Séries Literárias: Os Instrumentos Mortais

8 de fevereiro de 2023

Olá meu povo!
Hoje vamos falar sobre Os Instrumentos Mortais, mais uma série fantástica sucesso de público que conquistou minha atenção ao longo dos anos. Eu acho que já deu pra perceber que eu sou aquele tipo de leitora que não foge de uma série grande, né? Quando o assunto é fantasia, meu lema é, quanto mais livros melhor rs. E nesse quesito Cassandra Clare não decepciona, ela criou um universo tão amplo e cheio de publicações, que me custou alguns dias reunir e organizar as informações que compõem este post. Eu sinto que abri uma caixa de pandora e que apesar das inúmeras tentativas, não consegui registrar tudo a contento. As Crônicas dos Caçadores das Sombras dispõe de uma quantidade gigantesca de materiais, sejam eles impressos ou digitais, oficiais ou produzidos por fãs. Foi impossível pra mim reunir tudo aqui, como eu planejava e gostaria mas ainda assim, acredito que para aqueles que desejam iniciar no mundo dos caçadores, aqui temos uma base boa de tudo o que esta escritora preparou e do que ainda está por vir.


Os Instrumentos Mortais, é uma série de fantasia jovem que está ligada a pelo menos outras quatro séries do mesmo universo. Escrita por Judith Rumelt sob o pseudônimo Cassandra Clare, Os Instrumentos Mortais possui uma narrativa extensa. A trama é protagonizada por Clare Fray, uma garota de quinze anos que se vê envolvida em um mundo sombrio que até então lhe era desconhecido, e acompanha a difícil jornada da jovem, que envolve romance, amizade, relações familiares, descobertas sobrenaturais sobre sua origem e o mundo em que habita, e muitos perigos. Os seis livros da série se completam e para uma melhor compreensão da história, precisa ser lido na ordem de publicação.

OS INSTRUMENTOS MORTAIS

Cidade dos Ossos (2007), Cidade das Cinzas (2008) e Cidade de Vidro (2009)

Cidade dos Anjos Caídos (2011), Cidade das Almas Perdidas (2012) e Cidade do Fogo Celestial (2014)

1. Cidade dos Ossos (#01)
2. Cidade das Cinzas (#02)
3. Cidade de Vidro (#03)
4. Cidade dos Anjos Caídos (#04)
5. Cidade das Almas Perdidas (#05)
6. Cidade do Fogo Celestial (#06)

Antes de publicar Os Instrumentos Mortais, Judith Rumelt, escreveu a fanfic Draco Trillogy inspirada na série Harry Potter e focada no personagem Draco Malfoy, contudo a autora foi acusada de plágio e em consequência disso, banida do Fanfiction.net, plataforma na qual dispunha seu material. Este episódio contudo, não prejudicou de fato aquela que viria se tornar um dos maiores nomes da fantasia jovem. A agora Cassandra Clare, fechou um contrato com a editora Simon & Schuster e iniciou a publicação de Os Instrumentos Mortais (2007), que tem lhe rendido muitos bons frutos desde então, ainda assim, há quem diga que Cassandra não só utilizou trechos de Draco Trillogy, como também de outras séries de livros, TV e filmes, para compor seu maior sucesso. O fato é que, Clare nunca foi condenada judicialmente pelas inúmeras acusações de plágio que vem sofrendo desde que se lançou como escritora, e segue firme em sua posição de fenômeno mundial com mais de 50 milhões de livros vendidos mundo a fora e uma legião de fãs que esperam sedentos pelo próximo lançamento.

OUTRAS EDIÇÕES

Cidade dos Ossos e Cidade das CinzasCidade de Vidro e Cidade dos Anjos CaídosCidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial

Em 2014, teve início a publicação de uma coleção de Luxo para colecionadores da série Os Instrumentos Mortais. As edições 2 em 1, contam com capas duras e acabamento metalizado.

Cidade dos OssosCidade das Cinzas e Cidade de Vidro

Cidade dos Anjos CaídosCidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial

Em 2021 a editora Galera Record, lançou um box com novas edições de Os Instrumentos Mortais, com novas capas, acabamento metalizado e novo conteúdo, onde cada um dos títulos apresenta um conteúdo extra. São cenas deletadas, cenas estendidas, mapas, cartas e até um HQ. As lombadas dos livros formam, juntas, uma bela imagem com os personagens da trama.

AS CRÔNICAS DOS CAÇADORES DAS SOMBRAS

O saga dos Caçadores das Sombras, começou com Os Instrumentos Mortais, a série que inicialmente foi planejada para ser uma trilogia, se tornou um fenômeno entre os fãs de fantasia jovem e ganhou vida própria. Após lançar várias séries, livros e contos relacionados aos caçadores, a autora nomeou todo este material como As Crônicas dos Caçadores das Sombras, que engloba tudo o que foi publicado e o que ainda está por vir deste universo. E até o presente momento foram publicadas quatro séries: Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais, Os Artifícios das Trevas e As Últimas Horas, todas disponíveis integralmente no Brasil, e uma infinidade de materiais extras.

AS PEÇAS INFERNAIS

Anjo Mecânico (2010), Princesa Mecânica (2011) e Príncipe Mecânico (2013)

1. Anjo Mecânico (#01)
2. Princesa Mecânica (#02)
3. Príncipe Mecânico (#03)

As Peças Infernais é um prequel de Os Instrumentos Mortais. Se passa na era Vitoriana, em Londres, em 1878. Esta trilogia conta como os antepassados dos protagonistas de Instrumentos mortais se conheceram e revela os mistérios que existe entre eles.

Anjo MecânicoPrincesa Mecânica e Príncipe Mecânico

Em 2020, foi lançado um box com novas edições da trilogia As Peças Infernais, com novas capas metalizadas, com lombadas que se completam e novo conteúdo.

OS ARTIFÍCIOS DAS TREVAS

Dama da Meia-noite (2016), Senhor das Sombras (2017) e Rainha do Ar e da Escuridão (2018)

1. Dama da Meia-noite (#01)
2. Senhor das Sombras (#02)
3. Rainha do Ar da Escuridão (#03)

Os Artifícios das Trevas se passa em Los Angeles, em 2012, cerca de 5 anos após o encerramento de Os Instrumentos Mortais. Nesta história, é possível acompanhar os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas.

Dama da Meia-noiteSenhor das Sombras e Rainha do Ar e da Escuridão

Em 2022, foi lançado um box com novas edições da trilogia Os Artifícios das Trevas, com novas capas metalizadas e conteúdo extra reunido exclusivamente para os leitores brasileiros. São eles: Cenas estendidas de Julian e Emma em Los Angeles e na Cornualha, cena deletada de Julian e Emma na Blackfriars Bridge, Nossa Alma Desperta, um conto sobre Jace e Clary no Reino das Fadas, e Estrelas Flamejantes, um conto sobre Kieran e Mark no Reino das Fadas.

AS ÚLTIMAS HORAS

Corrente de Ouro (2020), Corrente de Ferro (2021) e Corrente de Espinhos (2023)

1. Corrente de Ouro (#01)
2. Corrente de Ferro (#02)
3. Corrente de Espinhos (#03)

As Últimas Horas, se passa na era Eduardiana, em 1903, cerca de 25 anos após a série As Peças Infernais. Esta história mescla enredos complexos, um cenário histórico e personagens cativantes.

THE WICKED POWERS

Ainda sem data de lançamento definida, The Wicked Powers (Os poderes perversos) trará a conclusão das Crônicas dos Caçadores das Sombras. Acredita-se que a história acontecerá três anos após o término de Os Artifícios das Trevas.

• ORDEM DE LEITURA

Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais), Anjo Mecânico (As Peças Infernais), Dama da Meia-noite (Os Artifícios das Trevas) e Corrente de Ouro (As Últimas Horas).

1. Cidade dos Ossos (IM #01)
2. Cidade das Cinzas (IM #02)
3. Cidade de Vidro (IM #03)
4. Anjo Mecânico (PI #01)
5. Cidade dos Anjos Caídos (IM #04)
6. Príncipe Mecânico (PI #02)
7. Cidade das Almas Perdidas (IM #05)
8. Princesa Mecânica (PI #03)
9. Cidade do Fogo Celestial (IM #06)
10. Dama da Meia-noite (AT #01)
11. Senhor das Sombras (AT #02)
12. Rainha do Ar da Escuridão (AT#03)
13. Corrente de Ouro (UH #01)
14. Corrente de Ferro (UH #02)
15. Corrente de Espinhos (UH#03)

As Crônicas dos Caçadores das Sombras pode ser lida pela ordem de publicação que está disposta logo acima e é recomendada pela autora, ou por ordem cronológica. Cronologicamente a série se desenvolve da seguinte forma: As Peças Infernais (1878), As Últimas Horas (1903), Os Instrumentos Mortais, Contos da Academia dos Caçadores de Sombras e As Crônicas de Bane (2007), Os Artifícios das Trevas, Fantasmas do Mercado das Sombras e As Maldições Ancestrais (2012), e por fim The Wicked Powers, ainda não publicada.

OUTRAS PUBLICAÇÕES DO MESMO UNIVERSO

O Códex dos Caçadores de Sombras (2013)As Crônicas de Bane (2014) e Contos da Academia dos Caçadores de Sombras (2016)

Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo (2016)Fantasmas do Mercado das Sombras (2019)

1. O Códex dos Caçadores das Sombras
2. As Crônicas de Bane
3. Contos da Academia dos Caçadores de Sombra
4. Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo
5. Fantasmas do Mercado das Sombras

O Códex dos Caçadores de Sombras abrange tudo: a história e as leis do mundo dos Caçadores de Sombras; como identificar, interagir e, se necessário, matar os diferentes tipos de habitantes do Submundo; qual lado da estela você deve usar para escrever. Com estudos sobre geografia, história, magia e zoologia, todos condensados em um só volume. Spin-off das séries Os instrumentos mortais e As peças infernais, As crônicas de Bane narra as mais diversas aventuras do feiticeiro imortal Magnus Bane ocorridas em diversos países e períodos históricos, com aparições de figuras conhecidas como Clary, Tessa, Will e Alec. Em Contos da Academia dos Caçadores de Sombras, a história é contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, por Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman. Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo: Contada na Linguagem das Flores, é uma antologia que reúne características e fichas técnicas de personagens das Crônicas dos Caçadores das Sombras, apresentados em Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas. Já Fantasmas do Mercado das Sombras é um compilado de dez contos de Cassandra Clare, Maureen Johnson, Robin Wasserman, Sarah Rees Brennan e Kelly Link.

AS MALDIÇÕES ANCESTRAIS

Os Pergaminhos Vermelhos da Magia (2019) e O Livro Branco Perdido (2020)

1. Os Pergaminhos Vermelhos da Magia (#01)
2. O Livro Branco Perdido (#02)
3. The Black Volume of the Dead (#03)

As Maldições Ancestrais, é uma trilogia que acompanha o feiticeiro Magnus Bane e o caçador de sombras Alec Lightwood enquanto viajam pelo mundo após a Guerra Mortal. O Livro Branco Perdido, trás o conto de Jim e Tessa como conteúdo extra. The Black Volume of the Dead, ainda não possui data de lançamento definida.

Além destas, existem muitas outras publicações extras relacionadas ao universo dos Caçadores das Sombras, algumas delas são: Grafic novel e livro de colorir de Os Instrumentos Mortais, Mangá de As Peças InfernaisCaçadores de Sombras e Seres do Submundo (um livro com uma compilação de comentários de vários autores sobre o universo criado pela Cassandra Clare, cada um falando sobre temas diferentes) e Guias ilustrados. Também existe um material bônus online para fãs composto por cenas deletadas, cenas extras, artes, playlists e prévias de futuros livros.

ADAPTAÇÕES

Cidade dos Ossos, primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, foi adaptado em 2013. Com Lily Collins dando vida a protagonista Clare Fray e Jamie Campbell Bower como Jace Wayland, o filme foi um completo fracasso de público e obteve muitas críticas negativas. O longa, dirigido por Harald Zwart, apresenta algumas semelhanças com a obra da Cassandra Clare, mas em sua maioria o roteiro não convenceu e destoou muito da narrativa que nos foi apresentada nos livros. Isso obviamente foi fator determinante para que os produtores desistissem de futuras adaptações dos demais livros da saga. 


Contudo em 2016, estreou Shadowhunters, uma nova adaptação em formado de série de TV da Freeform, cujo direito de distribuição pertence a Netflix. Apesar do produtor executivo e criador da série Edward Decter, ter se preocupado em adicionar ao cast da série atores e atrizes com características físicas semelhantes as descritas nos livros, a atuação dos mesmos desagradou grande parte do público em geral. Além do baixo desempenho de Katherine McNamara (Clare Fray) e de Dominic Sherwood (Jace Wayland) entre outros, a série também recebeu duras críticas por acrescentar personagens e acontecimentos que não faziam parte da história contida nos livros. A série foi encerrada em 2019 após três temporadas.


Em 2020, foi divulgada pelo The Cinema Spot que a BBC está trabalhando na adaptação televisiva de As Peças Infernais. Embora não se saiba de muitas informações a respeito deste novo projeto, comenta-se que a produção desta nova série ficará à cargo da Constantin Film, a mesma do filme Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos e da série de TV Shadowhunters, que detém os direitos de gravação há alguns anos.

2 comentários

  1. Oi Delmara!
    Menina, teve uma época que fiquei desejando demais essa série, por causa das resenhas eu lia e despertava minha curiosidade. Comprei o primeiro livro e não li. Acabei emprestando para uma amiga e ela ficou com ele. Então da história eu só conheço o filme. Lendo sua postagem deu vontade de ler, mas dessa vez vou dar uma olhada nos preços dos livros em formato digital. Quem sabe eu resolva aventurar nos primeiros livros.

    Bjos

    ResponderExcluir