Resenha #183 Rockfeller - Alexandre Apolca

20 de abril de 2016

Olá galerinha bibliófila!!!
Hoje temos resenha do livro Rockfeller do nosso queridíssimo autor parceiro Alexandre Apolca. Uma trama composta por um mix de mistério e loucura que farão todos se surpreenderem e se envolverem. Então continuem comigo e vamos conferi a resenha.


Titulo: Rockfeller
Autor(a): Alexandre Apolca
Editora: Nova Paris
Ano: 2014
N° de páginas: 180
Beto Rockfeller, que possui uma leve versão da síndrome da mão alheia, sonha em fazer sucesso com sua banda de rock. Após ser preso injustamente em um protesto na Avenida Paulista, é liberado e orientado a deixar São Paulo. Ele e sua desconhecida banda — cujos integrantes são: Yakult, Gringo e Santiago dos Santos — decidem se mudar para a mística São Thomé das Letras, a Machu Picchu brasileira. É exatamente nessa aconchegante cidadezinha mineira que começa uma trama estonteante e dinâmica — repleta de aventuras, romances, crimes e mistérios.
O livro começa em meados dos anos 80, e retrata um pouco sobre os manifestos que ocorriam na época da Ditadura Militar, esse foi um ponto que me interessou bastante devido o momento político que estamos vivendo atualmente no país. Ele conta a história de Beto Rockfeller ou melhor dizendo, Rock

Rock é um personagem único e revolucionário, que sonha em gravar o LP (Disco de vinil) da sua banda, Escória Humana. Esse jovem sonhador jamais imaginou qual rumo sua vida tomaria. Após ser preso injustamente em São Paulo, Rock e seus companheiros de banda Yakult, Gringo e Santiago, embarcam em uma viagem para encontrar um novo recomeço em São Thomé das Letras, a Machu Picchu brasileira.

Nessa nova cidade, Rock e seus amigos viverão muitas aventuras, conhecerão pessoas com pensamentos parecidos com os seus e viverão amores regados a drogas, sexo e muito, mas muito Rock n' roll. É lá também que Rock terá que superar um dilema moral quando conhece Anita, namorada de um de seus amigos, por quem se apaixona, além de tentar resolver o mistério do corvo que o atormenta.

É difícil descrever tudo o que eu senti ao ler essa obra, uma mistura de incertezas, esperança, tristeza e surpresas. Consegui entender o que motivou as decisões de Rock, mesmo não concordando com alguns de seus atos. Muitas vezes quis poder dar alguns conselhos para ele, que julgo que o ajudaria bastante nessa sua caminhada. Ele é um personagem ao qual guardarei comigo, pois seu amor, sua força e seu caráter me marcaram profundamente.

O livro é narrado pelo protagonista Beto Rockfeller, em primeira pessoa. Eu, particularmente, gosto bastante de livros que seguem esse tipo de narração, pois senti que o próprio Rock estava na minha frente contando-me sua história.

Acredito que a palavra que define esse livro é surpreendente, tanto pelos pela forma que Rock levou sua vida, suas decisões, como o desfecho da trama. Sou do tipo de pessoa que gosta de descobri tudo antes do final do livro, e confesso que nesse eu não consegui. A maioria das teorias que eu desenvolvi estava errada.

Quando terminei o livro a única coisa que disse foi: OMG, não acredito nisso!

O único ponto negativo para mim, que inclusive me foi explicado pelo autor, foi a falta de mais páginas no livro. Fiquei curiosa para saber mais de alguns personagens, acredito que alguns momentos poderiam ser melhores trabalhados e aprofundados.  Mas, mesmo assim, a obra é incrível e eu super indico para os amantes de uma boa literatura recheada de suspense, mistério, escolhas difíceis e amor.

Cortesia: Alexandre Apolca
 || Skoob || Compre o seu: Amazon || Gênero: Suspense e Mistério ||

16 comentários

  1. Oi Dai, eu já li esse livro e gostei bastante. E assim como voce eu também não acreditei quando o livro terminou. Sobre a questão das páginas eu também não gosto, e é mesmo um ponto negativo. De qualquer maneira fico feliz que você tenha curtido a leitura, porque ela é mesmo incrível né?!

    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Várias coisas no enredo me interessaram, a começar das aventuras na nova cidade. Acho que o fato de você sentir falta de mais páginas, pode até ser algo positivo, talvez você não quisesse se desprender da obra.
    Me deixou muito curiosa.
    espero poder ler em breve!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia o livro mas pela capa achei que fosse um terror bem pesado, ainda bem que não é. Gostei bastante da sua resenha e fiquei curiosa para ler. Você falou tao bem do livro que me despertou interesse nele. Acho que eu gostaria bastante do Beto :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daiane!
    Fiquei curiosa agora com esse final chocante.
    É bem triste quando queremos que o livro tenha mais páginas...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Que livro surpreendente! Não conhecia essa publicação, e gostei de saber dessa obra. O personagem deve ser interessante, e ainda quando diz que é um livro recheado de incertezas e muitas surpresas, fiquei curiosa. Gostei bastante dessa dica. Muito boa!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi Dai,

    Desejar mais páginas é bom bom sinal. Indica que você curtiu mesmo a trama e não queria se desapegar desapegar logo.
    Sua resenha foi bem construída e deixou um sentimento de curiosidade instigado outras pessoas a querem ler também.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Daiane,
    Sinceramente, a única coisa que me deixou curiosa foi o final que você citou, pois, assim como você, gosto de descobrir o final antes e parece que esse é bastante inesperado.
    Não consegui me sentir cativada pelo livro e não pretendo ler, infelizmente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oie Daiane, tudo bom??

    Eu não conhecia o livro, mas eu gostei da capa.
    Achei o enredo bem diferente, não vi nada parecido por ai, e pelo que pude ver você gostou bastante. Adoro livros que temos como criar teorias, mantém o leitor preso na história. e finais inesperados são os melhores!

    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Gente lendo essa capa eu jamais ia imaginar que o livro fosse ambientado em plena Ditadura Militar, achei muito bacana o tema abordado justamente como você citou pelas épocas atuais que estamos vivendo no país. Com certeza quero ler esse livro.
    um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oii!!

    Lembro do lançamento da obra e não dava muito ao livro, mas adorei sua resenha.gosto de livros onde nos ficamos assim, sem palavras ou ações para atitudes dos personagens.
    Pq foram poucas páginas? Fiquei curiosa.
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Daiane, eu estou com esse livro aqui em casa para ser lido e só não peguei por falta de oportunidade mesmo, porque estou super curiosa com ele e só posso dizer que sua resenha serviu para me deixar mais cativada ainda com essa trama! Certo que irei pegar ele o quanto antes!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu esse livro, o nome da banda é muito massa... E a época da ambientação é demais. Quando gostamos de um livros queremos mais, e isso é totalmente compreensível. Gosto de livros curtos, mas fiquei curiosa pra saber qual a explicação que o autor te deu.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Não conhecia esse livro, e confesso que fiquei com muita vontade ler. Sem contar que a sua resenha foi bem explicativa e na medida certa com as informações sobre a história. Parabéns pela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não conhecia o livro, achei a temática dele bem interessante e gostaria de conhecer mais sobre a estória de Rock assim como você conheceu. Saber um pouco mais sobre a banda dele é como ele se relacionava com os amigos... E claro saber como acabou essa treta dele gostar da namorada do amigo. Uma pena o autor ter falado menos de alguns personagens... Mas ainda assim estou curiosa para conhecer essa estória.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem?

    Não conhecia o livro ainda mas não me interessei por essa premissa. Acho que a leitua deve ser bem legal mas a primeira vista não me agradou. Fico feliz que tenha curtido tanto. Dessa vez irei deixar passar.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu também gosto de descobrir o final da história antes do fim do livro, sempre consigo, e o fato de ser tão surpreendente acabou me instigando, fiquei com vontade de ler o livro! Gostei bastante da sua resenha, só pela sinopse eu não havia me interessado pelo livro!

    ResponderExcluir