Séries Literárias: Irmandade da Adaga Negra

1 de julho de 2019

Olá cariños!
Hoje vamos falar sobre a Irmandade da Adaga Negra. Já faz um tempão que venho adiando a leitura desses livros, porque né? J. R. Ward tem escrito desenfreadamente sobre este universo, e eu já imaginava que uma vez iniciada, essa leitura me faria prisioneira em definitivo.  Relutei o quanto pude, porém em um dia de puro desânimo, na tentativa de fugir do ócio, me rendi. E não deu outra, estou completamente obcecada e quero devorar cada página de tudo o que essa mulher já escreveu. Mas pesquisando mais a fundo, me deparei com uma série gigantesca, com direito a contos, spin-offs e crossover, que intercalam com os livros da coleção original, tenho certeza que os fãs da IAN estão muito bem servidos, mas não podemos negar que essa vastidão de sequências acabam confundindo os leitores que estão começando a acompanhar essa história agora. Por essas e por outras, resolvi fazer um apanhado de informações que poderão direcionar aqueles que gostariam de embarcar nessa aventura, bem como, servir de guia para aqueles que já acompanham essas publicações. 


Irmandade da Adaga Negra, é uma série fantástica, sucesso de público há mais de quinze anos. Escrita por  Jéssica Bird sob o pseudônimo J. R. Ward, IAN possui um universo próprio que foi meticulosamente construído. A trama principal gira em torno de seis vampiros, membros de uma irmandade que visa proteger sua raça em uma batalha que já dura a séculos contra seus inimigos os redutores. Cada livro possui seu próprio casal protagonista, e salvo algumas exceções, cada história é contada em um único volume. 

Amante Sombrio (Wrath e Beth), Amante Eterno (Rhage e Mary) e Amante Desperto (Zsadist e Bella) 

Amante Revelado (Butch e Marissa), Amante Liberto (Vishous e Jane) e Amante Consagrado (Phury e Cormia)

Amante Vingado (Rehveange e Ehlena), Amante Meu (John Matthew e Xhex) e Amante Libertada (Payne e Manello)

Amante Renascido (Tohrment e Autumm), Amante Finalmente (Qhuinn e Blay) e O Rei (Wrath e Beth)

Os Sombras (Trez e Selena), A Besta (Rhage e Mary) e A Escolha (Xcor e Layla)

A Ladra (Assail e Sola), Prisioneiro da Noite (Ahmare’s e Duran) e O Salvador (Mhurder e Sarah)

O pecador (Syn e Jo Early / Butch / Lassiter) e Amante Imortal (Sahvage e Mae)

1. Darius (#0,5)
2. Amante Sombrio (#01)
3. Amante Eterno (#02)
4. Amante Desperto (#03)
5. Amante Revelado (#04)
6. Amante Liberto (#05)
7. Amante Consagrado (#06)
8. Irmandade da Adaga Negra: Guia Oficial da Série
9. Meu Pai (#6,5)
10. Amante Vigando (#07)
11. Amante Meu (#08)
12. Amante Libertada (#09)
13. Amante Renascido (#10)
14. Amante Finalmente (#11)
15. O Rei (#12)
16. Os Sombras (#13)
17. A Besta (#14)
18. A Escolha (#15)
19. Dearest Ivie (#15,5)
20. A Ladra (#16)
21. Prisioneiro da Noite (#16,5)
22. O Salvador (#17)
23. Where Winter Finds You (#17,5)
24. O Pecador (#18)
25. A Warm Heart in Winter (#18,5)
26. Amante Imortal (#19)
27. Lover Arisen (#20)
28. Lassiter (#21)

Darius foi publicado no exterior em 2022 exclusivamente em formato de audiobook, trata-se de um prequel da série e conta como Darius conheceu e se envolveu com Anne, a humana que viria a se tornar a mãe de Beth (de Amante Sombrio). Já Meu pai, é um conto protagonizado por Zsadist e Bella (de Amante Desperto), e está disponível apenas em Irmandade da Adaga Negra: Guia Oficial da Série. Os contos Dearest Ivie (Silas e Ivie), Where Winter Finds You (Trez e Therese) e A Warm Heart in Winter (Blay e Qhuinn, de Amante Finalmente), foram publicados no exterior em 2018, 2019 e 2020 respectivamente, e ainda não possuem previsão de lançamento aqui no Brasil. Por fim, temos Lover Arisen, este título pertence ao corpo principal da série, já está disponível no exterior e provavelmente será publicado por aqui em breve. E Lassiter, o próximo título da série Irmandade da Adaga Negra a ser publicado, está com lançamento no exterior previsto para ABR/2023. Ainda associado a Irmandade da Adaga Negra, existe um Guia Oficial da Série.

IRMANDADE DA ADAGA NEGRA: GUIA OFICIAL DA SÉRIE

Irmandade da Adaga Negra: Guia Oficial da Série

Irmandade da Adaga Negra: Guia oficial da série é um livro obrigatório para os fãs da série. É uma obra completa com informações a respeito de todos os vampiros da irmandade. Nos bastidores da série da Irmandade da Adaga Negra você vai encontrar informações privilegiadas sobre a Irmandade, incluindo dossiês com perfil, entrevistas, cenas excluídas, os dons especiais de seus personagens favoritos, além de uma conversa comovente com Tohrment e Wellsie, que aconteceu três semanas antes de ela ser assassinada pelos redutores. Além disso, a autora revela como foi sua experiência ao escrever cada volume da série e, numa reviravolta fascinante, você vai ler uma entrevista com a própria J. R. Ward feita pelos próprios Irmãos.  

Bônus: Conto original sobre Zsadist e Bella, que revela o milagre do nascimento de sua filha Nalla, e a profundidade do amor que sentem um pelo outro.

SPIN-OFFS

A série conta com vinte livros PRINCIPAIS publicados no exterior (e vem mais por ai), dos quais dezenove já estão disponíveis no Brasil. Além destes, possui os Spin-offs Legado da Irmandade da Adaga Negra, com quatro livro publicados, Prison Camp, com três livros publicados no exterior e apenas um no brasil e Covil dos Lobos, com apenas um livro publicados no exterior/Brasil e mais dois previstos para sair lá fora em breve. Todos os spin-offs possuem histórias que se desenvolvem em paralelo ao enredo original.

LEGADO DA IRMANDADE DA ADAGA NEGRA (LIAN)

Beijo de Sangue (Paradise e Craeg), Voto de Sangue (Axe e Elise / Rhage), Fúria de Sangue (Peyton e Novo / Saxton e Ruhn) e Verdade de Sangue (Boone e Helania)

1. Beijo de Sangue (#01)
2. Voto de Sangue (#02)
3. Fúria de Sangue (#03)
4. Verdade de Sangue (#04)

Legado da Irmandade da Adaga Negra, nasceu da necessidade da autora de apresentar aos leitores sedentos, mais da vida dos protagonistas de Irmandade da Adaga Negra, com esse spin-off, J. R. Ward da sequência a histórias já contadas, sem bagunçar a linha temporal da série original.

IRMANDADE DA ADAGA NEGRA: PRISON CAMP (IANPC)

O Jackal (Jackal e Nyx)

1. O Jackal (#01)
2. The Wolf (#02)
3. The Viper (#03)

Acompanha os presos do Campo de Prisioneiros secreto da glymera

COVIL DOS LOBOS (CL)

Reivindicada (Daniel e Lydia)

1. Reivindicada (#01)
2. Forever (#02)
3. Mine (#03)

Covil dos Lobos, é a mais uma série que faz ponte com as histórias descritas em IAN, esta contudo é protagonizada por uma cientista que é pega em uma armadilha mortal enquanto lutava para proteger lobos cinzentos em seu habitat natural. Forever, o segundo livro da trilogia, tem lançamento no exterior previsto para MAR/2023. Já Mine, não possui data de publicação definida.

• ORDEM DE LEITURA

A cada novo lançamento J.R. WARD mescla as histórias de Irmandade da Adaga Negra (IAN) com as histórias de seus spin-offs Legado da Irmandade da Adaga Negra (LIAN), Irmandade da Adaga Negra: Prison Camp (IANPC) e Covil dos Lobos (CL) por isso, ela mesma divulgou esta ordem oficial de leitura. 


Amante Sombrio (Irmandade da Adaga Negra), Beijo de Sangue (Legado da Irmandade da Adaga Negra), O Jackal (Prison Camp) e Reivindicada (Covil dos Lobos)

1. Darius (IAN #0,5)
2. Amante Sombrio (IAN #01)
3. Amante Eterno (IAN #02)
4. Amante Desperto (IAN #03)
5. Amante Revelado (IAN #04)
6. Amante Liberto (IAN #05)
7. Amante Consagrado (IAN #06)
8. Irmandade da Adaga Negra: Guia Oficial da Série
9. Meu Pai (IAN #6,5)
10. Amante Vigando (IAN #07)
11. Amante Meu (IAN #08)
12. Amante Libertada (IAN #09)
13. Amante Renascido (IAN #10)
14. Amante Finalmente (IAN #11)
15. O Rei (IAN #12)
16. Os Sombras (IAN #13)
17. Beijo de Sangue (LIAN #01)
18. A Besta (IAN #14)
19. Voto de Sangue (LIAN #02)
20. A Escolha (IAN #15)
21. Dearest Ivie (IAN #15,5)
22. Fúria de Sangue (LIAN #03)
23. A Ladra (IAN #16)
24. Prisioneiro da Noite (IAN #16,5)
25. O Salvador (IAN #17)
26. Verdade de Sangue (LIAN #04)
27. Where Winter Finds You (IAN #17,5)
28. O Pecador (IAN #18)
29. O Jackal (#IANPC #01)
30. A Warm Heart in Winter (IAN #18,5)
31. Amante Imortal (IAN #19)
32. Reinvindicada (CL #01)
33. The Wolf (IANPC #02)
34. Lover Arisen (IAN #20)
35. The Viper (IANPC #03)
36. Forever (CL #02)
37. Lassiter (IAN #21) 

Apesar de independentes, as tramas estão intimamente interligadas, uma vez que a narrativa desenvolve os dramas de personagens, em sua maioria, muito próximos uns dos outros. Sendo assim, para uma melhor compreensão geral, a leitura deve seguir a ordem definida pela autora. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES DO MESMO UNIVERSO

Cobiça (Vin), Desejo (Isaac e Grier), Inveja (Thomas e Sophia) e Fascínio (Matthias e Mels)

1. Cobiça (#01)
2. Desejo (#02)
3. Inveja (#03)
4. Fascínio (#04)
5. Possession (#05)
6. Immortal (#06)

Fallen Angels é uma série que retrata os sete pecados capitais e se passa no mesmo universo de Irmandade da Adaga Negra, pra ser mais exata, ambas as séries tem a cidadezinha de Caldell, como cenário principal, e contam com a presença do anjo Lassiter. Immortal foi o sexto e "último" livro dessa série publicado no exterior, mas há quem acredite que existe a possibilidade de um sétimo livro referente ao sétimo pecado, ser lançado em algum momento. Apesar de Fallen Angels se conectar a IAN em A escolha, é perfeitamente possível realizar a leitura dessa série de forma independente. Ou seja, não é essencial ler Irmandade da Adaga Negra para entender o que se passa neste crossover, porém, contudo, entretanto, J. R. Ward já sinalizou que esses dois universos irão se cruzar.

Em 2008 J.R. Ward publicou The Story of Son na antologia Dead After Dark, e embora esta seja uma história independente que não faz parte da série Irmandade da Adaga Negra, sua narrativa é ambientada no mesmo universo.

6 comentários

  1. E uma das seres que nossa colunista esta fazendo a resenha dos livros e ela esta amando, claro com algumas revoltas. mas a irmandade da adaga negra tem sempre um lugar cativo nos corações de quem lê essa fantástica serie.
    Bem, um forte abraços, te espero para uma visita no meu blog.
    Para tomar um bom caffe ou chá! rs
    Blogueiro : Mesmero H.L. Anjens
    Blog : www.newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Tenho uma amiga que é super fã desta saga. Mas a quantidade de livros é gigante! Não consigo pegar uma saga que esteja tão longa porque gosto de comentar com as pessoas que estão lendo junto sabe? Mas tenho sagas que estão longe também e isso é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre passei por esses livros e acabei deixando pra lá justamente porque são muitos e eu ia acabar me perdendo! Ahahaha obrigada pelo seu post! O amor que todos tem por essa série é com certeza um motivo para começar a ler e agora que eu sei até a ordem certinha... coloquei na minha lista!

    beijoos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Acho essa série enorme e parei na leitura do sétimo livro que preciso retomar para dar sequência aos livros da estante. É extremamente hot, mas os personagens e o enredo criado por J.R. Ward é incrível. Só espero conseguir acompanhar a série antes dela lançar mais histórias, essa mulher é uma máquina.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Eu tenho muita curiosidade em relação a essa série, mas confesso que não dei início a sua leitura por serem muitos livros de um mesmo universo, com suas histórias extras e paralelas que não são uma boa pedida para alguém como eu, que se amar o primeiro, não vou conseguir parar de ler até ter devorado cada um dos livros desse universo rs
    No entanto, curti muito saber que está gostando. Espero tomar coragem um dia ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Estou a tanto tempo querendo ler essa série, que na verdade nem sei se eu quero mesmo rs... Acho a premissa interessante e me agrada muito, mas a quantidade de livros me deixa com uma preguiça. Gostei muito de ler todas as sinopses e saber a ordem, pois fico perdidinha. Espero tomar coragem e ler de uma vez.

    Beijos

    ResponderExcluir