Livros pequenos, médios ou grandes? - Vanessa Martinelli

20 de janeiro de 2014


Oi pessoal!

O post de hoje da coluna "Espaço do Autor" trás um texto super legal da Escritora Vanessa Martinelli. Vi esse texto no blog da autora, entrei em contato com ela pedindo permissão para publicá-lo aqui, assim que ela permitiu corri para postá-lo aqui para vocês, espero que vocês gostem do texto tanto quanto eu gostei.


Sempre preferi livros médios ou pequenos.
Não por preguiça de ler, longe disso.
Já cheguei a ler um livro por dia.
Mas sempre achei que o livro tem que terminar com aquele gosto de "que-pena-que-terminou".
Sem enjoar dos personagens, sem querer jogar o livro na parede porque o autor descreveu o tom verde-esmeralda de todas as folhas da macieira.
Claro que não precisam durar apenas uma xícara de chá!
Pelo menos duas...
Quem sabe três.
Talvez por eu ser uma pessoa mais prática, agitada, por gostar da troca constante de estímulos, eu goste de livros pequenos e médios.
Já li livros enormes, de 600 páginas até, mas no final percebi que precisava apenas de 200.
Os livros pequenos me deixam encantada pela simplicidade que diz tudo. Invejo o autor que consegue escrever muito com pouco.
Os livros médios me envolvem na descrição objetiva, pois me proporcionam mais palavras, maiores detalhes, sem cansar.
Passou de quatroscentas páginas, começo a me aborrecer.
Longe de mim querer desmerecer os best-sellers que tem por aí, gigantescos, e que são ótimos.
É apenas um gosto pessoal, uma forma de ser leitora que aprendi com os anos.
E vocês, querem livros pequenos, médios ou grandes?
Ou todos?? :)

Beijos no coração!
(Vanessa Martinelli)



Vanessa Martinelli Levandowski (ficou meio grande, então virou Vanessa ML), tem 32 anos. É psicóloga em Joinville (SC), casada e tem uma filha. “Amigos Inimigos” é seu primeiro livro juvenil e trata da história de Maria e Jack, dois adolescentes que eram grandes amigos na infância, mas hoje não se suportam!

Blog - Twitter - Skoob

28 comentários

  1. Eu concordo em partes com o texto, acho ótimos livros grandes, dura mais, e quando vc termina parece que vc se entregou tanto para aquele mundo, que vc conhece tão bem e tão detalhadamente cada personagem que parece que eles fazer parte da sua família. Terminei um livro de 1200 páginas recentemente, e agora estou lendo um de 850, e estou achando ótimo! Mas tbm adoro um livro curto, simples e que diz tudo mesmo sendo pequeno.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A-DO-REI. eu também não gosto de livros grandes, pois são sempre "ai ela foi ao banheiro, virou tantos graus para a direita, deu um passo, escovou os dentes, se olhou no espelho, piscou, saiu, foi tomar um chá de maçã com hortelã, que fora comprado em tal lugar, por tal preço, e que seria o preferido do personagem tal, então ficou olhando para seu chá, pensando na tonalidade dele, e como ela lhe trazia calmakhsdufainsdufhyaishfisafkj."
    Meus livros preferidos são so da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", pois são curtos, sem enrolação ,e em 150, 200 páginas, o livro acontece. Muuuita coisa. Não igual, sei lá, Harry Potter, que fica metade do livro descrevendo jogos de quadribol. Pouca magia e muito quadribol. Todos esse livros assim são chatos, e digo, até mesmo um pouco primitivos.

    Já li muitos livros de 500, 600 páginas ótemos, sem esse monte de descrição, mas é raro.

    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pequeno, médio e grande. Não me importa o tamanho, o que eu procuro num livro é a satisfação no final de uma leitura!
    Tem livros pequenos que eu queria que fossem grandes para ter a oportunidade de aproveitar mais um pouco da companhia do personagem, tem grandes que já não vejo a hora de terminar.
    No final tudo depende de como a história te prende, te fascina.
    Como diz o ditado: tamanho não é documento!
    Apesar disso, eu gostei do texto. :)

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto e concordo tem livro que me enrolam por páginas e mais páginas, para dizer uma coisa que ficaria melhor dita em um parágrafo. :/ Isso quando o escritor não resolve transformá-lo em uma série.
    Mas ainda assim há livros que tem este tamanho enoooorme por necessidade e que consegue te encantar por cada página! Ainda que tenha 600.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito... no meu caso depende do momento e do livro.
    Por exemplo, eu estou em uma época que os menores me agradam mais...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ela falou tudo! ''Os livros pequenos me deixam encantada pela simplicidade que diz tudo''. Eu sou do mesmo jeito, prefiro ler livros pequenos e médios!
    Mas se no caso o livro ser muito grande e a história parece ser muito boa pelo o que dizem, porque não né? Tamanho não mostra conteúdo, o tamanho depende muito.

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Realmente os livros pequenos são o máximo! Fico impressionada com os autores que conseguem explicar a história toda e mais um pouco com 200 páginas ou menos, e terminar um, ou dois livros por dia é uma sensação maravilhosa, que não dá para se ter com livros de 500 e 600 páginas...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Mas que texto mais amável e perfeito :3
    Amo livros pequenos e médios, porém não me desgrudo dos grandes por querer me fazer ler mais e mais! Sou muito confuso e indeciso, nunca me decidi. Mas decidi que gostei desse texto e que gosto de livros pequenos também, porém também gosto de livros grandes!

    Acho que a resposta final é: Todos!

    Abraços, O Novo Cara Igual

    ResponderExcluir
  9. Eu tb acho que livros pequenos e médios são os melhores. As vezes fico lendo um livro de 600 páginas e parece que não vai acabar nunca. E sempre penso que poderia já ter lido mais uns 2 livros enquanto ainda estou lendo um com muitas páginas. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Super concordo! Acho livros grandes meio massantes... Além de serem um pouco ruim de lerem, aí só no Kindle mesmo! Adorei o texto!

    CarinaPilar.com | About the Life

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de boas histórias não importa o tamanho do livro. Também já li livros de 600 paginas e no final percebi que bastariam 200 para contar a história, mas o contrario também é verdadeiro, já li livros fininhos e fiquei querendo que tivesse mil paginas pois a história estava ótima. Acho que depende mesmo da história e da minha disposição para a leitura, tem dias que quero pegar um livro e terminar no mesmo dia, tem dia que quero um para ler a semana inteira.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto, e já li livros enormes outros nem tanto, mas dependia sempre do momento e se o livro fosse muito bom e prendesse minha atenção eu lia o dia inteiro, sempre foi assim! hehe
    beijos
    M!sto de Glamour
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oi del, tudo bem minha flor??
    Gostei muito do texto... achei super bacana a forma que descreve o seu gosto por livros pequenos e médios... Eu geralmente gosto de livro grossos mas com 1000 páginas já é exagero... mas leria sem problemas nenhum, desde que fosse um livro que o tema me interessasse demais... Eu acho que os livros pequenos se perdem um pouco, porque a maioria que eu li senti falta de algo... como se o autor pudesse ter crescido um pouco mais a história... Os livros médios são ótimos, porque neles vem a essência na medida certa... Ao contrário da autora eu adoro livros nos mínimos detalhes porque eu sou detalhista demais e quando vejo algo muito claro e direto fico meio frustrada rsrsrs. Acho que não deu para perceber do que gosto mais... mais sinceramente prefiro os livros médios...sempre.Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/2014/01/

    ResponderExcluir
  14. Um texto tão simples que diz muita coisa... Concordo!
    www.incmyblog.com

    ResponderExcluir
  15. Prefiro os médios. Gosto de ler livros que não sejam nem longos e cansativos e nem curtos demais. Umas, 200 a 300 páginas acho que é o ideal. Enfim, gostei do texto da autora.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amei o texto , achei super bacana e concordo com cada palavra!
    Ja estou te seguindo , retribui ? Aguardo sua visita e seu comentario em meu blog , beijos ;*
    www.beijodacamyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee vim visitar =)
    nossa que belo texto, poww Vanessa, você roubou meus pensamentos, era o que queria expressar mais não conseguia para o papel passar, sério!
    Depois de ler aqui, vou pegar o livro dela o mais rápido possível, o tenho aqui |õ|
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  18. Oi Del, tudo bem?

    então, eu concordo com a Vanessa. Mas eu tb não curto liros mt pequenos. Na verdade, acho que tudo depende do conteúdo da história. Tem livros que não precisam ser grandes, tem livros que pedem uma descrição maior... acho que cabe ao autor saber balancear e acertar na medida ;)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de livros médios, também. Adorei o texto da autora!!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de todos os tamanhos, só depende da qualidade do livro! Tem livros com menos de 300 páginas que acho cansativo, e uns de 600 que a leitura flui que é uma beleza... Mas gosto é gosto né?! haha
    (Os da Vanessa são pequenos, mas são ótimos ♥)

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que depende.Tem livros que realmente consegue prender a sua atenção em 300 páginas, tipo, Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta, já leu?É um livro super fofo e ótimo..mas tem livros que realmente ficam muito cansativos e com descrições desnecessárias :)


    Beeijinhos* seu blog é lindo *
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!
    A leitura sendo fluída, pode ser um livro que qualquer tamanho! Hhehehe
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  23. Prefiro os pequenos e médios, mas não deixo de ler um grande também. Se a história for boa vale a pena.

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bom?
    Muito interessante o texto, gostei bastante.
    Confesso que prefiro livros médios. Geralmente passo longe dos pequenos porque acho que eles terão mais diálogos que narração e não gosto muito disso. E com os grandes tenho o mesmo problema da autora, não gosto muito de autores que enrolam o leitor.

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  25. Também dou preferencia aos pequenos e médios
    Tanto é que os grandes estão só se acumulando

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Del, adorei o texto.. essa é uma discussão interessante.. eu sempre amei livros grandes, muito grandes.. porque não gostava quando a história acabava e não tinha $ para comprar mais.. então ficava lendo tudo em doses homeopáticas. Hoje em dia confesso que fujo dos livros grandes por vários motivos. Primeiro, eles ocupam muito meu tempo; segundo, tenho percebido que muitos são grandes por conterem muita encheção de linguiça. São poucos os livros grandes que são grandes por conterem história mesmo, necessária. E terceiro, porque fico tão ansiosa para ler novas histórias, que quero acabar logo a que eu estou lendo para partir para o livro seguinte.. apesar de que quando isso acontece, costumo ficar com saudades do livro anterior que li.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Delmara,
    tudo bem?
    Eu confesso que prefiro os grandes. Eu não gosto nem um pouco quando a história termina e fico com aquela vontade de saber mais. Sabe quando você adora a história e gostaria que ela continuasse? Pois é, por isso gosto dos livros com muitas páginas!!!!!!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Amei o texto ^-^
    Eu gosto de todos. Pequenos, médios e grandes livros. Acho que cada um tem seu encanto ^-^
    Beijinhos

    ResponderExcluir