Resenha #94 Como eu era antes de você - Jojo Moyes

8 de fevereiro de 2014

Um livro que entrou para a lista de favoritos, com certeza. É assim que começo a resenha de Como eu era antes de você, por ser tão tocante, lindo e ao mesmo tempo triste e agonizante.

Titulo: Como eu era antes de você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
N° de páginas: 320
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Lou Clark acaba de perder seu emprego, o emprego que amava e que pensava ficar nele para o resto da vida. Trabalhava num pequeno café da sua cidade, mas era muito feliz por lá. Tendo que ajudar a família, Lou agora está sem saber direito o que fazer após tentar vários outros empregos que, definitivamente, ela não queria continuar. Ao mesmo tempo, sua irmã Treena, irritantemente considerada mais inteligente do que Lou, não ajuda muito na casa e ainda ocupa seu antigo quarto com seu filho, Thomas. Patrick, seu namorado só se interessa em malhar, ficar magro e treinar para participar de uma grande maratona que está por vir.

Will Traynor já fora um rico empresário, esportista, que poderia conseguir a mulher que quisesse para si e vivia a vida como se 'o' hoje fosse seu ultimo dia. Atualmente, após Will ter sofrido um acidente com uma motocicleta que o fez ficar tetraplégico, não sente mais vontade de viver e só deseja que seus dias terminem rápido. Lou, procurando emprego no Centro de Trabalho, após as frustrações em alguns empregos estranhos, aceita ir a uma entrevista na casa dos Traynor, que procura uma cuidadora. Lou é aceita logo ao final da entrevista. Surpresa, mas feliz, volta no outro dia para seu primeiro dia de trabalho e mesmo pensando em diversas situações ruins para esse novo emprego, não imaginava como seria tão indesejável o convívio com Will.

Will é realmente difícil de lidar e Lou precisa vencer a vontade de largar esse emprego, ainda mais depois que Treena resolve voltar à faculdade e seu pai torna-se desempregado. Assim, a vida de Lou e de Will muda completamente quando os dois, ao serem obrigados a conviver todos os dias, acabam descobrindo o prazer que um e outro podem sentir numa nova amizade.

Como eu era antes de você é mais do que tocante. É apaixonante não por se tratar de um romance, mas sim de um drama real, um drama que a maioria não vive e desconhece como pode ser. O personagem Will nos traz reflexões sobre a vida que tinha e a que tem agora e Lou também. Pela personagem ser uma pessoa conformada com a vida e parada no tempo e Will, que agora é obrigado a conviver como tetraplégico, a ensina a mudar e a ver o que antes não queria ver, por medo ou por receio do desconhecido.

Esse livro nos traz lições de vida, de uma forma nada clichê, de uma forma nova, realista e claro, apaixonante. A escrita de Moyes nos instiga até o fim, trazendo o leitor para dentro de sua estória, fazendo-nos pensar sobre sua estória mesmo quando não estamos a lendo. Seus personagens são bem definidos e realistas, nada do que acontece no livro pode ser tido como algo surreal ou impossível, por isso, a estória de Lou e Will nos toca tanto.

Na capa há uma citação do The Independent: “(...) Lou e Will vão conquistar o coração dos leitores como fizeram Emma e Dex, de um Um dia.” Essa citação cai perfeitamente em Como eu era antes de você. É um romance realista que traz uma visão sobre a vida, morte, direitos de escolha, amor, amizade e família que não vemos sempre nos livros. É um romance inteligente que com certeza faz o leitor se emocionar, mas não de uma forma superficial e clichê, e sim de uma forma que achamos que conhecemos seus personagens e que nos lembraremos deles como velhos amigos que contaram suas histórias num dia qualquer ao qual nunca mais esqueceremos.

A edição da Intrínseca está perfeita, como sempre, e não tenho reclamações quanto a diagramação ou erros ortográficos. Livro mais do que recomendado a todos aqueles que apreciam a leitura de uma estória que vai te emocionar e te fazer pensar em todas suas escolhas após a sua leitura.

O livro já teve seus direitos comprados para a adaptação cinematográfica e acredito que são os mesmos produtores de A culpa é das estrelas, então estou esperando mais adaptações boas por aí.


5 comentários

  1. Esse é livro é maravilhoso, um de meus favoritos e adorei sua resenha viu? Super bem explicada. Concordo totalmente pelo fato da diagramação, muito linda, adoro haha. E não vejo a hora do filme sair no cinema ;)

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jenni, esse livro é simplesmente perfeito e fico feliz que você tenha gostado. É com certeza um dos meus preferidos. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeniffer!
    A capa deste livro não havia me chamado a atenção, mas pela sua resenha ele parece ter uma boa história. Legal que vai virar filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar bastante sobre esse livro.
    Porém to com uma lista tão infinita de livros que
    quero ler, que acho que ainda vai demorar um tempinho
    pra mim conseguir ele, e lê-lo rs ! Mas adorei a sua resenha
    em si, e realmente a história é apaixonante.

    letiiciamaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Ameei esse livro! Ele foi um dos poucos que conseguiu me tirar lágrimas ♥
    Quando comecei a lê-lo não botei muita fé, mas acabei me arrependendo de não ter lido antes *-* é uma história maravilhosa ♥
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir