De onde vem a palavra "Sebo"?

14 de abril de 2013

Oie, bibliófilos.!

A questão cultural de hoje explica a origem da palavra sebo. Palavra comum no dia-a-dia do leitor. Se você não sabe de onde vem essa palavra, continue lendo e descubra.


Existem algumas versões a respeito, uma delas diz que no tempo em que não havia luz elétrica as pessoas liam à luz de velas. As velas, naquele tempo, eram feitas de gordura, de sebo. Conforme iam derretendo, acabavam sujando os livros, que ficavam engordurados. Outros dizem que os estudantes e leitores vorazes por irem a todos os lugares com um livro embaixo do braço acabavam por torná-lo sujo, ensebado. Por isso, os alfarrabistas, vendedores de livros velhos, ficaram conhecidos no Brasil como caga-sebos, e com o tempo a livraria que negocia usados ganhou o nome de sebo, que não era lá muito elogioso. Dizem que um livreiro de Pernambuco foi o primeiro a assumir esse nome e colocá-lo na porta de entrada da sua livraria, nos anos 50.

Uma outra versão foi defendida por Silveira Bueno (Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa), que classifica: "Do particípio presente 'sapiente' se fizeram várias derivadas: 'sabença' ('sapientia'), 'sabente' e desta forma 'sabentar-se' em espanhol, 'asabentar' em provençal, catalão, correspondendo ao italiano 'insaventire', tornar-se sábio, eruditar-se, instruir-se, donde o português arcaico 'assabentar', 'sabentar'. Desta forma verbal saiu 'sabenta', a apostila, o conjunto de lições, explicações de aula. Houve assimilação de 'a' e 'e' ('sebenta') já sob a influência do adjetivo 'sebento', 'sebenta'. Assim, 'sebenta' nada tem a ver com 'sebenta' de sebo, mas queria dizer: a obra, a coleção de notas de classe que tornava o estudante mais preparado, mais sábio."

Fonte: Bazar das palavras

Qual versão vocês gostaram mais?? Eu gostei da última "sebo quer dizer: a obra, a coleção de notas de classe que tornava o estudante mais preparado, mais sábio." Espero que tenham gostado.

16 comentários

  1. Oie Delmara =)

    Eu sou uma visitande assidua de sebos rs... adoro aquele cheirinho de livro velho, mesmo ele não fazendo lá muito bem para minha rinite =P

    Gostei de saber a origem da palavra. Bem interessante!

    Beijos e uma ótima semana para você!
    ;**

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara! Eu já frequentei muitos sebos, hoje não tenho tempo, mas sempre achei ótimos livros lá, na verdade eu ia mais por causa de livros em inglês, todos o que tenho foram de sebos. Muito bom saber a origem.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, também gostei da última até pq tem ua explicação no altim.

    Mas eu sempre penso em sebo de algo engordurado hehehehe

    Gostei muito da sua postagem e achei bem bacana vc colocar algo assim para esclarecer os leitores do seu blog. Sendo que somos leitores e compradores de livros.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante!!
    Vc acredita que nunca entrei em um sebo?!
    Tenho muita curiosidade.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da histórias das velas hehehehe. Eu visito muito sebos. Tem que ter paciência e procurar. Já achei livros novos por 5 reais. E esses romances de banca que pago 0,50 centavos hehehehe.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber a origem da palavra Sebo.
    Sempre achei estranho um lugar q vende livros usados ser chamado assim.
    Agora sei de duas teorias sobre ele. rsrs

    Seguindo retribui ta?
    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Agora eu sei de onde vem. ahaha
    Sabe que eu sempre me perguntei a mesma coisa, pq vamos combinar que a palavra não é tão bonita, e sinceramente não combina com livro. rs
    Beijos minha flor!
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii..
    Tenho que confessar que não sou "fã" de sebos. Gosto do livro fechadinho, com cheirinho de novo. Mas confesso que devo precisar conhecer um pouco estes cantinhos para economizar, rs!
    Agora, falando da palavra em si, vamos combinar que é feia se tratando de algo tão bom como livros, não é mesmo? rs..

    Cheguei hoje aqui e adorei.
    Beijos e uma linda semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    Seguindo o blog ^^

    ResponderExcluir
  9. Post bem legal. Infelizmente por aqui não existe sebos, aos menos não conheço. Tinha um mais fecharam. :S

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Delmara, gostei da postagem, muito legal. Nunca li um sebo, mas pretendo comprar alguns em breve, e é extremamente prático, se tratando de questões financeiras, além do cheirinho de livro mais antigo. Porém, nem todos são velhos, né? Enfim, rsrs!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, super interessante! Gostei mais da segunda versão :D
    Beijos
    Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem! Para você mais um selinho, desculpe o incômodo...Abraços!

    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com.br/2013/04/mais-uma-tag-para-mim-e-quase-o-mesmo.html

    ResponderExcluir
  13. Olá Delmara, adorei o post super informativo. Não imaginava que a palavra vinha destes acontecimentos. Eu gostei da primeira versão achei mais cultural.rs Nunca fui em um Sebo na vida porque em minha cidade não tem, mas tenho uma vontade enorme de ir em um por causa dos preços baixos. hehe

    Beijos, Manu Blog Cereal Things.
    cerealthings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Haha, nunca tinha parado para pensar nisso, da origem da palavra 'sebo'. Gostei muito do post, bem diferente, informativo e interessante. Continue procurando temas legais como esse para postar :)

    Gostei muito da última explicação, é meio estranho pensar em livros sujos e mal cuidados kk

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  15. Que legal, nunca tinha ido verdadeiramente atrás da origem desta palavra. Adoro sebos e achei curiosas as histórias, mas gostei bem mais das primeiras, por serem mais engraçadas. =P

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  16. Quando aluno na UFBA, escrevi um artigo científico que trata sobre o sebo, de um dos maiores livreiros de Pernambuco: "Brandão: O maior alfarrabista do Brasil." Filho de uma família de mascates da tradição no mercado de livros usados, busquei a origem dos produtos alfarrábios, ocorreu da chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, com a fuga de Napoleão Bonaparte (francês), que decretando abertura dos portos, liberando o comércio e a indústria manufatureira, castrou com proibição qualquer atividade de imprensa. Com censura os livros raros de brochuras com pedras preciosas, fios de ouros, e outros adonos gráficos com caligrafia gótica, passaram serem contrabandeados, durante o século XVIII, o ciclo do ouro alcançou seu auge, bem como o transporte de livros eclesiásticos na circulação dos livros no Brasil, gerando fluxo de mercadorias e pessoas nas regiões próximos a portos, feiras, comércios nesse período.

    ResponderExcluir