[Resenha] Notas sobre ela - Zack Magiezi

2 de agosto de 2017

Oi amores!
Hoje trouxe para vocês um resenha bem diferente das que costumo postar por aqui. Eu estou sempre falando da minha dificuldade em absorver toda a essência presente em textos poéticos e por isso leio muito pouco do gênero, não que eu não deseje ou não aprecie o estilo, mas única e exclusivamente porque não me julgo apta para tal coisa, sei que posso estar redondamente enganada e na minha ignorância estar negligenciando obras magníficas, mas sempre acreditei que a poesia deve ser absorvida por completo e por mais que tente, sempre tive a sensação de que minha interpretação não faz jus a tais obras. No entanto, quando recebi esse livro desejei lê-lo de imediato, fiquei completamente deslumbrada por toda a sua apresentação e ansiosa para conhecer o conteúdo de suas páginas e após tê-lo lido estou completamente satisfeita com o que encontrei, uma narrativa explícita e direta que me envolveu completamente. Novamente, posso estar equivocada, mas finalmente sinto que contemplei a poesia de forma plena, se não foi assim, posso afirmar categoricamente que desfrutei e amei cada linha descrita.

Notas sobre ela
Autor (a): Zack Magiezi @zackmagiezi
Publicação: Bertrand Brasil *Cortesia
ISBN: 9999097296247 | Skoob
Gênero: Poesia
Ano: 2017
Páginas: 120
Avaliação: 5/5★
Livro do poeta autor de Estranherismo e sucesso na internet.  Ao retratar a mulher da infância à maturidade, Zack Magiezi mergulha no universo e na aura femininos revelando suas nuances, facetas e matizes.  Dos picos de solidão noite adentro às alegrias ensolaradas à beira-mar; dos cheiros e tatos da inocência às expectativas que ora se cumprem ora se quebram; dos sonhos que reconfortam à realidade que lapida.  Os vislumbres e as impressões; sentimentos e sensações; gestos, fotos, livros, discos, pessoas: nada foge ao autor.  Obra inédita inspirada na série de textos que conquistou as redes sociais, Notas sobre ela é, em essência, sobre todas elas.
Em meu primeiro contato com a poesia de Magiezi me deparei com um enredo bem demarcado contado em prosa e verso. Em Notas sobre ela o autor trás uma série de poemas que juntos revelam a história de uma vida. O livro é dividido em quatro partes, ou melhor quatro fases da vida de uma mulher que reflete claramente a existência de tantas outras, eu mesma me vi em mais de um poema. Como falei anteriormente não sou uma leitora assídua do gênero, mas obviamente já tive acesso algumas obras do tipo e com base na minha pouca experiência digo que a construção desse livro se difere de tudo que já li quando o assunto é poesia, os textos estão claramente interligados e dessa forma apresentam a cada virar de pagina uma nova etapa da realidade feminina. Planos, perdas, conquistas e decepções são descritos com uma sensibilidade tocante e admirável.

Este é um livro sobre ela e para elas. Enquanto narra a vida de uma senhora que numa idade avançada se lembra de detalhes que ficaram marcados em sua memória Zack homenageia de forma honrosa um sem número de outras mulheres, até o mais simples dos acontecimentos ganha cor sob a perspectiva poética do autor e dessa forma desperta empatia e reconhecimento.

"(...) Os livros são o esconderijo quando tudo fica cinza demais.

Sem sombra de dúvidas este é um dos exemplares mais lindos de toda a minha estante, repleto de detalhes que são como um oásis aos olhos, ele conta com uma diagramação impecável que vai desde a capa dura até as páginas amarelas (em papel reciclado), tal beleza se estende ao conteúdo, é claro. De forma transparante Magiezi, descreve as aventuras e desventuras de uma vida plena, conta os amores e as ilusões, revela as cicatrizes que habitam inúmeros corações. Confesso que ainda me surpreendo com a capacidade que alguns homens tem de expressar tão bem o que muitas vezes está intricado na alma feminina, durante essa leitura me reconheci em inúmeros poemas e melhor que isso, através da perspectiva do autor me descobri, me entendi e me aceitei.

Estou completamente apaixonada por essa obra e já a adotei para a vida, sabe aquele livro que você deixa ao alcance das mãos para poder revisitar suas páginas sempre que desejar? Este é Notas sobre ela, uma obra sensível e completa que fala ao mais íntimo do seu ser e que como acabei por descobrir pode ser lido por todas, se você não curte o gênero ou assim como eu tem dificuldade de absorver, não precisa ter receio. Muito mais que um livro de poesia, este é um livro para se contemplar e viver, que com sua capacidade irrevogável de envolver e cativar ganhou meu amor e admiração.

17 comentários

  1. Oi tudo bem?
    Confesso que gostei da premissa do livro mas não sei se leria afinal é poesia e eu não curto muito esse gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Parece ser uma leitura linda para quem curte esse gênero, e sua resenha reflete bem o quanto você curtiu a obra. Eu tenho certa dificuldade em ler títulos do estilo, então não sei se me interessaria no momento. De qualquer maneira, adorei poder conferir as suas impressões, ainda mais porque pode ser que eu venha a fazer essa leitura em outro momento.
    Beijos., F

    ResponderExcluir
  3. Olá Delmara, tudo bem?

    Esse é mais um daqueles livros que foram retirados depois de um grande sucesso na internet, não é mesmo? Eu gosto bastante deste tipo de obra e já li diversas no mesmo estilo, mas essa eu havia até esquecido. Vou deixar aqui anotado e se surgir uma promoção, o compro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu normalmente não leio poesia também, mas que resenha mais apaixonada a sua!
    Amei conferir a paixão com a qual descreveu a obra, e espero ler um dia, quando tiver mais paciência para esse gênero. O único que quero ler no momento é o Milk and Honey, você iria amar, baseado no quanto amou esse!

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem?

    Quando amor em sua resenha, eu já tinha visto esse livro e queria muito ele! Agora com a sua resenha, tenho a certeza que vou amar esse exemplar igual você ♥ Ótima resenha, muito obrigada por compartilhar esse amor com a gente :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Me apaixonei pela sua resenha e espero me apaixonar pelo livro também, porque você me deixou interessadíssima na trama. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Conhecia este livro, embora nunca tenha lido nada sobre ele, nem mesmo a sinopse. Parece ser uma boa leitura e sua resenha me comprovou isso. Como tenho muitos livros para ler no momento, vou deixar anotado o nome dele, vou procurar no Skoob e assim que tiver a oportunidade, eu o compro para ler. Obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vejo no stories da editora infos sobre esse livro e morro de amores, é lindo! Sobre você nao se achar apta para ler poesias, isso é totalmente normal, poesia é algo que se lê demoradamente, é preciso interpretar tudo, rimas, metáforas, é uma construção muito bela, mas não deixe que isso te intimide, como você viu, a experiência foi maravilhosa. :)

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Zack é realmente maravilhoso na escrita né? Esse homem sabe o que faz.
    Não leio romances mas não dispenso nada que seja dele, e com certeza esse vai entrar para a minha lista <3

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia essa obra e muito menos o autor, mas infelizmente essa obra não despertou meu interesse, não consegui pegar o fio de pensamento da história, mas vou indicar para uma amiga, essa acredito que irá gostar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Tenho este livro em casa, ainda não li, mas dei uma olhada e adorei o trabalho gráfico dele.
    Espero lê-lo em breve, ainda mais depois de ter lido a sua opinião tão positiva sobre ele.

    ResponderExcluir
  12. Olá Delmara,
    Ainda não conhecia esse livro, mas tenho a impressão que ele é maravilhosamente lindo mesmo.
    Não curto muito poesias, então, não fiquei muito interessada em fazer a leitura, mas acho que é um livro que vai agradar muito uma amiga que adoro esse tipo de obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Del,
    Não sei quase nenhuma poesia então fico naquela coisa me arisco ou não nesse tipo de leitura.
    Acho que esse livro tem uma proposta diferente, além de muita sensibilidade o que pode acabar me agradando muito e até mesmo sendo uma porta de entrada pra pessoas que não sejam muito adeptas do gênero.
    Suas considerações abriram meus olhos para esse livro, dica anotadíssima.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oiii,

    Achei legal que mesmo você não sendo leitora de textos poéticos tenha se apaixonado pelo livro e pela maneira como o autor a retratou. Mas infelizmente poesia não é muito a minha, se algum dia eu estiver querendo algo do tipo nem que seja para sair da minha zona de conforto, vou deixar a dica anotada porque parece ser um obra boa para os que apreciam o estilo e para aqueles que não tem muito contato.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu vi esse exemplar no instagram e fiquei babando, com certeza é lindo mesmo ainda mais por ser de capa dura.
    Sobre o conteúdo, eu realmente não curto muito poemas e poesias, mas pela sua resenha daria uma chance ao livro, afinal de contas ele parece ser daqueles que marcam o leitor com simples palavras

    ResponderExcluir
  16. Eu compartilho da falta de contato com a poesia, não por ter preconceito mas por saber que hoje não é meu estilo, mas como sou curiosa toda obra quando bem recomendada me deixa curiosa! Adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Delmara

    Bate aí porque eu também tenho essa dificuldade de absorção tratando-se de textos poéticos! õ/ Mas que bom qie sua experiência com esse livro foi diferente. :)
    Eu já li alguns textos do autor nas redes sociais e curti, mas um livro de poesias definitivamente não é pra mim.
    E jura que a capa é dura? <3 Que maravilha!
    Fico contente por você ter aproveitado a experiência.

    Beijos

    ResponderExcluir