IlustraLivro: Jose Rosero

8 de janeiro de 2023

Olá meu povo!
Hoje é dia de se apaixonar por ilustrações literárias. O acaso me apresentou algumas das ilustrações de Jose Rosero, e bastou um olhar para que eu soubesse que precisava falar delas aqui. Confesso que não encontrei muitas informações a respeito do mesmo e de suas obras, mas mesmo assim não poderia deixar de expor o conteúdo, mesmo que limitado, das minhas pesquisas. Diferente de Jungho Lee e de Quint Buchholz, os primeiros ilustradores que compõem a IlustraLivro, Jose Rosero é um artista com um acervo artístico que abrange diversos nichos, contudo trarei apenas o que nos cabe, em outras palavras suas ilustrações literárias. Rosero que iniciou sua vida acadêmica estudando artes visuais na Universidad Javeriana em Bogotá-Colômbia, teve sua atenção e devoção capturadas pelas ilustrações após elaborar um trabalho acadêmico, cujo processo criativo lhe proporcionou demasiada satisfação. O até então estudante, sentiu que ilustrar lhe proporcionaria a liberdade de comunicação que ele tanto desejava e dedicou-se a estudar tudo o que pode sobre o assunto. E é isto que tem lhe impulsionado no decorrer do últimos anos, comunicar através da arte.


José Rosero é um artista visual colombiano. Seus trabalhos foram publicados em diferentes revistas, jornais e editoras. Também fez exposições em diferentes espaços dentro e fora da Colômbia, além de ter obtido reconhecimentos na Colômbia, Itália, México, Japão, Coreia e EUA. Ministrou workshops e conferências com base em sua própria pesquisa em oito países, além de ser diretor do espaço Casatinta em Bogotá, Colômbia, uma casa dedicada à ilustração e artes visuais. Para Rosero, a arte é como um compêndio de línguas, onde cada língua pode ser aprendida e levada a interagir com outras. É por isso que o seu trabalho tem sido desenvolvido em pintura, desenho, ilustração, ensino e gestão cultural, com abordagens à escultura, fotografia e artes performativas. 

Para Rosero o artista deve ser um poliglota, já que uma pergunta sempre tem mais de uma resposta, e explorando as artes você pode encontrar as mais variadas formas de responder.

Abaixo algumas ilustrações de Jose Rosero.






Rosero é um artista versátil cuja arte surrealista nem sempre me pareceram óbvias. Observei suas ilustrações por um tempo considerável e preciso admitir que não estou certa de ter conseguido captar a mensagem de todas elas. Para um artista que almeja comunicar-se, penso que Jose Rosero possui uma linguagem que não alcança a todos, mesmo assim é impossível não notar a qualidade de seus traços.

5 comentários

  1. Oi, tudo bem? Ah, posts assim sempre me lembram quando iniciei o meu blog. O meu primeiro tinha uma ilustração tão fofinha. Sempre gostei de acompanhar meninas que faziam esse trabalho. Num dos meus blogs a ilustração era tão linda que uma pessoa "pegou" sem autorização e começou a usar na fanpage, acredita? Achei muito sem noção haha Cadê os direitos autorais? Ainda bem que quando conversei com a menina ela pediu desculpa e retirou. Também sempre gostei de ver ilustrações de capas de livros como o da Bruna Vieira, são tão lindas. Não conhecia esse ilustrador, mas gostei bastante. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara!

    Nossa fiquei encantada com sua postagem. Não sabia que você tinha uma coluna no blog onde apresentava os artistas e suas ilustrações. Confesso que fiquei de queixo caído, por que ilustrações muito bonitas e a paleta de cores também é impressionante. Adorei seu post, parabéns!

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiee linda! Eu amo artistas que mostram sua visão de mundo através de ilustrações. São artes contemporâneas q admiro muito. O surrealismo é uma vertente da qual sou especialmente fascinada.
    Beijis❤❤

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Que ilustrações perfeitas, amo quando nossos livros transbordam para outros tipo de arte.
    Lindoooos!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que lindas essas ilustrações e gostei de ver que nas artes mostra livros, escrita.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir