Resenha #205 O diário internacional de Babi - Chris Salles

8 de julho de 2016

Oi pessoal!
Hoje estou trazendo pra vocês a resenha de um dos maiores fenômenos do Wattpad, quem usa a plataforma sabe bem e quem não usa vai saber agora. O diário internacional de Babi, ganhador Watty2015 (prêmio que homenageia os livros mais populares da plataforma), será lançado pela Ed. Planeta de Livros Brasil apenas no final de julho, mas a editora nos enviou uma prova antecipada e depois de devorar o livro, não me contive e corri aqui para contar tudo (ou pelo menos quase tudo), pra vocês. Chega mais, vamos contagiar o mundo com a minha empolgação.


Titulo: O diário internacional de Babi
Autor(a): Chris Salles
Editora: Outro planeta
Ano: 2016
N° de páginas: 298
Mudar nunca foi a palavra preferida de Bárbara. Porém, depois da separação dos pais, a garota de 15 anos se vê obrigada a migrar com a mãe e os irmãos para Orlando, a cidade americana onde os sonhos ganham vida. E descobre que a fronteira entre o real e o ilusório pode ser mais difícil do que parece. 
Meu interesse por esse livro foi imediato, assim que soube do lançamento desejei lê-lo, primeiro porque (já repeti mil vezes) amo juvenis e segundo porque só tenho tido boas experiências com o selo Outro planeta, além de que fiquei super interessada pela premissa, sendo assim não pensei nem duas vezes antes de agarrar com todos os membros do meu corpo a oportunidade de conhecer essa história antes do lançamento. O que nos trás a esse momento do mais puro e completo deslumbramento, em que estou vivendo.

Bárbara estava feliz com sua vida em Estrela, amava sua escola e seus amigos e nunca havia cogitado sair de lá, mas após o divórcio dos pais a garota se viu obrigada a deixar tudo para trás e partir com a mãe e os irmãos rumo a um recomeço em Orlando (terra do Mickey), a cidade dos sonhos. Mas só se for os sonhos dos outros, porque Bárbara queria mesmo é permanecer no Brasil ao invés de ter que se adaptar com outras pessoas, outra língua e em outro país. Se não bastasse todas essas mudanças impostas, ela ainda terá que lidar com o fato de ser um grande imã que atrai para si as mais diversas confusões. Através do seu diário, Babi nos apresenta suas dúvidas, dilemas, e micos, muitos micos mesmo.

Apesar de não utilizar a plataforma Wattpad, tenho plena consciência de que muitos livros bons são revelados por lá, o fato desse ter se destacado não só pelo número de leituras, mas também ter recebido um prêmio, elevou minhas expectativas a um nível considerável. Expectativas essas que além de alcançadas, foram também superadas, já que de cara somos fisgados pela escrita dinâmica e envolvente da Chris, e conforme vamos avançando na leitura que é 100% narrada pela Babi em seu diário, vamos nos envolvendo e encantando com a protagonista super carismática. Por ser uma leitora assídua de livros do gênero, sei o quanto é comum nos irritarmos vez ou outra com alguma atitude de personagens adolescentes, mas por incrível que pareça, não experimentei essa sensação em nenhum momento durante toda a trama, mesmo sendo muito estabanada e se metendo nas mais diversas enrascadas, Babi me cativou do inicio ao fim da leitura.

A escrita da autora é leve e flui facilmente, prova disso é a facilidade com a qual eu me perdi no tempo enquanto concluía a leitura em algumas poucas horas. O envolvimento é tão natural, que diversas vezes me senti como se estivesse vivenciando cada acontecimento narrado nesse diário. Uma trama bem construída que não deixa margem para dúvidas, o enredo é completo e realístico, a gama de personagens é riquíssima e cada um possui um peso com maior ou menor relevância para o amadurecimento da história. A relação da protagonista com a mãe e os irmãos, é um dos pontos importantes que nos faz refletir a cerca da real importância que as palavras não faladas possuem para se manter um bom relacionamento familiar. A vezes pensamos que por sentirmos tudo tão intensamente, nossos esforços e mágoas que estão sempre ali na superfície são perceptíveis a todos, o que nem sempre (quase nunca) ocorre de fato, o que nos trás a importância da exteriorização dos nossos sentimentos, nem que seja no meio familiar mais próximo.

O diário internacional de Babi, é uma história adolescente em todos os sentidos, cheio de dramas e exageros, mas acima de tudo é um livro incrivelmente adorável, capaz de despertar aquele sorriso bobo que surge quando se está absorto em uma narrativa irreverente. Tudo isso somado a um romance singelo, construído pacientemente enquanto desviava de maus entendidos e decisões precipitadas, foi capaz de preencher e trasbordar meu coração (eternamente adolescente). Além disso contamos com a composição de uma playlist incrível, e a cada capítulo somos presenteados com uma indicação maravilhosa. Indico esse livro para todos, mesmo aqueles que não curtem juvenis, se você é ou já foi (algumas pessoas dizem ter pulado essa fase) adolescente em algum momento da sua vida, leia esse diário, tenho certeza que a escrita da Chris irá te prender e apresentar a uma história maravilhosa que no mínimo te arrancará muitas risadas. Por fim, como não desejar mais e mais dessa história? Por sorte já posso adiantar que a autora está trabalhado na sequência, que torço para que não demore a sair.

Está tentando sair de uma ressaca literária? Então corre, esse é o livro certo.

|| Skoob || Compare e compreSaraivaAmazon || Gênero: Suspense ||

47 comentários

  1. Oi Delmara, viajei com a sua resenha. Amei o livro pelo enredo, e se é recomendação da Paula Pimenta merece ser lido!
    Vou aguardar seu lançamento e conferir o livro, já li muito coisa boa no Wattpad, e é muito bom que as editoras estejam reconhecendo esses talentos. Tenho curtido bastante os lançamentos da Planeta, acredito que com esse não será diferente.
    Desejo sucessos a autora.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já muitos comentários sobre esse livro e como ela está sendo aguardado! Sua resenha está super convidativa. fiquei interessada em ler. Conheço o Wattpad e tenho visto o quanto ele tem lançado autores espetaculares no mundo editorial! Sucesso para a autora!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Delmara!
    Realmente no wattpad tem muitos talentos a serem descobertos, como esse.
    Eu amo juvenis e fiquei interessada nesse.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, eu não desenvolvi o hábito de ler no Wattpad, mas percebo que tem muito livro bom por lá, sempre tem alguém elogiando...Mas é que a lista de espera é tão extensa que não dou conta...
    Eu também gosto de juvenis, apesar de não ser um gênero que leio muito.
    Este ganhou até prêmio hein!! Não é pouca coisa não.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!

    Eu não conhecia o livro, na realidade já vi a capa em alguns lugares mas não parei para ver di que se trata.
    Que resenha amor! Eu adorei a obra! Sério, como você mesmo disse, parece ser perfeito para curar ressacas.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu já tinha visto uma divulgação desse livro, mas a sua resenha é a primeira que leio a respeito. E depois de ler seus comentários, estou bem curiosa para também fazer essa leitura. Gosto muito desse estilo juvenil e também sei que há muito talento lá pelo wattpad, porque sou viciada na plataforma e já quero muito conhecer o estilo da autora. Achei ótimo esse novo selo e espero poder ler o título em breve.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. oi!!

    Eu não conhecia o livro, entretanto realmente essa plataforma é ótima para desvendar autores, não leio muito nela por duas razões: primeiro o é ebook e segundo tem uns livros que os erros gramaticais são gritantes. Mas que bom que a autora conseguiu lançar seu livro e que você amou. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Achei a premissa do livro bastante leve, não é um livro que gostaria imediatamente de ler, mas, acho que é uma boa história de se ter na estante, no caso, de uma ressaca literária ele seria uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia o livro, mas só pela capa já deu para notar que é uma graça. Vi a opinião da Paula Pimenta também na capa e isso também já me conquistou para fazer a leitura. Parece ser um livro bem leve e cheio de aventuras. Mudar de cidade na adolescência não é nada fácil, principalmente para outro país! Amei a resenha e estou bem curiosa para ler a obra.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Delmara, tudo bem?
    Não uso a plataforma Wattpad, apesar de já ter ouvido falar bastante e de saber que muitos leitores e autores fazem uso dela.
    Que legal esse livro ter sido premiado e que bom que você teve oportunidade de ler em primeira mão agora que a Planeta está lançando!
    Achei a premissa bem legal, pois curto um drama adolescente e cheio de exageros...Haha.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura e espero quem saber ter oportunidade de ler em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Delmara, sua linda, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje, você me deixou ainda muito empolgada para fazer a leitura além de me dar a certeza de que irei me envolver com os dramas da personagem, me divertir e me emocionar. Se transbordou seu coração é porque deve ser uma linda história. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li o livro mas acho a capa tão fofinha. Gostei de ver sua opinião sobre a obra e acho que é uma leitura bem agradável, espero poder gostar se eu tiver a oportunidade de ler também. Achei o enredo um pouco mais teen mas eu gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  13. Oi, ainda n]ao conhecia o livro e fiquei interessada, porque apesar da trama ser adolescente, acho bem deliciosa esse tipo de leitura. A capa está linda e espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Delmara,
    Que legal sua resenha. Adorei conhecer um pouco mais da história e fiquei bem curiosa em relação aos dramas e exageros que a obra possui, pois acho isso muito bacana. Espero ficar com sorrisos bobos quando eu começar a ler o livro.
    Dica anotada!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá Delmara!
    Apesar de não acompanhar os livros da plataforma Wattpad, fico feliz que grandes autoras estejam sendo descobertas lá. Eu já tinha visto a capa desse livro, que achei muito linda, mas ainda não tinha lido nada a respeito. Amo livros adolescentes com dramas e tudo que tenha direito. Com certeza, vou conferir.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  16. Oi Delmara,

    Wattpad sempre revela grandes autores né? To sempre por lá lendo coisa nova. Eu não conhecia o livro, talvez pela temática que ele aborda, porque apesar de ler alguns young adults, esse não me chamou muito a atenção. Não gosto de exageros, mesmo que sejam apenas em questões dos personagens e não da escrita da autora, mas realmente não foi uma história atrativa para mim. Fico feliz que tenha realizado uma boa leitura. Se eu tiver um tempinho, darei uma chance. =)

    bjss

    ResponderExcluir
  17. Oi Dalmara!
    Eu não tenho o hábito de ler livros no Wattpad, mas sei que muitos autores começam por essa plataforma, e é bom ver novos autores sendo descobertos! E que bom que você gostou do livro!
    Eu amo livros juvenis, vou dar uma olhadinha depois haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não sabia sobre esse selo Outro planeta, estou bem por fora... ahahaha
    Eu também amo juvenis, e ainda mais quando tem todo esse drama adolescente, gosto mais ainda!
    Gostei bastante da resenha, fiquei interessada em conferir a obra.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oii Delmara, tudo bem? Ultimamente tenho lido muito a respeito desse lançamento! Apesar de não ter me interessado tanto pela premissa sinto que posso gostar da leitura! Sua resenha ficou ótima e conseguiu me encher de curiosidade. Espero ter a oportunidade de ler e gostar bastante também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu possuo WattPad mas nunca mexi muito lá, li muitas poucas obras e gostei muito desse livro, ainda mais por abordar esse drama adolescente de se mudar para fora, deixar tudo para trás e tal. Esses dramas juvenis podem vir a irritar um pouco mesmo, mas acho que vale a pena mesmo assim dar uma conferida na história.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, nossa, sua resenha me deixou super empolgada, eu não tinha lido nenhuma, só a divulgação do livro. Adorei saber que ele é escrito em forma de diário, eu acho maravilhosa esse tipo de escrita e sempre me prende e gostei de saber que a baby não é uma adolescente boba e chata. Outro ponto que você contou e que me deixou cheia de vontade de ler esse livro foi o fato de termos uma playlist. Adoro livros que indicam músicas.

    ResponderExcluir
  22. Oi Delmara,
    Eu vi algumas fotos no instagram da prova do livro, mas não sabia que se tratava de um livro originário da plataforma wattpad. Eu não a utilizo mas sei que é fonte de descoberta de ótimos autores e é lá que eles acabam ganhando destaque, até chegar em uma editora. A capa ficou bem bonita e acredito que o conteúdo nos transporte para a adolescência pelo que você mencionou, achei bem legal a temática. Vou anotar a dica aqui e quando o livro for lançado irei conferir.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  23. Oi, o que mais gosto nesses livros adolescentes é o fato que a leitura deles nos fs lembrar nossa própria fase e época e nos contagia con essa nostalgia. Gostei de saber a forna como esse livro te envolveu e te despertou emoções. O ebredo também é bem interessante e pretendo fazer a leitura em breve .
    Bj

    ResponderExcluir
  24. OIii

    Amo livro assim que deixam a gente bobo lendo, serie são encantadores. Já conhecia o livro e estou doida pra ler pois acho que vou gostar bastante. Não uso o Wattpad mas caramba, quanta coisa boa tem saido de lá. Achei bem legal também a editora ter dado a prova do livro pra vocês, é super gostoso quando isso acontece.

    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Oi, eu amo livros juvenis e tenho que confessar que essa premissa me cativou e muito! Apesar de conhecer a plataforma do Wattpad eu não costume ler os livros por lá, mas confesso que existem muitos livros bons sendo publicados por lá! Além de amar livros juvenis eu amo quando vemos os acontecimentos por relatos, então definitivamente saber pelo diário me deixa bem entusiasmada. Gostei principalmente do fato dela ser desastrada e proporcionar diversas situações boas e engraçadas, definitivamente irei ler assim que for lançado!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Assim como você, sou apaixonada por esse gênero literário, mas confesso que de início não estava animada com essa dica, parecia uma história mais ou menos, mas lendo sua resenha fui vendo que se trata de uma história cativante com uma protagonista muito divertida e por isso me animei com o livro. Enfim, gostei bastante de conhecer esse livro e vou marcar na lista de leituras.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Eu não conhecia o livro, mas já fiquei interessada nele. A história parece ser bem fofa e bem leve. E o enredo parece ser bem divertido. Acho que também vou gostar bastante da Babi, só por ela ser desastrada igual eu hahaha E achei legal que o livro foca bastante na relação da Babi com a família.
    Já coloquei o livro na minha listinha :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Realmente tem muitos livros incríveis no Wattpad,achei super interessante a estória e amo livros que são escritos em forma de diário,são bem divertidos e envolventes.Amei a personagem e fiquei curiosa para saber como será a vida dela em Orlando.Ótima resenha,bjss!

    ResponderExcluir
  29. Oi Delmara, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro é leve e contagiante. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro leve no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada por ser um juvenil (um dos gêneros que mais amo), não curto dramas, mas adoro Romances. Espero ler e ficar com um sorriso bobo ;-). Vou adicionar na minha estante!
    Até a Próxima!
    Andreza Felix

    ResponderExcluir
  31. Oi Delmara! Esse livro tinha me chamado a atenção pela capa, e a história parece ser super legal! Gostei muito de saber que tem uma trilha sonora, adoro livros que tem indicações indiretas de livros e filmes, dá pra se envolver mais com a história. Também fiquei empolgada em saber que esse livro foi publicado inicialmente pelo Wattpad. Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Oi,o livro não é bem o meu gênero.
    Mais lendo a resenha eu até gostei , pelo fato dela não ser aquela garota chata e boba ,fora que o livro parecer um diário de alguem e quando se lê algo animado a gente perde até o limite de tempo.
    Bj

    ResponderExcluir
  33. Oieee, sua empolgação com o livro ficou muito nítida, adoro livros juvenis, mas sempre espero ter aqueles momentos em que a protagonista vai me fazer querer jogar o livro longe, mas pelo que disse, parece que isso não ocorre aqui...uffa. Gostei do enredo, e a resenha só da mais força de que seja uma história envolvente. Valeu pela dica ;)

    @Agda01

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia a história, não tinha muito interesse por livros que trata de uma trama adolescente, mas esse me despertou muito o interesse.

    ResponderExcluir
  35. Oii!
    Minhas amigas fizeram comentários sobre esse livro, até então não tinha curiosidade de ler, porém depois ver a sua resenha, que por sinal esta maravilhosa e super convidativa, vou ler sim! Bjinhos

    ResponderExcluir
  36. Eu uso Wattpad e sempre acho histórias maravilhosas por lá. Achei interessante a sua resenha desse livro, agora é só esperar ele ser lançado e colocar na minha lista.

    bjuss

    ResponderExcluir
  37. Eu não conhecia o livro, mas a premissa dele me chamou a atenção. E todos os personagens parecem ser bem construídos.
    Gosto bastante de livros juvenis por sempre se tratar de uma leitura leve.
    E que bom que o livro já está quase sendo lançado, pois é um livro que eu vou amar ter na minha estante.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  38. Embora eu ainda não tenha lido, deve ser muito bom mesmo! Apesar que o sentimento de mudança nunca é compreendido como algo imediato, principalmente pelos jovens, como separação dos pais ou até mesmo um distanciamento, mas com o tempo nos deparamos que foi uma escolha de amadurecimento, de novas aventuras e um recomeço.

    ResponderExcluir
  39. Só por você ter dito que o livro tem passagens com muitos micos e que serve como pílula que cura ressaca literária já me despertou o interesse pela leitura... tenho visto muitos comentários positivos a respeito desse livro mas confesso que até agora ele só me passou a impressão de um livro com a capa "fofinha"... acho que vou dar uma repaginada lê-lo pra ver no que é que dá. Se me garantir boas risadas já tá valendo!!!😉

    ResponderExcluir
  40. Amei a resenha. E que livro amorzinho.. Fiquei com muita vontade de conhecer mais da história e das aventuras da Bárbara lá na terra do Mickey!! Esse ano que comecei a usar a plataforma do Wattpad e realmente parece ter muita coisa boa por lá!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  41. Olá tudo bem?

    Acho incrível quando autores do wattpad conseguem lançar livros e esse foi um dos que me chamou atenção, amo historias aonde o personagem tem que mudar de cidade e se alto descobrir na cidade nova acho que isso amadurece os personagens e é muito interessante ver que ao longo das páginas a evolução dos personagens e já estou louca para ler sobre a Bárbara. Com certeza entrou para minha listinha de livros que eu ainda quero ler.

    Beijos

    www.l-ivradora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Agora fiquei curiosa para ler esse livro, sempre é om ter indicação de um livro leve para a gente sair daquelas ressacas literárias pesadas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Olá, tudo bem?

    Tenho visto bastante sobre esse livro nos últimos dias, mas até então não tinha me preocupado muito em procurar saber mais sobre ele (justamente pela falta de tempo e dinheiro, diga-se de passagem kkk). Mas lendo sua resenha, me interessei pela história, e acredito que posso adicioná-lo à minha lista de desejos para o verão. Não sei porque, tenho o costume de apreciar leituras mais leves e divertidas no verão, vai entender? kkk

    Adorei a dica!

    Abraços, Keli.

    ResponderExcluir
  44. Oi, Delmara! Acabei de colocar esse livro na wishlist depois de sua resenha. Eu gosto muito de livros assim, alegres, engraçados e com uma pegada bem jovem. Essa temática de diário também é super bacana, parece que a gente se aproxima mesmo da personagem! Gostei! Gostei mesmo! Espero ler em breve! Ah, eu também confesso que não sou adepta ao wattpad, nunca li nenhum livro lá, apesar de há um tempo já ter me arriscado a publicar meus textos rs, mas sei que lá tem muita gente talentosa, e que bom que as portas para essa galera estão se abrindo!

    Bjão!

    Jess, do blog A Rosa do Príncipe
    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. oi, que resenha maravilhosa, parece ser um livro muito bom. E bom a gente da uma chance pra nossas autoras brasileiras que estao escrevendo muitoooooo. ja entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  46. Parece ser uma boa opção para aquele momento em que procuramos simplesmente uma leitura leve e descontraída, adoro histórias juvenis desde que sejam bem ecritos, gostei da ica.

    ResponderExcluir
  47. Não sou de acompanhar o whatpad, mas a plataforma tem revelado autores e histórias incríveis. E isso é super legal. Não tinha me interessado muito quando fiquei sabendo desse livro - essa coisa de menina que não quer se mudar para um lugar de sonhos não faz muito sentido para mim - mas ler sua resenha me deu uma nova visão do livro. Também gosto de livros juvenis e acho que seria uma leitura bem legal de se fazer. Fiquei curiosa com os micos que a protagonista atrai para si...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir