[Resenha] Um reino de sonhos - Judith McNaught

6 de março de 2019

Olá pessoas!
Hoje é dia de reafirmar minha paixão nada secreta pelos romances medievais, eu diria até que supera meu amor pelos apaixonantes romances de época. Quem me conhece sabe bem o quanto amo toda a pompa presente nas temporadas londrinas, os bailes, as debutantes e todos aqueles laços e fitas, nem preciso falar que os lordes, suas casas de campo e qualquer outra coisa envolvida neste cenário enche meus olhos, no entanto, não posso negar que os guerreiros Higlanders, os clãs e os castelos medievais, me deixam em êxtase. É nessa hora que meu desejo de ter nascido na Escócia de outros séculos fala mais alto, sendo assim, a história de hoje me leva para casa, não a que eu nasci de fato, mas aquela onde meu coração habita. Um reino de sonhos é o primeiro livro da trilogia Dinastia Westmoreland de Judith McNaught. Tendo isso em mente, venham conhecer esse hino arrebatador.

Um reino de sonhos (A Kingdom of Dreams)
ColeçãoDinastia Westmoreland #01
Autor (a): Judith McNaught @jumcnaught
Publicação: Bertrand Brasil *Cortesia
ISBN: 9788528622324 | Skoob
Gênero: Romance +16
Ano: 2018
Páginas: 378
Minha avaliação: 4/5★
Amazon | Saraiva | Submarino
Royce Westmoreland, o “Lobo Negro”, é enviado pelo rei da Inglaterra para invadir a Escócia. Quando seu irmão, Stefan, sequestra Jennifer e Brenna Merrick, filhas de um lorde escocês, do convento onde vivem, as vidas de Royce e Jennifer se entrelaçam. Ele, um poderoso guerreiro que já ganhou muitas batalhas, não vê a hora de encontrar uma mulher que o amará pelo homem que é, não pelo medo inspirado por sua lenda. Ela, uma jovem rebelde em busca do amor e da aceitação de seu clã, mesmo na condição de prisioneira, não se deixa abalar pela fama de seu arrogante captor. Conforme os conflitos entre os dois se tornam mais frequentes, a urgência de se entregarem um ao outro só aumenta. Certa noite, quando ele a toma apaixonadamente nos braços, desperta nela um desejo irresistível. Mas, se Jennifer seguir seu coração, perderá tudo aquilo pelo que vem lutando e jurou honrar.
Sempre que me proponho a ler qualquer livro de ficção que não seja contemporâneo, procuro antes de tudo entender o ambiente em que a história se desenrola, isso porque a depender de onde ou quando as coisas acontecem, uma dose extra de compreensão passa a ser indispensável. Quem está acostumado a ler romances medievais conhece bem algumas características que estão quase sempre presentes nesses enredos e que podem gerar certo desconforto, a exemplo disso destaco os mocinhos que são quase sempre guerreiros calejados que exalam grosseria, essa é quase uma constante que pode ou não ser atenuada por uma mocinha a altura que não se deixe oprimir. Essa trama possui um pouco (muito) dos dois, ambos protagonistas possuem personalidades fortes e bem definidas o que torna os embates entre eles ora empolgantes, ora extremamente irritantes, mas o que de fato quero destacar aqui é a narrativa dinâmica, a variedade de cenários e os incontáveis acontecimentos, que tornaram esta uma das melhores histórias do gênero que já li na vida.

Jennifer Merrick, possui um enorme senso de honra e dever para com o seu povo, filha de um importante lorde escocês, ela mal pode esperar pelo momento em que deixará o convento em que vive e retornará para o seu clã. Contudo, esse desejo é frustrado quando ela e sua irmã, Brena, são sequestradas por Stefan Westmoreland, e entregues ao irmão dele Royce, afamado Lobo negro, o guerreiro inglês responsável por liderar uma invasão a Escócia. Determinada a não se deixar subjugar ela decide encontrar uma forma de usar o infortúnio a que foi submetida, em prol dos seus. Enquanto recolhe informações importantes a cerca do exército inimigo, e planeja sua fuga, Jennifer também descobrirá nuances de seu raptor que a levará a um dilema inesperado, e a fará questionar seus desejos mais profundos. 

Logo em meu primeiro contato com a escrita da Judith MacNaught, pude constatar o porque dela ser tão bem falada no meio literário, a escrita diferenciada dessa mulher é incontestável, e sua capacidade de tecer um universo atemporal, onde todas as peças se encaixam magistralmente é no mínimo admirável. Jennifer, é uma mulher destemida e quase sempre auto suficiente, possui uma criatividade incomum, o que lhe possibilita vantagens importantes em seu papel de prisioneira. Todas essas características positivas dão autonomia a garota para que ela não seja uma mera vítima dentro da história, mas em determinados momentos, Jennifer abusa de tudo isso e rapidamente passa de corajosa, a teimosa e inconsequente, o que me irritou profundamente. Já Royce, é o típico lorde que está a tempo demais nos campos de batalhas, os bons tratos da sociedade não lhe são úteis enquanto conquista terras e tira vidas, então ele se concentra basicamente em ser temido por todos, apesar disso quem o conhece bem sabe de sua natureza justa.

Apesar do encontro explosivo e da tensão palpável partilhada por esses dois, o romance não se desenvolveu facilmente. Uma série de incertezas, receios e maus entendidos, dificultaram consideravelmente a aproximação do casal. E quando tudo parece finalmente estar caminhando como se deve, eis que um revés desanda tudo e nos proporciona uma das sequências mais emocionantes que tive a oportunidade de ler. A ambientação é outro ponto que não posso deixar de destacar, a variedade de cenários é um espetáculo a parte e não deixa quase nada ao encargo da imaginação, as descrições dos castelos, campos e paisagens da Escócia e Inglaterra do século XV, estão impecáveis, o que nos transporta e nos torna parte do enredo. No final das contas, temos uma história completa e extremamente arrebatadora, protagonistas imperfeitos, cenas emocionantes, alguns momentos de angústia e outros capazes de te deixar com aquele sorriso bobo na cara. Um amor construído gradativamente apesar das adversidades, tal qual uma flor que desabrocha em meio as pedras, e o resultado disso, vai te fazer suspirar.

Um reino de sonhos, é de tirar o fôlego. Com uma narrativa dinâmica, repleta de reviravoltas, Judith McNaught, trás o que há de melhor em histórias do gênero. Uma trama composta por guerreiros destemidos, mocinhas valentes, torneios, armaduras, castelos e paisagens medievais, que te deixa desesperado por mais a cada virar de páginas. Claro que por se tratar de uma obra que arremete a outros tempos, também encontramos aqui alguns problemas característicos da época, como a tentativa de opressão e dominação sobre as mulheres, felizmente temos personagens fortes e teimosas que, apesar de cometerem alguns equívocos irritantes, não se submetem facilmente. Além disso, quero destacar o enredo elaborado, desenvolvido com maestria, onde elementos que fogem da obviedade empolgam e fascinam o leitor. E o desfecho, ah! meus caros, sem sombra de dúvidas faz jus ao título da obra. Uma história maravilhosa, que com seus erros e acertos, tornou-se umas das minhas favoritas.

9 comentários

  1. Oi, Delmara!
    Eu já tinha visto a capa desse livro algumas vezes e, apesar de não gostar muito de histórias românticas, esse me chama a atenção pelo contexto medieval. Acho a capa linda também! Saber que o mocinho tem aquele estereótipo de cara grosso e durão não me agrada muito, apesar de compreender que esse estilo de personagem se adequa bem à época. Fico feliz que pelo menos a mocinha seja uma personagem forte o bastante para enfrentá-lo. Gostei de conhecer o livro e amei sua resenha. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    É bem clichê isso da mocinha raptada se apaixonar pelo seu raptador e vice-versa. Porém, quando a autora sabe trabalhar isso, torna-se uma leitura bastante agradável.
    Eu nunca li nada da Judith, mas vejo comentários muito positivos a respeito de suas histórias. Você citou que a autora trabalhou muito bem no cenário, isso é ótimo, adoro quando os cenários antigos me transportam para uma época que não é a minha, mas me faz sentir como fosse. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Del.
    Morro de vontade de ler os livros dessa autora, mas não sabia por onde começar.
    Acho que vou aproveitar que esse livro foi lançado recentemente e começar por ele. Deve ser bem mais fácil de encontrar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Tô no seu time! Também amo romance de época e medievais. Me perco nesse mundo rsrs. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei do enredo. Essa mocinha me parece ser do tipo que me conquista nas histórias! Muito bom saber que autora conduz a narrativa com maestría, esse tipo de história precisa de muito cuidado e talento para dar certo. Fiquei muito interessada
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em saber que a Judith McNaught conseguiu te conquistar com esta história! É uma das minhas preferidas da autora. Conheço esta história já faz muitos anos, bem antes da Bertrand Brasil publicá-la aqui no Brasil. Sou simplesmente louca pela história de amor tão cheia de reviravoltas, sofrimentos e segundas chances do Royce e da Jennifer. Assim que a editora lançou o livro aqui fiz questão de adquirir meu exemplar amado e reler a história.

    Amei a resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nunca li nada dessa autora mas as capas me chama bastante atenção. Acho que só por ser de época já conta a favor. Saber que o enredo é tão repleto de elementos envolventes e que cativa o leitor já me deixou animada para ler logo.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?

    Estou louca com esse livro desde o ano passado, a história parece ser incrível. Assim como você, sou apaixonada por romances de época, mas romances medievais tem um espaço especial kkkk
    Certeza que vou amar todas as descrições que a autora faz sobre os castelos, campos e paisagens da Escócia e Inglaterra do século XV.
    Acho que as discussões repetidas e constantes dos mocinhos vão me irritar um pouco, mas a gente supera kkkk gosto quando os personagens tem personalidades fortes, deixa tudo mais interessante.

    Adorei sua resenha, com certeza vou querer ler o livro o mais rápido possível.
    Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Delmara, eu tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa autora *-* Pelos seus comentários esse livro parece estar bem bacana, adoro quando a protagonista tem uma personalidade forte também, uma pena que em alguns momentos isso a torne teimosa. Enfim, adorei a resenha e espero poder lê-lo também em breve *-*

    ResponderExcluir
  9. Ola Delmara!

    É tão incrivel quando uma obra nos pega de jeito assim, não é mesmo? Acredita que acho que nunca li um romance medieval? Conforme lia a sua resenha fui chegando a essa conclusão e percebendo que sem a menor duvida preciso corrigir isso o mais rapido possivel!

    Amei a resenha, anotei a sua dica e agora é só correr pro abraço!

    beijos

    ResponderExcluir