Resenha #115 Os Três Lobinhos - Fábio Yabu

3 de maio de 2014

Pode até parecer auspicioso, mas sim, essa é a resenha de um conto. Um conto extremamente curto mas um conto que amei ler. Não é segredo para os que acompanham o blog que não sou lá muito fã de contos, bem como não é segredo que não tenho problema em sair da minha zona de conforto para tentar variar o conteúdo por aqui, tinha programado uma outra resenha para hoje, mas como estou super empolgada com esse conto resolvi trazê-lo logo para vocês. Sem mais delongas confiram a resenha.

Titulo: Os Três Lobinhos
Autor(a):  Fábio Yabu
Editora: Globo Livros
N° de páginas: 12
Os contos de fadas são nada mais do que narrativas folclóricas, dotadas de um significado implícito, que não precisam ser interpretadas ao pé da letra, mas que também não devem ser descartadas – faça isso e automaticamente alguns elfos e globins morrerão aos seus pés. Heróis, princesas mágicas, orcs e trolls não só existem de fato como fazem parte (ativamente, às vezes) de nossas vidas. São criaturas com as quais temos que lidar no dia a dia, na escola, na faculdade, no trabalho e até mesmo no aconchego do lar. Não satisfeitas, essas figurinhas bizarras ainda se escondem dentro de nós, afinal, todos temos nosso lado bruto, ogro, nossa faceta heroica, cavalheiresca, somos mentores e vilões em ocasiões adversas e diante de pessoas distintas.

Então, não é que eu entrei mesmo na onda das releituras dos contos de fadas??? Pois bem, antes desse conto existe um livro base denominado "Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros", deveria tê-lo lido primeiro, mas como tive a oportunidade de baixar esse grátis no site da Amazon, resolvi dar uma conferida na escrita do autor e outros elementos dos contos para saber se realmente valeria a leitura. E felizmente tenho que dizer que a experiência foi bem positiva. O conto pode ser lido em alguns minutos, mas nem por isso sua história é menos envolvente. Muito pelo contrário, o Fábio possui uma criatividade genial e uma escrita viciante.

O conto trás a história de três lobinhos, os ditos são personagens de histórias já conhecidas por todos que já leram ou ouviram as narrações referentes aos três porquinhos e a chapeuzinho vermelho, o terceiro lobo porém, faz parte de uma história também conhecida por minha irmã, mas que eu não me recordo o nome. Pois bem, todos nós conhecemos o lobo da chapeuzinho vermelho e como ele foi malvado com a vovó e a jovem da capa vermelha, também sabemos o que um outro lobo fez com as casinhas dos três porquinhos e qual foi o seu fim.

Essa porém não é a história da chapeuzinho e muito menos dos três porquinhos, esse conto trás a versão dos três lobinhos, uma outra visão da história, e diz a lenda que o lobo mal não é tão mal como contam. E tenho que ser sincera que a versão dos lobinhos soa bem convincente, bem mais até do que as versões originais. Como disse anteriormente, o conto é curtinho e pode ser lido em pouquíssimo tempo, se tiver interesse em conhecer a história corre lá na Amazon que o E-book é grátis. No momento estou lendo o livro que citei anteriormente e que trás um número maior de contos, já vou adiantando que é uma história mais escabrosa que a outra, mas estou viciada e não consigo parar de ler, logo logo trarei a resenha dos demais contos.

Bom

12 comentários

  1. Nossa! Ótima dica!
    Já comprei o livro! =)
    Lerei em breve!
    Adorei o blog, estou te seguindo!

    Beijos,
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não me dou muito bem com contos...kkkk' prefiro dez vezes um livro, com uma história maior e mais acontecimentos, mas a sua resenha me deixou curiosa em relação à esse conto. Vou ver se o leio ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro "Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros" no meu kobo, mas ainda não o li... Mas nunca tinha ouvido falar desse conto, apesar que me apreceu ser bom, mesmo curtindo.

    Beijos
    http://gominhoehsobrenome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, adoro conto! Ainda mais quando são releituras. *-*
    Quero muito ler esse livro!
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto ele na Amazon, mas fiquei em dúvida, pois não sabia se ia ser uma boa leitura. Mas agora que você trouxe uma resenha, vou dar sim uma olhada =D

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Conto e releituras = ♥
    Livro mais do que entrou na minha lista de aquisições. Ah, adorei a resenha.

    Abraço
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Del
    eu amo contos, ainda mais releitura de clássicos. Já conheço a escrita do Yabu, pois já li A última princesa dele.
    Vou comprar esse em breve.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Já li esse conto há algum tempo e também adorei em breve quero comprar o livro completo <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa pela leitura por causa desse final dizendo que soa bem convincente!
    Inicialmente nem tinha ficado com vontade de ler, mas adoro ser convencida pelos livros, hahahahah
    Adorei a resenha, flor!
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Delmara!
    Agora as novas versões das antigas estórias estão em alta.
    Não baixei no Amazon porque estou cheinha de livros físicos aqui para ler, mas assim que puder, farei. Valeu!

    Obrigada por deixar seu comentário no blog, fico feliz com sua presença!
    Bom final de semana!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu...”(Sarah Westphal)

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    É tão bom falar sobre uma história que nos marcou tanto. Eu vou tentar baixar esse e-book mesmo não sendo uma leitora assídua de releituras de contos de fadas. A verdade é que eu ainda não li nenhuma e tenho receio de não gostar. Vou começar pelos contos então.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro contos de terror e ainda não conhecia este livro! Só pelo título já fiquei interessada mas, depois de ler a resenha, estou interessadíssima! Excelente resenha ^^

    http://www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir