Resenha #23 Terminal - Robin Cook

6 de abril de 2013

Hoje trago a resenha de um livro que foi bastante interessante pra mim, já que ele tem em seu enredo um pouco da rotina hospitalar, sem falar do trabalho realizado por uma enfermeira, entre outros profissionais da área da saúde. Em meu curso de enfermagem tive contato, pelo menos por meio de materiais teóricos com alguns dos equipamentos e substâncias retratadas no livro.

Titulo: Terminal
Autor: Robin Cook
Editora: Record
N° de páginas: 368
Sean Murphy é um jovem e promissor estagiário do famoso Forbes Cancer Center, especializado no tratamento de um tipo raro de cancro cerebral. Quando ocorre a morte de uma menina, vítima de meduloblastoma, Sean, que já vinha estranhando o elevado número de doentes que revelavam uma notável cura, desconfia de que se passa algo de errado e decide investigar. Ainda sem imagina que, ao tomar esta decisão, está a pôr em risco não só a sua carreira, mas também a sua própria vida, apercebe-se de que as suas investigações não são bem aceites por todos e de que está a ser vigiado pela atraente enfermeira Janet. Mesmo assim não desiste de procurar a verdade. Depois de dar conta de que todos os doentes curados desfrutam de uma boa condição econômica  fica ainda a saber que é no próprio centro que os doentes contraem a doença. 

Terminal é um thriller médico do médico-escritor, Robin Cook, ele criou esse gênero baseando-se em suas próprias experiências e conhecimento como médico. Este foi o primeiro livro que li do autor, e confesso quase desisti, essa leitura se arrastou por quase um mês (isso nunca havia acontecido antes). A principio a estória flui lenta e cansativamente. Mas a partir de um determinado ponto (página 219 pra mim), situações inesperadas dão um novo rumo á leitura.

Neste livro me deparei com uma trama que interliga a medicina criminosa, romance e perseguições. Onde o autor de forma habilidosa transformou termos técnicos e situações cotidianas do ambiente hospitalar em situações de fácil entendimento para o leitor.

Em terminal acompanhamos a trajetória de Sean Murphy, um residente de medicina. Sean é um personagem ímpar, ele é destemido, curioso e muito inteligente, durante sua adolescência enfrentou diversos problemas com a justiça, devido a vida desregrada que levava, escapou do mundo do crime por um tris, graças ao seu nível intelectual elevado conseguiu ingressar em Harvard para cursar medicina.

Ao iniciar um estágio em um renomado centro de tratamento de câncer, o Forbes Cancer Center, Sean se depara com situações suspeitas, sem falar no grande número de casos de meduloblastoma (câncer cerebral, raro), que o hospital tem recebido e atingindo remissão total (como assim cura para um câncer super raro?), a partir dai Sean da inicio a uma investigação clandestina, para desvendar diversos fios soltos que há nessa estória. Nessa jornada perigosa ele conta com a ajuda da sua namorada Janet Reardon, uma enfermeira que arrisca tudo para seguir Sean nessa aventura insana. Para descobrir a verdade por trás de tudo isso eles são perseguidos pela policia, por um perigoso assassino e por pessoas muito poderosas, Sean e Janet juntos começam a correr contra o tempo para salvar suas vidas e descobrir a tenebrosa verdade.

Esse livro é surpreendente a principio achei que não conseguiria ler até o fim, mas me vi envolvida nesse enredo tão diferente, onde um misto de humor negro (por parte de Sean), aventuras, perigo e descobertas me prenderam completamente. Se eu demorei quase um mês pra chegar a página 219, dai até a página 368 foram apenas questão de horas. No final das contas fiquei satisfeita com o livro e com o desfecho final da estória. Já tenho outro livro do autor que pretendo ler em breve.

Acho uma pena que os livros do autor não sejam tão populares no meio literário, já que quase não encontrei resenhas referente as obras do mesmo. Pretendo continuar lendo os livros do Robin e sempre que possível postando resenhas aqui.

Muito bom

9 comentários

  1. Oi Delmara!

    Hummm... não lembro se já havia visto livros do autor, mas achei interessante por se tratar de um thriller médico. Nunca li algo do gênero. Sei exatamente como é, alguns inícios de histórias são bem lentos mesmo, está acontecendo comigo mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vi resenha de livros de Cook além desta, o que acho uma pena, são livros muito bons. Eu li vários dele, mas faz mais de 8 anos, mas lembro bem o quanto são tensos e inteligentes. Gostei da resenha, relembrei este ótimo livro.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde ^^
    Não conhecia o autor e suas obras até o momento. Achei essa história bem interessante. Sé é uma pena que se arraste um pouco no início :S
    Parabéns pela resenha ^-^
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Não conhecia o autor, mas gosto dessas misturas, desses livros que nos acrescentam coisas novas pouco exploradas na literatura...

    ResponderExcluir
  5. Ameii o post, muito legal.

    http://blogdmilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro,. mas parece muito bom. Quero ler.

    Então, sobre o convite, no momento não tenho interesse, quem sabe em outro.
    Mas desde já, muito obrigada.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro os livros dele. Li todos os que tinha aqui na biblioteca da cidade. Não fiz resenhas deles pois quando li não tinha o blog, e faz bastante tempo que li e não lembro dos detalhes para fazer as resenhas.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Perfeito o livro,li quando tinha uns 14 anos...Ganhei da minha irmã mais velha,que por sinal nem gostava de ler.. rsrs. Adoro a leitura do Cook,apesar de que tive a mesma dificuldade que a colega no inicio.Procuro mais livros dele. Raríssimo o Cook,sabe como nos surpreender.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir