IlustraLivro: Quint Buchholz

8 de janeiro de 2022

Olá cariños!
Pelo que pude perceber, a postagem sobre o ilustrador coreano Jungho Lee foi muito bem recebida por vocês, e isso me deixou extremamente feliz. É um prazer imensurável poder compartilhar tudo que amo nesse nosso vasto universo literário, e sabendo que vocês curtem esse tipo de conteúdo, não penso em parar por aqui, hein? Como disse anteriormente, as obras de Jungho Lee são uma descoberta recente pra mim, e sabendo que ele teve o artista Quint Buchholz como fonte de inspiração, decidi pesquisar seu trabalho também. E posso adiantar que as referências captadas por Jungho são facilmente reconhecíveis no trabalho de Bulchholz. O alemão é um ilustrador talentosíssimo que possui décadas e mais décadas de experiência e versatilidade, isso por si só resultou em um acervo impressionante que ganhou toda a minha admiração. Através da sua arte, Quint retrata a literatura de formas diversas, usando e abusando do surrealismo e até de uma certa ironia crítica, mas sobretudo demonstra um imenso respeito e admiração pelos livros. Curiosos? Então chega mais porque eu separei algumas imagens pra vocês.


Quint Buchholz nasceu em Stolberg, em 1957 e cresceu em Stuttgart. Ele estudou história da arte, seguido de pintura e design gráfico na Academia de Arte de Munique. Desde 1979 trabalha como ilustrador e pintor para várias editoras na Alemanha e no exterior. Ele ilustrou mais de 40 livros, muitos dos quais receberam prêmios. Buchholz estabeleceu sua reputação com ilustrações para vários livros, incluindo obras de Jostein Gaarder, Elke Heidenreich e Amos Oz, e através do design de muitas capas de livros e pôsteres. Desde 1982 seus trabalhos foram exibidos em mais de 70 exposições individuais na Alemanha, Suíça, França, Itália, Espanha, Grécia e Taiwan.

Nos últimos anos, ele também trabalhou como pintor de palco, criando cenários para O Golem em 2005 e Calígula em 2007, ambos encenados por Jochen Schölch para o Metropoltheater de Munique. Atualmente, Quint Buchholz é casado, pai de três filhos e mora em Munique, Alemanha.

Abaixo algumas ilustrações de Quint Buchholz.











Bulchholz produz uma arte que carrega identidade própria, a leveza representada por imagens opacas e levemente granuladas são uma constante em seus trabalhos. Em sua maioria, as ilustrações retratam o surrealismo mágico, onde é possível desviar do provável mas sem fugir do óbvio, o que desperta identificação em quem as observa. 

3 comentários

  1. Oi Delmara!
    As obras são belíssimas o que achei interessante é que elas demostram muitos sentimentos quando você presta atenção aos detalhes, elas falam com nós de uma forma única. o trabalho é impressionante e é bem merecido seu reconhecimento, parabéns pelo post, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Já imagino porque os leitores gostaram tanto. Desde que iniciei meu blog sempre acompanhei diversos ilustradores. Já vi tantos traços, propostas diferentes, e cada vez fico mais encantada com a criatividade desses profissionais. Quando o assunto é livro ficamos ainda mais admirados não é mesmo? Fiquei encantada com a proposta dele. O traço é de uma delicadeza incrível. Difícil escolher apenas um como favorito, mas se pudesse escolher um seria o da bicicleta. Nada melhor do que a combinação de um passeio de bicicleta e livros. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Oi, Del! Tudo bem?
    Eu já tinha amado o outro post e fico feliz por você trazer mais assim. Ainda não conhecia esse artista, mas que trabalho maravilhoso o dele. Achei todas as imagens lindas e cheias de sensibilidade.
    Parabéns pelo post maravilhoso e já quero mais hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir