Pensando em ler: Que horas ela vai?

22 de março de 2016

Oieeeee!
Eu nunca estive tão interessada no cenário político do país como nos últimos anos. Eu admito que nuca, liguei muito pra política, sabia apenas o básico para escolher por mim mesma em quem votar. Mas diante da situação atual do Brasil, está cada dia mais impossível se manter indiferente a política. Atualmente sei como funciona o STF, MP e a PF, ando pesquisando a respeito de alguns fatos históricos e atenta a cada nova informação a cerca da operação investigativa denominada Lava jato entre outras que estão em destaque. Os escândalos de corrupção, o desenrolar do impeachment e a possível prisão do ex-presidente Lula. Diante disso, fiquei interessada nesse lançamento da Ed. Record, aparentemente o teor é contra o governo atual, mas mesmo assim fiquei curiosa para saber quais pontos específicos o autor aborda.

Que horas ela vai?

Um país em contagem regressiva. Foi o que virou o Brasil depois da reeleição de Dilma Rousseff, segundo o olhar de Guilherme Fiuza. Neste Que horas ela vai?, o autor apresenta um roteiro ofegante de um dos períodos mais dramáticos da história recente: o país em queda livre nas mãos de uma presidente paralisada. Neste diário da agonia da presidente, o autor mostra sua faceta de frasista sarcástico, contemplando cada fato escabroso com um comentário curto, fulminante – e, não raro, hilariante. O livro é organizado em verbetes (dispostos em ordem alfabética) para facilitar a localização dos escândalos, farsas e meliantes.

|| Autor (a): Guilherme Fiuza || Gênero: Política || Páginas: 96 || Editora: Record ||

Não vou falar a repeito das minhas convicções políticas, pois acredito que não cabe esse tipo discussão por aqui. Mas gostaria de deixar claro que estou estudando tudo que posso de forma ampla, afinal fiquei tanto tempo a margem da história política que agora estou tendo um trabalhão pra correr atrás do prejuízo. O fato é que estamos vivendo tempos difíceis e tempos que certamente serão narrados nos livros de história de nossos filhos, espero poder contribuir de forma consciente para o futuro do nosso país.

Alguém mais pensando em ler?

21 comentários

  1. Oi, Delmara!
    Eu também nunca fui de me importar com política.
    OK que a Dilma tem sua parcela de culpa (depois dessa nomeação, então), mas eu acho errado todo mundo dizer que a culpa é inteiramente dela. Com certeza, esses roubos da Lava Jato não aconteceram de um dia pro outro.
    Enfim... Não sabia esse lançamento da Record, mas fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Delmara,
    Então, eu não sou muito próxima a política também, mas é impossível não percebê-la em nosso contexto atual. Fiquei curiosa sobre esse lançamento, mas ainda assim não sei se leria por agora. De qualquer maneira, é mesmo uma ótima indicação aos interessados.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Delmara,

    Eu sempre gostei bastante de sociologia, filosofia e política. Sempre me dediquei isso na escola e só não fiz direito, porque não queria trabalhar com algo mais formal. Eu não leria o livro, porque ele é tendencioso e eu não gosto disso. Principalmente no cenário atual, também não vou impor e gerar uma discussão sobre as minhas convicções e meus ideais, porque não cabe aqui e nem ao momento. Mas fico feliz, muito feliz, que você esteja se informando. Porque convenhamos, ta faltando o povo se informar sobre taaaaanta coisa. Parabéns pela a tua atitude. Continue assim. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Política não é um tema que me agrada muito, pois sinceramente o Brasil estar de dar nojo nesse quesito. Grande maioria dos nossos políticos ao invés de trabalhar em prol da população trabalha em prol de si mesmo.
    Que horas ela vai? não é um livro que eu leria, mas conbcordo totalmente com você sobre o fato de se manter sempre bem informada sobre tudo e entender bem para fazer boas escolhas na hora de votar, como também saber cobrar nossos direitos.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Del lindona acredito que esse lançamento será de muita importância para esclarecimentos, na atual situação em que o país se encontra é preciso entender para poder opinar com conhecimento de causa e ser justo. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Ultimamente, eu também estou tendo muita vontade de conhecer mais sobre o nossos sistema politico. Atualmente, eu estudo algumas matérias de Direito, visto que eu quero passar num concurso publico e, de acordo com o que eu ando estudando há muito desrespeito com a constituição. Acho que esse tema político é de suma importância para todos os brasileiros e os residentes no país.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Delmara,
    Gosto muito de ler sobre o tema e achei a ideia de Que Horas ela Vai? atraente.
    Também não expresso muito meu ponto de vista, pois discordo de muitas coisas que estão falando e acho que as pessoas, ao invés de discutir e 'escolher' um lado, preciso saber o que (ou quem) estão encolhendo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre me interessei muito por político, e nos últimos dias tenho lido mais ainda sobre o assunto. Não conhecia o livro, mas é um ótima dica. Eu acredito que quanto mais informação, mais informação temos pra tirar nossas próprias conclusões.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Acho extremamente importante estarmos ligados no acontece no cenário político, tanto pelo fato que vai entrar para a história como também pelo fato de que nos faz tomar decisões mais realistas. É um momento decisivo e livros assim, quando a visão do autor é mais imparcial, pode ajudar muito.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, adorei a indicação pois eu sou historiadora e , por isso a política sempre me fascinou, confesso que não a recente...mas mais a história passada, sou sobrinha tataraneta de um ex presidente ditador (General Costa e Silva) então estudar as coisas horríveis que foram feitas lá atrás é quase uma obrigação...hehe

    penso que todos temos que entender um pouco da nossa história né? e com tudo o que está acontecendo hoje, realmente não dá pra ficar só olhando....

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Delmara, sabe que eu não sou muito chegada em assuntos políticos, mas claro que sei a crise em que estamos vivendo aqui no Brasil. O livro me pareceu muito interessante mesmo eu não gostando do assunto, e olha que eu daria sim uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Só li dois livros com essa pegada é eu gosto muito! Achei muito legal a forma como a tematica foi abordada e concordo que hoje tudo que acontece precisa ser bem.estudado e ainda digo que não devemos confiar em tudo o que lemos. Temos que procurar sempre o 2,3 4 lado da história.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Não fiquei com vontade de ler não, política é um tema que nunca me atraiu, sempre me ative ao básico. Até ando lendo um pouco mais sobre o assunto ultimamente, mas não cheguei ao ponto de querer ler livros que analisem a situação, mesmo um livro como esse, que use o sarcasmo e que prometa ter até comentários hilariantes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Acredito que tirando as pessoas que são envolvidas diretamente com politica, o restante da população só sabe o básico alguns nem isso, acredito que livros assim desde que sejam imparciais são importantes para as pessoas lerem e tirarem suas próprias conclusões, pra poder entender tudo que está acontecendo e para ajudar a votar nos futuros candidatos.

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Amiga tratar sobre a politica é algo extremamente complicado, porque as opiniões são diversas né? Tem pessoas que não compreendem certas coisas e outras que sabem realmente a verdade do que vem acontecendo no país, mas eu sinceramente ODEIO tratar sobre o assunto, porque o Brasil em si já tá uma BOSTA e só tem piorado com tanta roubalheira. Eu nem aguento mais ver nada na TV sobre o assunto. Se eu pudesse não votar em ngm eu faria isso, porque por mais que a gente faça a nossa parte no mundo não adianta em nada. Parece que jogamos os nossos votos no lixo. Mas mesmo assim espero que a populaçao um dia se conscientize e que comece a abrir os olhos para as coisas. Pq os politicos se fazem de pobre coitados para os outros enquanto tá pegando o dinheiro deles mesmos e o povo é uma ANTA por não ver isso. Mas fazer o que né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/conto-pode-parecer-impossivel-2.html

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou muito fã do assunto e sempre me esquivo nas conversas, mas também ando tendo uma curiosidade crescente sobre a política atual, e o que ando lendo sobre é muito desanimador. Ando acompanhando as notícias mais atuais pela tv, porém a mídia está cada vez mais sensacionalista e nada confiável. Eu gostei da premissa desse livro, mas sinceramente não sei se leria. Se ler, faz resenha aqui pra gente! Vou adorar saber tua opinião.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Não é um tipo de livro que eu leria, afinal não curto esse lance político.
    Mas acho importante livros assim para ampliar as discussões.
    Gostei da dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Acho muito importante se ligar mais na política nos dias atuais, porque está tudo um caos, e a gente tem que entender bem quem é culpado de que para não fazer feio nas próximas eleições.
    Adorei essa indicação de livro e vou procurar para conferir, principalmente para ler com meu marido, já que também estamos tentando saber mais do atual cenário político.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  19. É um livro interessante, eu gosto de ler sobre os fatos históricos da política, mas não pretendo ler esse livro no momento, talvez futuramente, estou saturada e decepcionada com esse momento que estamos enfrentando! Mas acho super válido para quem quer aprofundar no assunto como vc!

    ResponderExcluir
  20. A proposta do autor com esse livro é realmente bem interessante, gostei da sua sugestão e inclusive já anotei a dica aqui pra adquirir esse livro, até porque já estou pensando em ler. Eu também nunca fui tao ligado em política como ando sendo ultimamente e acho que esse livro seria de bom agrado para meu conhecimento.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Eu até estou a par do que está acontecendo, tento sempre assistir algumas notícias procurar por jornais e opiniões diferentes, mas acredita que não tinha visto esse livro ainda?
    Com certeza a leitura dele é mais do que indicada, para podermos pensar mais sobre o que está acontecendo e até mesmo para podermos formular uma opinião forte.
    Eu leria esse livro sim!!
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir