"Lição de anatomia do temível Dr. Louison" de Enéias Tavares

18 de setembro de 2014

Olá pessoa! Hoje vamos falar sobre um lançamento recente que ocorreu na bienal do livro no mês passado. Estou falando do livro Lição de Anatomia do temível Dr. Louison do autor nacional Enéias Tavares. O autor participou do concurso literário do selo Fantasy, da Editora Casa da Palavra/Leya, e dentre cerca de 1.400 autores inscritos Enéias saiu vencedor garantindo o direito de publicar sua obra.

"Lição de anatomia do temível Dr. Louison" é o primeiro volume da série Brasiliana Steampunk, segundo o site da ufsm a série objetiva reinterpretar os heróis da literatura nacional do século 19 e início do 20 em um cenário retrofuturista. Confira o texto na íntegra clicando no link (www).

Lição de anatomia do temível Dr. Louison (Sinopse)

Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção - Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.

O autor explica o título da série: "Brasiliana porque trata dos nossos cenários tupiniquins, com ruas, cores, cheiros, cenários e sensações que nos são reconhecíveis e atraentes, além de todo o panteão literário que é reinterpretado no decorrer da trama. Quanto ao elemento Steampunk, esse sub-gênero da ficção-cientifica contemporânea, queria algo que se passasse entre o final do século 19 e o início do 20 e que fosse charmoso, decadente, com um cheirinho agradável de mofo e um verniz meio descascado de algo que fora belo."
Saiba mais sobre os personagens.

Abaixo seguem algumas fichas de alguns personagens do romance, cuja arte é de Jéssica Lang.










Conhecendo o autor!!! 

Enéias Tavares na Estação Arts et Métiers de Paris (a estação steampunk da Europa).
Enéias Tavares trabalha na Universidade Federal de Santa Maria, onde ensina os Livros Iluminados de William Blake, literatura clássica e poéticas interartes. Brasiliana Steampunk é o seu primeiro projeto ficcional a ser publicado. Quanto aos outros, permanecem trancados nas gavetas de sua escrivaninha do século 19, ao lado de miniaturas mecanizadas, relógios de bolso enfeitiçados, máscaras arcanas e baralhos de tarot, que coleciona apenas por diversão. Ele tem 32 anos e vive com suas gatas, Penélope e Mona, que são sempre as primeiras a ler e comentar o que ele escreve. Seus gatos não conversam com você? Que pena. Segundo Tavares, as melhores passagens de seu primeiro romance foram longamente discutidas com elas, na companhia, claro, de velas e taças de vinho. Elas não bebem. São inteligentes o bastante para manterem a compostura. O mesmo não se pode dizer dele.

Se interessou pelo livro?

Então não perca tempo e adquira o seu no site da editora. Saiba mais informações e acompanhe as novidades nas redes sociais do autor e do seu livro.

Autor: Facebook
Livro: Skoob - Fan Page

25 comentários

  1. Eu adorei a ideia desse livro! Principalmente por amar Steampunk!
    Está sendo uma das minhas leituras atuais. Espero gostar de verdade do livro.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, tudo bem? Que bom que estás com bastante expectativa para Brasiliana Steampunk! Espero que gostes dos passeios por Porto Alegre dos Amantes, com paradas estratégicas pelo Palacete dos Prazeres administrado por Rita Baiana, Léonie e Pombinha, e pela Mansão dos Encantos, sede da sociedade secreta Parthenon Místico, composta por Solfieri, Dr. Benignus, Bento Alves & Vitória Acauã, entre outras figuras ilustres. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oie,
    confesso que este tipo de livro não me chama atenção.

    Desta vez vou deixar passar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem? Apesar de Brasiliana Steampunk ser alocado no gênero ficção científica, ele brinca com outros gêneros também, como policial, horror moderno e ficção decadentista. Para mim, ele é sobre uma bela história de amor & uma série de crimes motivados por vingança. Talvez, possas tentar. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Del, quando soube que este livro tinha sido escrito por um autor gaúcho e se passava em Porto Alegre, minha cidade, morri de vontade de ler. Em compensação, também fiquei com medo, porque nunca li nada steampunk, muito menos que se passa em outra época, e fiquei na dúvida se iria gostar. Adorei as ilustrações. Vou ficar aguardando resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirelle, tudo bem? Que bom que gostastes da ideia! Quanto às suas dúvidas, tenho certeza que a estética steampunk não será um problema. Pelo contrário. Eu, particularmente, optei por ela por acha-la muito charmosa e atraente. E sob um certo aspecto, o romance inteiro é como uma carta de amor à cidade de Porto Alegre! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Os autores nacionais estão arrebentando! Amei essas fichas dos personagens, show!
    Faz tempo que não leio nada do gênero... deu até saudade agora!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Suelen! Valeu! E quanto às fichas, concordo! A arte da Jéssica Lang é muito bela. Casou muito bem com os meus personagens. Logo logo teremos um site dedicado a Brasiliana Steampunk - a Fan Page já está funcionando - com vários outros materiais inéditos, não só da Jéssica como também de outros artistas. Um grande abraço!

      Excluir
  5. Oi,
    Não conhecia o livro e nem o autor. Fiquei bastante curiosa, achei as ilustrações lindíssimas!
    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris, que legal! Espero que o romance e o site futuro possam corresponder à sua curiosidade! Eu também sou grande fã do trabalho da Jéssica Lang, a artista e performer que fez as ilustrações. Um grande abraço!

      Excluir
  6. Oiii Delmara. Que legal que ele passou no concurso neh? Nunca participei de nenhum, mas deve ser uma honra ganhar!!! O genero não eh meu preferido, apesar de ter o novo Simão Bacamarte, que eu amoooo. <3 O Alienista!!! Aiaiaia, kkk.
    Quem sabe um dia eu confira soh por causa dele neh? hehehhe
    beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih, que bom saber que adoras Bacamarte! Em meu romance, ele é o diretor do Hospício São Pedro, onde o temível Doutor do título está confinado. Toda a segunda parte do romance é narrada por ele. Abaixo, vai um pequeno excerto. Espero que gostes. Um grande abraço!
      "A mente humana é um labirinto escorregadio e vertiginoso, sendo minha meta e intento o mapeamento de sua obscura topografia, buscando não a aceitação da populaça, a glória dos observadores, as lisonjas dos pífios, e sim o progresso da psiquiatria. Ao objetivar a cura, dediquei-me à busca da maligna doença que assoma a mente de tantos. Eis a razão do fechamento da Casa Verde – que agora já completa quatro décadas – ter-me sido tão penoso. Acrescento, à guisa de esclarecimento, que de todos os males foi esse o menos odiento, visto meu nome ter sido jogado na lama, ao lado da honestidade da minha querida esposa.
      Para findar com a matraca pública, eu e Evarista deixamos Itaguaí, aquela maloca de loucos, forjando para tanto uma morte e um jazigo no cemitério da cidade. Tal decisão, por mais extremada e audaciosa que seja ao olhar racional do leitor futuro, foi a única capaz de apaziguar a insanidade que havia penetrado nas entranhas mais profundas de toda a gentalha. O principal exemplo dessa loucura coletiva foi o fato de terem associado minha existência a um período muito anterior ao verdadeiro, como se minha obra pertencesse apenas ao reino dos boatos, registrada nos poeirentos anais dos “cronistas” de outrora."

      Excluir
  7. Que legal! Parabéns para o autor. Gostei bastante das ilustrações E com certeza leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Sil. Espero que o romance corresponda à sua expectativa! Grande abraço!

      Excluir
  8. Achei muito interessante a proposta do livro, li poucos do gênero, e fiquei mais feliz ainda de saber que é de um autor nacional *-*
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dessa, estamos vivendo um momento super legal em termos de produção nacional. O próprio concurso da Fantasy o comprova. Um grande abraço & espero que gostes de te aventurar pelas ruas de Porto Alegre dos Amantes e de seus exóticos moradores.

      Excluir
  9. Oie! Nossa! Deve ser um livro muito show! Adorei!
    Bjs, se puder comentar nesse post, ajudaria muito
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/o-vale-dos-mortos.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naylane, tudo bem? Que legal o site indicado. Como poderíamos fazer para que Brasiliana Steampunk fosse resenhado nele? Um grande abraço!

      Excluir
  10. Nossa, foi direto para a minha booklist! Primeiro que amei o nome, a capa é incrível, e adoro o estilo Steampunk *u*
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Indira! Espero que gostes do romance! Minha ideia foi não apenas recuperar os heróis da nossa literatura, como escrever um romance que fosse sobre paixão, vingança & vapor, muito vapor! Um grande abraço!

      Excluir
  11. Que legal esse lançamento,a história parece super interessante e gostei dos personagens~.
    Parabéns ao autor por ter ganhado o concurso.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Denise! Que bom que gostastes da premissa! Teremos muitas outras novidades pela frente com a série inteira, incluindo um Tarot exclusivo com os heróis de Brasiliana Steampunk, além de contos e artes inéditos. Tudo isso estará no ar junto com o site, que lançaremos no próximo mês. Alguns desses materiais já estão na Fan Page do Facebook. Um grande abraço.

      Excluir
  12. Oi Delmara, tudo bem??

    Eu vi esse livro na bienal e soube do lançamento, mas pela whishlist estar imensa e tudo acabei deixando passar! Que pena, porque adorei a premissa, a arte, o fato de ser Steampunk, muito interessante e diferente!
    Vou colocar na lista longa dos nacionais também e fico bem feliz de ver bons livros sendo lançados por aqui!! *.*

    Adorei a dica!!

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Caah! Espero que gostes de passear pelos cenários de Brasiliana Steampunk & de conhecer seus charmosos moradores! Um grande abraço e boa leitura!

      Excluir
  13. Talvez você goste, Iasmin. Acho que uma das coisas legais deste projeto é justamente a recuperação dos nosso heróis nacionais, num exercício imaginativo e também narrativo que transcende os gêneros literários mais usuais. Espero que dês uma chance para os heróis de Brasiliana Steampunk. Um grande abraço!

    ResponderExcluir