Metas, flops e a certeza de que dá para fazer melhor

2 de janeiro de 2018

Hey!
Com a chegada de um novo ano é meio impossível não repensar nossos sonhos e objetivos. Somos seres em constante evolução e por isso não é nenhuma surpresa quando mudanças ocorrem, e é sobre isto que quero falar no primeiro post do ano. Quero contar um pouquinho das mudanças que vem acontecendo por aqui desde que voltei do hiatus forçado e quero compartilhar algumas novidades que pretendo por em prática neste novo ano. Eu sou apaixonada pelo blog e por tudo que ele tem me proporcionado e por isto estou sempre em busca de melhorar nosso desempenho. E neste ano não poderia ser diferente. Não é de agora que sinto a necessidade de melhorar algumas coisas por aqui, mas a rotina e o trabalho diário costumam minar estes pequenos rompantes de vitalidade, no entanto o inicio de um novo ciclo parece ter sido a força extra que eu estava precisando para enfim tirar alguns projetos da gaveta. 


Todo ano eu crio uma meta e me proponho a batê-la. No começo do blog, talvez por insegurança, optei por objetivos bem abaixo da minha capacidade, dessa forma eu teria a certeza do sucesso, mas conforme as metas nível fácil foram superadas decidi me arriscar em desafios mais ousados que evidenciariam meu verdadeiro potencial. Sabe aquele lance de testar os limites? Pois bem, cansei de me "medir por baixo" e coisas do tipo. O problema é que justamente na época em que meus limites foram postos a prova uma série de mudanças importantes aconteceram na minha vida (último ano da faculdade, TCC, gravidez complicada, filho pequeno, volta ao trabalho...) e conciliar minhas metas e obrigações parecia algo inviável. Em consequência disto acabei ficando um ano longe do blog e quando voltei me senti perdida. A sensação de que estava enferrujada me seguiu por alguns meses e quando retomei parte da empolgação inicial foi a vez da frustração me assolar com força total, as coisas não eram como antes e demorei um pouco para entender que jamais voltariam a ser.


Admito que isto mexeu muito comigo, me senti falhando por não conseguir retomar o ritmo de postagem, meus textos já não pareciam tão bons e os objetivos já não me preenchiam mais. A necessidade de mudança chegou e durante algum tempo eu ignorei, porque embora ansiasse por isto não havia tempo para por em prática este desejo, mas como todo incômodo que se instala este não passou com o tempo e por isto inciei o processo. Primeiro um novo nome para o blog, que cresceu de deixou de ser apenas meu e tornou-se nosso, senti que o Sou biblófila não era capaz de abranger toda a dimensão que o espaço estava tomando e por isto depois de três anos optei por mudar. O Nosso mundo literário já chegou arrasando com domínio próprio e um layout em tons de azul e branco, que com o tempo também amadureceu e ganhou as características que tem hoje, um azul mais sóbrio e inclusivo, com tons mais escuros. Admito que isto renovou minhas energias e me estimulou a prosseguir. Já me sentia em casa novamente. Minha visão do mundo mudou e consequentemente minha forma de expressão também, me sinto mais a vontade para compartilhar minhas impressões e isto tem refletido em meus textos, que acredito eu melhoraram consideravelmente. Atualmente estou satisfeita com onde cheguei mas isto não me impede de continuar meu processo de evolução, não é mesmo?

Cinco anos se passaram desde o dia em que criei o blog. Aquele espaço desconhecido, hoje possui leitores que consideram verdadeiramente o que escrevo e isso me enche de orgulho mas também me trás um senso de responsabilidade que me impele a trabalhar sempre mais e melhor, não é como se eu me sentisse obrigada a produzir conteúdo, na verdade é um estímulo positivo que me dá ânimo mesmo nos dias em que penso em desistir. Então este ano estou aqui porque quero e gosto, porque me faz bem e acima de tudo por todos aqueles que acompanham este espaço, por todos que dedicam alguns minutos do seu tempo para me contar o que acham do que eu escrevo, por todos que vibram, se indignam ou se resignam comigo e também por todos os que se juntarão a nós neste novo ano. Sou grata a cada um e por mais clichê que pareça, tenho que deixar registrado que grande parte do que faço aqui é por e pra vocês.


Como em todos os anos anteriores, neste também tenho minhas metas, no entanto meus objetivos mudaram mais uma vez. O porque deu estar aqui ganhou um novo sentido e por isto sinto que amadureci mais um pouquinho no ano que passou e quero compartilhar isto com vocês.

POSTAGENS COM RITMO MELHOR DEFINIDO
Eu gosto de padrões. Já falei inúmeras vezes aqui que sou obcecada por pontos em comum, gosto de organização e rotina, estas coisas simples que acalmam e fazem felizes e por isso andei me estressando com o ritmo de postagem do blog e suas redes. Inicialmente a ideia era posts diários mas não existe a menor possibilidade disto dar certo em minha rotina atual, então optei por dias alternados mas devido a falta de disciplina e organização as coisas não fluíram como o planejado, então pretendo fazer dar certo este ano. Dias alternados para o blog e posts diários no ig, twitter e na fan page.

DIVERSIDADE DE CONTEÚDO
Já faz um tempinho que estou me sentindo incomodada com a monotonia dos conteúdos aqui do blog. Óbvio que somos um espaço de resenhas e que o foco aqui são os livros e suas histórias, mas isto tem me soado limitado, então optei por falar sobre filmes e séries, mesmo que apenas aqueles que foram adaptados de obras literárias. Contudo não me pareceu suficiente e por isto, andei me arriscando em postagens como Papo de blogueira e Bate papo literário, tenho percebido bastante aceitação deste conteúdo e por isto pretendo mantê-lo e quem sabe ampliar as opções. Acho super válido interagir mais aqui, já que nunca foi meu objetivo ofertar um conteúdo engessado e repetitivo.

MAIS INTERAÇÃO
No último ano finalmente consegui entender a importância da interação. Por mais que eu acredite que um bom conteúdo diz muito da qualidade do seu espaço, hoje eu sei que é a interação que de fato conquista o leitor, eu me coloquei no lugar daqueles que leem e se interessam por determinado post, fazem um questionamento e nunca tem suas dúvidas sanadas, e por isto me empenhei em preencher esta lacuna. Não quero ser uma ilha rodeada de seguidores, quero criar vínculos, compartilhar opiniões e informações, quero jogar conversa fora nos comentários e absorver o que aqueles que acompanham o blog tem a oferecer e por isto farei o impossível para interagir o máximo possível com todos.


Sei que os tópicos descrevem mudanças simples, que de tão básicas já deveriam estar em vigor a bastante tempo. Até admito que já estava trabalhando algumas delas, mas a questão aqui é que estas serão algumas das novas bases que sustentarão o projeto e por isso ganharão ênfase a partir de agora. E para finalizar quero mais uma vez agradecer a companhia de vocês, obrigada aos que estão aqui desde o inicio e aos que chegaram no decorrer dos anos, vocês são especiais e fazem parte dos meus dias. BYE!

16 comentários

  1. Olá!

    Eu me senti bastante tocada com o seu texto e consegui imaginar com grande verdade todas as dificuldades pelas quais você passou. Fico muito feliz por você ter conseguido voltar e com uma energia nova. Eu já acompanho seu blog faz um tempinho e posso dizer que gosto muito dos seus textos. Enfim, só posso desejar que sua evolução e renovação não parem nunca e que você sempre esteja fazendo o que ama. Parabéns por tudo!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara!

    Tudo bem? Em geral não sou muito fã de metas, sempre que não consigo cumprir alguma acabo decepcionada comigo mesma, mas adorei as suas! Esse padrão e regularidade nos posts é algo que também decidimos colocar no PL esse ano. Temos um calendário editorial muito maravilhosamente estruturado para que possamos cumprir certas metas!

    Também trouxemos diversidade de conteúdo com colunas novas e "ressuscitando" algumas antigas que a gente achou legal (tanto pra gente quanto pros nossos leitores) trazer de volta. Até agora o resultado tem sido surpreendentemente bom!

    Eu sempre tentei interagir com os leitores do blog, especialmente nas redes sociais, mas às vezes falta tempo. Acho que essa é a meta que vou aplicar mais ao blog esse ano.

    Parabéns pelos cinco anos e que venham muitos mais!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,que bom que você conseguiu tomar as rédeas do blog,realmente quando nos afastamos de algo por um bom tempo, quando voltamos aquilo parece que já não temos mais a capacidade de antes,mas com esforço conseguimos,desejo toda a sorte do mundo para o seu blog que consiga bater todas as suas metas estabelecidas para esse ano.

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei quase um ano afastada do meu blog e até hoje tento me situar, mas não estabeleço metas pra mim, tenho medo de fracassar. Mas te desejo boa sorte com as metas e sucesso com seus novos objetivos, o importante é não desanimarmos, são as mudanças simples que movem o mundo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Os anos vão passando e a gente quer sempre melhorar, né? Parabéns pelos 5 anos de blog, não é fácil manter um cantinho assim por 5 anos. Que bom que as coisas se ajeitaram, adorei esse seu post, me fez refletir sobre algumas coisas.

    Confesso que o que ainda me incomoda um pouco é a falta de interação, mas que para melhorar isso só depende das pessoas envolvidas. XD

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Ser blogueira não é fácil, muito pelo contrario, requer dedicação, comprometimento e paciência. Fico feliz que tenha voltado com tudo e espero que suas metas se cumpram com louvor. Força e fé no seu dia a dia e que o blog ganhe proporções inimagináveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Delmara, como está?
    Primeiramente, parabéns pelo bebezinho, ^^. Que tenha muita saúde e seja muito abençoado.
    Segundo, adorei a postagem e estou torcendo fortemente para que o blog faça cada vez mais sucesso e tu consigas bater as tuas metas de 2018.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey, tudo bem ?

    Sei muito bem como é esta loucura de conciliar todos nossos objetivos. Também estou enfrentando o tão esperado (é tão terrível) fim da faculdade e nosso querido amigo TCC hehehehehe - é realmente coisa de louco hehehe

    Também prefiro colocar metas bem abaixo da minha capacidade na certeza de que conseguirei êxito em todas! Não tem nada melhor que a sensação de dever cumprido!

    Acredito que o ritmo de postagens ficou sensacional e amei saber sobre a diversidade de conteúdo! Desejo todo sucesso em sua meta!

    Ah, parabéns pelo bebê! Que benção!

    Abraços, Amanda (:

    ResponderExcluir
  9. Olá, estarei na torcida para que em 2018 você se sinta satisfeita com o andamento do blog. O primeiro passo, que é traçar os objetivos e metas e "arrumar a casa" ( o blog tá com uma carinha linda) já foi feito.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Seu texto foi tocante. Parabéns por não ter desistido e por sempre querer melhorar mais e mais! Que o blog complete mais 5, 10, 15 anos e assim por diante...
    E parabéns pelo bebê. Toda saúde e bençãos para ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ahh quanta coisa boa hein!
    Acho que é importante acima de tudo falar sobre o que gosta e trazer para o seu blog assuntos que lhe deem prazer para falar. Não é fácil manter um blog, vejo muita gente desistindo e acho bacana que esse tempo de blog serviu para você trilhar seu caminho e ter das rédeas do seu espaço.
    Sucesso!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Ooi,
    Eu adorei sua postagem, as vezes a gente precisa mesmo superar nossos limites e encontrar novas metas. Desanimar com o blog é algo que acontece, mas toda vez que eu volto a me animar e sentir aquela emoção ao escrever um post, fico cada vez mais convencida de que é disso que eu gosto. Boa sorte nas suas pequenas mais significativas mudanças!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu já pensei muito sobre isso, já refleti várias vezes e uma coisa que eu aprendi é: não me forçar a nada e entender que as vezes não da para cumprirmos esses planejamentos. Mas adorei a sua reflexão, é bem pertinente e só de você já pensar sobre, é importante. Espero que consiga cumprir o que deseja, mas lembre-se: não se cobre muito! :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oiee, tudo bem? Eu sei o que é isso viu? É incrível como a gente se apega, sente como se estivesse em falta, se preocupa, só quem tem um blog sabe o quanto é dificil se afastar quaisquer que sejam os motivos. Eu particularmente sou péssima com metas mas só o fato de você eatar se dispondo a cumpri-las é muito legal. Então o meu conselho é: continue! Ainda que vc por alguma razão não consiga cumprir as metas dê o seu melhor, os leitores agradecem! Bjosssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    eu amo ler seus textos, sério! Quando você inciou o post falando sobre algumas coisas senti que não estava sozinha, todas nos passamos por um momento desse de flopar em algumas coisas. Estabeleci metas para mim e esse ano com fé irei conseguir todas. No fim do ano passado não estava com animo para nada, para postar nem ler. Resolvi da uma repaginada em tudo que tinha ligação ao blog e para ser sincera foi a melhor coisa que eu fiz, eu precisava me senti em casa de novo com o blog para poder produzir mais e mais. Estabeleci uma meta que esse ano sempre irei postar de segunda a sexta, assim como você também estou pensando (algumas já estão no ar) coisas novas para o blog para não ficar algo muito monto. Eu amo seu blog e você sabe disso por que faço sempre questão de enfatizar isso com você, será um enorme prazer acompanha-lo crescer cada dia mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu não sou uma pessoa que consegue seguir metas. Eu geralmente funciono melhor sem me por metas, para mim elas funcionam como limites e eu acabo caindo de produção. Uma maneira de ter post diariamente no blog que eu adotei, foi tirar um dia da semana para criar o conteúdo que irá ao ar naquela semana e programar esse conteúdo para sair automaticamente no horário que eu quero. Isso ajudou bastante, principalmente com posts diários como notícias e lançamentos.

    Beijos.
    www.mansucritoliterario.com

    ResponderExcluir