Os livros cristalizados de Alexis Arnold, artista transforma livros descartados em esculturas

26 de março de 2024

Hello meu povo!
Eu sempre fui apaixonada por tudo que envolve o universo literário e lá nos primórdios deste espaço costumava explorá-lo de forma ampla. Ultimamente tenho me sentido extremamente incomodada com o conteúdo engessado que tenho produzido e venho alimentando um desejo crescente de expandir novamente tudo aquilo que se atrofiou com o passar dos anos. Não me levem a mal, mas sou uma leitora curiosa que possui uma necessidade inerente por conhecimento e não consigo me contentar em apenas produzir resenhas. Dito isso, em uma de minhas buscas infinitas pelo diferente, me deparei com uma série de esculturas produzidas pela artista Alexis Arnold, que têm os livros como base. Óbvio que em um primeiro instante não consegui conter meu julgamento afiado, afinal como todo leitor apaixonado não consigo ver os livros como um reles objeto de decoração. Contudo, existe um conceito interessante por trás da arte da Alexis que quase me convenceu a desejar possuir uma dessas esculturas. Curiosos? Então chega mais!

O Mundo Cristalino

Em 2011 durante uma onda de popularização dos e-books, Alexis Arnold foi convidada a dar início a um projeto que evidenciasse a vulnerabilidade que a mídia impressa demonstrava na época. E foi desta necessidade que surgiu o "Minha série de livros cristalizados" (My Crystallized Books Series), um de seus trabalhos mais notáveis que consiste na criação de esculturas a partir de dezenas de cópias antigas de livros (brochuras e capas duras) que a artista encontra abandonados.

O processo de criação das esculturas é aparentemente simples, após deformar as páginas e capas com água, Arnold aplica uma solução de bórax para fazer crescer cristais por todo o livro, ao mesmo tempo lhe conferindo rigidez e eternizando as características únicas de cada exemplar

É possível que após o processo de cristalização alguns detalhes ganhem ênfase, desta forma as esculturas podem vir a parecer mais coloridas e extravagantes do que suas obras de origem de fato eram.

MATERIALIDADE VERSUS O TEXTO OU CONTEÚDO DO LIVRO

Em um primeiro momento, tendo como base meu olhar leitor, confesso que demonstrei resistência a este projeto. Afinal, a grande maioria dos leitores que ama ler possui certa devoção aos livros e dificilmente conseguirá enxergá-los como meros objetos de decoração. Contudo, enquanto buscava mais informações a respeito da artista e de seu trabalho, entendi que a seu modo a Alexis busca destacar o prestígio dos livros ao mesmo tempo em que tece crítica a todos aqueles que não lhes dão a devida importância.

Vocês devem estar se perguntando, como inviabilizar a leitura de um livro e moldá-lo em um item decorativo pode ser um meio eficaz de provar seu valor? Segundo a artista, transformar os livros em artefatos estéticos os tornam ainda mais valiosos por sua reutilização, uma vez que o material usado por ela havia sido descartado e provavelmente seria destruído. No fim, em vez de textos esclarecedores e grandes histórias, suas esculturas geológicas contêm uma “história do tempo, do uso e das memórias”. 

Para uns, um simples objeto inanimado mas parar Arnold, que os molda como se estivessem em movimento, são o retrato de uma ilusão que visa encher os livros de vida. 

Admirável mundo novo

As Viagens de Gulliver

Jardim Secreto

Madame Bovary

Moby Dick

O alquimista

O apanhador no campo de centeio

Os três mosqueteiros

Confira o Site Oficial e o Instagram da artista para saber mais.

Nenhum comentário

Postar um comentário