Entrevista com a autora Denise Flaibam

22 de maio de 2013

Oi Bibliófilos.! Entrevista maravilhosa com a autora parceira Denise Flaibam. Ela é autora do livro Os mistérios de Warthia, A profecia de Mídria. Agradeço a Denise pelo carinho que dedicou ao blog. E a você leitor, eis a oportunidade de conhecer um pouquinho mais desta autora incrível.

DS: Quem é Denise Flaibam?

DF: Denise Flaibam é uma pisciana de 18 anos, cinéfila, leitora compulsiva e seriemaníaca. É uma fangirl surtada (ênfase no surtada), apaixonada por atores que nunca vão poder aceitar seu pedido de casamento (snif) e que gosta de se aventurar na escrita de diversas histórias. Cresceu com Harry Potter, Senhor dos Anéis e Crônicas de Narnia e aprendeu a amar histórias fantásticas. Resolveu inventar seu próprio mundo mágico e criou Warthia aos 11 anos de idade; com 17, publicou seu primeiro livro pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século – mas não vai parar por ai! Definitivamente não.

DS: Você sempre quis ser escritora?

DF: Curiosamente não. Eu comecei a almejar isso quando engatei a escrita de Warthia, lá pelos 14 anos de idade. Antes eu já quis ser veterinária, arquiteta, diretora de cinema, ninja... Nada disso deu certo, porque minha vocação era, definitivamente, para a escrita.

DS: Quanto tempo em média você levou para escrever “Os Mistérios de Warthia, a Profecia de Midria”?

DF: Eu tive a ideia para a história de Serafine quando estava com 11 anos. Reescrevi o livro duas vezes e apaguei duas vezes, porque o enredo não estava como eu queria. Na terceira vez, nisso eu tinha 14 anos, a coisa andou, e com 15 eu finalizei a escrita dele. Então digamos que 5 anos foi o tempo necessário para o livro um ficar pronto.

DS: De onde veio à inspiração para o livro?

DF: Veio de Harry Potter, Crônicas de Narnia, mas Senhor dos Anéis, principalmente. Eu assistia a trilogia toda santa tarde e adorava aquele universo fantástico que o Tolkien tinha criado. Já escrevia na época, apenas fanfics, mas ai a ideia para Warthia me veio num dia e eu não consegui tirá-la da cabeça! 

DS: O que você faz além de escrever?

DF: Eu faço faculdade a distância, curso Letras. E leio muito, pelo menos três livros por semana. Assisto muitas séries também, como Once Upon a Time e Game of Thrones – Spartacus já acabou, mas meu amor pela série é tanto que eu vou citá-la aqui – e elas ajudam na inspiração na hora de escrever.

DS: Você encontrou alguma dificuldade para publicar seu livro?

DF: Por incrível que pareça, não! Eu enviei para as duas editoras que eu QUERIA que publicassem Warthia, e na época que recebi o ‘sim’ da Novo Século, recebi o ‘não’ da outra, então acho que foi o destino :D Deu tudo maravilhosamente certo, e eu fiquei muito feliz por ter realizado meu sonho.

DS: Qual a personagem por quem nutre um maior carinho?

DF: Hm... Complicada essa pergunta! Eu tenho um favorito na série toda, mas não posso falar dele porque só o conheceremos no segundo livro. Tenho um grande carinho pela Serafine, apesar das besteiras que ela faz de vez em quando, e pelo Guillian, aquele fofo, mas eu diria que meu carinho é maior pela Ývela. Quando eu a criei, coloquei em sua personalidade características de duas amigas que eu amo muito, e por isso eu me sinto afeiçoada à personagem :D

DS: O que os leitores podem esperar do próximo volume?

DF: Os leitores podem esperar mais ação e romance, também, FINALMENTE! HEHEHEHE. Vou dar mais profundidade ao relacionamento de Serafine com seus guardiões, assim como com novos personagens. Eles vão explorar um dos reinos mais traiçoeiros de Warthia, e lá vão encontrar novos e intrincados segredos, além de batalhas contra inimigos épicos e envolvimentos amorosos conturbados. Viajar pelo Grande Deserto vai trazer grandes consequências.

DS: Quais autores são referência para o seu trabalho?

DF: Tolkien, Rowling e Lewis: meus deuses da literatura. Mas claro que há tantos outros, autores que me inspiram muito e que criaram livros pelos quais eu sou apaixonada, como o Rick Riordan, Cassandra Clare, George R.R. Martin, Richelle Mead, Eduardo Spohr, Raphael Draccon, André Vianco, etc.

DS: Qual tem sido a reação do público ao seu trabalho? Tem sido aquilo que você esperava?

DF: Tem sido mais do que eu esperava! Eu tenho os melhores leitores do mundo, e nem tenho como agradecer todo o amor e os comentários lindos que eles estão me enviando. É gratificante ver seu trabalho agradando a tanta gente, e eu espero que continue assim, porque o que mais quero com esse livro e com o futuro dessa quadrilogia é atrair leitores; quero receber surtos, críticas, o que quer que seja, mas quero recebê-los com todo o amor que eles merecem *-*

DS: Para você, qual é a importância dos blogs na divulgação de livros?

DF: Praticamente toda. Foi graças a tantos blogueiros incríveis que eu estou conseguindo divulgar bastante do meu livro, e graças a essa divulgação, mais e mais leitores procuram a minha obra. Eu tenho muito a agradecer cada parceria que eu fechei e cada uma que eu vou fechar :D

DS: Para finalizar, qual é a mensagem que você gostaria de passar aos leitores do Sou Bibliófila?

DF: Eu gostaria de deixar o meu muito obrigada por poder fazer parte de uma geração de leitores tão apaixonados. Tenho orgulho de ser uma escritora brasileira, e fico contente de ver tanta gente dando um apoio tremendo para o crescimento da literatura nacional. Obrigada a você que leu essa entrevista, obrigada Delmara querida por essa parceria incrível, e parabéns por esse blog fantástico que você tem!
Obrigado Denise, pela entrevista e pelo carinho. Também estou muito feliz com a nossa parceria, ansiosa pelo próximo volume. Lhe desejo muito sucesso. E vocês leitores, o que acharam da entrevista? Já conheciam a Denise?

12 comentários

  1. Oie flor.
    Não conhecia o livro da Denise,mas li sua resenha dele é amei.
    Amei as respostas dela.

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que precoce!
    Parabéns pela entrevista, Delmara! E parabéns pelo livro, Denise! =)

    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das perguntas!
    Legal a entrevista :)
    Tá tendo Sorteio lá no blog participe:
    "Talkig of Book"
    http://livrossoufa.blogspot.com.br/p/sorteio.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não acredito que ela escreve desde os 14 anos!!
    Ela é uma inspiração!!
    Quero muito ter algum livro lançado, mesmo não sabendo do que hahaha mas a escrita esta no meu sangue. Adorei ela!!
    lelusantos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma neta que escreve desde os 11 anos.
      Já tem um livro publicado e já tem planos para outros.
      Meu blog de contos e crônicas: http://osvandir.blogspot.com.br/2016/03/o-leilao-da-virgindade.html

      Excluir
  5. Nossa, ela é bem novinha, que fotinho fofa. Fico admirada em ver esse pessoal tão novo lançando livros e realizando seus sonhos tão cedo. Fico muito feliz com isso. Estou louca para ler o livro dela. Adorei a entrevista. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Oie minha linda, tudo bem com você ?
    Já tem tempinho que estou te devendo uma visitinha e também queria me desculpar, porque ultimamente andei um pouco indisposta, principalmente por ficar muito tempo na frente do computador.
    Mas eu não me esqueci de você não viu ?
    Até porque eu sei quem me visita frequentemente e você é uma dessas pessoas que eu considero muito =]

    Outra coisa, achei muito legal essa entrevista que vc fez com a Denise. Eu tive essa idéia de colocar em meu blog, mas após eu ler o livro da autora que me cedeu sabe ? Vou fazer assim, porque eu acho que fica até mais interessante pós resenha (risos)

    Adorei a Entrevista. A Denise é um amor de pessoa e olha que estou devendo minha leitura e minha resenha pra ela ainda (risos)

    beijinhos linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ei já tinha ouvido falar na autora, mas nunca li uma entrevista dela. Mesmo eu não conhecendo muito, pelo pouco que li, ela parece ser bem nova e simpática.

    Beijos, Lari.❤
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Não conhecia o livro, li a resenha e parece ser bem bacana.
    Gostei da entrevista. Parabéns!

    Beijos
    http://www.doceestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal conhecer mais uma nova autora, e saber]um pouco mais
    da sua história.
    Fiquei pasma quando li que ela começou a escrever aos 11 anos, isso é que é talento.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Delmara!
    Mais uma vez muito obrigada por essa entrevista, adorei as perguntas *--*
    A resenha do livro está maravilhosa, nunca me canso de ler!
    HEHEHEHE ansiosíssima pra que você leia o próximo volume! Agora é só esperar a editora lançá-lo, vamos torcer :D
    Queria agradecer os comentários tão carinhosos aqui do post, o pessoal é muito amorzinho *o* Muito obrigada, gente!

    Beijos!
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  11. Que entrevista legal, super simpática ela.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir