Resenha #26 Um lugar para ficar - Deb Caletti

16 de abril de 2013

Eu nunca sei direito como começar uma resenha de um livro que gostei, que me envolveu durante a leitura e que com certeza marcou as horas que passei lendo e me afetou de uma certa forma.

Titulo: Um lugar para ficar
Autor: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
N° de páginas:  272
O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante.


O livro é narrado por Clara, como um diário, ela é uma narradora simples que conta os fatos ocorridos e seus sentimentos e pensamentos de uma forma ás vezes engraçada, mas muito real, nada artificial, como se estivéssemos lendo mesmo seu diário.

Clara conhece Christian num jogo de basquete, se encanta rapidamente e o sentimento é recíproco, os dois logo mantém contato e Clara demonstra-se diferente com Christian, ela, uma garota tímida, achando ele diferente dos meninos que conheceu, não o queria perder e agiu diferente com ele, tomou iniciativa, foi ousada na paixão nova. Ela não sabia que iria se arrepender disso.

A narrativa intercala-se com Clara narrando fatos presentes e passados. O passado foi sua estória com Christian e o presente é quando ela vai para  Bishop Rock junto com seu pai, um escritor famoso. Lá é um novo lugar, diferente de onde morava, do lugar que ela não confiava mais, que lhe trazia lembranças ruins, e nesse novo lugar vê novas coisas, conhece novas pessoas e aprende muito com tudo isso.

Um lugar para ficar é o drama de Clara com seu ex-namorado obsessivo que a faz viver situações um pouco assustadoras, que a faz fugir para outro lugar e a faz não só conhecer uma nova vida mas saber mais sobre, por exemplo, sua mãe.

Logo no começo já deduzi que o romance de Christian e Clara não iriam ser daqueles que lemos sempre por aí, e a narrativa de Clara, do ponto de vista dela supostamente atualmente, intercalando a narração dos fatos que aconteceram junto ás reflexões em relação a eles, nos faz saber mais sobre um relacionamento que tinha tudo para dar certo, mas que por causa das atitudes diferentes de uma pessoa o torna assustadoramente ruim e traumatizante.
Primeiras impressões podem ser traiçoeiras. Podem ser corretas e acertar na mosca, ou podem ser perigosas e causar dor e sofrimento.
É um livro mais sério, mas ainda assim me cativei com o pai de Clara, o escritor Bobby Oates, com Finn Bishop e o seu ar descontraído e leve, o oposto de Christian, e me irritei com Clara, ela teve atitudes em relação ao ex que analisando rapidamente, podemos achar erradas, mas lendo suas razões e o que a motivava a fazer ou não, algumas coisas, se tornavam atitudes compreensíveis. Erradas ainda, mas compreensíveis.

Um lugar para ficar é como ler a estória de alguém e a partir dela tirar ou não algumas reflexões, depende de quem lê, de quem pode se identificar ou não. Recomendo a quem gosta de um drama pessoal, realista e que te faz adentrar na estória de uma forma estranhamente boa.



8 comentários

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, ele parece ótimo !
    E a resenha fez essa vontade crescer mais e mais.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu quase li esse livro uma vez, quase. Mas escolhi outro que parecia animado. Sei lá, esse me pareceu tão paradinho, rs.
    Beijo

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto MUITO de livros nesse estilo, mas sabe quando não é o momento? Pois é. Estou em um momento de livros mais leves.
    Mas com certeza irei gostar. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que quero ler esse livro, mas ainda não ganhei hehehehehe. Acho que vou ter que comprar. Me encantei com a sinopse dele. Geralmente gosto dos livros de suspense da novo conceito e acho que vou gostar desse também. Que bom saber que você gostou.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu já li esse livro, mas não gostei muito. Me irritei com algumas atitudes da protagonista, porém depois ela acabou me agradando e eu até curti a história. Valeu a pena ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu também tenho imensa dificuldade de escrever sobre um livro que gostei. Parece uma corrida louca de palavars na mente e mistura a emoção junto..não é fácil! hehehe Mas vc conseguiu passar bem. Pois eu não estava com vontadde de ler esse livro e até me deixou com curiosidade de conhecer mais da trama... Muitos andaram reclamando..talvez por ser um drama tão realista. Mas esse tipo até que me agrada...
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita vontade de ler este livro, já vi comentários positivos e negativo e quero muito formar minha opinião.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

  8. Adorei o seu blog, gostei muito da maneira como escreve, as fotos e as postagens
    super femininas....
    Tenha certeza de que eu irei te indicar para minhas amigas e leitoras do meu blog

    Também tenho um blog o Não Vivo Sem Esmaltes, um blog que fala sobre moda, tendências,
    cosméticos e maquiagem.

    VISITE E SIGA O MEU BLOG =)

    www.naovivosemesmaltes.com

    ResponderExcluir