[Resenha] Desejo Insaciável - Kresley Cole

16 de fevereiro de 2022

Olá meu povo!
Como andam as experiências literárias de vocês? Por aqui ando tendo tombos épicos. O fato é que, recentemente consegui assinar o Kindle Unlimted por uma bagatela, e como vou ter este recurso disponível pelos próximos nove meses, decidi usufruir deste meu beneficio. Ultimamente tenho preferido ler histórias fantásticas, protagonizadas por fadas, vampiros, bruxas... Mas e os lobisomens? Não sei se ando procurando errado, mas tenho tido dificuldade para encontrar narrativas do tipo. Parece que os féericos caíram no gosto popular e ninguém mais quer escrever sobre lobisomens e vampiros. Eu sempre li de tudo um pouco, mas existem algumas tramas que eu consigo devorar com facilidade, então em dias tediosos quando nada consegue manter meu interesse, eu busco por esses curingas da literatura que mandam a ressaca embora instantaneamente. Raramente são histórias excepcionais, mas sempre muito ágeis, repletas de reviravoltas e impossíveis de largar. E foi juntando a fome com a vontade de comer que encontrei Desejo insaciável disponível no KU e me joguei de cabeça na maior decepção do ano.

Desejo Insaciável (A Hunger Like No Other)
Coleção: Imortais #01
Autor (a): Kresley Cole @kresleycole
Publicação: Valentina
ISBN: 9788565859844 | Skoob
Gênero: Fantasia +18
Ano: 2016
Páginas: 352
Minha avaliação: 1/5★
Depois de suportar anos a fio torturas constantes comandadas pela Horda dos vampiros, Lachlain MacRieve, líder do clã dos Lykae, fica enfurecido ao descobrir que sua parceira, há tanto tempo profetizada e pela qual espera há mais de um milênio, é uma vampira, assim como seus captores. Na verdade, Emmaline Troy é metade Valquíria, metade vampira. Jovem delicada e etérea que, com seu jeito todo especial de ser, é a única que pode suavizar a fúria que incendeia o faminto Lykae. Uma vampira prisioneira de sua fantasia mais selvagem... A doce Emmaline decide sair pelo mundo em busca da verdade sobre seus pais desaparecidos. Em Paris, um poderoso espécime Lykae a encontra, determina que ela será a sua parceira por toda a eternidade e a leva para o castelo escocês dos seus ancestrais. Lá, o pavor que Emmaline sente do Lykae – e da sua insaciável fome de prazer – faz com que ele inicie um lento e envolvente jogo de sedução e ela liberte suas mais sombrias fantasias.
Este livro contém assuntos sensíveis/gatilhos: violência, abuso físico e psicológico e tentativa de suicídio.

Já faz um bom tempo que sou constantemente aprisionada por histórias péssimas, e isso não está, sob hipótese alguma, relacionado aos personagens ou ao enredo. Preciso admitir que o magnetismo que tais tramas tem sobre mim se deve única e exclusivamente a narrativa ágil de alguns autores, eu não consigo resistir a uma leitura fluída, mesmo quando o que está sendo contado me faz querer enfiar a cabeça em um buraco. E desta vez não foi diferente. Ainda não havia lido nada da Kresley, e ao invés de me ater as críticas decidi dar um voto de confiança as informações interessantes que obtive através da sinopse. Não demorou muito para que eu percebesse que mais uma vez eu havia caído em minha própria armadilha, e mesmo desejando muito não consegui abandonar a história mais sem pé nem cabeça que tive a oportunidade de ler nos últimos anos. E isso só pra começar.

Emmaline Troy é uma jovem mestiça, fruto do relacionamento entre uma valquíria e um vampiro. Órfã, foi criada e superprotegida pelas tias, e isso a tornou um espécime vulnerável a uma série de perigos. Aos setenta anos, ela decide ir em busca de suas origens. Reunindo as poucas informações que possui, ela viaja até Paris, e lá, enquanto procura por informações sobre seus pais, se depara com Lachlain MacRieve, um Lykae assustador e  extremamente violento que a torna sua prisioneira. O que ela não imagina é que, a criatura extremamente perigosa e manipuladora a está reivindicando como sua parceira. Depois de ter vivido séculos a espera da mulher que lhe foi destinada, MacRieve finalmente a encontrou mas para seu desespero ela pertence a espécie inimiga. Uma vampira tal qual, o homem que o aprisionou nas portas do inferno, onde queimou por mais de um século. Tomado por um ódio incontrolável, ele não poupará esforços para subjugar a criatura desprezível a qual estará ligado por toda a eternidade. 

Existem algumas concessões que me permito fazer quando o assunto é relacionamento problemático, ainda mais levando em conta um romance sobrenatural ou de época, neste caso, Desejo Insaciável atropelou todas elas. Eu consegui considerar, até certo ponto, o fato de Lachlain pertencer a uma espécie selvagem, quis acreditar que parte do tratamento escroto que ele dedicou a Emmaline refletia sua natureza animalesca, mas isso cai por terra quando percebemos que, tudo se resume ao fato dela ser uma vampira. O homem esperou por séculos para ter sua parceira, e se preparou de todas as formas possíveis para recebê-la com as honras de uma rainha, mas quando enfim a encontra não mede esforços para desmoralizá-la e aterrorizá-la. Os abusos aos quais a jovem híbrida é sujeitada não podem de forma alguma ser vistos como algo sensual. Não existe maneira plausível de se romantizar um homem que se impõe sexualmente a uma "parceira" virginal, que dá todos os sinais de desinteresse e pavor, mediante suas investidas. Emmaline foi aprisionada, abusada e humilhada, ao ponto de desejar tirar a própria vida, apenas para se ver livre do seu captor.

Para além do romance extremamente tóxico não há quase nada que se aproveite. O universo fantástico possui um desenvolvimento absurdamente pobre, pois além de estar em segundo plano durante quase toda a narrativa, declara uma rivalidade milenar entre o líder Lykae e o rei dos vampiros, e entrega um embate ridículo, do qual Lachlain sequer participa, o que resulta na rendição gratuita de uma das criaturas mais poderosas e temidas. Foi tudo tão inverossímil, que por um instante eu não sabia se estava lendo uma comédia ao estilo besteirol americano ou algo escrito para o público infantil. Inclusive, quando o assunto é ação e combate, MacRieve mais uma vez se mostra uma grande decepção, o típico macho alfa que promete mas não cumpre, e só é bom mesmo em ameaçar, diminuir e oprimir a mulher que ele diz amar. Pra mim ficou muito claro que o objetivo da Kresley era explorar o teor sexual da trama e jogar uma migalha ou outra de elementos sobrenaturais. E isto, não posso negar, ela fez muito bem. Transformou uma história com grande potencial em algo difícil de digerir. De modo geral, acredito que faltou equilíbrio e um enredo mais elaborado para que essa trama ganhasse um pouco de qualidade. No final das contas, apesar da insatisfação constante ainda consigo elogiar a escrita ágil e viciante da autora, que me fez refém até o fim.

3 comentários

  1. Oie, tudo bem? Acredita que nunca assinei o Kindle. Eu até instalei no meu celular durante um tempo para baixar alguns livros enviados por algumas editoras, mas acabo nem lendo. Se eu fosse assinar seria desperdício. Sempre gostei mais do livro físico nas mãos. Por isso admiro quem assina e consegue ler diversos livros. Um dia desses fui olhar minha "biblioteca" e tem mais de 200 livros acredita? Precisaria de uma outra vida para conseguir ler tudo isso (risos). Quanto a esse livro que você indicou não o conheço, mas já li outros da Valentina e a experiência foi muito boa. Gosto muito da editora. Uma pena essa leitura não ter funcionado 100% pra você. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Oi, Delmara!
    Eu já tinha lido resenhas desse livro que tiveram a mesma decepção que você. Só de ver o titulo já sabia que era um daqueles romances que eu ia tacar na parede e querer ficar longe.
    Boa sorte com sua busca por livros de lobisomens!
    bjos
    Lucy

    ResponderExcluir
  3. Oi Delmara!

    Quando lançou este livro eu fiquei com muita vontade de lê-lo, mas com o tempo passando e agora que estou um pouco afastada do gênero, a vontade passou. Uma que não sou tão fã de livros de lobisomens, porque ainda não entrei uma história empolgante. Mas gostei de conhecer um pouco da história através da sua resenha e saber que a história faltou equilíbrio e um enredo mais elaborado. Uma pena, pois ela tinha elementos para ser uma história incrível.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir