Resenha #114 Amigas para sempre - Kristin Hannah

30 de abril de 2014

Um livro encantador que trás uma história intensa e bem construída. Primeiro livro que li da Khristin, que além de me surpreender me proporcionou belos momentos repletos de emoção. Uma amizade verdadeira e duradoura, como nunca tive a oportunidade de presenciar na vida real.

Titulo: Amigas para sempre
Autor(a):  Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
N° de páginas: 448
Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga?

Tully é uma garota que desde muito cedo teve que lidar com o abandono e a rejeição, aos dois anos de idade sua mãe Nuvem (como prefere ser chamada) a abandonou pela primeira vez para viver o estilo de vida hippie que ela tanto ama, as poucas vezes que ela retornou para tentar a relação com a filha só tornaram a dor da garota ainda maior, seu único conforto era poder contar com o amor incondicional da avó. Quando Tully estava decidida a esquecer de vez a mãe ausente, eis que Nuvem está de volta a sua vida e a leva para morar com ela. Poderia ser o começo de uma nova história, mas Tully sabe que essa reaproximação não irá durar muito tempo, elas ficaram juntas até a mãe resolver aprontar de novo.

Kate é o oposto de Tully, tem uma família que a ama e cuida dela e por isso vive em harmonia. Mas isso não impede Kate de se sentir sozinha, desde que suas únicas amigas se afastaram do bom caminho a jovem não sabe o que é ter colegas, a garota esquisita que usa óculos e aparelhos não consegue fazer amizades facilmente e por isso acaba ficando isolada. Quando vê Tully se mudar para a casa em frente a sua Kate jamais imaginaria que as duas se tornariam amigas, afinal porque uma garota linda, com um visual super descolado iria querer se aproximar dela? O que nenhuma das duas sabia é que ambas tem uma necessidade imensa que só poderia ser preenchida por uma grande e verdadeira amizade. Elas não fazem ideia da importância que uma terá na vida da outra. E que uma vez cruzados, os caminhos de suas vidas permaneceram assim para sempre, mas isso só será possível se elas puserem essa grande ligação acima das pedras que surgirem, mesmo que a pedra seja a montanha da traição.

Sempre li muito elogios a repeito da escrita da Khristin, mas nunca havia realmente me interessado por nenhuma obra específica dela, "Amigas para sempre" me ganhou a principio pela promessa de um bom drama. Ao iniciar a leitura, me vi completamente comovida pelo dilema de Tully, uma criança não deveria sentir tanta dor e ter suas esperanças despedaçadas tão cedo, nem imaginava que quando Tully e Kate se encontrassem é que eu me apaixonaria de vez pela trama. Não consegui acreditar em uma sintonia e fidelidade tão grande entre duas pessoas tão diferentes, mas confesso que quando se está lendo uma trama tão detalhada a ponto de sentir na pele a dor e alegria dos personagens, tudo parece real  e possível. E foi assim que eu me senti lendo esse livro, senti como se estivesse lá, senti como se fizesse parte dessa dupla, sendo assim não é novidade eu ter sentido uma dor sem precedentes, um nó na garganta e um sentimento de impotência que só quem viveu e sentiu essa história entenderá. A autora está de parabéns e com certeza entrou para minha lista de escritores queridos.

A capa desse livro é sensacional, tenho certeza que não sou a única apaixonada por ela, além disso ela diz muito do que se passa na história. A diagramação difere um pouco da diagramação dos demais livros da ed. arqueiro, a fonte do incio de cada capítulo e os divisores de texto são extremamente graciosos, foi escrito na terceira pessoa e divido em quatro partes, cada parte se passa em uma época diferente já que a amizade das duas tem cerca de 30 anos de duração. Possui orelhas, páginas amarelas e as letras são um pouco pequenas, nada que dificulte a leitura. Recomendo livro para quem curte um drama envolvente e emocionante.

Bom

Confira esse e outros livros, além de muitas novidades 
legais na Fan Page da editora.

7 comentários

  1. Ai Del, esse livro chegou hojeeee para mim e fiquei na dúvida se passaria ele na frente dos outros ou não. Confesso que agora estou bem tentada a fazê-lo.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara, tudo bem?
    Todo mundo está elogiando esse livro, já coloquei ele na minha lista e espero lê-lo em breve. Já li várias resenhas sobre esse livro, mas mesmo assim, você conseguiu me emocionar com suas palavras, sua resenha ficou linda. Gostei muito quando falou: "a ponto de sentir na pele a dor e alegria dos personagens, tudo parece real e possível".
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Delmara..
    Eu acho a história deste livro muito bacana. Já vi muitas resenhas positivas, e acho que não encontrei nenhuma que falasse o contrário.
    Também acho a capa linda. Ele não está entre minhas prioridades no momento, mas um dia pretendo ler.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está aqui na minha estante querendo ser lido. Fiquei mais ansiosa ainda para lê-lo.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso desse livro. Literalmente pois ganhei Por toda eternidade e me disseram que é continuação desse. Eu nem imaginava ainda mais por ser de editora diferente. Mas já queria ler ele antes, pois gosto de livros que envolvam amizades e até agora só vi gente falando bem dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é linda mesmo, viu! *-*
    Nunca li nada da autora, acho que irei começar por esse.
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Delmara,
    Awwwwn esse livro <3
    Ele conquistou um lugar privilegiado na minha estante e no meu coração *-*'
    Eu adoro a escrita da Kristin Hannah, ela sempre me comove. Kate é tão parecida comigo que chego a me assustar, nunca tinha me identificado tanto com uma personagem. Ótima resenha, minha opinião é bem parecida com a sua :)

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir