De volta as livrarias: "S" de J. J. Abrams

agosto 03, 2016
Oi pessoal!
Está de volta as livrarias "S", o livro concebido por J. J. Abrams, o cineasta responsável pela produção de séries televisivas e filmes de sucesso, e escrito pelo romancista Doug Dorst. "S" é a crônica de um romance que acontece nas margens de um livro, onde dois leitores se veem presos em uma fatal batalha de forças que está além de sua compreensão.


Longe de ser considerada uma obra convencional essa obra conecta pelo menos quatro histórias, com desdobramento simultâneo. Capaz de oferecer ao leitor várias possibilidades de leitura "S" é uma declaração de amor de Abrams e Dorst a palavra escrita.

Uma jovem encontra numa biblioteca um livro com anotações de um estranho. As margens repletas de observações revelam um leitor inebriado pela história e pelo misterioso autor da obra. Ela responde os comentários e devolve o livro, que o estranho volta a pegar. Ele é Eric, ela é Jennifer, e o inesperado diálogo dos dois os faz mergulhar no desconhecido. 
Compre on-line: Amazon | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino

"Abrams concebeu um romance de tal ousadia estrutural que a primeira tarefa do leitor é decifrar a melhor forma de começar a lê-lo." The Guardian

"Tanto como literatura, como objeto "S" é uma grandiosa obra de arte." Miami Herald

UM LIVRO, DOIS LEITORES, UM MUNDO DE MISTÉRIO, AMEAÇA E DESEJO...


É esse velho exemplar típico de biblioteca – consultado, anotado, manuseado – intitulado O Navio de Teseu, de V. M. Straka, que o leitor encontrará dentro da caixa preta e selada de S. A lombada está visivelmente gasta e as páginas, amareladas, rabiscadas com comentários manuscritos em diversas cores. Entre as folhas, surpreendentemente, há cartas, cartões- -postais, recortes de jornal, fotografias e até um mapa desenhado em um guardanapo. 


O Navio de Teseu data de 1949 e é o décimo nono e último romance de Straka, autor cuja vida é um mistério. Nem mesmo F. X. Caldeira, responsável pela tradução da obra e pela publicação do derradeiro livro, já após o desaparecimento e a suposta morte de Straka, tem mais informações. Nas notas de rodapé, Caldeira tenta contextualizar e relacionar as obras e a vida do autor. Nas anotações a lápis e a caneta, porém, vê-se que Eric, um estudioso de Straka, parece não concordar com as notas da tradução. E as observações escritas por Jennifer, uma graduanda cheia de segredos que trabalha na biblioteca da universidade, mostram que ela percebeu isso. 


Da conversa entre Jennifer e Eric nas margens das páginas da obra emerge uma nova trama, que levará os dois a enfrentar decisões cruciais sobre quem são de verdade, quem talvez venham a se tornar e, ainda mais importante: quanto de suas paixões, mágoas e medos eles estariam dispostos a compartilhar com alguém que não conhecem.


Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.

17 comentários:

  1. Delmara, ele é simplesmente MARAVILHOSO!!! Tive o privilegio de conseguir comprar a primeira edição, e cada vez que o vejo na minha estante me apaixono mais... Tentei começar a ler ele umas quatro vezes, só que ele te dá tantas possibilidades de escolha de leitura que ainda não sei se leio tudo junto, ou primeiro O Navio de Teseo, só sei que mesmo assim sou infinitamente apaixonada por ele!!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha, já anotei o nome dos livros. Adoro histórias assim, ainda mais sabendo que a primeira edição de J. J. Abrams se esgotou rapidamente. pretende lê-lo o mais breve possível. Só estou esperando uma promoção bem legal e o preço baixar um pouco

    ResponderExcluir
  3. Eu achei de todos os livros que já vi na minha vida esse com certeza o mais criativo, em termos de conceito, concepção e de trama. Ainda não li porque sempre que quis comprar estava esgotado (isso mostra quanto está bem visto e procurado) e achei esse bookreview fantástico, só aguçou ainda mais minha vontade de ler! Acho que o autor teve a maior sacada de sua vida sem sombra de dúvidas! Já amei!

    ResponderExcluir
  4. Nossa achei bem diferente este livro o que me chamou a atenção,
    Confesso que tive que ler o post duas vezes porque na primeira eu não havia entendido muito bem como funcionava a obra.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Delmara! Eu morro de curiosidade por esse livro! Todo mundo que já leu fala da complexidade da leitura de "S". Eu gostaria de tê-lo, confesso, mas não sei quando teria disposição e tempo para dedicar a ele. A única coisa que sei é que S é mais que um livro! É uma obra de arte! Adorei o post. Beijos!

    Jess, do blog A Rosa do Príncipe
    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Essa edição é muito linda, e a proposta do livro é muito boa, morro de vontade de ler desde o lançamento, só que acho o precinho um pouco salgado, vamo ver agora com a volta as livrarias, mas entendo que a primosidade da edição faz com que o livro seja um pouquinho mais caro.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse livro muito interessante, mas eu acho que ele é muito complicado de se ler, mesmo com a resenha eu ainda não entendi muito sobre o livro, fiquei um pouco confusa e tive que ler de novo para ter uma ideia de como é o livro kkkkk quem sabe um dia eu não me interesse e compre.


    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Achei o Livro bem diferente e criativo. Já ouvi falar muito bem dele e quero muito comprar e ler ele!
    Ótima resenha e amei o vídeo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. É um livro bem curioso e diferente! Não conhecia o livro, mas gostei desse mistério!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Resenha perfeita, parabéns! Esse livro já se encontra na minha lista de desejados. Não tem como não querer! E a criatividade criada para o livro, está magnifica. Estou grande expectativa na leitura. Adorei o vídeo, me deixou mais ansiosa para ler! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não o conhecia detalhadamente. Ao ler a sua resenha e ver as imagens, vi que ele é um romance incrível, com uma edição maravilhosa. E sem falar que tudo é feito de uma forma bem criativa. Amei!

    ResponderExcluir
  12. Uau, que livro é esse!!!

    Adorei! <3

    Totalmente inusitado, muito bem elaborado, com certeza! Quando vejo a dedicação presente na diagramação, sem contar na genialidade dos autores, já quero comprar e ler sem ficar na dúvida que vou amar!!

    Já está na minha Wishlist!

    Ótima resenha!

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, Delmara.
    Ainda não conhecia esse livro. Achei interessante essa proposta de o romance ser construído através do livro. Mas confesso que uma parte minha ficou horrorizada de ver eles escrevendo no livro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Uau! Gostei desses livros. Não conhecia nenhum deles e achei fascinantes. Esse livro S tem uma história bem diferente do que estamos acostumadas a ler. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  15. Oi Delmara.
    Só a premissa do livro me deixou com vontade de ler.
    :-*

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Quero muito esse livro, mesmo parecendo ser uma historia bem confusa por temos varias outros historia ocorrendo ao mesmo tendo a diagramação do livro e esse jeito de diários/caderno de anotação do livro me conquistou me deixando curiosa sobre essa historia !!

    ResponderExcluir
  17. Quero adquirir o livro, achei a proposta do romance bem original, e sua construção e edição são incrivelmente bem pensadas.

    ResponderExcluir