Resenha #53 O Guardião - Nicholas Sparks

30 de julho de 2013

Mais um livro do Nick, pois é não resisto a um bom romance hehehe. Embora o Nicholas tenha resolvido inovar em suas estórias acrescentando suspense e um sociopata ensandecido no enredo, em nenhum momento ele perdeu suas características marcantes, a obviedade e a emoção. Apesar deste não ser tão doloroso quanto outros livros que li dele, também é capaz de emocionar.

Titulo: O Guardião
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
N° de páginas: 352
Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.

Julie teve a infância complicada marcada por muito sofrimento, quando sua mãe alcoólatra a expulsa de casa ela vê seu mundo que já não era tão bom desmoronar de vez. Mas Julie não se abate e decide lutar, e em mais um dia de sobrevivência Julie conhece Jim, o homem doce e gentil que a ajuda e por quem ela se apaixona. Jim e Julie se casam e tem tudo para serem felizes para sempre, mas não nos livros do Nicholas, Jim morre e Julie se vê novamente sozinha e sem rumo, tal como quando ela conheceu Jim. Ao partir Jim não deixa Julie sozinha, na noite de natal, dois meses após a morte do marido, Julie recebe uma caixa com uma carta de Jim, com a promessa de que sempre cuidará dela, dentro da caixa encontra-se Singer um filhote de dinamarquês, que torna-se o companheiro inseparável de Julie.

Quatro anos depois a companhia de Singer não é mais suficiente e Julie deseja amar novamente. Claro que ela poderia se envolver com Mike, o amigo que a apoiou todos esses anos, que além de lindo, companheiro e gentil, é super apaixonado por ela. Mas não, as pessoas insistem em dificultar as coisas. Julie não cogita a possibilidade de se envolver com Mike porque ele era o melhor amigo de Jim (seu falecido marido) e havia sido padrinho do casamento dos dois, essa ligação com o passado deixa tanto Mike quanto Julie desconfortáveis com um possível envolvimento, mesmo ele sentindo algo por ela.  

Então Julie embarca em encontros a principio desastrosos. Mas quando ela conhece Richard, acredita que finalmente pode voltar a se apaixonar. Ele é engenheiro, lindo, charmoso e até galante. Os encontros dos dois sempre muito bem sucedidos não anulam as tardes de conversa com Mike na varanda de sua casa. E então Julie se vê dividida entre o cara perfeito e o grande amigo.
E, como num sonho, pelo canto do olho Julie viu um vulto surgindo sobre a duna, seu guardião correndo no escuro.
O livro trás um enredo envolvente, com uma leitura rápida e agradável, todos os personagens são muito bem construídos, Julie me irritou algumas vezes e Mike mesmo tendo tudo pra ser perfeito, não é. Ele apresenta características verídicas de uma pessoas real, medos, dúvidas, angústias. Já os personagens secundários me arrebataram desde o primeiro instante, o que mais gostei foi Herry o irmão mais velho de Mike, esses dois tem uma relação muito gostosa de se ler, diversas cenas de implicância mútua desses dois me arrancaram boas risadas. Singer também me encantou, suas características quase humanas me tornaram fã do grandalhão.

Para os que já conhecem os livros do Nick não muita coisa nova exceto o suspense, algumas situações de gelar o coração, mas de resto não tem muita diferença. Indico o livro para todos os fãs das estórias do Nicholas que não se cansam de ler os livros do autor mesmo com a costumeira previsibilidade.  

Muito bom

14 comentários

  1. Deel, tudo bem?

    menina, preciso comprar esse livro. Sou super fã do Nicholas, então sou até suspeita para falar dos livros dele, mas to bem curiosa pra ler O Guardião. Tenho percebido que os livros mais novos do Nicholas tem abordado temas mais sérios. Um Porto Seguro, por exemplo, com a violência feminina e esse parece que fala um pouco sobre alcoolismo, né? Bem legal isso...

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de Sparks. #Fato! Mas confesso que o cara consegue prender até com os mais simples e bobos dos romances receita de bolo dele. hhehehehe
    Desses últimos eu ainda não li nenhum, e tem um monte que quero tentar.
    Linda resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem curiosa para ler o livro justamente por ter elementos inusitados, diferentes dos que o NS costuma colocar na história. Ótima resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Del, não leio nada do Nicholas Sparks pois sei lá, não descem! Eu amo romances, mas parece que todo o livro dele é a mesma coisa. Então o que eu faço é assistir aos filmes mesmo, que são bem mais legais. Tipo "Diário de uma paixão". Sem comentários, o filme dá de 10 a 0!!!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Delmara :)

    Não sei realmente o que esperar desse livro. Ando um pouco saturado com a escrita de Sparks. Devo ter lido tanta coisa dele que já acho os livros uma mesmice, sabe? Parabéns pela resenha. Ficou ótima.

    Abraços,
    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  6. Eu já li todos os livros do Nicholas, mesmo que um pouco cansada da escrita dele.
    Porém, quando se está procurando por um romance leve e muitas lágrimas, ele é o melhor!
    Esse livro li tem algumas semanas, meu namorado meu deu. Confesso que me surpreendi, apesar das características normais dele, tem o tal do suspense, um pouco de ação... Achei bacana. Ele poderia investir mais nisso!
    Enfim, eu gostei muito do livro e pelo visto você também. Adorei a sua resenha!

    Beijos,
    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nicholas Sparks, vixe eu tenho meio que um ódio pelo
    autor, parce que todos os livros tem a mesma história
    só mudando os nomes dos personagens. Sua resenha ficou
    muito boa, mas ficarei um bom tempo sem ler Sparks.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sparks tem me surpreendido ultimamente, como vc disse, o estilo dele tá ali, mas com um quê a mais.

    Ainda nao li esse livro, mas pretendo

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Te indiquei em uma TAG literária lá no meu blog. Responde lá Fala sério
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Delmara! Eu gostei que o autor está inserindo suspense em seus romances, assim dá mais ânimo para ler, eu gosto dos livros deles, mas sempre são a mesma coisa, com este novo elemento na trama, fica mais interessante.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Ainda não me aventurei pelos livros do Sparks, eu leio as sinopses e parece tudo tão repetitivo! Assisti a dois filmes baseados nos livros dele e foi bom pra passar o tempo, mas acho que acompanhar as mesmas histórias escritas não me agradaria tanto.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. HEEY
    curti sua resenha fofa
    eu comprei esse livro, está me aguardando! Antes vou ver se leio Uma curva na estrada :3 Estou louca para ler o guardião logo, quero ver se o suspense é interessante rsrs
    EBA :D
    Um beijo!
    PÂM - interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Delmara.
    Que saudades que eu estava de visitar seu blog sua fofa.
    Bem quanto ao livro, eu sempre tive um pé atrás com os livros do Nick por ele ter uma formula pronta para escrever seus livros. Mas graças a sua resenha vi que estava errado, pelo que vejo ele está começando a inovar nos seus "romances" e acrescentando algo a mais na história. Fiquei com bastante vontade de ler, parabéns pela ótima resenha.
    Beijos.

    Manu, Blog Cereal Things.
    cerealthings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro deve ser ótimo!
    Já li "A Última Música" e "Querido John" e amei!

    Bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir