[Resenha] Sopa de Salsicha - Eduardo Medeiros

26 de março de 2017

Hey peoples!
Desde que iniciei minha vida de leitora procurei diversificar ao máximo meus gosto literário, apesar disso as vezes acabo negligenciando estilos que já curto em prol de novas descobertas, infelizmente isso tem acontecido de forma frequente com as HQs. E foi tentando reverter esse quadro que chegamos até aqui, onde irei falar de uma Grafic Novel que me chamou a atenção desde o primeiro instante em que pus os olhos nela. Logo de cara me deixei intrigar pelo título incomum que resume muito bem tudo que se passa na história, além disso os traços simples em cores pasteis do Eduardo dão a história um ar ainda mais agradável e atraente.

Sopa de salsicha
Autor (a): Eduardo Medeiros @hellatoons
Publicação: Quadrinhos na Cia *Cortesia
ISBN: 9788535927030 | Skoob
Gênero: HQ
Ano: 2016
Páginas: 172
Minha avaliação: 5/5★
Sopa de salsicha é a crônica do dia a dia de Eduardo Medeiros, um talentoso quadrinista metido em encrencas clássicas: aperto financeiro, mudanças de lar e um difícil projeto pela frente. O projeto é este romance gráfico, um trabalho de fôlego em que Medeiros narra, com ajuda da indefectível Baixinha e de outros quadrinistas, suas aventuras diárias e seus embates com o processo criativo, a vida nova em Florianópolis e as visitas de um Michael Bolton que talvez esteja tentando conquistar a sua mãe. Um dos mais talentosos nomes do novo quadrinho brasileiro numa história surpreendente sobre amadurecimento, mudanças importantes e chuveiros apertados.
Sopa de salsicha é um relato divertido das aventuras e desventuras de Eduardo Medeiros, que na tentativa de escrever sua primeira HQ teve que lidar com diversas situações inusitadas, dentre elas o tão temido bloqueio criativo, a partir dai temos acesso a fragmentos do passado e presente do autor e conhecemos seus dilemas diários compartilhados com sua esposa e fiel escudeira Aline (Baixinha), sem falar das pinceladas ficcionais que a imaginação fértil do Eduardo nos proporciona vez ou outra.

Composta de sonhos, expectativas, revelações e recomeços essa é sem sombra de dúvida uma obra afável que conquista por sua naturalidade. 

Enquanto narra as trivialidades rotineiras de forma leve e descontraída o autor nos apresenta suas dificuldades, decisões e escolhas verdadeiras, que culminam em um perceptível amadurecimento. Apesar disso ouso destacar que a beleza de tudo está nos pequenos detalhes, nos diálogos com a esposa e grande apoiadora, na tentativa de se encontrar, de resgatar amigos de outrora, na monotonia e nas decepções,  acredito que esses são os componentes da grande sopa que foi essa fase da vida do Eduardo, e o fato dele ter conseguido contar tantos altos e baixos com um humor tão singelo tornou sua obra inspiradora, afinal Sopa de salsicha é um sonho concretizado as custas de muita dedicação e perseverança. 

No que diz respeito a parte visual só tenho elogios a fazer, apesar de não possuir orelhas o livro possui uma diagramação lindíssima e texturas incríveis, que valorizam ainda mais a arte do Eduardo, que desenha divinamente, confesso que nunca tive a oportunidade de apreciar traços nem mesmo parecidos com o do autor, o que a meu ver torna sua obra ainda mais singular e especial. Recomendo aos fãs de narrativas irreverentes, auto biografias, linguagem simplista e HQ (claro).

22 comentários

  1. Olá,
    Não conhecia esse quadrinho e o nome realmente chama a atenção. rsrsrs
    Fiquei bem curiosa em conferir essa obra, mas pela parte artística dos desenhos e tal, do que pelo enredo em si.
    Não sou muito fã de biografia, mas acho que pelo formato e pela simplicidade essa eu até encaro.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não tenho o costume de fazer a leitura de HQ, na verdade eu só já fiz a leitura de alguns gibis da Turma da Mônica, por isso não conhecia essa obra. Por outro lado, estou atrás de HQs para começar a ter gosto, pelo visto essa Graphic Novel seria uma boa Hq para iniciar!♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Faz bastante tempo que não leio HQ, mas até que parece ser divertida essa do Eduardo, já que ele tem um humor singelo, e pelo que você disse com certeza irá me agradar.
    Se algum dia eu tiver vontade de voltar a ler HQs, já sei por qual começar!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Esse mix de temas como sonhos, expectativas e tal, já fiquei animada. Minha experiencia com quadrinhos é minima, mas quero ler este aqui.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li HQ mas sempre tive interesse, pensando agora, não sei bem porque nunca li um, já que parece super legal e interessante! Acho que esse livro da sua resenha é um bom HQ pra mim começar e quem sabe me apaixonar pelo gênero? Amei a resenha. ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu também procuro diversificar ao máximo minhas leituras, mas sempre tem aqueles gêneros que, não importa o que a gente faça, a leitura não rende, é acontece isso comigo em relação a HQs. Não curto o estilo, mas apreciso as ilustrações.
    Que bom que curtiu e aproveitou a experiência.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas deste me alguma curiosidade para fazer esta leitura... :) Quem sabe, eu não a faco! ahah

    Bem, acho ótimo que a parte gráfica esteja do teu agrado, já a capa pareceu.me meio vazia... Que bom que mesmo sendo leve aborda o tema das escolhas de forma eficaz!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sabe o que mais me chamou atenção nessa obra? A questão do autor relatar suas próprias experiências. Isso torna tudo mais inspirador, quando sabemos que foi algo já vivido, entende? Eu amo HQ's, e estou sempre a procura de novas histórias. Eu adorei essa e vou anotar a dica.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não tenho o costume de ler HQs, mas quero muito mudar isso.
    A premissa dessa HQ me atraiu bastante e achei legal ela falar sobre trivialidades rotineiras e acrescentar a isso outras coisas.
    Vou anotar a dica e espero gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem?? Não conhecia essa HQ! É a primeira resenha que leio sobre Sopa de Salsicha e já fiquei curiosíssima para conferir, tanto a história como a edição. Sua resenha ficou ótima e a dica já foi anotada!
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!!

    Nossa, esse quadrinho deve ser muito gostoso de ler. Adoro quando o autor mostra o cotidiano, as trivialidades, mas ainda assim mostra todo o amadurecimento, todos os desafios diários. Fiquei bem curiosa mesmo a respeito desse quadrinho. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nossa esse título é maravilhoso! Não conhecia essa HQ, mas pelo o que você falou na resenha, a história e edição parecem muito boas! Vou colocar na minha listinha hehe
    Bjus!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Confesso que tenho uma enorme dificuldade com HQs. São raras as que me deixam realmente com vontade de ler.
    O título dessa não me atraiu nem um pouco e, se não fosse pela sua resenha, eu nem cogitaria ler. No entanto, a sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade, principalmente pelos elogios feitos aos traços do autor.
    Apesar de não ser um gênero que eu curto muito, vou anotar a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã de quadrinhos, por isso não conhecia essa obra. Parece ser bem legal, mas vou passar a dica por não fazer muito meu estilo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler HQs, mas acho muito bacana e pretendo começar a ler mais esse gênero, por isso fiquei animada com seu post. Ainda não conhecia essa história e de cara fiquei animada com esse título, mas confesso que a premissa em si não me deixou tão curiosa assim.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a obra mas o nome me chamou muito a atenção! Adorei a capa e com toda a certeza está na minha lista de próximas leituras, é muito bacana acompanhar de perto as aventuras de alguém no ramo criativo e da escrita.

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?

    Gosto de HQ, mas não desse tipo! Por isso infelizmente essa HQ não fez minha cabeça e nem despertou meu interesse em realizar a leitura dela, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nunca li HQ, mas por falta de oportunidade, ao passo que, assim como você, tento expandir meu mundo e experiências literárias! Achei a capa linda e o título interessante, mas não achei a premissa envolvente, logo, não sei se leria. Mas obrigada pela dica, anotarei como oportunidade para adentrar esse mundo de HQ's.

    ResponderExcluir
  19. Hey!

    Adoro HQ's, essa em especial possui um nome bem diferente que me atraiu bastante. Já tinha ouvido falar da obra e ela parece ser muito cativante mesmo. Dica anotada.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    achei a proposta do autor interessante, diferente até, já que trata com bom humor.
    Confesso no entanto, que o nome me incomoda rsrsrs.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Não costumo ler muitas HQ's mas confesso que essa chamou muito minha atenção pelos tons pastéis usados na construção e na temática onde é mostrado de perto o ramo criativo, o tão temido bloqueio criativo e tudo o que envolve esse processo de criação de uma HQ (sua primeira) e tudo o que envolveu sua criação e sua vida em diversos aspectos. Anotei a sugestão e espero ler em breve!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. O nome da hq é realmente divertido e chama bastante atenção,mas penso que a história não tem o mesmo efeito, acho que é o tipo de hq que eu só ficaria olhando as ilustrações pois a história em si não te prende muito.

    ResponderExcluir