Resenha #111 O Livro dos Mil Dias - Shannon Hale

21 de abril de 2014

Fui arrebatada por esse livro desde as primeiras palavras até a última página, uma leitura incrivelmente dinâmica capaz de encantar o leitor e fazê-lo não querer parar de ler nem por um momento, oito horas mergulhada nessas páginas me deixaram completamente encantada com esta história singela e bem construída.

Titulo: O Livro dos Mil Dias
Autor(a):  Shannon Hale
Editora: Galera Record
N° de páginas: 288
Lady Saren ficará sete anos trancada em uma torre. O castigo, imposto por seu pai, é uma resposta à sua recusa de casar-se com o noivo escolhido pela família. Mas seu isolamento não será total, uma vez que Dashti, sua fiel criada, voluntariamente se fará prisioneira para servi-la e fazer-lhe companhia. O silêncio voluntário e as lágrimas constantes de Lady Saren tornam-se parte da dinâmica monótona dos dias. As únicas companhias verdadeiras da miserável criada são o gatinho Meu Senhor e as páginas de um diário. Com a chegada de dois pretendentes da nobre, um deles muito bem-vindo enquanto o outro nem tanto, as garotas serão confrontadas com a esperança e o medo.

Dashti é uma miserável, o nível mais baixo que uma pessoa pobre pode chegar, após a morte de sua mãe ela segue para a cidade em busca de trabalho. O destino a torna criada de Lady Saren, uma jovem que foi condenada a passar sete anos trancada em uma torre somente por ter desobedecido uma ordem do pai. Dashti pode escolher entre voltar para as ruas e ser uma miserável faminta ou entrar na torre com sua Lady e passar os próximos sete anos de sua vida trancafiada lá. A moça decide ir para torre, afinal sete anos de comida garantida não é nada mal.

Na torre, porém, Dashti tem que enfrentar muito mais do que a clausura, já que a jovem Lady se torna uma moça depressiva, a criada então se vê sozinha e com uma grande missão nas mãos, curar Lady Saren da dor e do medo que a estão deprimindo. E é o que Dashti tenta fazer, ela torna esse seu foco durante os dias de clausura, cuida de Lady Saren como se cuidasse de uma filha e faz o possível para manter a jovem viva e feliz. As visitas de Khan Tegus a torre são as centelhas de esperança que alimentam as jovens, o rapaz é um cavalheiro incrível que tem um papel fundamental para nos proporcionar um romance puro e singelo. 

Esse livro me surpreendeu imensamente, e que bela surpresa hein. Não imaginei que o enredo tomaria o rumo que tomou, imaginei que se tratava da história da jovem moça contada pela pobre criada. Mas não trata-se apenas disso, adorei saber que apesar de criada  Dashti é a protagonista dessa história, ela nos conta de forma irreverente e clara o dia-a-dia na torre, todos os fatos relatados em um diário, fatos esses que por incrível que pareça não são nada monótonos. A jovem criada é a luz do lugar, são notáveis afeto, cuidado e lealdade, como características que definem muito bem a pobre miserável. Já Lady Saren é uma personagem difícil de se gostar, uma jovem insegura e frágil, as vezes até alienada, que sem a força de Dashti não teria sobrevivido muito tempo na torre. O fato de Lady Saren ser tão imatura durante a maior parte da história me deixou orgulhosa ao testemunhar o quando ela amadureceu e evoluiu durante a trajetória das duas. Dashti de longe foi minha personagem preferida.

Uma livro viciante que li em apenas um dia, a autora possui uma escrita envolvente e o enredo é comovente, tudo isso adicionado ao fator que o livro foi uma surpresa pra mim bastaram para que eu o adicionasse a lista dos meus preferidos. O livro é baseado em um dos contos dos Irmãos Grimm (A Princesa Malvina) sendo assim o estilo mais obscuro e imperfeito dos Irmãos é bem notável na trama. A capa é um encanto, confesso que fiquei admirando a mesma durante horas, ainda hoje dou uma olhadinha nela, não há como não se apaixonar. Recomendo o livro para todos que estão em busca de uma história comovente e repleta de esperança.

Ótimo

Confira esse e outros livros, além de muitas novidades 
legais na Fan Page da editora.

14 comentários

  1. Não conhecia esse livro e amei a dica. Capa fofinha e ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha! Fiquei super curiosa para ler este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou sentindo falta de livros viciantes que leio ' em uma sentada só '.
    Tem bastante tempo que isso não acontece comigo!
    Acho a capa desse livro tão linda <3

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, é muito bom quando um livro surpreende a gente dessa forma, não é verdade? A capa ficou muito fofa, só achei um pouco infantil, uma vez que o livro apesar de parecer "inocente" tem uma história bacana de amadurecimento por trás.

    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Awn, parece uma leitura bem fofa e leve. Vou adicionar na listinha! *-*
    Beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2014/04/resenha-quem-sabe-um-dia.html

    ResponderExcluir
  6. Olá, não aprece mais lá no blog, o que foi que eu fiz, está com raiva de mim? Bom, não conhecia o livro e ele não faz muito o meu estilo. Mas me chamou a atenção por ser baseado em um dos contos dos irmãos Grimm. Tem post novo lá no blog, passa lá.

    Abraços,
    J. A. Santos

    http://j-a-santos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Delmara,
    Não conhecia o livro e fiquei encantada! Parece ser incrível, muito bem escrito e com uma história muito interessante!
    Adorei sua resenha e espero poder lê-lo em breve.
    Beijos
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oiii, tudo bem?
    essa é a segunda resenha que leio do livro, e já estou bem curiosa. Esse livro realmente parece ser bem legal, e ensinar boas lições


    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Delmara!
    Não conheço o conto original e também não conhecia esse livro, mas gostei! Ficar sete anos trancada em uma torre, imagina que horror!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Amiga ontem passei na livraria NOBEL e vi esse livro. Eu achei a diagramação linda e não sabia que o livro era tão pequeno hehehe...Pensei que ele era grandinho até.
    Mas eu ia solicitar esse pra GALERA, mas vou acabar pegando depois de ler DESEJOS, pois é um livro que tenho o maior interesse. Tenho demorado para postar o TEARDROP, porque acho a narrativa um pouco cansativa e meia parada. Mas espero soltar logo esse mês ainda para poder solicitar o meu desejos e depois esse que vc leu. Espero gostar da história como vc também =]

    Se cuida amiga e parabens pela sua resenha, porque adorei seu ponto de vista na história também. E tenho que confessar uma coisa, EU AMEI O LAYOUT do seu blog (risos)

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Uma bela historia...
    Deixo a vontade de ler.

    Beijokas amiga... E boa semaninha!
    http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nahim....adorei! Parece um livro maravilhoso, bem instigante mesmo e por ter lido em um único dia deve ser demais.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da dica, parece ser bom, fiquei com vontade de ler, bjus!
    talkingabout-reb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha *-* e a capa é muito fofa... Vou procurá-lo pra ler! Bjs

    ResponderExcluir