Top 10 Bibliotecas Incríveis

sábado, abril 27, 2013

Oi, bibliófilos.!

Trago pra vocês hoje 10 lindas bibliotecas espalhadas pelo mundo, das mais clássicas as mais modernas espero que vocês gostem.


1 - Biblioteca do Congresso, Washington DC



A Biblioteca do Congresso é essencialmente a biblioteca nacional dos Estados Unidos e a mais antiga instituição cultural federal nos EUA. A biblioteca é constituída por três edifícios diferentes e é a maior biblioteca do mundo, medida pelo espaço para as prateleira e pelo número de volumes. A biblioteca é aberta ao público, mas como a instituição de pesquisa dos membros do Congresso apenas do Congresso (e juízes da Suprema Corte e alguns outros funcionários do governo) podem tomar livros emprestados. São mais de 32 milhões de livros, mais de 61 milhões manuscritos, um rascunho da Declaração da Independência, uma cópia perfeita em pergaminho da Bíblia de Gutenberg (um dos quatro no mundo), mais de 1 milhão de jornais dos últimos três séculos, mais de 5 milhões de mapas, 6 milhões de peças de partituras, e mais de 14 milhões de fotos e gravuras.

2 - Biblioteca de Livros Raros e Manuscritos da Universidade de Yale, New Haven, CT



É o maior edifício do mundo com propósito de preservação de livros raros e manuscritos. Inclui coleções especiais de vários escritores importantes, como Rudyard Kipling, DH Lawrence, Lewis Sinclair e Joseph Conrad.

3 - Biblioteca Pública de Boston


Foi criado em 1848 e desde então tem crescido a seu tamanho coleção atual de 22 milhões de itens, o que a torna a segunda maior nos Estados Unidos. A Biblioteca Central é composto por dois edifícios, o edifício Johnson eo Edifício McKim. O edifício abriga a coleção McKim da biblioteca de pesquisa e exposições.

4 - Biblioteca do Parlamento, em Ottawa, Canadá


Biblioteca do Parlamento, em Ottawa, Canadá é tão apreciada por esse país que adorna a parte de trás da nota de dez dólares canadenses. O edifício foi inspirado na Sala de Leitura do Museu Britânico. As paredes da Biblioteca são amparadas por 16 arcobotantes, e a sala de leitura principal tem um teto abobadado. O acervo da Biblioteca é composto por mais de 600.000 itens.

5 - Biblioteca Estadual de Victoria, Melbourne, Austrália


A Biblioteca Estadual de Victoria foi fundada em 1854 e detém mais de 1,5 milhões de livros. A peça central da biblioteca é a Sala de Leitura LaTrobe, um espaço octogonal com capacidade para mais de 1 milhão de livros e 500 pesquisadores ou leitores. Na ocasião da conclusão, a Sala de Leitura LaTrobe foi a maior cúpula do mundo.

6 - A nova Biblioteca de Alexandria, Alexandria, Egito


A Biblioteca de Alexandria foi a maior biblioteca da antiguidade. A nova Biblioteca de Alexandria é um memorial e uma tentativa de reconstrução. Custou US $ 220 milhões e foi concluída em 2002. Funciona como um centro cultural e contém um planetário, um laboratório de restauração de manuscritos, galerias de arte e espaço para exposições, museus, um centro de conferências e bibliotecas de nicho para crianças, adultos jovens, e cegos. Atualmente, a Biblioteca contém mais de 500.000 livros.

7 - Nova Biblioteca de Stuttgart


A proposta do arquiteto coreano Eun Young Yi foi selecionada em 1999 dentre 235 participações em competições como o projeto para a nova biblioteca central da cidade de Stuttgart. A construção custou 80 milhões de euross. Yi criou um cubo monolítico com dois pisos subterrâneos e nove acima. Essencialmente, o edifício inteiro, tanto dentro como fora é branco. Os pisos da biblioteca principal circundam um espaço aberto com níveis ligados por escadarias. As prateleiras ficam nas paredes do entorno de cada um dos andares.

8 - Biblioteca de Kanazawa, Japão


Cerca de 6 mil furos pontuam o concreto exterior desta biblioteca em Kanazawa, Japão, projetada pelos arquitetos Kazumi Kudo and Hiroshi Horiba, da empresa japonesa Coelacanth K&H Architects. (Mais Fotos)

9 - Biblioteca Nacional da França


Para quem assistiu ao filme “A Invenção de Hugo Cabret” e se encantou com as cenas na Biblioteca, olha ela aí. A Biblioteca Nacional de França (Bibliothèque Nationale de France) em Paris constitui a obra-prima de Henri Labrouste que, para além de arquitecto, revela ali a sua faceta de engenheiro. Antes de alcançar o êxito como arquitecto com a concepção da Biblioteca Nacional (1862-1868), Labrouste tinha já projectado a biblioteca de Sainte-Geneviève (1843-1850), cujo interior é sustentado por colunas e abóbadas de ferro fundido. Foi a primeira vez que este arquitecto usou uma armação de ferro num edifício público.

10 - Bibliothèque Saint-Geneviève


A Biblioteca de Sainte-Geneviève está localizada em Paris. Foi projetada por Henri Labrouste, e a construção se estendeu de 1838 a 1850.

O que vocês acharam das bibliotecas? Eu estou super encantada com tanta beleza, sem falar nos maravilhosos exemplares que devem habitar esses lindo lugares.

Confira Também

20 comentários

  1. Oi, adoro bibliotecas antigas. Destestei as bibliotecas 7 e 8 com ar futurista..
    Beijinhos no coração e um excelente sábado para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. *o* Estou maravilhado de tanta lindeza, as bibliotecas do Brasil não chegam aos pés dessas!

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. São lindas realmente. A que eu mais gostei foi a do Canadá. E a que eu menos gostei foi a do Japão. Um dia a minha fica assim heheheheehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa achei fantastica a Biblioteca de Yale...Putzzz...Que sonho entrar numa assim em ?? Pena que aqui no Brasil não tem como essas que estao na foto.
    Ainda mais porque lá fora tudo é organizado, mas já aqui no Brasil, infelizmente os livros são muito pouco conservados, que é uma pena !
    Mas adorei o seu post amiga. Parabens...adorei mesmo


    Se cuida e tenha um bom final de semana
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ain que perfeeeitas *O*
    Amei amei amei.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, essas bibliotecas são lindas. Amei ^^
    Estou seguindo se blog, muito lindo. Da uma olhadinha no meu e se gostar segue também.
    Bjus!

    http://minhasreallidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que bibliotecas lindas! Eu amei...
    Quero ter uma biblioteca enorme na minha casa *-*
    Por enquanto fico somente com uma estante... rsrsrs
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei babando, uma mais linda que a outra!
    Essa do Japão é bem a cara deles mesmo!
    Adorei o post, muuuito informativo!

    ResponderExcluir
  9. Sem mais. QUero ir a todaaaaaaaaaaaas :o
    Gente, meu sonho é uma bliblioteca. To babando aqui kkk

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  10. Linda, obrigada pela divulgação.

    ResponderExcluir
  11. Ameiiii, mas a 7 achei estranha rsrs, parece hospial sei lá.
    Beijinhos
    vidadprincess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita, tem post novo lá.
    Amanhã retorno pra ver as novidades daqui.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai, que lindas! Só não curti muito a do Japão...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Oie Delmara =D

    Estou babando aqui *--------------------*
    Que lugares lindos!!!!!!!!!!!!!!! Adorei todas as bibliotecas ♥
    Linda, lindas, lindas!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis - mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Que bibliotecas lindassss!!
    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Del!!! Que biblioteca linda essa de Stuttgart, tão branquinha, parece o céu! E amei a do Canadá também. Pra ser sincera, não costumo frequentar muitas bibliotecas não, mas fiquei com muita vontade de conhecer essas!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. A biblioteca da universidade em que estudo só tem 4 andares *-* OMG!
    Fui a biblioteca Nacional da França e é simplesmente lindaaa!!!
    A biblioteca de Rotterdam também é uma graça... parece uma fábrica *-* fiquei apaixonada!
    Amei o post!

    Beijos,
    Carol e seus livro.

    ResponderExcluir
  18. morri de amores aqui *-* quantas bibliotecas lindas!!!!!! se tem uma coisa que gosto de visitar em cada lugar que eu passo são bibliotecas. acho que elas transparecem muito da cultura local, além de a maioria ser em prédios antigos e super bonitos <3 vou adicionar todas essas (a de Alexandria, principalmente haha) na listinha de "lugares que tenho obrigação de conhecer" :P
    Beijoo


    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa fala sério, não tem como não se encantar...
    Ufa

    ResponderExcluir