Curiosidades Literárias

21 de julho de 2013


Oi Bibliófilos.! Hoje trouxe algumas curiosidades sobre nossos grandes escritores brasileiros. Gosto de saber mais a respeito dos escritores que marcaram tantas gerações inclusive a minha. Se gostarem do post, pretendo dar continuidade com as curiosidades referente aos outros escritores que ainda faltam.


Aos dezessete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."




Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóspoco pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.




Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era miope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.







Clarice Lispector era solitária e tinha crises de insônia. Ligava para os amigos e dizia coisas perturbadoras. Imprevisível, era comum ser convidada para jantar e ir embora antes de a comida ser servida.




9 comentários

  1. É normal chorar quando se lê sobre a Carolina? Mesmo que seja apenas uma simples e rápida citação do nome dela, eu começo a chorar. Acho que isso é coisa de louco, mas se eu for louca como algum desses aí, estou feita.
    Eita Carlinhos, de santo se não tinha nada, né?
    Eu meio que já imaginava isso da Clarisse, enquanto lia "A Hora da Estrela" não sabia se ria ou chorava com as coisas que lia, só alguém muito "perturbadora" poderia escrever aquelas coisas.
    bjs, eu amei esse post.
    ponytails-and-lolipops.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana essas curiosidades
    Quem diria eim
    E muitas eu não conhecia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa Delmara, simplesmente amei o post. Incrível como nenhuma dessas pessoas famosas era normal, né?! hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que a Clarice é referência primordial, mas confesso que a Meireles também fez eu estudar muito na faculdade. kkkkk

    Beijinhos.
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Não sabia de nenhuma dessas curiosidades. O negocio do horoscopo foi demais hehehehe.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todos esses autores eu considero muito. Acho que o Carlos é o meu preferido! E a clariçe? Inesquecível!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito legais as curiosidades, principalmente a do Machado. Isso que é vontade de escrever :)
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante as curiosidades. Vai trazer mais? Espero que sim ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Delmara:
    Por mim sua ideia está aprovadíssima e pode dar continuidade as curiosidades dos escritores.
    Pelo visto, Fernando Pessoa era ligado a astrologia, né.
    Leu o horóscopo e interpretou que não deveria comparecer ao encontro, pode ser uma boa desculpa pra usar quando for necessário, rsrsrsrssr.
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir