[Resenha] Dois irmãos - Fábio Moon e Gabriel Bá

13 de janeiro de 2017

Hey peoples!
Dois irmãos grafic novel é a adaptação da obra homônima de Milton Hatoum, pelos quadrinhistas Fábio Moon e Gabriel Bá. Atualmente também é possível acompanhar a trama que foi produzida como minissérie televisiva e está sendo transmitida pela rede globo, o projeto comandado por Luiz Fernando Carvalho, é considerado uma adaptação extremamente fiel a obra literária.

Dois irmãos
Autor (a): Fábio Moon e Gabriel Bá
PublicaçãoQuadrinhos na Cia *Cortesia
ISBN: 9788535908336 | Skoob
Gênero: HQ
Ano: 2015
Páginas: 232
Minha avaliação: 5/5★
Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Entre os mais premiados da última década, os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma verdadeira legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor. No traço deles, a vida dos gêmeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos.
Por volta de 1914 Manaus estava repleta de imigrantes libaneses, sírios e judeus marroquinos. E na condição de imigrante libanês Halim viu-se apaixonado por aquela que seria a dona de seus dias. O intervalo que se deu entre conhecer, se encantar e desposar Zana pode ser considerado deveras curto, mas Halim nunca duvidou de que precisava (apenas) dela para que sua felicidade fosse completa, Zana no entanto queria mais, e contrariando os desejos do marido concebeu os gêmeos Yaqub (primogênito) e Omar. Não há uma explicação lógica para a devoção ilimitada que a jovem mãe desenvolveu para com o caçula, ela o adorava de todas as formas possíveis e por isso, mesmo que inconscientemente diversas vezes preteriu Yaqub em prol do irmão.

Se isso por si só não fosse o bastante para gerar uma certa rivalidade entre os rapazes, eis que a diferença de personalidades acentua ainda mais o afastamento entre os irmãos. Yaqub é introspectivo e pouco sociável o que lhe permite dedicar-se aos estudos e lhe confere uma inteligência admirável. Omar, no entanto, é o completo oposto, não se importa em cumprir regras, leva uma vida leviana e possui aversão pelos estudos. Este último teve em sua formação, a inegável influência do amor possessivo de sua mãe.

Através de uma narrativa instigante, Milton Hatoum, autor da obra que inspirou Moon e Bá, nos envolve nos dilemas dos personagens, que possuem características marcantes e bem delimitadas. Dois irmãos é uma história permeada de dramas familiares e sentimentos conflitantes, onde a inveja, a paixão e o isolamento tem destaque garantido. A diferença de opiniões e objetivos entre os membros de uma família não é sob hipótese nenhuma algo surreal, porém no caso dos gêmeos, esses e outros fatores foram responsáveis por empurrar o amor e o respeito parental ladeira abaixo. Durante a leitura é impossível não se comover com o desespero de uma mãe que amou demais, um pai frustrado, dois irmãos perdidos, onde um por excesso de mimo tornou-se inconsequente e o outro esquecido, indiferente e revoltado... Um conjunto magnífico que nos leva para um desfecho crível e realístico.

Confesso que me surpreendi com a paixão que essa história é capaz de despertar, durante toda a leitura me vi ansiosa pelo próximo acontecimento e posteriormente para enfim descobrir o que o autor havia reservado para essa família conturbada. Após desfrutar do incrível trabalho realizado por Moon e , ando desejosa de conhecer a obra original e conferir de perto o trabalho de Milton Hatoum. Essa sem dúvidas foi uma leitura maravilhosa que recomendo sem receio algum para todos os que curtem dramas familiares intensos e HQ. O trabalho artístico está impecável, cada traço retrata com maestria o ambiente intenso em que a trama se desenrola.

33 comentários

  1. Olá
    Eu já conhecia esse quadrinhos, mas nunca tinha me tocado que ele vai ode um livro rsrs. Com a chegada dessa mini série foi que eu caixa ficha e fui pesquisar sobre a obra. A proposta é bem bacana, e sem dúvidas deve envolver muito. Os quadrinhos são bem legais, vi eles na livraria mas não pude comprar pois tava a cima de meu orçamento de pobre kkjj. Espero ter a chance de Ler a obra e os quadrinhos também. Até mais ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou torcer para que consiga Manoel porque realmente vale a pena,
      eu não consigo parar de pensar em tudo que li nessas páginas, é uma obra magnífica que merece ser apreciada por todos.

      Excluir
  2. Tenho acompanhado pela televisão e me surpreendido, nao me imaginava gostando dessa obra e veja só, mordi a lingua. Com toda a certeza esse livro é um marco para a literatura brasileira e conferir ele em tantos formatos de adaptação só prova quao bom ele é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Dayhara,
      o fato dele ter sido adaptado de tantas formas diferentes só comprova a qualidade da trama, eu estou apaixonada e pretendo assistir a mini série nem que seja pela globo play, já que durmo super cedo e não dou conta de assistir na programação normal.

      Excluir
  3. Eu li o livro a um bom tempo e confesso que não sabia que tinha em quadrinhos que coisa mais linda, não to assistindo porque o horário não permite ja estou no decimo sono kk, mais irei ver depois quem sabe .. mais o livro é lindo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma vibe, estou pensando em acompanhar pelo globo play, porque não estou assistindo nem a novela das sete (geralmente já estou na cama nesse horário rs), vi apenas algumas cenas e achei bem fiel ao livro. Vou tentar ler o livro o mais breve possível porque eu realmente curti a história.

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem? Não conhecia essa HQ e ela parece ser bem interessante, principalmente por tratar de temas atuais, e não sabia que tinha livro dela, ou melhor que ela havia sido baseada num livro kkkk
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha nem ouvido falar desse livro, mas a sua resenha me deixou interessada. E o que são essas ilustrações? Meu Deus, que coisa linda de se ver.

    ResponderExcluir
  6. Oiee!!
    Não conhecia a história, mas achei super interessante transformar um livro em HQ!!
    A história parece ser ótima também! Vou pesquisar...
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem? Não conhecia essa HQ achei super interessante. Achei uma otima dica!
    Bjos

    http://www.modaimagem.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii! Só ouço críticas positivas sobre o trabalho de Fábio Moon e Gabriel Bá! Nçao li Dois irmãos ainda, mas estou bem curiosa pra conhecer um pouco dessa família conturbada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o quadrinho do sucesso que inspirou a mini série global e achei bem interessante alguns pontos, por exemplo, eu não sabia que Manaus havia recebido tantos imigrantes libaneses. Quanto a premissa do livor, acho bem interessante e acredito que os quadrinhos funcionariam bem para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já conhecia a adaptação para quadrinhos e estou bem curiosa para ler os livros, pois a minissérie parece fazer bastante sucesso e o livro parece ser melhor ainda.
    Gostei de conhecer suas impressões e mega contente por saber que esse livro desperta uma paixão enorme no leitor. É muito curiosa essa questão do amor possessivo, ele é tão presente, não é?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. é bem interessante essas adaptações e a forma como se popularizam depois disso. A história é super antiga e tem despertado bastante interesse agora pela adaptação para a TV. Acho que a conheci há muitos anos atrás, mas deu até vontade de reler.

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Desconhecia a obra e de cara fiquei bem intrigada pelas diferenças das características de ambos os irmãos que são bem marcantes e estou curiosa para conferir essa crescente rivalidade que surge entre eles, além da possessão que a mãe apresenta pelo mais novo.
    A premissa é bem interessante e adorei as ilustrações que nos trouxe.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! :)
    Vi muita gente falando sobre a série na globo, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre a obra, e a sua me despertou bastante curiosidade, principalmente em querer conhecer a personalidade desses irmãos tão diferentes. Tenho certeza que a leitura é bem real e envolvente.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Em dos parágrafos você resumiu bem o enredo: Durante a leitura é impossível não se comover com o desespero de uma mãe que amou demais, um pai frustrado, dois irmãos perdidos, onde um por excesso de mimo tornou-se inconsequente e o outro esquecido, indiferente e revoltado.
    Já conhecia a história e fico feliz que tenha obras com assuntos que não problematizados pela sociedade. Yaqub e Omar representam personagens de personalidades, totalmente, distintas. Esses conflitos entre eles e a família de forma geral é presente em muitos espaços sociais familiares. Uma vez escutei: "família não se escolhe, se suporta", talvez daí surja muitos conflitos, frustações e ódio, mas também muita verdade humana.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Sempre ouvir falar muito na obra, mas nunca parei para ceder meu tempo a essa obra, fiquei intrigada ao saber que essa HQ era baseada na história original, adoraria ler ela antes de ver a série lançada pela globo (vi um pequena prévia e achei muito interessante), vou procurar adquirir a HQ o mais tardar, dica anotada!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    eu to precisando muito ler umas hq e tem várias que chamam a minha atenção e essa é uma delas, eu adorei sua resenha sobre e espero poder com certeza ler em breve e adorei demais as ilustrações, são bem feitas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Essa semana mesmo uma tia minha me perguntou se já tinha lido esse livro. Minha prima leu e disse que era ótimo. Ainda não tive a oportunidade de ler. Também não vi a série ainda. Como já começou, não sei se vou ver mais. Então, pretendo ler logo o livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Que maravilha esse HQ clássico.
    Há quem não goste muito dessas inovações, mas eu simplesmente adoro. Acho uma boa forma de conhecermos os livros mais antigos.
    Pelas fotos dá para perceber que é um trabalho impecável mesmo.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Estou acostumada a quadrinhos como sendo um livro mais leve e com a finalidade apenas de apenas entreter, mas não sabia que existiam livros que também poderia ter uma carga dramática como é o que eu vi nesse livro. me deixou até curiosa! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia essa obra, mas por acaso li algumas coisas sobre a minissérie. Não sou Muito fã de HQ, mas por ser um drama, e ter tudo a ver com o nosso País, eu leria.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem por aí?

    Quando eu soube da estreia da minissérie, eu pesquisei sobre essa história e me interessei bastante. Não sabia da graphic novel... eu poderia dar uma chance a ela, já que faz bastante tempo que não leio uma, apesar de adorar, fui perdendo o hábito.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  22. OOI!
    Não sou fã de HQs, as únicas que já li foram as da Mônica. kkkk
    Mas essa chamou minha atenção pelos temas, fiquei bem scuriosa. Parabéns pela resenha, dica anotada. Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  23. Como não sou muito ligado a HQs, não sabia que a obra tinha sido transformado nessa linda obra. Gostei de como o tema do enredo foi tratado nesta versão, e fiquei bem curioso para a leitura dela. Gostei de ver suas impressões, e concordei com a maioria delas. A Obra Dois Irmãos, me faz refletir sobre muitos conflitos familiares.

    ResponderExcluir
  24. Conheço outras obras de Fábio Moon ( Branca dos Mortos e os sete zumbis) e não sabia que ele ilustrou a graphic novel desse livro! Tá, não conhecia o livro, não vejo novela... Mas a graphic novel parece muito boa!

    Antes de ler a obra original, que parece ser boa, acho que vou desejar a graphic! Gostei muito!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá! Faz tempo que não leio esse tipo de livro, quadrinhos... Que bom que o autor evolve o leitor com os dilemas dos personagem que possuem características marcantes. Desfechos crível e realístico? Me deixou curiosa. Haha' Que bom que você se surpreendeu. É muito bom quando o privo nos deixa ansiosa para saber o próximo acontecimento. Haha' Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  26. oiii

    Amo Grafic Novel, tenho vários, e costumo fazer resenhas tbm, este infelizmente não tenho e está na minha lista a muito tempo, sempre achei que me surpreenderia com a história e sua resenha so me deixou com mais vontade ainda. Espero conseguir meu exemplar futuramente.

    Bju Rafa

    ResponderExcluir
  27. Oi Delmara, tudo bem?
    Fazia tempo que não passava por aqui e nossa, mudou muito! Está tudo lindo!
    Solicitei a HQ para a editora, depois do que vi na série, espero gostar ♥

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Tudo bom?
    Eu fiquei sabendo dessa história por causa das mini série que infelizmente não consegui acompanhar.
    Não sabia que existia quadrinhos, mas mesmo assim fiquei curiosa com a história e quero saber como será esse final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Não tenho o hábito de ler graphic novels. Acho que o último quadrinho que li foram os do The Walking Dead, porque estava muito envolvida com a série e queria mais...rs. não faz meu estilo de leitura, mas acho interessante conferir as considerações dos leitores, e fico feliz por ele ter alcançado suas expectativas. Abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro e nem sabia que ele foi adaptado para a TV, não é pra menos, desde quando entrei na faculdade que eu não assisto televisão, por causa do tempo, depois que me formei e achei que ia poder voltar a ter "vida social", meu tempo diminuiu ainda mais por causa do trabalho hahaha. Mas eu fiquei interessada pelo livro, parece ser bem legal, fora que eu amo esse tipo de história. Quadrinhos <3
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir