[Resenha] Sou fã e agora? - Frini Georgakopoulos

2 de julho de 2017

Olá personas!
Eu acredito que quase todo mundo seja  de alguém ou alguma coisa, eu pelo menos amo livros, filmes, séries e músicas. E foi pensando nesse público específico que a Frini escreveu Sou fã! E agora? Ela como fã de diversas coisas que é, e responsável por ministrar palestras para leitores, desenvolveu um guia interativo que deve ser leitura obrigatória para todos aqueles que amam esse universo fanático. Já adianto que é impossível não se identificar com mais de uma situação descrita e muito menos não se apaixonar pela escrita irreverente da autora estreante. Curiosos? Então chega mais e deixa eu te apresentar essa obra maravilhosa. 

Título Original: Sou fã! E agora?
Autor (a): Frini Georgakopoulos @Frini_Georga
Publicação: Seguinte (Cortesia)
ISBN: 9788555340154 | Skoob
Gênero: Literatura Brasileira
Ano: 2016
Páginas: 160
Avaliação: 5/5★
Um livro para fã nenhum botar defeito! Fã que é fã adora conversar, discutir, interagir. Mas nem sempre temos por perto um amigo tão fanático quanto a gente para desabafar. Foi pensando nisso que Frini Georgakopoulos, uma fã de carteirinha, escreveu este livro: um manual de sobrevivência voltado para quem é apaixonado por livros, filmes, séries de TV. Com uma linguagem rápida e divertida, Sou fã! E agora? é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que convidam a refletir sobre os motivos para curtirmos tanto as histórias, além de ajudar a descobrir o que fazer com todo esse amor: criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!
Todo fã seja lá do que for, sabe o quanto é maravilhoso poder falar daquilo que se ama, admira e acompanha. Afinal quem nunca tagarelou sem parar sobre aquele livro maravilhoso ou indicou aquela série amada para todo mundo que surgisse na frente? Tudo isso graças a uma paixão incontrolável que nos impele a espalhar esse sentimento que nos transborda de diversas formas. E é exatamente esse o assunto que baseia esse livro, essa paixão desmedida que nos faz suspirar por personagens e mundos fictícios sem reserva ou pudor. Frini trás para a superfície os sentimentos mais intensos e profundos desses apaixonados e os escancara para quem quiser ler. Com uma linguagem clara e popular a autora aborda de forma divertida as mazelas da vida a que os fãs são frequentemente submetidos.

Sou fã! E agora?, é um livro interativo repleto de atividades criativas que desafiam até o leitor mais resistente a preenchê-las, além disso existem inúmeras dicas que abrangem os mais diversos públicos e gostos, eu mesma me interessei por várias. E tem mais, a autora descreve com maestria através de textos curtos algumas situações e reflexões que nos levam a crer que tais palavras poderiam ter sido facilmente escritas por nós mesmos, até porque essa obra em sua maioria trata de informações, sentimentos e acontecimentos cotidianos, abrangendo de forma ampla os leitores, seriadores, cinéfilos, cosplayers e etc.

Muito mais que divertido esse livro é didático, trás diversos ensinamentos que vão desde ao crie o seu próprio blog, a organize um evento literário. Em conjunto a isso, temos a abordagem de assuntos extremamente relevantes, como respeitar as singularidades do próximo (isso deve ser levado pra vida), o preconceito literário e a importância da nossa voz, porque sim, os fãs de modo geral tem voz ativa que deve ser ouvida e respeitada, é claro. Ler esse livro possibilita uma troca saudável de experiências com a própria autora que construiu esse enredo de uma forma super especial facilitando a interação e tornando constante a sensação de que estamos de fato batendo um papo entre amigos. Isso por si só, já me fez desse livro. Me senti compreendida e acolhida como raras vezes na vida, já que quando o assunto é paixão pelos livros poucas pessoas ao meu redor entendem ou compartilham da minha euforia, então foi ímpar poder ler e me reconhecer nos textos da Frini, super me identifiquei com os dilemas, anseios e as realizações por ela compartilhados.

"Se o livro nos leva para Hogwarts ou para o outro lado da rua, não importa. O importante é a viagem e como voltamos diferentes dela."

Este é um livro magnífico que me proporcionou momentos incríveis, uma leitura rápida que pode ser realizada em poucas horas, e apesar disso preenche e aquece o coração leitor por um tempo considerável. E para finalizar não posso deixar de falar sobre a diagramação dessa obra que está sensacional e conta com um trabalho tipográfico de encher os olhos, cheio de detalhes e ilustrações que em conjunto com as folhas mais grossinhas tornam a leitura ainda mais preciosa e contemplativa. Parabenizo a todos os envolvidos na criação desse livro, especialmente pelo cuidado e capricho que tiveram, nos presenteando com um trabalho de qualidade como poucos a que tive acesso, ouso inclusive a dizer que esse é um dos melhores livros interativos já publicados no Brasil, pelo menos esse ganha disparado de todos os outros que tenho na estante, seja no que diz respeito a beleza, qualidade ou conteúdo. Já torço fervorosamente para que este seja o primeiro de muitos livros publicado pela Frini.

19 comentários

  1. Ola
    Não tem como não ser fã de algo ou alguém né, enfim eu já conhecia esse livro e fiquei bem curiosa pra fazer essa leitura porque parece ser uma trama bem leve e igualmente divertida. Os elementos parecem ser muito bem trabalhados, e apesar de ser uma leitura que pode ser finalizada em poucas horas, acredito que cumpre o seu papel de emocionar né.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara, conheço a Frini como blogueira a apresentadora de eventos, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pela sua paixão ao falar nos eventos, sempre pensei que o título do livro dela super combinava com ela e a sua resenha confirmou isso, mesmo com um livro interativo deu para notar sua empolgação. Acho que darei uma chance em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não me considero fã de nada, apesar de gostar de muitas coisas (Harry Potter é uma), mas acho fã uma palavra forte demais, seria como idealizar aquilo, problemático demais quando se trata de ídolos (pessoas humanas com defeitos que vão nos decepcionar de alguma forma), diria que gosto muito de algumas coisas. Com respeito ao livro, gostei que ensina a criar blogs e eventos, achei bem interessante essa parte.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Já coloquei na minha listinha literária! Ameeeei todo esse contexto de fã, pous sou fangirl assumida! Amo alguns filmes, séries, livros e principalmente atrizes e atores de todo o meu coraçãozinho. Vai ser ótimo ler algo assim, escrito por gente que nos entende! Amei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Delmara!
    Parece se rum livro bem bacana para os fãs apaixonados. rsrs...
    Esse livro é ao estilo "Destrua Seu Diário" sem destruir o diário, não é?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e eu, particularmente, acho incrível esses livros interativos, porque nos proporciona experiências bem legais. Esse é bem diferente, porque trás atona sentimentos que nós vivenciamos todos os dias. Quem não é fã? Seja de um autor, de um livro, de um personagem, de uma série ou filme, bandas, cantores, sempre somos fã de algo ou alguém e é um sentimento tão difícil de explicar, né? Eu já amei essas dicas que esse livro dá, quero muito!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  7. Acho impossível eu não me identificar com este livro, uma vez que sou uma fangirl assumida. Gostei de saber que a leitura é rápida e ainda deixa aquele quentinho no coração. Espero poder ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Acho que todo mundo é ou já foi fã de alguma pessoa/filme/etc, né? Então, creio que seja um livro de fácil identificação... Gostei bastante dos pontos apresentados por você e espero poder ler em breve...
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu já vi a capa desse livro e de cara já me interessei, pois todo mundo é fã de alguma coisa, mas nunca passou pela minha cabeça que era um livro interativo e que nos trás textos e nos faz refletir sobre o que Lemos.Gostei bastante da sua resenha, vendo você tecer elogios não tem como não se sentir atraído pela premissa da estória parabéns pela resenha amei, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Estou com esse livro na lista de desejados não é de hoje! Li uma resenha sobre a obra a algum tempo atrás e amei demais a proposta da obra, com certeza no momento que eu realizar a leitura dele irei gostar demais!

    BJss

    ResponderExcluir
  11. Olá Delmara,
    Já li muitos elogios para esse livro e acho a premissa dele interessante, mas tenho medo de ler pois nunca me senti assim, fã de alguém, eu só curto levemente, sabe? Apesar disso é bacana a reflexão que fica quando lemos esse livro. É muito bacana você ter dito que esse é o melhor livro interativo que foi publicado no Brasil.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha é elogios à obra me deixaram muito curiosa para saber em detalhes o conteúdo. Com toda essa interatividade de encher os olhos é impossível não querer dar uma olhadinha né? Coloquei ele aqui na minha lista e espero ter em mãos brevemente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Oi Delmara, como está?
    Adorei a tua resenha! Acho esse livro uma preciosidade e com certeza eu amaria ter um exemplar dele comigo, ainda mais porque sou fã de várias coisas embora não tenha ídolos porque nunca fui disso. Além do mais, o próprio nome da autora é um achado. Gente, adoro esses nomes mais complicadinhos de escrever e pronunciar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu sou doida pra ler esse livro, alias, acredito que todo leitor queira ler esse livro rsrsrs.
    Adorei saber que ele é muito mais do que um livro para leitores, o fato de ele falar sobre preconceitos literários, sobre blogs e também sobre como fazer um evento literário (coisa a qual eu sou doida para aprender rsrsrs).
    Espero poder ler ele em breve, sua resenha me deixou bem mais curiosa para lê-lo

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Eu tenho um sério problema com livros interativos hahaha, pois não tenho coragem de riscar o livro.
    Já vi muito esse livro pelas redes sociais, mas é a primeira vez que leio uma resenha sobre, acho a proposta desse livro bem legal e interessante, gostaria de conhecer esse livro. Quem é a "louca" das coisas sou eu e acredito que irei adorar esse livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia esse livro, e amei essa coisa de interação, tenho poucos livros assim, e sou mega fã de varias coisas.
    Uma ótima indicação.

    Beijos
    Leitora Dramática

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro e gostei muito! A Frini tem uma escrita e um diálogo muito bons. Me inspirei muito nela para melhorar meu diálogo no blog, também acredito que vi muitas reflexões, especialmente a respeito dos vilões. Adorei o livro, simplesmente!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Li o livro há uns meses e a leitura não fluiu para mim, dei uma pausa e tentei retomar depois e acabei deixando a leitura de lado.
    Mas que bom que gostou, espero terminar em breve, e quem sabe não flua legal né.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. olá1

    Já tinha visto o livro, mas nunca pesquisei nada sobre o mesmo. Parece muito interessante, sua resenha me fez ter grande vontade de ler. Minha irmã tem o livro, verei de pegar com ela para ler e ver se gosto tanto quanto você gostou.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir