[Resenha] O segredo do conde - Lorraine Heath

4 de agosto de 2018

Olá personas!
Quem leu minha resenha de Codinome Lady V, sabe o quanto me apaixonei pelo romance descrito em suas páginas, e obviamente depois de uma experiência tão positiva eu não poderia ter ficado mais interessada na sequência, e por isso cai na velha armadilha que soma ansiedade e expectativa, ainda mais em se tratando de um livro protagonizado por um personagem tão querido como o Edward, mas como a vida é feita de aprendizados (leia rasteiras), eu me vi obrigada a guardar toda a empolgação e desfrutar do que estava reservado para essa trama, que embora não tenha atendido aos meus anseios, me trouxe grandes lições. O segredo do conde, é o segundo livro da série Os Sedutores de Havisham de Lorraine Heath, que já possui os três primeiros volumes e um conto, publicados no exterior. A série trás a história de quatro amigos que tiveram suas vidas ligadas ainda na infância, e de suas respectivas ladys. Vamos a resenha!

O segredo do conde (The Earl Takes All)
Coleção: Os Sedutores de Havisham #02
Autor (a): Lorraine Heath @LorraineHeath
Publicação: Gutenberg *Cortesia
ISBN: 9788582355107 | Skoob
Gênero: Romance +16
Ano: 2018
Páginas: 284
Minha avaliação: 3/5★
Numa noite de verão, Edward Alcott cede à tentação e beija Lady Julia Kenney em um jardim escuro. No entanto, a paixão que ela agita dentro dele, deve ser deixada nas sombras, isto porque ela ama seu irmão gêmeo, o Conde de Greyling. Mas quando a tragédia ataca, para honrar o voto que ele faz ao seu irmão moribundo, Edward deve fingir ser Greyling até a condessa entregar seu bebê. Depois que seu marido retorna de uma estada de dois meses, Julia o encontra mudado. Mais ousado, mais atrevido e mais perverso, mesmo que ele limite seus encontros para beijos. A cada dia que passa, ela se apaixona mais profundamente. Para Edward, as brumas do desejo provocadas naquela noite há muito tempo são rapidamente reavivadas. Ele anseia ser o marido dela de verdade. Mas se ela descobrir sua artimanha, ela o desprezará - e a lei inglesa o impede de se casar com a viúva de seu irmão. No entanto, ele deve se atrever a arriscar tudo e revelar seus segredos se ele realmente deve levar tudo.
Me apaixonei pelo Edward em Codinome Lady V, dentre os quatro sedutores ele se mostrou o mais livre e apaixonado, então eu esperei ansiosamente para conhecê-lo melhor. Imaginei que sua história seria ainda mais divertida que a do Duque de Ashebury, que o contador de histórias me presentearia com sua irreverência e seu bom humor, mas não tardei a perceber que a Lorraine havia traçado um destino completamente diferente do que eu de fato gostaria. Já na sinopse é possível perceber que esta trama carrega uma carga dramática diferente da que tivemos no primeiro livro, eu não notei de cara porque torcia por algo e sonhava com minhas expectativas sendo atingidas. O fato é que não foram, pelo menos não da forma que eu esperava, o que nesse caso não pode nem ser considerado uma coisa ruim. Eu acreditei que a autora seguiria uma linha, porém ela optou por outro caminho bem mais dramático e angustiante mas de qualidade inquestionável. Me peguei então aprendendo a gostar dessa história como ela é e não como eu gostaria que ela tivesse sido.

Após um beijo roubado, Edward se apaixonou perdidamente por Júlia, e talvez ele tivesse conseguido conquistar o coração da dama caso ela já não fosse apaixonada por seu irmão gêmeo Albert, Conde de Greyling. Diante da impossibilidade de romance, Edward se calou e decidiu jogar-se de vez na vida boêmia, sem grandes feitos ou responsabilidades ele se concentrou em divertir-se como se não houvesse amanhã, o que lhe conferiu a antipatia da cunhada. Tudo muda durante uma viagem quando Albert em seu leito de morte pede a Edward que assuma sua identidade e proteja Júlia e o filho que ela carrega, o jovem libertino então se vê obrigado a abandonar seu estilo de vida desmazelado e tornar-se o melhor marido possível. Os riscos dessa empreitada vão além das altas chances de ser descoberto. Estaria ele preparado para viver sob o mesmo teto, portando-se como marido de uma mulher proibida? E Júlia, seria ela capaz de perdoá-lo pela farsa a que está sendo submetida? Um amor estrangulado que sobreviveu, a culpa por sentir, o medo da condenação, esses são alguns dos principais dramas que encenam essa história de amor sublime.

Preciso admitir que considero esse livro dramático em excesso. Acredito que o ponto mais plausível durante toda a história é a culpa que Edward alimenta por estar apaixonado pela esposa do irmão. Tudo que vem além disso foi supervalorizado. O que explica porque eu não consegui gostar da Júlia (a rainha do drama), diferente da Minerva - e digo isso tendo ciência de que ela não precisaria de forma alguma ser igual a outra -, ela é chata, uma dondoca que não tem coragem de admitir que não está satisfeita em representar o papel da mulher ideal que beira a perfeição. Não vou me prolongar nessa questão, mas fica muito claro que embora a Júlia tenha criticado Edward por seu estilo desprendido, ela no fundo tinhas certas inclinações as aventuras do rapaz, além disso ela passou a maior parte da trama se fazendo de confusa e desamparada, para num piscar de olhos se mostrar certa de seus sentimentos e intensões, de uma hora para outra não existia mais dúvidas nem pudores. Posso até estar sendo implicante mas achei algumas atitudes, decisões e declarações da personagens deveras convenientes para não dizer forçadas.

Já Edward, foi desconstruído e reconstruído com maestria. Em parte entendo que ele evoluiu diante das adversidades, mas em parte acredito que além da evolução, ele libertou algo que prendia dentro de si. Não há dúvidas de que a morte do irmão lhe forçou a colocar os pés no chão e a tornar-se responsável, mas o Edward que ampara os necessitados, que defende os seus, que se permite ferir para poupar os que ama, este já existia cativo sob a casca de um libertino. Apesar de ter gostado da jornada que se apresentou esperava um pouco mais dessa história, isso porque o drama principal se baseia em uma questão solucionada logo no inicio, e foi meio frustrante ter sacado a jogada tão prematuramente porque acabei me irritando com os personagens bancando a Dora aventureira, incapazes de enxergar o que estava bem na frente deles. Passei um pouquinho de raiva, admito.

O segredo do conde é um romance sofrido, o amor não chega fácil e quando se apresenta trás consigo obstáculos quase insuperáveis. Os dramas parecem ser dispostos em um looping infinito que angustia na mesma medida que fadiga. A narrativa me pareceu arrastada e dificultou meu ritmo de leitura. Me apaixonei ainda mais pelo Edward e passei a admirá-lo por suas conquistas e evolução, e mesmo que involuntariamente aprendi a aceitar as limitações de Júlia, personagem que conquistou e manteve minha antipatia desde o primeiro livro. Ter descoberto o "X" da questão logo nas primeiras páginas, tornou o enredo moroso pra mim. No mais é uma boa história, com uma trama capaz de emocionar em alguns momentos, personagens bem construídos e um desfecho digno depois de tantas adversidades. Particularmente gostei bem mais do primeiro, mas há quem discorde. Agora mais do que nunca quero conhecer a fundo a história de Locksley, desejo descobrir os medos que o mantém tão a margem de tudo (embora já desconfie do que se trata) e os mistérios que ele esconde embaixo de uma grossa camada de polidez e discrição, então que venha o próximo livro.

15 comentários

  1. Oi!
    Menina, você pensou o mesmo que eu. Fiquei com aquela coisa de que o Edward era farrista e que isso iria ser o ponto de início da história, para a mudança que iria ocorrer, mas na verdade encontramos algo mais debaixo de toda a máscara. Ele é atencioso, gentil e se preocupa com as pessoas, coisas que eu imaginei que fosse ser desenvolvido na trama e não que ele já tivesse a característica. Senti falta de mais momentos divertidos na história, Codinome Lady V foi repleto deles, mas ainda assim eu gostei bastante da obra.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?! Eu estou muito curiosa com a leitura desse livro, mas preciso levar em consideração os pontos que você mencionou na resenha. Personagens superdramáticos me irritam demais, porém, dependendo do desenvolvimento eu até relevo. Falando sobre o Edward, preciso ler para conhecê-lo! Sua opnião sobre ele me deixou bem animada. Enfim, eu acho que pode ser uma boa leitura, só não tanto quanto eu esperava.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Del.
    Estou com esse livro aqui na fila e estou super animada, mesmo sabendo que ele é mais arrastado.
    Eu adorei o Codinome e agora quero muito saber como as coisas vão se desenrolar para esse casal. Só estou segurando a leitura porque esse livro será tema de um clube do livro que eu participo e gosto sempre de ler na véspera para não esquecer de nenhum detalhe!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi Delmara,
    Achei a premissa bacana. Do irmão gêmeo que precisa assumir o lugar do outro que faleceu para proteger a "viúva" e o filho que ela espera. Pena que não gostou tanto do livro. Dos comentários, o que mais me preocupa é o fato do livro ser moroso e da personagem feminina ser bem chata.
    Fiquei com uma dúvida: Você disse que O Segredo do Conde é o primeiro livro da série Os Sedutores de Havisham, de Lorraine Heath. Codinome Lady V não seria o primeiro livro da série? Ou esta é uma série spin-off?
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!
      Peço desculpas pelo meu erro. Sim Codinome é o primeiro livro da série e este é o segundo. Já corrigi o texto, obrigada pela atenção e mais uma vez me desculpe.

      Excluir
  5. Saber que o livro foi dramático em excesso na verdade foi o que me despertou a atenção, acredita? Muita gente realmente não gosta desse tipo de narrativa mas pra ser sincera é o que me prende, fazer o que se gosto de sofrer hahaha tenho namorado essa série tem um tempinho e pretendo lê-la em breve, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente romances de época não fazem minha cabeça. Preciso pelo menos tentar, mas não é aquela curiosidade, sabe? A premissa é bem interessante, então quem sabe eu leia algum dia. Me irrita quando a protagonista é chata e dondoca também rsrs. Não sabia que os cunhados não podiam se casar com a viúva do irmão, achei interessante esse quesito no livro.

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler o primeiro vomune dessa série, mas não fazia ideia de que fazia parte de uma série; isso me desanimou. E agora sabendo que o segundo volume tem uma personagem do tipo que me faz abandonar qualquer leitura me desanimei ainda mais. Não digo que nunca vou ler, mas garanto que por hora essa série vai ficar de ladinho. Em outra época quem sabe volte cogitar a lê-la. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não li essa série, mas eu já estava de olho nela, esperando os lançamentos para entrar de cabeça nessas aventuras. Agora, fiquei um pouco decepcionada por saber certas, como o drama em excesso, fizessem com que a história de um bom personagem não fosse tão boa assim. Então, as minhas expectativas ficaram mais baixas e, se eu decidir ler, terei que abrir a minha mente e saber que algumas coisas podem me irritar - ainda mais pela sua descrição da mocinha. Além disso, a narrativa arrastada pode me desanimar, mas talvez eu ainda dê uma chance, já que você gostou tanto do primeiro volume.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Delmara!
    Nossa, eu gostei muito dos dois livros da série, acho que desse mais que o outro, por ter essa carga dramática mais acentuada. Entendo o que você sentiu, porque a Júlia era realmente um pé no saco às vezes, mas acho que nós só descobrimos a Júlia de verdade quando ela assume que se apaixonou pelo Edward. Inclusive, depois que ela beija o Edward "sem querer" e compara o beijo dos irmãos, ela achou dele melhor do que o do próprio marido. Então temos uma faceta dela que ela também escondia.
    No mais, uma pena que vc não curtiu tanto a leitura. Espero que o próximo livro lhe traga uma experiência melhor.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá Delmara,
    Diferente de você, não achei esse livro dramático em excesso e me encantei com a Júlia. Mas, com relação a desconstrução e reconstrução do Edward, tenho que concorda contigo: foi incrível.
    Estou bem curiosa para ler o primeiro livro, pois a Minerva parece ser o oposto de Júlia e acho que vou gostar disso também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Delmara tudo bem? Eu estou com esse livro na estante só não consegui ler ainda por causa dos livros de parceria, li Codinome Lady V e adorei, fiquei muito curiosa depois de ler sua resenha, vou ter que ler logo kkk, estou curiosa para ler sobre Edwardo e Julia,parece um casal apaixonante. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Não li o primeiro livro e essa é uma série que eu não tenho muito interesse, ainda mais depois de saber que a protagonista conquistou sua antipatia e que a leitura foi fadigante. Eu gosto de romances dramáticos, mas esse looping que você pontuou, acho que me cansaria também.
    Amo sua sinceridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee Delmara ^^
    Eu já tinha visto sobre o primeiro livro antes, mas não sabia que ele tinha continuação...haha'
    Uma pena que este tenha sido dramático demais, eu também odeio criar expectativas para alguma história e acabar encontrando uma coisa totalmente diferente e às vezes, um pouco sem noção também. Entendo sua "implicância" e acho que sentiria o mesmo se tivesse passado pela mesma coisa. Fico feliz em saber que se apaixonou pelo Edward, mas é realmente uma pena que a leitura não tenha sido tãããão boa :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Eu já li esse livro e adoro essa série, e não vejo a hora de continuar lendo sobre eles. Esse livro me surpreendeu bastante com a trama, eu imaginava uma coisa totalmente diferente do personagem e ele se mostrou totalmente contrário a tudo que imaginei.

    Ótima resenha a sua!

    Beijos

    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir