Dia Nacional do Esqueça um Livro

25 de janeiro de 2016

Olá queridos! Vocês sabiam que existe um dia nacional para "se esquecer" livros em lugares públicos? É uma ideia loucamente incrível vocês não acham? Bom, não é novidade que, nós aqui do blog, amamos compartilhar nosso amor pela leitura e incentivar a mesma. Por isso resolvemos participar do projeto "Esqueça um Livro" esse ano. Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre esse projeto!


Essa ideia foi desenvolvida pelo jornalista, blogueiro e colunista em literatura Felipe Brandão em abril de 2013 com a campanha  “Esqueça um Livro”, inspirada no site BookCrossing, fundado nos Estados Unidos em 2001, que possui uma proposta parecida. Saiba mais (www).


O Dia Nacional do Esqueça um Livro é comemorado no dia 25 de janeiro, ou seja, hoje! A proposta dessa campanha é compartilhar os livros que já foram lidos e estavam "esquecidos" na estante deixando-os em ônibus, metrôs, praças, restaurantes... para que outras pessoas possam achar. O ideal é que deixem um bilhete explicando sobre o projeto, já que a ideia é que o livro circule.

Um dos livros esquecidos por nós (acompanhe nossas ações no instagram @soubibliofila )
Quem quiser participar da campanha é muito fácil! Basta "esquecer" um livro em algum lugar público da sua cidade, registrar e compartilhar nas redes sociais com a hashtag Esqueça um Livro (#EsqueçaUmLivro).

Então, curtiram a ideia? já encontraram algum livro esquecido por aí ou já "esqueceram" algum?

11 comentários

  1. Uma ideia linda e muito interessante. Vou dar uma volta pela cidade, quem sabe eu não encontro um livro por aí. Hahaha <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ideia sensacional, não sabia disso! Quero deixar um livro na praça também, sempre bom compartilhar leitura <3

    critiquemais.blogspot.com.br
    estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Essa é uma iniciativa legal e todas aquelas coisas, mas eu confesso que não consigo fazer isso, até faria se fosse em uma cidade grande, mas onde eu moro é um ovo e as pessoas realmente não costumam gostar de ler. Então nem esqueço.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Daiane!
    Que iniciativa incrível. =)
    Me lembrou um pouco a ideia das estantes públicas, nas quais você pode pegar emprestado o que quiser e devolver quando terminar.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito egoísta com meus livros, eu sei que não deveria, mas não consigo me desapegar! Teve uma época que era apegada até aos didáticos, acredita? Consegui "libertá-los", mas os literários é bem complicado ainda. Adoro aqueles projetos de estantes que a gente pode deixar e pegar outros, mas até agora só peguei. Eu estrago todo o sistema, mas to tentando mudar, eu juro!

    Tá rolando uma pesquisa de público lá no Quinta Gaveta! Sua opinião é muito importante.
    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daiane, tudo bem?

    Não sabia que esse projeto era posto em prática aqui e que até tinha um dia específico! Já vi algumas situações em que livros eram deixados em vagões de trem ou metrô, mas não sabia que era uma campanha, pensei que fossem ações isoladas.
    Achei uma ideia bem legal. Depois vou pesquisar a hashtag pra ver o que rolou por aí! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Uau, se eu ainda morasse em Porto Alegre, eu participaria do projeto. Mas agora acho que fica meio difícil, digamos que as pessoas do interior não são nem um pouco adeptas à leitura :/ Por isso prefiro entregar o livro diretamente para a pessoa, pois assim eu teria certeza de que ele seria lido e cuidado com muito carinho <3

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  8. Oie! Ai que iniciativa maravilhosa! Eu já tinha ouvido falar do projeto, mas não sabia que tinha um dia especial, se tivesse visto o post ontem :/
    Mesmo assim, ainda vou "esquecer" o meu livro, acho que devemos sempre incentivar a leitura!

    Amei o blog e já estou seguindo!
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu lembro da intensidade desse projeto em 2013 e 2014, eram muitos livros pelas praças da cidade, principalmente deixados por blogueiros e booktubers. A ideia é muito boa e recompensa quem o encontra.

    Resenha | Mulheres, arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse projeto, eu nunca achei nenhum livro por aí, mas já esqueci ♥
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu vou participar deste evento "esquecendo" alguns exemplares do meu livro infantil.

    Quem quiser saber mais, acompanhe meu instagram:

    instagram.com/caio.martinelli

    abraços a todos

    ResponderExcluir