Resenha #200 Azeitona - Bruno Miranda

28 de junho de 2016

Oi galerinha!
Quem ai está super curioso pra saber mais sobre o livro de estréia do booktuber Bruno Miranda? Meu interesse por esse livro foi imediato, assim que li a sinopse fui tomada por uma curiosidade imensa, não conseguia parar de pensar em como o Ian iria conseguir convencer a todos de que a Emília estava esperando um filho seu e por fim, como seria quando todos descobrissem a mentira. Também quer saber? Então chega mais!


Titulo: Azeitona
Autor(a): Bruno Miranda
Editora: Outro Planeta
Ano: 2016
N° de páginas: 352
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
Aos dezesseis anos Ian conta apenas com sua irmã mais velha Íris, a cumplicidade compartilhada entre ambos é o resultado de uma família que lida com perdas devastadoras, primeiro o abandono do pai e em seguida a morte prematura da mãe. Mas Ian sempre viu na irmã seu porto seguro, aquela com quem sempre podia contar e ela sempre batalhou para ser tudo o que o rapaz viesse precisar, mesmo que para isso ela tivesse que adiar seus próprios sonhos. Agora no entanto, Íris está grávida, prestes a se formar e com planos de expandir seu negócio, mas devido aos recursos financeiros limitados ela vem agindo com cautela. Para Ian, esse é o momento oportuno para retribuir todos os sacrifícios que a irmã fez enquanto lhe criava. Por isso, quando ele recebe a proposta de participar do reality show Jovens pais, acaba não pensando muito antes de aceitar. O cachê oriundo da participação seria uma ajuda bem vida que ele poderia dar a irmã, mas como ele poderia ser um dos participantes do programa se ele não estava prestes a se tornar pai?

Em um rompante Ian envolve Emília, sua colega de turma, em seu plano mirabolante. Por não estar namorando ninguém, ele precisou escolher aleatoriamente uma falsa namora para ser a mãe do seu futuro filho inexistente, ele só não consegue entender porque o nome de Emília, a garota com quem ele mal trocou duas palavras veio tão facilmente a sua mente. Além disso, quais as chances dela aceitar participar dessa loucura?

Azeitona é um emaranhado de acontecimentos, alguns fazem surgir aquele sorriso no canto da boca, outros no entanto despertam aquela sensação incômoda de um punho espremendo seu coração. A verdade é que o livro trás uma trama sutil, mas nem por isso menos marcante. O envolvimento com os dilemas dos personagens vai se tornando inevitável conforme a história vai se desenvolvendo, sendo assim, tenho que admitir que entendo perfeitamente os motivos que levaram Ian e Emília a se envolverem nessa enrascada gigantesca. O fato de Emília ter uma relação tão quebrada com a mãe, chega a ser comovente e indignante, mas também nos faz refletir e repensar nossas relações diárias. Enquanto a jovem buscava dialogar, sem as tão comuns agressões verbais de que era frequentemente vítima, a matriarca estava apenas empenhada em mostrar que detinha o poder para dar a última palavra, tornando a relação das duas algo arbitrário e irracional. Sempre acreditei que respeito deve ser conquistado e não apenas imposto por um título ou posição, por isso me tornei solidária a busca da garota por uma situação melhor.

Mesmo tendo perdido os pais tão cedo, Ian jamais se sentiu sozinho em sua família de apenas dois integrantes, ele e a irmã sempre compartilharam uma relação saudável de respeito, apoio mútuo e amor incondicional, o que torna as razões do Ian mais altruístas que as de Emília, seu foco desde o inicio era tornar menos pesado o fardo que ele se julga ser para a irmã. Apesar de entender ambas as razões não posso dizer que considero certo ou prudente a atitude dos dois, mas admito que foi importante. Ao se lançarem nessa jornada maluca, envoltos em mentiras crescentes e vivenciando de perto a realidade de jovens prestes a se tornarem pais, Ian e Emília amadureceram imensamente, moldaram ainda mais suas personalidades e descobriram a força e a coragem que levam dentro de si.

O caminho para o desfecho tornou-se angustiante em alguns momentos, mas foi válido, pois tudo se encaixou no momento certo e o melhor, de forma convincente. O que me leva a recomendar a leitura, sem receio algum. A escrita do Bruno é fluída e permite ao leitor o bônus de se perder enquanto acompanha os altos e baixos desses dois adolescentes carismáticos. Assim como toda boa história essa também aborda temáticas de alta relevância, a principal delas é a gravidez na adolescência, mas também fala-se de abuso sexual, conflitos familiares, exclusão social e parental, entre tantos outros. Considero essa uma leitura super positiva e uma obra que veio para quebrar tabus.  

|| Skoob || Compare e compre: SubmarinoSaraivaAmazon || Gênero: Jovem adulto, romance ||

18 comentários

  1. Oi Delmara,

    Eu já conheço o autor, mas não fazia ideia do que se tratava seu livro e até que achei a premissa bem interessante. Achei legal por levantar reflexões, ainda mais ao redor dos adolescentes. Achei a capa bem bonita e espero também ter a oportunidade de ler.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Sempre assisto os livros do Bruno e acho ele muito engraçado!
    Confesso que o livro dele não me desperta muito interesse pois tenho um pouco de trauma com livros de youtubers.
    Vi alguns comentários bem positivos sobre o livro, já outros que falam que a história não tem nada demais ai fico sem saber bem o que pensar.
    Fico feliz que pra você o livro tenha funcionado bem e que tenha sido uma leitura tão boa.
    No momento não tenho intenção de ler mas quem save futuramente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre curti muito o canal do bruno e claro, estou bem curiosa pra conferir a escrita dele. Imaginei que o livro seria mais leve e divertido, mas confesso que essa carga emocional e os temas sérios abordados, me deixaram mais empolgada. Adorei suas considerações, me deixou ainda mais interessada no livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Delmara,
    Estou com muita vontade de ler esse livro. Primeiro pelo Bruno ter sido um dos primeiros blogueiros que acompanhei quando entrei na blogosfera, faz tempo pois ele ainda tinha blog naquela época. rsrsrsrs
    Segundo porque o enredo não é nada do que eu imaginava, culpa dos livros de youtubers que estão saindo por ai. Adorei o fato de realmente ser uma ficção e com uma história que realmente achei interessante.
    Que bom que você recomenda a leitura, jpa tinha lido uma, porém a sua abordou mais aspectos referente aos assuntos tratados, que só me deixaram com mais vontade ainda de ler.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olá Delmara,
    Adorei a premissa desse livro. Já tinha visto a sua capa e ficado interessada, pois achei a combinação de cores incrível.
    Um dos pontos que mais gostei nesse livro é que o Ian não parece ficar sofrendo pelos cantos, ele corre atrás de coisas para tornar sua vida menos árdua e quer ajudar a irmã. Fico pensando em como funcionará esse game Jovens pais e como Emilia lida com isso.
    Acho que é uma leitura bem gostosa e o fato de a narrativa ser fluída ajuda ainda mais.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro e também não conhecia o autor, muito legal saber que ele é um booktuber.
    Achei o enredo bem legal, não é uma trama que me faz morrer de vontade de ler, mas é algo que desperta minha curiosidade sim.
    O livro aborda temas importantes e é muito legal saber que ele veio para quebrar tabus.
    Os personagens parecem ser carismáticos e fiquei curiosa sobre os dilemas que eles enfrentam.
    Gostei da resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Delmara
    Adorei ver suas impressões sobre o livro. Confesso que não imaginava que o livro era tão bom assim! Gostei muito e ver que foi tratado de forma tão sutil, assuntos importantes me deixou com mais vontade ainda.
    Gostei e já vou add na listinha de leituras.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Conheço o Bruno, ele é um fofo, já sabia do que tratava o livro, porém nunca tive coragem de pegar e ler, depois da sua resenha, ele sera o proximo da minha lista.


    Emerson
    Www.LiteraturaNews.com.Br

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu fiquei conhecendo esse cara está com bem pouquinho tempo, mas achei bem legal o trabalho no youtube, e essa é a primeira resenha que eu leio da obra dele. Achei bem legal, mas não é nada que eu leira com tanta curiosidade tipo, preciso de agora! Tá sacando, vou anotar sua dica é quem sabe eu compre em breve. Achei essa capa um arraso não é mesmo?
    Abcs

    ResponderExcluir
  10. Estou com altas expectativas para o livro, acho interessante ler um livro de um youtuber que admiro muito, principalmente por ser do gênero que amo:romance, achei até engraçadinha a história, acho que causa muitas confusões ele tentar entrar nesse reality, mas ao mesmo tempo é bonito ver sua cumplicidade com a irmã, achei legal o livro tratar de gravidez na adolescência, em breve estarei lendo, essa capa é linda

    ResponderExcluir
  11. hi baby, tudo bem? eu adoro o Bruno e o canal dele é um dos meus preferidos, ele é muito engraçado <3 imagine a minha surpresa quando vi que ele ia lançar um livro? o mais legal é que o livro dele não é biográfico como de todos os outros, ele tem realmente uma historia para contar, amei isso! ainda não li o livro mas estou muito ansiosa, pretendo comprar para ler logo ;) ótima resenha <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e por isso fiquei animada com a sua, das a história parece ser interessante e deve ser bacana acompanhar tudo. Achei triste os irmãos perderem os pais tao cedo, ninguém devia passar por isso, né? Mas já de cara fui conquistada pelos irmãos por serem taos fortes e determinados. Enfim, parece ser uma boa leitura, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!!!
    Adoro o Bruno Miranda e acompanho os vídeos dele desde de 2013 mais ou menos e quando soube que ele ia lançar um livro fiquei super empolgada com a noticia,mas depois que li a sinopse não me empolguei tanto assim =/ Infelizmente por enquanto não irei realizar a leitura,quem sabe mais pra frente eu resolva a ler?! :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/06/resenha-confissoes-de-uma-garota.html#comment-form

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    O título é bem peculiar kkkk sempre tive curiosidade de ler esse livro por causa do título estranho. Achei o enredo bem interessante e tocante. Imagino que deve ser uma estória engraçada por causa da mentira que eles irão contar para participar do programa e também deve ser emocionante por causa de todas as coisas que eles enfrentam na vida e o sofrimento.
    Olharei agora esse livro com outros olhos e tenho muita vontade de ler.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Antes de mais nada, gostaria de dizer que eu amo o Bubarim de paixão, ele me faz dar muitas gargalhas, já assisti os vídeos dele inúmeras vezes. Quando eu soube que ele lançaria um livro fiquei muito feliz, pois sabia que viria algo de qualidade por aí. Quando li a sinopse tive certeza e a leitura desse livro se tornou obrigatória para mim. HAHAHA

    Eu acho essa trama muito interessante e estou doida para descobrir o desenrolar de tudo isso aí.
    Gostei da resenha e fiquei feliz por ter gostado do livro.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  16. Oi Delmara, tudo bem?
    Esse é um livro que desde o lançamento já tinha me chamado a atenção e sua resenha me deixou mais positiva ainda. Eu assistia muito os vídeos do Bruno e sempre achei que ele tinha uma grande potencial, fiquei bem feliz quando vi o lançamento desse livro. Ver que você gostou e recomenda me anima mais ainda, ainda mais por ter uma história diferente e empolgante. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, mesmo sem saber sobre o que era esse livro eu já queria só por ele ser do Bruno Miranda, eu assistia todos os seus vídeos e fiquei super curiosa quando vi que ele iria lançar um livro. Adorei a premissa de Azeitona, YA é meu gênero favorito e fiquei muito empolgada pra saber como se desenrola a história do Ian. Sua resenha só aguçou minha curiosidade. Então obrigada!rs
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi flor tudo bem?! Acho que esse livro deve nos trazer reflexões sobre a perda daqueles que amamos e como superar e principalmente a união da família mesmo que seja de apenas dois membros como retrata esse livro. Irmãos no meu ponto de ver são amigos para a vida toda. Nossos primeiros e últimos amigos.
    Adorei o enredo e pretendo conferir em breve.
    Bj

    ResponderExcluir