[Resenha] Está tudo bem - Mike Birchall

24 de novembro de 2023

Olá pessoas!
Ano passado a editora Suma deu início a uma nova modalidade de publicação e desde então a Suma HQ tem nos presenteado com títulos incríveis que foram produzidos com uma qualidade editorial inquestionável. Está tudo bem, é o lançamento mais recente deste selo, a série mais popular do Webtoon na categoria horror é inspirada em 1984, de George Orwell, e foi indicada ao prêmio Harvey. Este volume reúne os primeiros dezesseis episódios do Webtoon Everything is Fine, que até o presente momento possui um pouco mais de sessenta episódios disponíveis para leitura online, além disso o livro físico inclui conteúdo extra inédito. Quando a Suma anunciou a publicação desta obra alguns meses atrás eu me vi tomada por uma curiosidade crescente, fiquei intrigada com a forma que o Mike escolheu para apresentar sua história, personagens sob uma casca fofa protagonizando uma narrativa permeada de horror e aflição. É diferente de tudo o que eu já vi, e é genial.

Está tudo bem (Everything is Fine) 
Coleção: Está Tudo Bem #01
Autor (a): Mike Birchall @MikeBComics
Publicação: Suma *Cortesia
ISBN: 9788556511881 | Skoob
Gênero: Horror / HQ +18
Ano: 2023
Páginas: 272
Minha avaliação: 5/5★
Sam e Maggie são um casal perfeitamente normal, que mora em um bairro perfeitamente normal, com um cachorro, chamado Winston, perfeitamente normal. Todas as casas da vizinhança são iguais. As pessoas são parecidas e falam de maneira similar. Olhando de fora, está tudo bem. Mas… será que está mesmo? Já faz algum tempo que o adorável Winston está morto. Sam e Maggie começam a ter dificuldades para manter a imagem da vida suburbana perfeita. O mistério continua e, apesar de estarem tão “bem” quanto possível, eles são vigiados por câmeras e passam a questionar as próprias decisões. Reprimindo sentimentos, ocultando lembranças e vivendo estranhamente desconectados, os dois estão a apenas um equívoco de algo muito mais sinistro. Em uma sociedade controladora que pune rigorosamente os que questionam e se rebelam, o que acontece quando, na realidade, não está tudo bem?
Embora eu ainda não tenha lido 1984, por favor não me julguem, conheço a premissa básica deste clássico e pude perceber com facilidade a influência de Orwell nesta obra. Mas indo além do óbvio, pude me perder completamente nos traços e na apresentação de Birchall, o autor de Está tudo bem possui um talento inegável para o suspense. Na maior parte do tempo as informações nos são ofertadas em doses homeopáticas, o que dita um ritmo controlado ao enredo, em paralelo a isto vão surgindo pequenos alertas vermelhos que nos fazem tremer diante das páginas. É tudo tão sutil e visceral, o cenário idílico é um dos principais indícios de que está tudo errado, que esta perfeição doentia e pré-estabelecida esconde algo muito podre. Além disso, Mike consegue transpor em muitas cenas que a cegueira aparente da população nada mais é do que um subterfúgio. Um jogo perigoso está sendo jogado, uns tentam manter o poder sobre controle, outros desejam sobreviver e se beneficiar, mas existe uma parcela que quer descobrir o oculto, escapar das amarras e destruir seus carrascos


Atenção: Este é um quadrinho de terror que contém temas adultos, representações de comportamento suicida e de violência explícita. Ele não se dirige ao público infantil.

Sam e Maggie são um casal e juntos vivem uma vida aparentemente feliz, ambos estão inseridos em uma sociedade harmoniosa e possuem uma rotina tranquila e "segura". Tudo parece milimetricamente calculado para alimentar um padrão perfeito de boas práticas e convivência, contudo, Maggie está desmoronando e não consegue mais sustentar a máscara de falso contentamento que ela vem carregando desde que algo terrível aconteceu com seu cachorrinho de estimação. Winston está morto, mas este é um segredo que o casal tem se empenhado em esconder daqueles que os mantém sob vigilância constante. Tomados pelo medo de uma retaliação iminente, eles desempenham o papel que lhes cabe, mas após um jantar na casa de seus vizinhos, Maggie que está a ponto de ceder a ira, se vê envolvida em uma enorme confusão que a coloca sob a mira de seus observadores. Algo muito sério está acontecendo e para sobreviver a isto ela precisa fechar os olhos e sorrir, (in)felizmente Maggie está desperta, insone e sedenta por se rebelar.


Está tudo bem, é surpreendente. Mesmo antes de iniciar a leitura eu meio que já havia entendido a ideia geral da história, entretanto, a narrativa de Mike Birchall potencializou toda a experiência. O enredo se desenvolve em um cenário cheio cores em tom pastel, os personagens sustentam máscaras e sorrisos constantes e possuem falas positivas e roteirizadas, mas por trás disso tudo existe uma tensão, um clima ameaçador e um suspense que se avoluma a cada virar de páginas. Este sendo o primeiro livro de uma série, nos apresenta um universo distópico interessante e nos instiga com uma série de questionamentos que ainda se mantém sem respostas. Quem os está vigiando? O que aconteceu com Winston? Existe uma saída? Quais segredos os vizinhos escondem? Como Maggie sobreviverá em um mundo de aparências quando ela já não consegue aplacar toda a sua revolta? 

Preciso dizer que este é um caminho sem volta, uma vez que você se permite mergulhar nesta leitura, é impossível permanecer indiferente aos desafios, mistérios e a sensação implacável de perigo.

Nenhum comentário

Postar um comentário