Resenha #187 A menina do Vale - Bel Pesce

terça-feira, maio 03, 2016

Olá galera linda!
Para quem não sabe ainda, eu sou estudante do quinto período do curso de Administração. Nesse mundo universitário recebemos várias indicações de livros por parte dos professores, mas esse não foi um deles HAHAHA. Achei o livro em uma das minhas buscas pela internet e hoje trarei um pouquinho do meu outro universo para vocês. Então, vamos conferir!


Titulo: A menina do Vale
Autor(a): Bel Pesce
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2012
N° de páginas: 160
Iniciativa? Trabalho em equipe? Networking? Determinação? Quais são as coisas que podem fazer toda a diferença para quem sonha em empreender? Em A Menina do Vale, Bel Pesce conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos cases de sucesso que mostram como o perfil empreendedor pode mudar uma vida.
Se prepare para mergulhar em histórias cativantes, que mostram que tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração.

O livro retrata as experiências da autora Bel Pesce, quando esteve no Silicon Valley. Ela que acabou se tornando um dos ícones do empreendedorismo no Brasil. Bel é uma jovem brasileira que estudou no MIT - Massachusetts Institute of Technology, lá ela cursou engenharia, mas também se apaixonou pelo empreendedorismo. Se formou em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática.

No livro, Bel conta algumas experiências que viveu no Silicon Valley, de forma um tanto superficial, senti que o conteúdo prometido "como o empreendedorismo pode mudar a sua via" não estava lá. A narrativa é mais motivacional do que uma base para qualquer estudo. Ela nos mostra coisas simples, como: Acredite nos seus sonhos e trabalhe por eles.

Nele você não encontra as dificuldades ou falhas, apenas as conquistas da autora. O sucesso e o empreendedorismo parece se resumir a um bom conhecimento técnico e network (rede de contatos), o que quem trabalha na área sabe que não é bem assim. Isso me decepcionou um pouco, pois esperava que fosse retratado o caminho percorrido: como começou a ideia dos seus negócios, as dificuldades que enfrentou e como chegou ao sucesso.

A obra trata-se basicamente de uma autoajuda para aqueles que desejam começar um negócio mas estão desmotivados. Nele você encontrará os seguintes ensinamentos: Não se preocupe com a sua idade, Descubra quem te inspira e por quê, Compartilhe as suas dificuldades, Seja sempre humilde, A importância de uma equipe, O verdadeiro valor de um plano de negócios, Seja acelerado, mas tenha paciência, Acostume-se a aprender com seus erros, Encontre as suas paixões, Impressione o mundo com a sua iniciativa.

A menina do vale é pequeno e ilustrado, com uma linguagem simples e de leitura rápida. Se você está esperando a formula milagrosa do empreendedorismo, não leia, pois ela não existe. Mas, se você está buscando motivação para criar uma empresa, para seguir um sonho, para a vida, leia, pois motivação é a base desse conteúdo.

Vocês já conheciam o livro? Se sim, o que acharam? Não deixem de opinar.
Beijinhos e até o próximo post!

|| Skoob || Compre e compre: Submarino • SaraivaAmazon || Gênero: Administração, Negócios e Empreendedorismo ||

Confira Também

25 comentários

  1. Oi Daiane, tudo bem? Eu já conhecia esse livro. Porém essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Bom, confesso que não faz o meu gênero e por isso não leria. Mas acredito que é interessante para quem está a procura de assuntos relacionados ao empreendedorismo, para tirar dúvidas e afins. Uma coisa é mesmo certa: motivação é a base para tudo!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, não conhecia esse livro mas achei interessante, só me desanima pois gostaria de ver as dificuldades que ela teve também, afinal elas são como uma forma de motivação para as pessoas não imaginarem que tudo é perfeito. Mas como é um livro pequeno eu daria uma chance, mesmo que eu seja da área do direito nada a ver com administração.

    ResponderExcluir
  3. Essa capa engana heim? hahahahahahah Antes de ler sua introdução, poderia jurar que o livro é um chicklit.
    Faz muito tempo que não leio auto ajuda ou algo técnico e amei as suas considerações sobre o livro porque sou engenheira e acho que o livro funcionaria bem para mim com uma história de alguém da mesma área que foi tão longe profissionalmente.
    Amei a dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Daiane, tudo bem?
    Eu já conhecia o livro, mas não sabia bem do que se tratava.
    Confesso que a proposta dele em nada me interessa, portanto não é uma leitura que eu faria.
    Realmente seria bem mais interessante se ela falasse sobre todo o percurso que percorreu até alcançar o sucesso.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!

    Sabe, eu sempre acho que esses livros são mais motivacionais que outra coisa. Acredito que seja uma formula pré formulada para ganhar bons leitores. Fiquei feliz em saber que não foi uma leitura perdida! Gostei da resenha e da sua sinceridade!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não tenho muita curiosidade acerca de empreendedorismo, então não é um livro pelo qual tenho interesse, apesar de querer saber mais sobre a história da Bel nesse ramo... Gostei muito da sua resenha! Acho que é a primeira que leio sobre o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não tenho muita curiosidade acerca de empreendedorismo, então não é um livro pelo qual tenho interesse, apesar de querer saber mais sobre a história da Bel nesse ramo... Gostei muito da sua resenha! Acho que é a primeira que leio sobre o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee Daiane ^^
    Eu sempre via a capa desse livro, mas como nunca tinha lido a sinopse dele, achava que era um chick-lit *-* hehe' se fosse eu até o leria, pois adoro o gênero, mas a premissa verdadeira dele não me impressionou muito, e saber que você não curtiu totalmente a obra me desanimou ainda mais. Acho que não o leria :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Delmara,
    Pelo título e pela capa eu já imaginava se tratar de um livro técnico e desculpa dizer mas... Tô fora! Hauhuhauha
    Não curto livros do gênero, acredito que não conseguiria chegar nem a metade da leitura e é justamente por esse motivo que eu nem me arrisco, mas que bom que foi uma leitura agradável pra você, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!

    Se eu escolhesse o livro pela capa a decepção seria avassaladora.... Não curti a premissa e muito menos por ser de auto-ajuda e empreendedor. Não iria ler, trabalho com a parte administrativa e serei sincera, só quero saber disso no trabalho em casa apenas lazer e livros que me proporcione realidades diferentes da que eu vivo. Sei lá, não iria ler. Beijos e de qualquer forma obrigada pela dica. :)

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa um amor, até pensei que fosse um romance, haha.
    Apesar de não gostar de livros desse gênero, ando numa vibe empreendedora e acho que seria uma ótima ideia ler esse livro e me inspirar, mas como você não gostou tanto desanimou um pouco...

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu vi esse livro pra comprar, pois também vou me candidatar para universidades americanas, mas no caso pra fazer mestrado e também AMO empreendedorismo. Quero ter meu próprio negócio. A leitura super me valerá a pena e com certeza agregará tanto conhecimento, que nem sei. Adorei a sua resenha e obrigada por me lembrar de comprar o livro.

    ResponderExcluir
  13. Olá Daiane,
    Ainda não conhecia o livro, mas confesso que me decepcionei um pouco. Pela sinopse, esperava algo mais completo em relação ao empreendedorismo, pois todos nós já sabemos que precisamos persistir nossos sonhos.
    Outro ponto que não me agradou foi o fato de não haver falhas na trajetória da Bel. Enfim, é um livro que não me chamou a atenção :(
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia a obra, mas, lendo a sinopse, esperava muito mais do que apenas o lado positivo da trajetória de Bel. No momento, não é um livro que eu leria, mas gostei da indicação. Anotarei a dica para experiências futuras, pois, mesmo não tendo lições mais complexas do assunto, parece uma boa leitura para aquelas horas onde precisamos de incentivo e motivação. Pena as suas expectativas não terem sido superadas. :/

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  15. Oi Daiane, sabe que para mim eu não me interessei pela obra, talvez por estar bem distante do que eu quero e gosto de ler, sabe? mas acredito que para muitas pessoas essa leitura serve sim. Gostei muito da resenha e fico feliz em ver que você curtiu o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Para ser bem sincera não sou fã de livros com esses assuntos. Já o conhecia e a capa sempre me chamou atenção dando impressão de ser um livro mais juvenil quando na verdade é mais de auto-ajuda. Acho bem legal pra quem curte mas definitivamente pra mim não funciona.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não conhecia este livro antes,mas também essa não é minha área haha. Uma pena que o livro não mostre a trajetória da autora e os altos e baixos até ela chegar onde está. Aliás pelo que você conta ela só mostra os altos né? Apesar de ser um livro motivacional, acho que deveria mostrar os baixos também, pois ajuda as pessoas desanimadas a verem que todos tem problemas para conseguir sucesso, mas que se esforçando todos podem chegar lá. Acho que não Leria o livro, pois não está inserido na minha área que é a engenharia, mas achei bem interessante pelo que relatou.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Daiane, já tem muito tempo que escuto falar desse livro, eu até sigo a Bel Pesce pelas redes sociais, mas nunca tive muita vontade de ler o livro. E confesso que agora desanimei um pouco, eu gosto de livros que não comemoram somente as vitórias e sim os fracassos também, porque com eles a gente pode crescer, mudar e aí sim chegar ao sucesso. Mas quem sabe um dia eu leia.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  19. Já conhecia o livro e nunca que ia esperar essa coisa motivacional, achei que fosse ser muito mais um material de estudo mesmo pela sinopse, fomos as duas enganadas! hehe... Acho que um livro que mostra só as conquistas não é legal, o mais interessante são as dificuldades e como foram superadas, não curti isso ter sido deixado de fora. Dificilmente vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e confesso que ele não chama muito a minha atenção, tanto por causa do gênero quanto pelos pontos negativos que li na sua resenha. Se eu lesse esse livro também iria esperar saber mais sobre as dificuldades da autora e é uma pena não ter falando sobre isso. Enfim, não é um livro que eu leria e é uma pena não ter sido como você esperava.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, e para ser sincera, não é o meu tipo preferido de leitura, mas devo confessar que, apesar disso, reconheço a utilidade da obra, pois há muitas pessoas que anseiam por tornarem-se empreendedoras mas não possuem uma noção básica de como fazer isso, de como agir para que tudo dê certo. Tenho a mais absoluta certeza de sua dica será algo espetacular para quem esteja nessa situação.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Oie, apesar de não ser meu gênero favorito, acredito que o livro se encaixaria maravilhosamente ao meu curso. Afinal, Administração e empreendedorismo andam lado a lado, espero poder conferir o livro e gostar da proposta que trás.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  23. Quando vi as primeiras divulgações do livro achei que seria mais voltado para o estudo, o empreendedorismo em si e não para o lado motivacional como você comenta. O que é uma pena, pois eatava bem curiosa e pensando em colocar ele na lista. Não que não deva ser interessante, acho até que será uma leitura válida mas, como disse achava que era outra coisa... então, dessa vez, esse passa :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu já tinha visto esse livro algumas vezes, mas nunca me interessei por ele, achava que seria algo mais voltado para estudos sobre administração, mas já vi que estava enganada. Mesmo assim não me animei para ler, já que esse estilo de livro motivacional não chama minha atenção. Engraçado como o título passa uma ideia diferente do conteúdo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou formada em administração e gosto muito de livros motivacionais voltados para a área, por esse motivo gostei muito de sua dica, eu ainda não conhecia esse livro, mas agora me interessei por ele. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir