Olá pessoas!
Não é por acaso que faz mais de um ano que não posto uma resenha aqui. Tirando o fato de que minha vida anda corrida, eu já não consigo mais escrever um texto completo que me agrade. É isso mesmo que vocês estão lendo. Sempre fui extremamente autocrítica com os meus textos e ainda assim, sei que estão longe da perfeição que gostaria de apresentar, acontece que antes eu conseguia pelo menos considerá-los minimamente bons. Hoje em dia, no entanto, escrevo retalhos de textos e não importa o que eu faça não consigo uni-los e torná-los aceitáveis para mim. Isso tem me frustrado em um nível acima da média. Hoje decidi me desprender um pouco desta cobrança que venho despejando sobre meus ombros ao longos dos anos, mas estejam avisados que definitivamente este texto não passou com honras pelo meu crivo. Lore Olympus I, é o primeiro livro de uma série que se originou como uma webtoom, uma espécie de quadrinho criado pra ser lido online, e tornou-se um fenômeno vencedor dos prêmios Eisner de Melhor Webcomic e Harvey.
Lore Olympus I: Histórias do Olimpo (Lore Olympus I)
Coleção: Lore Olympus #01
Autor (a): Rachel Smythe
Publicação: Suma HQ
ISBN: 9788556511515 | Skoob
Gênero: Fantasia +16
Ano: 2022
Páginas: 384
Minha avaliação: 5/5★
Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, acabou de chegar no Olimpo. Criada no reino mortal pela mãe de pulso firme, Deméter, ela recebe a permissão para viver no mundo dos deuses enquanto se prepara para seguir a vida como uma virgem sagrada. Quando a amiga Ártemis leva Perséfone para uma festa, sua vida muda completamente: lá ela conhece Hades, e o charmoso e incompreendido líder do Submundo desperta nela uma chama. Agora, Perséfone precisa aprender a lidar com as relações e as políticas confusas que regem o Olimpo, enquanto descobre seu lugar e seu próprio poder.
Preciso admitir que embora possua certa fascinação pela temática, não sou uma leitora assídua de mitos gregos, ainda assim, devido as inúmeras histórias disponíveis nos mais variados formatos posso dizer que possuo um conhecimento considerável a respeito de alguns deles, inclusive Hades e Perséfone possuem um lugar mais do que especial em meu coração. Sendo assim, eu estava pronta para gostar desta HQ, mas a Rachel Smythe entregou muito mais do que eu fui capaz de imaginar. Ambientado em uma sociedade moderna, Lore Olympus possui uma narrativa encantadora, divertida e sensível. Fiquei maravilhada com a caracterização dos personagens e suas personalidades, comovida com seus dilemas e ansiosa para acompanhar o desenrolar de suas histórias. O prenúncio de romance é envolvente e nos faz ansiar por mais a cada virar de páginas. No que se refere aos protagonistas como indivíduos, fica evidente que ainda há muito para se evoluir, tanto Perséfone como Hades possuem questões importantes que deverão ser melhor trabalhadas ao longo dos próximos volumes da série.
Este livro contém assuntos sensíveis/gatilhos: abuso físico e psicológico, traumas sexuais e relações tóxicas, é indicado para leitores +16.
Perséfone é linda, doce e inexperiente. Ser criada no reino mortal por sua mãe, Deméter, uma mulher extremamente controladora e protetora, a tornou vulnerável a todo tipo de armação e manipulação. Quando chega ao Olimpo com o intuito de estudar e se preparar para tornar-se uma virgem sagrada, ela se vê presa na armadilha arquitetada por Afrodite, que a envia ao submundo com o intuito de prejudicar tanto a jovem deusa da primavera quanto Hades. Essa aproximação inesperada, no entanto, possibilita que uma conexão se desenvolva entre os dois, e contrariando todas as expectativas Hades se mostra uma companhia agradável e deveras sensível, já Perséfone ainda tão deslocada nesta nova realidade tão glamourosa consegue se sentir confortável no mundo sombrio do deus dos mortos. Ambos são surpreendidos pelo sentimento mútuo e inédito que surge quase que instantaneamente entre eles. Dois opostos de um mesmo mundo precisarão enfrentar seus medos, traumas e inseguranças para quem sabe encontrarem-se em um lugar comum. E em um cenário desfavorável, repleto de fofocas, mentiras e mau entendidos, eles tentarão descobrir juntos o que o destino lhes reserva.

Lore Olympus I é apaixonante. Uma leitura rápida com uma mensagem poderosa que apesar da sutileza com a qual nos é apresentada se mostra memorável. Conta com personagens absurdamente carismáticos e com personalidades bem definidas, e isso não se reflete apenas em suas falas, atitudes e expressões. Como recurso adicional Rachel Smythe trabalha magistralmente com uma paleta de cores incrível, que enfatiza sentimentos e características, tornando o visual da obra único. O romance de Hades e Perséfone se desenvolve de forma lenta e orgânica, e nesse interim temos a oportunidade de acompanhar outras relações que são construídas paralelamente, dentre elas destaco a amizade cumplice partilhada por Perséfone, Eros e Ártemis, os três juntos cativam e divertem na mesma medida. Além disso, como não se comover com o dilema amoroso partilhado por Eros e Psiquê? Uma HQ que fala sobre autodescoberta e demonstra de forma clara que o cuidado em excesso não protege de fato, ao contrário disso, nos deixa mais suscetíveis a todo tipo de intempérie.


Nenhum comentário
Postar um comentário