Resenha #199 Tudo pode acontecer (na adolescência) - Isadora Ricardo

25 de junho de 2016

Oi pessoal!
Hoje vocês irão conhecer mais um nacional, Tudo pode acontecer (na adolescência) foi escrito por Isadora Ricardo, uma linda garotinha de apenas treze anos. Querem saber o que tem além dessa capa magnífica? Então chega mais que eu vou contar tudo pra vocês.


Titulo: Tudo pode acontecer (na adolescência)
Autor(a): Isadora Ricardo
Editora: Novo século
Ano: 2016
N° de páginas: 120
O que você faria se, de um dia para o outro, perdesse sua privacidade e se tornasse a queridinha de todo mundo? Foi isso que aconteceu com Sophie. O mundo dela era perfeitamente bom, mas de um dia para o outro, tudo ficou de ponta-cabeça. Teve que enfrentar uma traição, se virar sozinha em outro continente, trabalhar desde muito cedo, cuidar de uma menina que nem sua filha era e virar a nova estrela pop. Sophie teve que aprender que nem tudo na vida são rosas, que devemos acreditar na realização de nossos sonhos e que TUDO PODE ACONTECER (NA ADOLESCÊNCIA).
Desde muito cedo Sophie teve que lidar com as reviravoltas que a vida da. O divórcio dos pais e mudar-se para um país estrangeiro ainda na infância foi só o começo da grande tempestade que estava por vir. Agora aos dezesseis anos ela se vê novamente em meio a um furacão de mudanças. Quando a tia (com quem vive desde o divórcio dos pais), decide mandá-la embora de casa, obrigando-a a partir para Londres onde seus pais (agora reconciliados) vivem, ela não pensa duas vezes antes de romper seu recente namoro com Harry e deixá-lo para trás. Em Londres ela inicia uma nova jornada onde mais uma vez terá que lidar com um turbilhão de acontecimentos. 

Gente, que capa é essa? Só eu que estou loucamente apaixonada por ela? Tenho certeza que não. Definitivamente a editora caprichou nessa belezinha. Tem atrativo melhor que uma bela capa e uma sinopse no minimo curiosa? Novamente, creio que não. Pois esses dois elementos combinados serviram ao propósito de me atrair e ludibriar, e nem mesmo o fato da Isadora ter apenas treze anos serviu para me deixar menos empolgada com a leitura, afinal estava tudo muito lindo e não havia motivos para eu não querer ler essa história não é mesmo? Pois bem, a trama desenvolvida por essa jovem escritora possui encantos e deficiências, como quase toda obra publicada hoje em dia, o que é perfeitamente aceitável se houver pelo menos um equilíbrio de fatores, não é mesmo? Infelizmente não foi o que vi aqui.

Logo de cara é possível perceber certas incoerências cronológicas, algo a se considerar, mas nada que incomode tanto assim, mas conforme a leitura avançou fiquei me perguntando se estava lendo um livro de fantasia ao invés de um juvenil, já que a história em grande parte é fantasiosa e incoerente. E a cereja do bolo foi a grande dificuldade na criação de um vínculo minimo com os personagens, já que a narrativa é superficial e nada detalhista, me senti como se estivesse lendo uma garotinha contando as amigas sobre seu final de semana. Em parte acredito que foi bom a autora não ter se aprofundado na narrativa, já que sempre que isso ocorria, era precedido de contradições facilmente perceptíveis.

Sophie é uma personagem deveras infantil para sua idade, apesar de durante toda a história ela ter tentado mostrar o contrário, com atitudes em grande parte consideradas comuns aos adultos, como por exemplo morar sozinha e de quebra ser responsável por uma criança de cinco anos. Eu só consegui ver uma garota impulsiva e que em nenhum momento ousou considerar o impacto que suas atitudes teriam e tiveram nas vidas de terceiros. O que nos leva a outra característica marcante da personagem, o egoísmo. Percebi que durante toda a trama a adolescente priorizou suas vontades e necessidades e tudo parecia muito normal, quando ela decidia algo não havia tempo sequer para repensar, os desejos dela eram ordens atendidas de imediato e ponto, não importa quem ousasse questionar. E no final das contas ela demonstrou ser uma adolescente (dezesseis anos) que fazia o que queria (um exemplo disso são as inúmeras viagens internacionais que ela fazia sem comunicar a ninguém a onde estava indo ou quando voltaria), quando queria e sem responder a ninguém, isso porque nem emancipada ela era. Eu sou a única que não consigo ver isso acontecendo no mundo real?

De modo geral, posso afirmar com sinceridade que achei o enredo interessante e com grande potencial, mas os caminhos escolhidos para desenvolvê-lo acabaram lhe conferindo um ar não crível, resultando em uma trama que não convence. Apesar de estar bem avançada para a idade, a Isadora é apenas uma adolescente e optou por escrever em sua primeira obra a história de uma garota três anos mais velha que ela, por isso acredito que a Isa ainda terá muito a acrescentar a literatura nacional, conforme for desenvolvendo e aperfeiçoando a escrita ela criará histórias maravilhosas, porque criatividade sei que ela possui. 

Tudo pode acontecer (na adolescência) pode ter sido um desafio não tão bem sucedido, talvez a autora queira trabalhar essa ideia melhor mais tarde, quem sabe. 

Cortesia: Novo Século
|| Compre: Saraiva || Gênero: Juvenil, romance ||

34 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    A capa é mesmo incrível, gostei bastante dela ♥ mas eu não leria o livro. Não tenho muita paciência para dramas adolescentes, não...haha' principalmente quando os personagens são bem imaturos para suas idades. Mas, como você disse, quem sabe a Isadora não acaba reescrevendo a história depois, quando for mais velha, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, uma pena que se deixe levar por opiniões de outras pessoas. Leia e tire suas próprias conclusões! Um beijo <3

      Excluir
  3. Oi Delmara,
    nossa, a autora é muito nova, que legal!!! Nem me surpreendo mais porque hoje em dia há varios talentos jovens que estão publicando seus livros e isso é maravilhoso. Ah, achei a capa linda mesmo. De qualquer maneira, não sei se o leria nesse momento porque a premissa "adolescente" não chamou a minha atenção.
    Desejo sucesso para a Isadora.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?

    A capa do livro é incrível, a sinopse também está muito atraente, mas na resenha... O livro parece ser muito bom, mas acho que os erros citados irão sendo melhorados com tempo, né? Afinal a autora só tem 13 agora.

    Abraços,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ual, com 13 anos eu ainda comia terra haha, mas parabéns para ter conseguido uma conquista assim tão cedo, o livro não me chamou atenção mas a capa é realmente linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Delmara.
    Eu não conhecia a obra e quando vi a capa achei muito bonita, mas vendo o título fiquei com o pé atrás, mas lendo a sinopse fiquei ainda mais receosa. Eu gostei muito da sua sinceridade na resenha e acredito que tanta divergência poderia me incomodar mas se o enredo em si fosse instigante ao ponto dessas incoerências ficarem apenas como meros detalhes eu acho que não me importaria, mas o enredo também não me despertou interesse :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, uma pena que se deixe levar por opiniões de outras pessoas. Leia e tire suas próprias conclusões! Um beijo <3

      Excluir
  7. Oi menina, nossa uma pena que a leitura não foi excelente. Não conhecia nem o livro nem a autora, e o plot não me atraiu, mas saber que a história não é verossímil, é bem complicado. Dias atrás li um livro assim também. É meio decepcionante. Como a autora é muito jovem, talvez seja o motivo. Com o tempo ela ganhará experiência.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  8. A capa do livro é simplesmente linda!!! leria apenas pela capa, mas acho que me decepcionaria. A inconsistência que você sentiu lendo o livro, não passaria desapercebida por mim e isso me deixaria insatisfeita.
    Adorei sua sinceridade!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Bom a capa é realmente linda e a sinopse bem cativante, mas fiquei triste de ver que o livro é bem fantasioso, acabei perdendo um pouco o interesse na leitura. Mas a autora é bem novinha, talvez isso acabe explicando um pouco essa dificuldade em se aprofundar na trama e "fantasia" tão presente.

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço a autora e confesso que tinha ficado bem curiosa pra ler o livro, mas depois da sua resenha fiquei meio desanimada.
    A trama realmente parece ser interessantes, mas essas incoerências e o fato de a história ser bem fantasiosa (mesmo não sendo a proposta do livro), me faz repensar se leio ou não.
    Caso eu tenha a oportunidade, lerei pra tirar minhas próprias conclusões!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Ola Delmara a capa realmente é linda, uma pena que a autora não explorou as emoções e deixou os personagens vagos demais na trama, o que faz que o leitor não se conecte a história. Quem sabe em uma outra edição ela trabalhe melhor esses pontos negativos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Del!
    É a primeira vez que sou apresentada à autora e sua obra e nem me espanta tanto ela ter publicado seu primeiro livro com apenas 13 anos (tem muito autor bom com esta idade). No entanto, por conta dos pontos abordados por você na resenha, talvez se ela tivesse feito uma pesquisa ou se a personagem tivesse uma idade mais próxima dela, a leitura teria sido mais verossímil. Bom, como ela mesmo diz em seu comentário, parece que quis mostrar que a adolescência é meio louca. Daí eu concordo, mas mesmo assim não leria no momento, pois até mesmo fantasia precisa de um contexto próximo da realidade. Mesmo assim, desejo sucesso pra autora! bjs! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  13. Oii Delmara, tudo certo? Fiquei encantada com sua resenha, a forma como falou do livro e os pontos que ressaltou sobre o mesmo. Não conhecia a obra e diferente de você eu não fiquei interessada pela premissa, mas confesso que a capa é mesmo lindíssima. Lendo a sinopse e sua resenha vejo que o enredo é mesmo muito fantasioso, e as mesmas coisas que te incomodaram também já me incomodaram em outros livros assim. Não me interessei pela leitura. Meus parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?

    A capa e a sinopse desse livro realmente chamam a atenção, mas me decepcionei quando li a sua resenha :( Não gostei muito sobre o que você falou da história e acho que ficaria com raiva quando lesse, rs. Não gosto de personagens, principalmente femininas, que são mimadas e egoístas. Mas como a escritora é nova ainda, acredito que ela pode reescrever a história ou até escrever uma continuação em que a personagem finalmente amadureça, certo? Quem sabe assim eu possa ler suas obras!

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Delmara,
    Acho muito ruim quando um livro tem um enredo interessante, mas segue por caminhos conflituosos que não deixa a leitura agradável.
    Pelo que notei, o livro é cheio de falhas e isso é terrível, em minha opinião. Não saberia lidar com a impulsividade da protagonista tampouco com sua necessidade de cuidar apenas de si mesma. Acho isso imaturo e egoísta.
    Um dos motivos para isso é, em minha opinião, o fato de a autora não ter passado por essa fase. Enfim, não é um livro que tenha despertado minha curiosidade, mas que conta com uma capa linda.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Oi Delmara!
    A história realmente parecia ser muito boa, mas perdi um pouco o interesse quando na sua resenha (muito boa por sinal) você falou que ela seguiu por outros caminhos. Acho que a autora deve continuar escrevendo porque isso é um dom lindo e maravilhoso e ela vai criar histórias cada vez melhores. bj

    Umavidaliterária

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem ?
    Para ser sincera, eu não gosto muito de livros com dramas adolescentes, prefiro obras mais maduras e com histórias 'fortes'. A capa do livro é realmente muito linda, e achei incrível saber que a escritora tem apenas 13 anos. Nessa idade eu já era apaixonada por livros e queria ser escritora também, rs. Pelo que li na sua resenha, a Isadora ainda está se descobrindo como escritora e sem dúvidas, vai evoluir ainda mais.

    Beijos.
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. De cara eu não leria o livro, simplesmente pelo fato de não pertencer ao gênero literário que eu tenho costume de ler. Depois de ler sua resenha então, ficará ainda mais difícil... A imaturidade da autora pode ser um ponto contra! Esse tipo de livro é o que faz mais sucesso atualmente, apesar de eu nunca ter me interessado. Mas, como você mesmo disse, vamos esperar por suas obras posteriores, quem sabe nos surpreende, não é? Eu até poderia indicar o exemplar para minha sobrinha, mas vou deixar passar... Até ela, com 10 anos, já busca algo mais profundo (como uma revistinha da Mônica), kkkkkkkkkk! Brincadeiras à parte.
    Olhe, gostei muito da sua resenha e da forma que expôs sua opinião!
    Parabéns e sucesso...
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  19. Oie! Essa capa, juntamente com a sinopse, é realmente sensacional e me chamou bastante a atenção. Quando você citou que o enredo foi escrito por uma adolescente de 13 anos, eu realmente fiquei interessada, pois atualmente temos visto muitas biografias de YouTubers até mais novos que ela escrevendo histórias que, infelizmente, não têm agradado a todos - e que têm causado bastante polêmica... A trama parece ter muito potencial para crescer e se tornar algo sensacional, pena que a autora acabou se desviando disso em alguns momentos. No início, fiquei bastante curiosa para descobrir como a protagonista enfrentaria tantos problemas, mas, ao terminar de ler a resenha, não tenho certeza se eu realizaria leitura da obra.. De qualquer forma, com certeza quero conhecer as futuras obras de Isadora e poder ver a evolução de sua escrita, porque ela tem tudo para arrasar na literatura nacional. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Realmente, o livro tem um tema interessante, mas lendo a sua resenha percebo que a escritora quis escrever sobre algo que ela não sabe e nunca viveu e logo não saberia como fazer isso, afinal, ela está entrando na adolescência agora. Acredito que tenha faltado um pouco de pesquisa na construção do livro também, pois esse fato que você falou de uma adolescente viajando ao exterior sem avisar ninguém é totalmente impossível e a gente sabe bem. Talvez ela tenha pecado em escrever uma história acima de sua idade e experiências, mas tenho certeza que quando ela crescer mais um pouco escreverá um livro retratando todos esses erros e será uma ótima escritora da nossa literatura. Até lá, deixo de lado a dica rs.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Delmara, tudo bem?
    As considerações que você fez em relação ao livro me passou uma certa ideia do que autora quis transmitir, acho que todo adolescente sonha em ser livre e independente aos 16 anos e acho que são um pouco egoísta, por isso a história se parece um tanto irreal. Hoje percebemos que nenhum pai concordaria que o filho viajasse sem rumo a bel-prazer, mas acho que nessa idade a maioria sonha com isso.
    A capa realmente ficou linda, bem atraente e de fato desvia a nossa atenção do fato da protagonista ser uma adolescente.
    Acredito que o processo de amadurecimento da escrita vem com o tempo e pelo que você passou pela sua resenha a autora já possui criatividade e com o tempo provavelmente a escrita dela passará por várias influências e como consequência irá se tornar mais crível.
    Beijos,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  22. Me identifiquei com o fato da autora ter apenas 13 anos rsr, estava conhecer mais sobre Sophie, pelo visto ela passa por várias reviravoltas, imagina ser mandada embora pela própria tia! A capa também me conquistou, é realmente uma pena que a autora tenha se confundido na ordem cronológica, isso realmente incomoda em alguns livros, e não gosto muito de livros superficiais... espero que a autora cogite a ideia de escrever um outro livro mais tarde

    ResponderExcluir
  23. Oii!
    Que capa fofa ♥ Não sei se leria no momento porque estou fugindo de tramas "adolescentes", mas até que curti a premissa! E nossa a autora é bastante nova *-* Quem sabe ela não possa reescrever mais tarde? Tenho certeza que faria sucesso!

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Delmara

    Não li o livro, mas também acho que o "erro" foi o fato da autora ter escrito uma história onde a personagem era mais velha que ela. O oposto é normal, uma autora de 16 escrevendo sobre uma de treze, por exemplo, pois ela já teve essa idade e sabe como lidou com as situações naquela idade. Como ela iria desenvolver aspectos de uma idade que ela ainda não alcançou? Pode parecer pouco, mas três anos é muita coisa! Nossa cabeça muda muito em um ano, quem dirá em três! hahahaha
    Vou torcer para que ela continue escrevendo, começar tão novinha assim é admirável!
    Ahhhhh, e essa capa é mesmo muito linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e fiquei surpresa ao ver que a autora tem só treze anos *o* Mas lendo sua resenha fiquei bem desanimada mesmo, é uma pena ter tantas incoerências e a personalidade da Sophie não é uma das melhores, acredito que ela iria me irritar e realmente, também não vejo algo como sempre estar viajando sozinha sem ninguém saber como algo que acontece no mundo real. Enfim, é uma pena que a história deixa tanto a desejar, mas a autora ainda é nova e vai aprender muito com as críticas construtivas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Oi, caramba a capa é mesmo linda! Que autora novinha, mesmo que a história não tenha sido das melhores achei incrível ela ter publicado um livro assim tão jovem. A premissa parece ser boa, uma pena a Isadora não ter aproveitado melhor né, mas quem sabe ela não amadureça sua escrita com o tempo?! Fiquei curiosa e, se tiver a oportunidade, lerei.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Delmara, tudo bem?
    Achei a capa desse livro maravilhosa! também achei o enredo bem interessante e com grande potencial, mas é uma pena que não era aquilo que você esperava, é muito ruim quando isso acontece né? mas mesmo assim eu daria sim uma chance ao livro com certeza para ver o que acharia, vai que eu goste né? Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. Oie, acho que sinceramente eu não leria o livro. Em primeiro lugar tramas adolescentes não me atraem, e como foi escrito por uma menina de treze anos, não desmerecendo em nenhum momento,mas as coisas acabam sendo vistas pela perspectiva de uma mente mais jovem, por isso talvez toda essa confusão e incoerênciano enredo, talvez seja o que a isa sonharia em fazer... em fim, vamos torcer para que ela ainda faça muito sucesso nesse mundo

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Mas gente, que autora novinha, fiquei surpresa e alegre também.
    Entendo o seu ponto de vista e é realmente uma pena que o livro não tenha te agradado tanto assim.
    Concordo que essa capa é linda por demais e a sinopse é bem interessante mesmo.
    Só tenho a desejar sucesso para a escritora e que você se agrade mais caso venha a ler outros livros dela.

    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  30. Inúmeras vezes fiquei decepcionado e constrangido ao ler críticas negativas de filmes e mesmo obras literárias, porque quando assistia aos filmes ou lia os livros, ficava fascinado pela história. O contrário também é verdadeiro. Particularmente, acredito que devemos ter vontades próprias e não nos deixarmos ser guiados por opiniões alheias, como vi em muitos depoimentos acima. Se agirmos dessa forma seremos verdadeiros zumbis "vivos". Espero que todos possam ler o livro "Tudo pode acontecer (na adolescência)" e tirem suas próprias conclusões. As críticas construtivas serão muito bem recebidas. Afinal minha princesa tem apenas 13 anos de idade e tem muito o que aprender. É apenas a minha OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  31. É uma pena o livro vir com uma falhas gritantes na forma de conduzir a história, pois a capa e premissa estão muito boas e você se sente um saco de batatas por não conseguir escrever um capítulo. Achei uma escolha ousada uma pessoa jovem escrever sobre alguém mais velha e que faz coisas que nem todos os personagens da idade fazem, mas sucesso a moça e que ela sempre evolua em seus escritos!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Delmara!

    Sinceramente, os pontos apontados na resenha são muito válidos e na minha opinião pode ser de grande ajuda a autora futuramente, você foi sincera e descreveu não apenas os pontos interessantes quanto aqueles que merecem atenção, foi de um profissionalismo exemplar e acredito que assim como eu, você deve saber que resenhas sinceras são poucas a que encontramos no meio literário, por tanto parabéns linda, continue assim, mostrando a face verdadeira de sua experiência com a leitura, pois é isso que o leitor busca!

    Adorei sua opinião! A capa sem dúvidas é linda e eu até poderia dar uma chance mesmo com os pontos negativos, mas a conduta da autora já espanta os leitores por si só.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir