) que me fascina, mas que, infelizmente é um material obscuro. Não gostaria de guardar essas informações e levar para meu túmulo. Pensei: porque não transformar esse intrigante tema em um livro que tivesse um grande apelo entre seus leitores. Todo processo de criação foi tranquilo, pois já havia um grande material em pesquisa, bastava direcionar as intricadas informações dentro de um romance como alguns já descreveram ‘fofo’ (risos). Hoje, com o sucesso de crítica da obra, percebo como escrever está sendo gratificante.

DS: Encontrou muitas dificuldades para publicar seu livro?

MP: Após várias tentativas de entrar em contato com as editoras que me respondiam sempre com uma carta ‘automatizada’ resolvi publicar minha saga na época com três volumes em uma editora por demanda, o Clube de Autores. Depois de alguns meses e o grande sucesso de vendas da saga – tornando-se a saga na categoria ficção mais vendida – recebi várias propostas de editoras comerciais. Avaliando todas, a Modo Editora tinha a melhor.

DS: Descreva seu livro em uma palavra.

MP: Vou descrevê-lo através das palavras dos meus leitores: surpreendente.

DS: Com relação a sua vida de escritor, qual o seu maior sonho? Considera esse sonho realizado ou ainda está tentando realizar?

MP: Acho que o sonho de qualquer escritor é sustentar-se como escritor, pois só assim, poderia continuar a escrever.

DS: Quem foi a pessoas que mais te apoiou nessa jornada, desde escrever as primeiras páginas até a publicação?

MP: Minha esposa e meu filho.

DS: Se você pudesse mudar alguma coisa no seu primeiro livro, mudaria algo? Se sim, o que?

MP: Muitas coisas, afinal como Erico Veríssimo já mencionou, um escritor nunca estará satisfeito com seu trabalho, pois sempre ficará aquela sensação de que poderia ser melhor.

DS: Você possui o dom da escrita, isso é um fato incontestável. O que esse dom lhe proporciona?

MP: O dom é algo relativo, acredito que todos possuem o dom da escrita, afinal, todos temos experiências para serem compartilhadas. Escrever é doar-se, é libertação. Todos deveriam experimentar.

DS: Pretende continuar escrevendo? Se sim, quando podemos esperar novos lançamentos?

MP:
Máscaras Reveladas, o segundo volume da saga Algoritmos Sagrados já foi confirmado pela Modo Editora para início de 2014.

DS: Para você, qual é a importância dos blogs na divulgação de livros?

MP: É um grande trabalho. Hoje vejo uma grande revolução na literatura nacional, revolução esta alicerçada pelos blogs.

DS: Bom isso é tudo, agradecemos muito a atenção e desde já lhe desejamos muito sucesso! Deixe aqui uma mensagem para os leitores do Sou Bibliófila.

MP: Eu que agradeço o esforço de todos que acompanham e divulgam os trabalhos desses guerreiros literários, os escritores brasileiros que, apesar da dificuldade do mercado, ainda sacrificam suas horas do dia em nome do sonho de um país mais educado.

Obrigado Marcelo, pelo carinho e atenção que tem dedicado ao blog. E vocês queridos? Gostaram da entrevista?

6 comentários

  1. Adooorei! As perguntas foram muito bem elaboradas, deu pra saber um pouquinho de tudo.

    Beijinhos, Lari do bylarissamocellin.blogspot.com.br <3

    ResponderExcluir
  2. Uau, eu também amo Monteiro Lobato, não é uma literatura apenas infantil, eu fui crescendo e mesmo assim não quis parar de lê-lo...
    Parabéns pela entrevista, é um ótimo autor, pena que anda não li nenhum livro dele, mas fiquei com vontade...

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Legal essa entrevista!
    Temos que incentivar cada vez mais os autores nacionais!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Uau, que entrevista maravilhosa! Amei as perguntas Delmara! Parabéns. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro entrevistas com o sautores, é muito gostoso conhecer eles asism mais a fundo!
    Vou ler a resenha do livro dele! :D

    Tem post novo, depois da uma passada lá! :D
    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou feliz e surpresa por conhecer tua história, Marcelo Pontes. Sou tua seguidora no canal no YouTube, por sentir verdade mas informações divulgadas e agora mais ainda por saber ser um escritor. Vou adquirir teus livros. Sucesso

    ResponderExcluir