Se o seu blog sumisse?

25 de janeiro de 2014


O post de hoje pode até parecer meio incomum, mas me peguei pensando a respeito ontem a tarde, o que eu faria se meu blog sumisse? Vocês podem estar se perguntando o porque deste questionamento agora, o negócio é o seguinte, ontem a tarde (quem estava no blog sabe bem) o blogger ficou fora de ar por alguns minutos, meu primeiro pensamento foi que provavelmente ele estaria em manutenção, porém para não perder o costume também pensei coisas ruins do tipo, e se hackearam meu blog? Não sei porque alguém faria isso (também não sei se realmente é preciso um motivo), mas essa dúvida me assolou e o medo foi inevitável.

Pensei em todo o trabalho que tive para trazer o blog até aqui, todos os posts e as horas que levei para escrevê-los, os amigos, parceiros... Pensei em tudo e senti um grande vazio e um medo crescente, medo de perder um ano de trabalho e dedicação. Parece até loucura já que o blogger ficou fora do ar por poucos minutos, mas esses minutos foram excruciantes para mim. Quando por fim, tudo voltou ao normal, e eu mais tranquila constatei que tudo estava okay, me peguei pensando o que faria se todas as minhas conjecturas fossem reais, "O que eu faria se meu blog sumisse?".


Não posso dizer o que faria com exatidão, acredito que só temos certeza do que faríamos em uma determinada situação quando somos obrigados a vivê-la. Mas pensando no assunto não sei se conseguiria começar tudo do zero, acredito que a decepção seria imensa, perder o trabalho diário de um ano inteiro seria um baque muito grande e por mais que ame tudo isso aqui, por mais que o "Sou bibliófila" seja parte do meu dia-a-dia, não sei se seria capaz de refazer tudo. Acho que se meu blog sumisse seria o Fim. #SóAcho!

E vocês o que fariam??

32 comentários

  1. Hoje aconteceu isso comigo, meu blog sumiu do nada, quase chorei na frente do pc ( é sério, fiquei tipo: O QUE EU FIZ? O QUE ACONTECEU? ). Eu juro que fiquei muito ruim quando aconteceu isso, apesar dos meus poucos seguidores eu vivo dentro do blog, passo meu dia me dedicando á isso. Foi um desespero, ainda bem que voltou ao normal <3

    http://meueternoinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino seu sofrimento,
      eu também vivo por aqui, a página do blog é a primeira que abro todo dia,
      nem consigo me imaginar sem ele.

      Excluir
  2. Não sei o que faria se o blog sumisse, pois antes de ler este post nunca havia pensado nisso.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um bom pensamento para se ter hehe
      Veio a tona devido a grande tensão que passei com os minutos que o blog ficou fora do ar.

      Excluir
  3. Hahaha, eu sou que nem você, algo acontece, qualquer coisa, meus pensamentos já começam em disparada para todas as possibilidades, mas no meu caso tanto boas quanto ruins. Sério, até em conversa, no tempo que uma pessoa leva para respirar para concluir o que tava falando, aliás, enquanto ela fala já estou imaginando o que vem a seguir, rs

    Mas quanto a sua indagação: Precisa-se de muita determinação para começar do zero, mas eu fiquei sem usar o meu por um mês, e descobri que, quando se gosta, quando você tem vontade de escrever,não tem jeito. Hoje mesmo tava vendo um negócio e eles falaram um troço que é bem verdade, estou parafraseando, mas o sentido é o mesmo de você não deve se perguntar se teria coragem de fazer mas sim se teria de não fazer.

    Então se seu blog sumisse, não se pergunte se você teria a vontade de fazê-lo de novo, mas se você teria vontade de NÃO fazê-lo de novo.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que quando gostamos de algo, a tendência é que façamos esse algo sempre, a questão é: você gosta de algo e luta por sima de paus e pedras para fazer esse algo dar certo e depois de muito, mas muito esforço mesmo, vem alguém e/ou algo e te leva de uma hora para outra todo seu trabalho e dedicação, eu provavelmente não começaria tudo de novo não... #Acho!

      Excluir
  4. Oi Delmara :)
    Eu fiquei com as pernas bambas quando aconteceu o erro pq estava no meio de uma publicação e de repente quando acessei para visualizar o post apareceu a mensagem que de erro. Entrei na página geral do blog e vi que não aparecia nenhum post e seguidores. Quase sai chorando da lan house, mas antes que a minha hora terminasse o blogger voltou ao normal e eu pude respirar.
    Mas sem dúvidas esses minutos que pensei que o meu blog havia sido excluído (ou hackeado) foram suficientes para eu me precaver mais ainda.

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Bruno,
      eu fiquei doida aqui em casa e ainda por cima endoidei minha irmã e colaboradora também hehe Quando o blog voltou o alivio foi imenso.

      Excluir
  5. Del, seu medo é super válido e, infelizmente, bugs acontecessem e pessoas más prejudicam nossos cantinhos sim. Por causa disso eu tomo sempre 3 precauções: Todas as resenhas que faço salvo num arquivo de word e as deixo organizadas e bem guardadas. Todos os meses faço backup do layout do blog, conteúdo e comentários. Seguro morreu de velho né?! Aqui você pode aprender como: http://www.dicasblogger.com.br/2012/05/como-fazer-backup-no-novo-blogger.html
    Então se, por ventura, um dia isso acontecer, você não irá perder exatamente "tudo", o que já é um grande alívio né?! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Mi,
      o pior que isso existe mesmo, agora que você falou também começar a tomar providências. Valeu pelas dicas.

      Excluir
  6. Vixe, melhor nem pensar nisso.
    Já vivi uma situação semelhante e quase surtei, rsrsrsr.
    Realmente perder todo o trabalho que a gente tem, é algo pra deixar qualquer um de cabelos em pé.
    O problema não é recomeçar tudo do zero, creio que a pior parte é mesmo perder todo o conteúdo.
    O negócio é torcer pra que essa situação nunca aconteça com nenhum blogueiro.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sil,que ninguém precise passar por isso,
      também tenho medo de perder o conteúdo... tantos posts e pesquisas, tantas horas digitando.. Não quero nem pensar.

      Excluir
  7. Nossa não sabia que o blogger tinha ficado fora de ar ontem :/ é bem preocupante mesmo, se meu blog sumisse também faria o mesmo que você desistiria , ia ser difícil recomeçar do zero de novo , perder tantos anos/meses de dedicação ao blog seria um grande ''baque'' como você disse .
    Beijos
    http://garotaantenadabr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Débora,
      ficou por pouco minutos que serviram para me deixar de cabelos em pé...

      Excluir
  8. Acho que todos nós já pensamos nisso. Eu particularmente não sei como reagiria, de forma que também não sei se valeria á pena começar tudo de novo. Acho que a única coisa que eu realmente posso fazer é torcer pra que isso nunca aconteça.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer juntos Tom,
      porque essa não seria uma situação nada agradável.

      Excluir
  9. Ficaria muito triste se o blog sumisse. ):
    Se tornou um hobby tão prazeroso, unir meu gosto pela leitura com divulgar minha opinião sobre os livros. :3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o blog também se tornou algo agradável de
      se fazer... Curto muito tudo isso aqui e seria muito triste perdê-lo.

      Excluir
  10. olha eu já tive que começar do zero uma vez, o meu blog Inocentemente Ingenua antes era o New Girl, dai uma colega minha hackeou ele me nao queria devolver, dai eu perdi, tive que criar outro e começar do zero, me doeu aquilo, e por mais que o outro blog tenha crescido rápido e tive amigos e tal, me sentia triste e feliz, feliz por ter outro e conseguir reconquistar as coisas novamente, e triste por ter perdido o meu outro, então eu perdi o meu novo blog novamente, ela hackou e me xingou lá, chorei durante semanas porque saberia que se criasse outro ela hackearia, então um dia eu consegui de volta meu blog, uma colega (outra) conseguiu pega para mim, esses tempos eu descobri que foi a outra que hackeou e ela pediu desculpas e tal, desculpei é claro, mas nao confio e nem converso mais. Mas é muito triste a sensação de perda, vai por mim,voce nao vai querer passar :/

    -->inocentementeingenua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...
      Muy amiga essa garota e ela não disse porque fez isso?? Qual o problema dela hein?

      Excluir
  11. Nossa gostei do questionamento Delmara.
    Se isso acontecesse com meu blog, eu provavelmente ficaria sem reação por alguns minutos e logo depois ia ficar igual você, porque ira cair a ficha que todo o trabalho foi perdido.

    Credo em cruz, oremos para que isso NUNCA aconteça com a gente. rs Certo que tínhamos que começar tudo do zero, mas a decepção seria enorme e a vontade de continuar seria difícil de conseguir.

    Enfim adorei o post. :)
    Beijos, Manu Blog Musook.
    musook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Manu,
      a decepção seria imensurável, oremos juntos para que isso NUNCA aconteça hehehe

      Excluir
  12. Deve ser horrível passar por uma perda como assim. O blog já é quase um filho pra mim, estou com ele há 3 anos e eu tenho sempre que estar alimentando de posts, respondendo os comentários... todos os dias cuidando dele pra crescer e ficar cada vez mais forte e mais bonito. Deve ser uma dor muito grande, mas eu creio que não faria outro blog :(

    Beijos!
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais depois de três anos de dedicação né??
      Nada recuperaria todo esse tempo.

      Excluir
  13. Ahhhhh, eu certamente ficaria com raiva e bastante chateada também.É a primeira vez que realmente me dedico bastante ao meu blog ahahahhahaha.Mas são riscos da vida, ué ;)


    beeeijinho
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que riscos Carolina,
      mas você tem razão e o que hoje em dia não denota riscos não é?

      Excluir
  14. Ontem o blogger ficou dando erro a tarde inteira aqui (e não só o blogger, o gmail e o youtube também, então imagino que tinha alguma coisa errada com o google...).

    Também acho que não teria coragem de começar tudo de novo. Eu iria, no mínimo, descobrir de qual computador meu blogue foi hackeado, saber a pessoa e fazer algo para deixá-la bem desconfortável. (porque (a) conheço pessoas que trabalham com computação, (b) meu pai tem amigos na inteligência da polícia (c), sou má e me vingo mesmo e (d) não acho que nenhum hacker super especialista e que saiba hackear sem deixar evidências fáceis e tal vá ter motivos para hackear um blog, então...)

    Enfim, mas seria muito chato, amo o blogue ♥
    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tainah,
      definitivamente alguém vai pensar duas vezes antes de tentar mexer com seu blog hehe

      Excluir
  15. Se acontecesse de sumir eu ia surtar na horaaaaa! :'(

    http://cantinhodaamah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu quase surtei..
    Ainda bem que tudo se resolveu hehe

    ResponderExcluir
  17. Oi Delmara! Tenho arrepios só de pensar nisso! Eu uso o wordpress com uma hospedagem paga, volta e meia estava fora, eu quase tinha um troço... Estes dias mesmo, o painel de configuração estava aparecendo todo errado, perdi uns 5 dias tentando resolver! Não é fácil... No fim fui descobrir que era um problema causado por uma atualização no provedor... Ou seja, infelizmente, tudo pode acontecer! O jeito é fazer backups! Tento sempre fazer um backup dos posts e imagens, tudo! E mesmo assim, sempre crio um arquivo html para o post que estou escrevendo... O jeito é se precaver!

    CarinaPilar.com | About the Life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca havia pensado em fazer backups antes,
      mas agora passei a cogitar essa ideia, seria desesperador perder tudo, vou ter que me precaver quanto a isso a partir de agora.

      Excluir