[Resenha] A fada mamãe e eu - Sophie Kinsella

14 de setembro de 2019

Olá cariños!
Hoje vamos falar sobre uma história infantil mega fofa que li há algum tempo. Fada mamãe e eu, é o primeiro livro da mais nova série infantil - já conta com três títulos publicados no exterior -, escrita pela rainha do chick-lit, Sophie Kinsela. Acredito que a maioria dos leitores (se não todos), já leram ou pelo menos ouviram falar de alguma obra dessa mulher, e eu que não sou diferente, já vinha acompanhando algumas de suas publicações a distância. Devo dizer que, mesmo esta sendo minha primeira experiência com uma história dela, já faz um tempo considerável que seus livros habitam minha lista de desejados. Enfim, ter conhecido a escrita da Sophie através de uma série infantil não diminuiu em nada as expectativas que alimentei, ao contrário disso, conhecer personagens tão cativantes e divertidos, me fez querer investir o quanto antes em suas demais obras.

A fada mamãe e eu (Mummy Fairy and Me)
Coleção: A fada mamãe e eu #01
Autor (a): Sophie Kinsella @KinsellaSophie
Publicação: Galara Junior*Cortesia
ISBN: 9788501114303 | Skoob
Gênero: Fantasia
Ano: 2019
Páginas: 176
Minha avaliação: 4/5★
Amazon | Saraiva | Submarino
Ella tem um grande segredo: sua mãe é uma fada. Aliás, todas as mulheres de sua família têm poderes mágicos e asas lindas. Além de uma Smartvarinha capaz de produzir os mais interessantes feitiços, como criar a festa de aniversário perfeita, acelerar a fila do supermercado e fazer lindos e deliciosos cupcakes. Mas a mãe de Ella também tem certa... dificuldade para operar sua Smartvarinha, e nem sempre seus feitiços acabam saindo do jeitinho que se imaginou a princípio. Sorte a dela ter Ella sempre por perto para ajudar a resolver as coisas e fazer tudo voltar ao normal.
Eu sou completamente apaixonada pela versatilidade de abordagens que podemos encontrar na literatura. E por isso, não nego minha grande paixão por releituras, poder acompanhar uma mesma trama contada de inúmeras perspectivas diferentes é algo que aprecio sem pudor. Ainda não havia tido a oportunidade de ler algo que usasse desse artifício e fosse voltado para o público infantil, e este foi um, dentre os tantos pontos que me chamaram a atenção nessa história. Sophie Kinsella, usa e abusa de elementos que fazem alusão a nossa atualidade, e trás magia para a rotina familiar. A história de Ella não aconteceu a séculos atrás em um reino distante, ela está acontecendo agora, na era da internet, do smartphone, na cozinha de casa ou na fila do mercado. É perfeitamente adaptada além de adorável e espirituosa.

Ella é uma garotinha carismática que vive uma realidade um tanto quanto peculiar, todas as mulheres de sua família viram fadas quando crescem, mas este é um segredo que ninguém deve saber. Assim como sua avó, sua mãe e sua tia, um dia Ella também poderá frequentar as aulas de magia, ter uma smartvarinha e se transformar numa linda fada, com direito a asas brilhantes e uma coroa prateada,  enquanto isto não acontece ela segue sendo uma fada-na-fila-de-espera, e tenta aprender o máximo de códigos de feitiços possível e isso faz toda diferença quando sua mãe decide usar magia para facilitar as tarefas do dia a dia. O fato é que, embora sua mãe seja a melhor do mundo, ela não é muito boa em fazer mágica, o que faz que suas tentativas sempre resultem em uma grande e divertida bagunça.

Fada mamãe e eu, é encantador. Com um enredo leve, repleto de ensinamentos, Sophie Kinsella nos apresenta a rotina caótica e empolgante de uma garotinha que anseia pelo dia em que poderá usufruir de seu legado. Uma espécie de conto de fadas moderno, onde foram inseridas referências explícitas a tecnologias comuns a nossa época - Smartvarinha V5, FadaTube, E-mails das fadas... -, sem deixar de fora a essência fascinante de histórias do tipo. Ella é uma criança, e como tal está aprendendo a lidar com as adversidades da vida, acompanhar sua trajetória nos permite perceber o que de fato importa quando o assunto é família, amigos e evolução pessoal. Composto de ilustrações lindíssimas que dão vida a uma narrativa dinâmica, este é um livro  que promete conquistar os corações de crianças e adultos, eu já estou completamente apaixonada e ansiosa pelas próximas confusões que essas fadinhas vão aprontar.  

14 comentários

  1. Ai, eu sou louca pra ler algum livro da Sophie Kinsella! Esse parece ser mesmo encantador, e mesmo sendo voltado para o público infantil fiquei afim de ler <3

    sorria sempre!
    www.janelaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um livro infantil, eu achei a edição tão linda que me deu vontade de comprar na primeira oportunidade. Ainda não adquiri, mas estou querendo tanto. Adorei a resenha.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    Nossa! Não sabia que a Sophie Kinsella estava escrevendo livros para crianças... Deve ser maravilhoso :)
    Não tenho dúvidas de que seja uma história cativante... Vou indicar para os meus priminhos <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu amo histórias infantis e desde que ouvi falar desse livro pela primeira vez sinto uma vontade enorme de lê-lo! E essa capa está tão linda e amo azul!

    Sei que vou gostar muito dessa história, do fato da autora trazer os acontecimentos para o mundo atual e criar elementos que remetem às tecnologias que conhecemos. Deve ser uma história muito divertida e apaixonante! Ainda não li nada da Sophie Kinsella, mas fico colocando no Kindle Unlimited esperando o momento de conseguir ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Li pouca coisa dessa altora, mas sempre que leio alguma resenha sobre essa série, são bons comentários. Eu também curto releituras, principalmente as voltadas para o público infantil. Gostei do enredo, um conto de fadas e moderníssimo com referências às tecnologias atuais! Vou procurar para ler e guardar para minha filha ler no futuro. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Esse é um livro completamente diferente da Sophie Kinsella que estamos acostumados a ver por aí.
    Confesso que já abandonei um livro da autora e dificilmente daria uma chance para ler outro livro dela. Mas a história desse me chamou a atenção por ser mais leve e ter essa pegada de fantasia. já estou curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Ah, vi essa capa passeando pelo instagram e achei muito fofinha. Fazia tempo que não lia nada do gênero mas no final de semana li Vai dar tudo certo e senti uma nostalgia dessa ambientação. Toda essa magia mexe muito com nossa imaginação. Imagina uma mãe fada? Melhor notícia do mundo! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Oi Delmara!
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas só escuto coisas boas sobre a sua escrita. Esse livro me parece super fofo e a apresentação de uma personagem infantil falando sobre sua mãe e ainda por cima ela ser uma fada, é lindo! Parabéns pela resenha fiquei curiosa em ler e saber as bagunças e as peripécias de uma fada, obrigado pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, que história mais fofa!
    Eu já tinha visto esse livro na livraria, mas não tinha lido nenhuma resenha dele. Achei a história tão fofa, daquelas que nos remetem a nossa infância. Me arrependi agora de não tê-lo comprado, fiquei com muita vontade de conferir essa história.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, quero muito ler algo da autora e fiquei tentada a começar por esse, achei super legal a autora ter colocado as "coisas de fadas" com as tecnologias de hoje, amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não fazia ideia que a Sophie Kinsella tinha livro infantil, me interessei muito, pois adoro a autora e já estou louca para ler com meu sobrinho, histórias abrem a mente e fazem sonhar e eu quero muito isso para ele. Além de fugir um pouco da patrulha canina e livrinhos desse gênero, vai ser uma mudança legal para titia leitora e uma ótima aquisição para a criança. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu não sabia dessa novidade da Sophia Kinsella e de cara eu adorei a capa, ficou muito bonita. Adorei a resenha, deve ser uma leitura envolvente. Vou pesquisar mais sobre o livro, mas infelizmente não consigo ler por agora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    aaaah esse livro é tão lindinho. ainda não li, mas amo essa capa. E só de ser a diva escrevendo já quero conferir e dar para as crianças daqui de casa rs' sair um pouco do celular, e aproveitar as coisas da infância né. ótima dica!

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Achei a capa desse livro uma fofura, acredito que as crianças e as mamães irão amar. Não sou muito de ler livros infantis, por isso a dica não se encaixa no meu gosto, mas quem gosta do gênero ou tem algum parente próximo como alvo, ficará encantado.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir