[Resenha] Ferrugem - Marcelo Moutinho

25 de maio de 2017

Hey amores!
Eis que trago hoje a resenha do primeiro livro de contos lido esse ano e já adianto que não poderia ter começado melhor, superando todas as minhas expectativas Ferrugem vem recheado de histórias que poderiam facilmente estar acontecendo em algum lugar desse mundão de meu Deus, eu A.M.E.I poder desfrutar de cada conto sem exceção, quer saber mais? Então segue o baile que vou contar tudinho. 

Título Original: Ferrugem
Autor (a): Marcelo Moutinho @mmoutinho
Publicação: Record (Cortesia)
ISBN: 9788501108227 | Skoob
Gênero: Contos
Ano: 2017
Páginas: 160
Avaliação: 5/5★
O assunto de Ferrugem é a paisagem humana, os grandes dramas corriqueiros, a vida que passa. Desfilam por aqui personagens ímpares, insuspeitas, inesquecíveis, ainda que aparentemente comuns: a moça soropositiva, caixa de supermercado, que reencontra o antigo namorado; a cobradora de ônibus que dá conselhos amorosos a um passageiro; o cantor de boate que imita Roberto Carlos. O valor literário dos contos de Marcelo Moutinho não está em tramas surpreendentes ou inusitadas, mas na alta-voltagem poética que a voz do narrador consegue extrair de situações vulgares.
O primeiro conto denominado Xodó (vai por mim o título não faz jus a profundidade do conteúdo), já chega chegando, com sua capacidade de estarrecer o leitor mais conservador, em mim despertou o interesse pelo peculiar, pelo inenarrável. Isso porque essa obra não trata-se apenas de mais um livro de contos ficcionais interessantes (apenas). De forma singela e admirável o autor retrata a vida daqueles que são anônimos, eles que aos olhos da sociedade, não são de modo geral considerados protagonistas seja nos livros ou na vida real, ao contar fatos aleatórios e muitas vezes de pouca notoriedade cotidiana Moutinho acende um holofote gigante sobre as pendengas diárias que valem a pena serem contadas. Situações que ora emocionam, ora indignam. 

Nesse livro conhecemos uma variedade considerável de personagens, cada conto apresenta um cenário quase que completamente diferente do outro. Entre eles ouso destacar a garotinha que flagrou o irmão mais velho fazendo "coisas estranhas" com sua boneca favorita, o Gandula que sonhou ser jogador, a senhora que acreditou e esperou por uma promessa durante trinta anos, o casal enfrentando a solidão mesmo estando na presença um do outro e a moça soropositivo abandonada pelo namorado. São situações banais que nas mãos de Moutinho ganham um ar poético e admirável.

Sabe aquele livro que você começa a ler simplesmente porque deseja diversificar seus gêneros de leitura? Pois bem, esse é Ferrugem em minha vida. Não tinha qualquer pretensão de gostar tanto desse livro, não conhecia a escrita do autor e só sabia que tratava-se de um livro de contos, mas meus caros quão bela foi a surpresa que tive ao ler as páginas desse magnífico, hein?

Enfim, Ferrugem é o tipo de obra que faz o leitor sentir, não apenas por imaginar uma situação hipotética, mas sim por se reconhecer nas palavras e nas situações descritas. Acredito que dificilmente quem se propor a ler esse livro o terminará indiferente aos dilemas nele retratados. Eu admito minha surpresa e admiração para com a escrita do autor e não me privo de recomendar essa obra aos leitores que buscam uma narrativa bem construída e realista, bem como uma leitura rápida, fluída e envolvente. 

17 comentários

  1. Ola
    Confesso que não leio muitos livros de contos, em especial por não ser um gênero que me agrade. De qualquer maneira, gostei de ler suas impressões a respeito deste, e pelo que pude perceber consegue ser bem envolvente né? Acho ótimo quando o leitor consegue repassar uma identificação no texto. Obrigada pela indicação!
    Beijos, F
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem
    Gostei das suas impressões sobre o livro, pois deu para perceber que você ficou bem entretido na hístoria e se conseguiu se identificar com algumas coisas .
    Infelismente livros de contos não é para mim pois começo a ler e não termino rsrs e outra sempre que leio um conto sempre fico com gostinho de quero mais . Rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia esse livro e não leio muitos contos, mas gostei de saber que a obra traz uma grande variedade de personagens e que a obra faz o leitor sentir e até mesmo se identificar. Que ótimo que o livro foi uma agradável descoberta para você, adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro contos e não conhecia esse livro. Pelos temas de cada um percebe a variedade e criatividade do autor. O conto tem que ser assim, intenso de forma a envolver o leitor e deixar suas marcas.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  5. Olá! esta resenha bateu no meu ponto fraco. Amo contos. Um dos meu gêneros favoritos. Gostei muito de tudo que vc falou sobre o livro. Parabéns pela resenha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oiiii tudo bem??

    Ultimamente estou na fase que amo contos, é rápido e fácil de ler e acabei me interessando por estes. Não conhecia o autor e nem o livro, mas gostaria de me surpreender positivamente assim também.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Já havia lido outra resenha sobre esse livro em um outro blog, e ele falou muito bem dos contos como você, mas infelizmente não faz o meu estilo literário e por isso passo a dica, mas com certeza vou indicar para uma amiga que gosta do gênero ela irá gostar com certeza!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Essa resenha foi como um soco no estômago, pois é o que esse livro parece ser: um soco no estômago.
    Achei sua resenha muito interessante e fiquei muito contente por você ter curtido tanto assim a leitura. Acho que fazer pensar, refletir e te mudar, é algo que poucos livros farão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Já tinha lido uma outra resenha desse livro e também falava muito bem do modo como o autor abordar as situações que os personagens vivem. Enfim, não é um livro que me atrai e no momento, estou a procura de livros com temáticas mais leves e divertidos, mas por ouvir tanta coisa boa sobre a obra, fiquei curiosa e quero muito conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!
    Gosto muito de livros de contos. Cada história nos trás alguma surpresa. Achei os temas abordados bem atuais e que nos fazem pensar diferente no nosso dia a dia. Acredito que esse livro deve ter sido escrito com essa finalidade e que alcança seu objetivo. Gostei da sua resenha, objetiva e conseguiu demonstrar que a leitura realmente foi boa para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Confesso que não costumo ler muito livros de contos. Sou daquelas que adora as séries e sagas infindáveis para acompanhar o máximo possível os personagens rsrs
    A premissa é bem interessante e o que chama a minha atenção é a verossimilhança que os contos apresentam. Situações que realmente podem estar acontecendo em algum lugar do mundo. Fico feliz que tenha lhe surpreendido positivamente e anotei a dica para ler no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Acho que ainda não conhecia esse livro, mas vendo que você gostou tanto de todos os contos(normalmente é difícil todos os contos agradarem, né?), fiquei curiosa. Não sou muito de ler livros de contos, mas de vez em quando dá para abrir uma exceção...haha' Fiquei animada para conferir. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu assumo que não leio muito contos.
    Na verdade, sou mais a louca das séries. Louca mesmo, né?
    Ficar esperando eternamente a continuação, aquelas séries nas quais o autor não sabe a hora de parar (kkkk).
    Mas algo nesse livro me atraiu. Acho que é por ser realista e retratar fatos que não damos muita importância no dia a dia.
    Doca anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!não conhecia nem a obra nem o autor,
    Amo quando Isto acontece.rsrs
    Ainda mais em se tratando de contos.
    É tão bom quando pegamos um livro de contos e ele nos surpreende.melhir ainda é saber que vc gosto use todos os pontos deste livro.dificil isto acontecer.
    Vou em busca desta leitura o mais rápido possível rsrsrs valeu pela dica

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Eu não conhecia este livro da editora. Acho que é porque eu fico de olho mais nos livros da Galera Record ou da Verus. Mas me interessei por ele, menos a capa, não gostei muito dela. Quando tiver a chance de ler, espero gostar assim como você gostou.

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito fã de contos... Claro, depende da espécie dos mesmo. Mas no geral, não escolho contos para ler.

    Não gosto de contos porque às vezes nos identificamos bastante com os personagens cujas vidas foram retratadas e queremos sempre saber mais e um conto torna-se curto.

    Mas que bom que para você serviu ao seu objetivo, de variar suas leituras e que sua mira na escolha foi perfeita!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Adorei a resenha
    Confesso que não sou muito de ler livros de contos, mas, gostei bastante da premissa desse. Achei legal ter essa variedade de personagens, e mais ainda que traz esse lado mais reflexivo... Enfim, acho que vou ler :)
    Beijos

    ResponderExcluir