Resenha #108 A iniciação - L. J. Smith

4 de abril de 2014

Eu particularmente sou fã da L. J. Smith, desde quando descobri sobre Diários do vampiro, não só a série de TV mas também os livros. A narrativa da autora é leve mas não desleixada, tem sempre detalhes que fazem a diferença e ela sempre surpreende em seus livros.

Titulo: A iniciação
Trilogia: Círculo Secreto
Autor(a):  L. J. Smith
Editora: Galera Record
N° de páginas: 288
A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries. Livro que deu origem à série de TV Secret Circle.

E em Círculo secreto - A iniciação não é diferente, o enredo gira em torno de Cassie Blake, que é obrigada a mudar-se para uma nova cidade para morar com a sua avó, New Salem é o nome da cidade, cidade essa que nem se encontrava no mapa de tão insignificante. E depois de 'salvar' um garoto em apuros nas suas férias e ele ter deixado com ela um cristal de lembrança, Cassie vê-se em outra situação desconcertante. A casa da avó não é lá essas coisas, a cidade para onde se mudou muito menos, e mesmo dizendo a si mesma para tentar uma nova vida, em seu primeiro dia de aula na nova escola já percebe que as pessoas não irão ser muito acolhedoras com ela.

Logo logo Cassie descobre o círculo secreto de bruxos(as) da cidade, sobre sua família e principalmente sobre o garoto de quem nutriu uma simpatia mais do que o normal, pois ele também participa do círculo. O círculo envolve 12 pessoas, todos jovens querendo quebrar as tradições das famílias antigas, juntando o círculo de novo e fazendo magia. Ao longo da história Cassie descobre que Adam é comprometido com Diana, e que Faye não é uma bruxa boazinha em que se possa confiar.

Não dá pra contar mais sobre o livro, pois ele é bem curto, como diz o próprio nome, A iniciação pra mim não só se refere à iniciação de Cassie no círculo, como também à iniciação da saga em si. Terminei de ler o livro em um dia, depois de conhecer a série de TV, confesso que só me interessei por se tratar de uma obra de L. J. Smith que conquistou minha confiança com Diários do vampiro.

A narrativa não é cansativa, pode ser um pouco 'meloso' o romance proibido de Cassie e Adam, mas tem todo o perigo que Faye proporciona e os mistérios que ainda precisam ser desvendados sobre as histórias e personalidades de cada participante do círculo. Smith sabe como escrever um romance sem deixar de lado a fidelidade em escrever sobre o sobrenatural, você não vai ver deslizes quanto á isso nas obras dela, parece que ela faz uma pesquisa detalhada sobre o que vai escrever.

Me identifiquei com Cassie por ser narrada como uma pessoa tímida e anti-social e também por se entregar tão fácil a um novo amor com Adam. Os personagens não são tão detalhados no livro, vi em várias outras resenhas reclamações sobre isso, muita coisa não é explicada, mesmo assim a história é interessante.

A série de TV é bem diferente do livro, assim como The vampire diaries é somente baseada nos livros, The Secret Circle também é e existem muitas coisas diferentes por lá. Talvez um dia eu volte aqui falando sobre a série.

Para quem gosta de histórias de bruxas com pitadas de romance e mistério no final, recomendo o livro e a série também.


7 comentários

  1. Olá, tudo bom?
    Uma irmandade de bruxas numa escola de ensino médio... que doido! Mas gostei do enredo rsrs É o tipo de livro que eu leria brincando rs.
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o livro tão fraquinho. Se tivessem lançado todos juntos, podia até ser que ficassem bons, mas lançando assim separados acho que não vale a pena o dinheiro. Li o primeiro e o segundo e não comprei mais. A serie de tv até que eu gostava e não sei porque cancelaram.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas tenho muita curiosidade. Adorei a série, mas já imagino que vou me decepcionar um pouco. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai adorei *--------------* Parece ser ótimo, bem do estilo que gosto mesmo.
    Esse foi o mesmo nome de uma fic que li uma vez, entretanto as histórias são completamente diferentes - óbvio, rs.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem, a sua resenha está muito boa, mas eu não sei se leria o livro. Ao contrario de você, eu não gostei d Diários do Vampiro e por isso fiquei com um pé atrás com a autora, mas quem sabe um dia eu dou uma nova chance?

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando eu comecei a ver a série, até me interessei em ler o livro, mas aí a série começou a debandar e oh boy, preferi me distanciar. Tenho curiosidade de ler da autora, e acho que iria gostar de Diários do Vampiro, mas por alguns motivos, decidi não ler. Talvez eu venha ler esse, mas acho difícil. Só se chegar na minha mão mesmo

    Legal a resenha, me fez relembrar desse livro que tinha entrado na lista de desejados, mas ele permanece na do quem sabe, rs


    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O enredo é bom, e todo mundo fala muito bem, mas não tenho curiosidade. Estou correndo de bruxos, vampiros e afins. A menos que seja da irmandade da adaga negra.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir