Resenha #204 Anna vestida de sangue - Kendare Blake

5 de julho de 2016

Oi galerinha!
Aqui estamos nós, mais uma vez! E para não perdermos o costume, senta que lá vem resenha bafônica. Sinceramente eu não imaginava o que encontraria nas páginas de Anna vestida de sangue, mas apesar do receio resolvi arriscar e matar minha curiosidade crescente e descobrir os mistérios em que essa garota estava envolvida e olha, o negócio apesar de não ser aterrorizante, é bem sinistro.


Titulo: Anna vestida de sangue (Anna #01)
Autor(a): Kendare Blake
Editora: Verus
Ano: 2016
N° de páginas: 252
Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?
Desde a morte brutal de seu pai, Cas tomou para si a responsabilidade de caçar e matar os mortos que teimam em vagar pelo mundo dos vivos, cometendo os mais bárbaros assassinatos. Intrigado pela história da sua mais recente caça, ele se vê diante de um desafio incomum, seria ele capaz de finalizar esse último trabalho, antes de partir em busca da criatura que matou seu pai? Anna está morta a mais de cinquenta anos, e pouco se sabe da sua história, ou o que a tornou um ser tão cruel e poderoso. Cas precisa destruir essa entidade que mata com uma facilidade assustadora todos aqueles que ousam pisar em sua casa. Em uma tentativa mal sucedida de reconhecimento de campo, o jovem caçador de fantasmas se vê cara a cara com Anna e de imediato percebe que ele jamais seria páreo para ela, mas Anna contrariando todas as expectativas sequer tenta atacar o rapaz. Agora ainda mais curioso e envolvido com o fantasma de Anna, Cas se lança na busca de respostas as suas infindáveis perguntas. O que está por trás da história dessa garota e o que a impediu de mata-lo, são questionamentos que dominam cada instante dos dias de Cas, que não descansará até solucionar o mistério e terminar mais esse trabalho.

Embora Cas seja determinado e deveras corajoso, ele é apenas um garoto com uma missão imensamente assustadora, diga-se de passagem. Eu não teria coragem nem de cogitar a possibilidade de caçar um fantasma, quem dirá viajar de um lado para o outro em busca de vários deles. Mas todo esse trabalho de Cas, funciona nada mais, nada menos que um treinamento para ele. O rapaz busca se aperfeiçoar e ganhar força para poder matar aquele que ele estuda a mais de dez anos. A criatura que matou seu pai, é o ser mais poderoso que ele tomou conhecimento, até ele se encontrar com Anna vestida de sangue. A morte de Anna apresenta várias lacunas, que podem ser fatores determinantes, para se compreender tudo o que ela se tornou, e enquanto as peças do quebra cabeça vão se juntando o leitor pode se deliciar com um suspense ora sutil, ora assustador.

O livro é narrado em primeira pessoa por Cas, um personagem sarcástico, detentor de um humor ácido e super irreverente, o que facilita o entrosamento com a história. Mesmo não sendo um livro de terror extremo, possui um enredo que transborda horror. Anna é violenta e protagoniza cenas sangrentas e pavorosas, extremamente imprevisível, a jovem morta nos deixa intrigados com sua história passada e presente. Mas em paralelo a isso, conhecemos diversas histórias de fantasmas que habitam as caçadas do passado de Cas e nos envolvemos com personagens secundários, que apesar de terem tido pouco espaço significativo na trama, chamam atenção por disporem de carisma em excesso. A interação entre os personagens se da de forma natural e agradável de se ler, Kenadare Blake, possui uma escrita dinâmica e envolvente que da vida a uma trama deliciosamente peculiar.

Anna vestida de sangue é o primeiro livro de uma duologia, descobrir isso me deixou extremamente feliz, já que não estava conseguindo me conformar com o desfecho que apesar de ocorrer com maestria e deixar todas pontas bem amarradinhas, sugere a possibilidade de uma reviravolta impressionante. Se por acaso fosse obrigada a imaginar para sempre o que teria acontecido depois daquela última página, não sei o que seria da minha sanidade, pois terminei o livro essa madrugada e desde então não consigo parar de pensar nos possíveis caminhos que esses personagens queridos, aos quais já me sinto ligada, poderiam ter trilhado. Agora só me resta torcer muito pra sequencia não demorar a sair. Recomendo o livro para aqueles que já curtem o gênero e para os que querem ler um suspense bem construído, mas que não fará seu coração parar em definitivo durante a leitura, embora certamente ele irá acelerá em diversas cenas.

|| Skoob || Compare e compre: SubmarinoSaraivaAmazon || Gênero: Suspense ||

26 comentários

  1. Olá, terminei o livro ontem e parti em uma caçada de resenhas sobre ele rsrs. É horrível quando você lê um livro e ninguém que conheça o leu pra debater. Amei o livro, fiquei louca por ele no momento que vi a capa, e depois que li a sinopse, sabia que precisava dele.
    Choquei com as revelações feitas sobre o passada da Anna... aquele ódio todo de alguém que deveria amá-la. E depois o passado do Cas, batendo a porta ou melhor dizendo...descendo as escadas,kkkkkkk foi de tirar o folego aquela sequência. Espero de verdade que o Thomas e a Carmel consigam ajudar o Cas, ansiosa pela continuação!
    Bjos e adorei sua resenha ^_^

    @Agda01

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Então, eu também já li esse livro e gostei bastante do desenvolvimento, assim como dos próprios personagens. Também fiquei feliz quando soube que haverá outro livro, ainda mais porque já podemos imaginar que muitas coisas ainda podem acontecer. Amo esse gênero e acredito que a autora soube fazer algo bem descontraído e dinâmico, e ao mesmo tempo com outros elementos marcantes, como o suspense.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Delmara!

    Me deliciei lendo sua resenha, adoro ler as coisas que você escreve.
    E essa forma de escrita me despertou uma vontade imensa de ler esse livro, coisa que não tinha acontecido até então.
    Mesmo sendo um pouco medrosa, estou ansiosa para conhecer a Anna e, principalmente, o Cas. Eu amo livros narrados pelo gênero masculino, principalmente quando ele vem recheado de muito sarcasmo e humor ácido, como você mesma citou.

    Agora estou aqui intrigada com essa história e para desvendar os motivos pelos quais Anna é tão poderosa e se para saber se de fato Cas a mata e como faz isso. Ai meu Deus, é uma infinidade de dúvidas que só serão sanadas quando eu ler o livro.

    Desde já agradeço pela indicação.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid,
      tenho que admitir que deleite maior foi ler seu comentário. Sério mesmo.
      Fico tão feliz quando tomo conhecimento de que alguém gosta do que escrevo e pode parecer clichê, mas sem sombra de dúvida esse feedback tão honroso é o que me estimula a continuar e tentar melhorar a cada dia mais.

      Obrigada por esse comentário lindo.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Faz um tempinho que vejo muitas pessoas falando bem dessa obra, eu acho que a capa dela maravilhosa, além disso, muito chamativa. Depois de ter feito a leitura da sua resenha, eu adicionei o livro na minha lista dos desejados. Parabéns pela detalhada e bem escrita resenha!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Delmara, tudo bem?
    Curti muito tua resenha, e agora esse livro já está listado na minha fila!
    Gostei bastante do mote narrativo, adoro suspense e terror e fazia tempo que não me interessava por algo no gênero!
    Parabéns pelo blog, é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!
    Já tinha visto algumas resenhas sobre o livro, confesso que todas me deixaram um tanto curiosa. Não sou muito de ler livros de terror. Não curto muito a temática - fora que sou muitoo medrosa - mas Anna Vestida de Sangue me parece ser algo que eu poderia vir a gostar muito. Guardarei a indicação para o futuro ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OI Delmara, nossa parece que você ficou impactada mesmo hein. Não sabia desta história e agora fico pensando na Anna e em porque ela está assim e porque não atacou o Cas. E tudo o que pode acontecer na história. Adoro este tipo de história porque muitas vezes quebra os romances e dramas que eu leio.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Quero muito ler esse livro, ele parece tão instigante, e todas as resenhas que eu vi são tão positivas que eu morro de vontade de ler esse livro kk e que bom que é uma duologia, ainda mais pela estoria ser tão envolvente, muitas perguntas ainda me atormentam sobre esse livro, tipo, por que Ana não atacou Cas, e por que ela e assim desse jeito tão violenta? muitas perguntas a mais, espero ler ele o mais rápido possível por que sua resenha me deixou mais curiosa do que o normal pra mim kkk
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Bom, já li algumas resenhas desta obra por aí, e apesar do livro fugir completamente do gênero que costumo ler, confesso que fiquei instigada a embarcar nessa história. Adorei suas colocações, e acho que se surgir uma oportunidade, eu daria uma chance a Anna.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  10. Preciso confessar que só quero ler o livro porque sei que vai virar filme... mas não me empolguei tanto com essa pegada de fantasmas e tal. Saber que a voz narrativa é sarcástica, me deixou mais animadinha pra ler e tô achando que vou gostar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Delmara,
    Tenho curiosidade de ler esse livro desde o lançamento. Confesso que, no começo, achava que a história era aterrorizante, mas percebi que não é, apesar de ser sinistra.
    Gostei muito de conhecer seu ponto de vista e achei legal você ter dito que, apesar de Cas ser destemido, ele é um adolescente fazendo algo extremamente assustador. Outro ponto que me agradou foi que Anna é violenta, sei lá, achei isso legal.
    A sua resenha aumentou muito minha curiosidade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oie! Logo que vi esse título entre os lançamentos da editora, logo fiquei mega curiosa para conhecer o enredo. Acho que nunca tinha lido uma obra sequer parecida com essa, então acredito que será uma ótima experiência. Também não consigo me imaginar viajando o mundo atrás dessas criaturas e, se eu fosse esse garoto, provavelmente teria abandonado a missão logo que tivesse encontrado Anna, hahah. Mas aparentemente o que o motiva a continuar é muito maior do que o medo de fantasmas... Adorei sua resenha e fiquei me perguntando o motivo de ainda não ter lido essa obra! Vou esperar um pouquinho o lançamento do segundo volume, se não enlouquecerei tentando descobrir o que acontecerá, rs. ><

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que fiquei empolgada com o enredo e os personagens, esse ar mas sobrenatural me agrada muito, e saber que com esse fantasma é diferente no caso ela, fiquei toda empolgada.

    ResponderExcluir
  14. Oiee. adorei saber que esse livro acelera o coração, mesmo que eu esperava que fosse de tirar o fôlego, mas a medida que leio as resenhas já estou baixando as expectativas. também fiquei curiosa em como foi o final que te deixou imaginando uma dezena de probabilidades. Adorei a sua resenha e cada vez estou mais empolgada para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tudo bem?

    Vou te contar que fiquei mega interessado na proposta do livro. Além dessa premissa me chamou muita atenção. Além da sua resenha me deixou com aquele gosto de preciso ler esse livro.

    Emerson
    Literatura News

    ResponderExcluir
  16. Já li uma resenha desse livro mas que não foi tão positiva quanto a sua, e confesso ficar aliviada ao ler sua resenha, pois a proposta do livro é incrível e queria ler de qualquer jeito.
    Faz tempo que não leio um livro desse gênero e quero matar a saudade, HAHA.
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  17. Oi Delmara,
    Já ouvi falar bem desse livro e mesmo não gostando do estilo de terror/horror fiquei bem interessada no livro lendo a sua resenha. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Ai,ai,ai... depois de embarcar num mundo de caçadores de sombras e ficar muito triste após terminar as leituras da série Os instrumentos mortais será que ainda tenho fôlego pra encarar caçadores de fantasmas??? Amo a capa desse livro e, depois de ler sua resenha, acho que também vou amar a história!!! Parabéns pela escrita!!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Não gosto de terror, por isso é reconfortante saber que o livro não é tão assustador, e sim misterioso. A capa está maravilhosa, fiquei bem instigada com a profissão de Cas, não entendi muito isso de matar fantasmas, eles já não estão mortos? enfim, acho que isso consegue ser bem explicado no livro, Anna chamou minha atenção, e já espero pelo romance dos dois, mesmo que não ache válido colocar um romance no meio de uma história que o foco era Cas caçar fantasmas, mesmo assim irei ler e tirar minhas próprias conclusões, vi muitos comentando mesmo que o final é aberto e deixa dúvidas, espero que a continuação seja esclarecedora

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bem.
    Caramba! Sua resenha me fez viajar...Quero esse livro na minha estante já rsrs
    Amei a história e gosto de livros narrados em primeira pessoa. Lindo blog. Parabéns...Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu estava bem animada para ler esse livro, mas confesso que não fui tão conquistada por ele, eu esperava uma história aterrorizante e o que encontrei foi um romance que ao meu ver foi bonito, mas mudou a direção história e eu não fui muito convencida pela Anna, sabe? Enfim, foi uma leitura agradável, mas para mim é uma história bem fraca e por isso nao me animei com a continuação.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Delmara, tudo bem?
    Eu li o livro recentemente e gostei muito dele, me surpreendi em muitas partes, ainda mais por eu adorar um bom suspense e nesse livro tem tudo de bom. Fiquei muito feliz em ver que você gostou dele e que recomenda, também fiquei me remoendo no final quando descobri que teria uma sequência, estou bem ansiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Delmara,
    A premissa desse livro não é muito original, pra mim parece um "Supernatural" só que no lugar de Sam e Dean temos uma menina, Apesar de gostar do estilo a leitura não me atrai, poderia até ser que eu lesse se caisse em minhas mão, mas não me animo a comprar e nem entra na minha lista de desejados.
    Ainda assim gostei muito da sua resenha, ela foi bem esclarecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie!!!
    O título deste livro e sua capa sempre me chamaram a atenção. Esta história parece ser bem intensa!Gostei de sua resenha, pois não soltou nenh spoiler desnecessário e por isso mesmo atiçou minha curiosidade!
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  25. Só gostaria de saber se para uma pessoa mt medrosa esse livro seria ruim? Pq to querendo ler mas to com medo

    ResponderExcluir