Parcerias entre blogs/autores trás benefícios mútuos

domingo, maio 01, 2016

Olá galerinha!

Hoje o assunto, infelizmente, não é muito legal... Nós do blog Sou Bibliófila e acredito que a maioria dos blogs literários, fazemos de tudo para divulgar as maravilhosas obras que possuímos em nosso país. Temos consciência de como o Brasil é burocrático e como os autores sofrem para encontrar uma editora que esteja disposta a publicar suas obras.


Por isso, sempre estamos aqui para dar aquela forcinha para nossos autores nacionais. Mas uma situação em um grupo que participo no facebook que me deixou muito, mas muito triste. Posso dizer até que um pouco zangada. Não vou citar nomes, pois acho desnecessário expor os envolvidos. Aconteceu o seguinte: Uma autora que está prestes a publicar seu primeiro livro perguntou no grupo como os escritores lá presentes faziam para firmar parcerias com blogs literários e um outro autor respondeu da seguinte maneira:
"Moça, é simples. O que você precisa fazer é entrar em contato com blogs de resenha. Você só vai precisar "perder" alguns livros para isso, para fins de leitura e resenha..."
O autor em questão ainda disse como é essencial os blogs e vlogs para que os autores consigam divulgar melhor seu trabalho. Então, não entendi o, 'você vai precisar "perder" alguns livros'.


Assim como os autores se dedicam a escrever os livros, nós blogueiros (as) também nos dedicamos a escrever nosso blog. Passamos horas cuidando do cantinho, procurando coisas novas para apresentar a nossos leitores, lendo, resenhando os livros, procurando mais informações dos livros, da vida do autor, para que eles fiquem cada vez mais próximos dos nossos e dos seus próprios leitores. 

Não consigo ver uma "perda" de livros nessa situação, já que o retorno da divulgação que fazemos é, de certa forma, bastante vantajosa.

Não vou tapar o sol com a peneira e dizer que em toda a blogosfera não existe nenhum blog que só tenha interesse em ganhar mimos, mas isso não ocorre de forma geral. Existem muitos blogs que não aceitam as parcerias apenas para ganhar livros, mas para ajudar na divulgação de uma obra da qual despertou seu interesse.


Não vou ser hipócrita, claro que amamos receber as obras literárias que estamos ajudando a divulgar, conferir de pertinho nos ajuda a ter mais propriedade para a indicação, mas isso não é tudo e muito menos o principal objetivo dessas parcerias, pelo menos não por aqui e sei de muitos blogueiros que pensam igualmente. Um exemplo disso são as inúmeras parcerias que firmamos e só temos acesso ao e-book, que lemos e divulgamos com o mesmo afinco.

Quero acreditar que ele se expressou mal e que não tinha a intenção de desvalorizar nosso trabalho, mas, mesmo assim, ainda estou chateada pelo termo usado, mesmo que entre aspas, o que sugere um tom irônico. Eu não consegui engolir isso e ficar quieta, pois, infelizmente existem autores que acham que é só para isso que existimos.

Alguém já passou por essa situação? Me contem!
Beijinhos e até o próximo post!

Confira Também

23 comentários

  1. Poxa, que situação. Concordo com tudo que aqui foi dito, acredito que não é só para a coleção, e sim para se obter uma melhor divulgação, existe muitos leitores que querem saber como é a diagramação, como é parte interna e externa do livro, para que assim ele(a) diga, vale a pena para mim adquirir está obra, não quero julgar, mas já irei, existe muitos livros por aí com uma qualidade inferior, (in)felizmente os leitores são exigentes e por mais que a história seja boa, não existe nada mais agradável que pegar um livro e se sentir bem com a sensação, sério, é uma adoração, uma felicidade indescritível. Os leitores conhecerem a obra por vídeos ou fotográficas é indispensável se quiser um maior alcance positivo, na minha opinião, porém existe os admiradores de e-books, eu por exemplo, praticamente todas as minhas leituras são em formato digital <3.

    Também prefiro acreditar que este autor(a) tenha se expressado mal, ou mesmo que suas escolhas não tenham sido favoráveis, pois como você disse, apesar de conhecermos muitos blogueiros dedicados e responsáveis, existe muitos que só querem a obra.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daiane!
    Realmente foi muito mal colocado esse comentário. Pessoas assim não pensam no tempo que, às vezes, temos de nos virar para ler e divulgar o livro.
    Todas as minhas parcerias só me enviaram ebooks, então esse comentário de perder livro não é válido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente ê um assunto bem complicado. Acredito que as duas partes ganham nesse processo e em nenhum momento há perdas. Espero que a pessoa tenha se expressado mal. É ótimo apoiar nossos autores, porém também deve existir a compreensão sobre nosso trabalho...
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. acho que vc foi super clara, ambos ganham nessa parceria, por isso o nome de parceria, aliás!
    os autores precisam de nós, blogueiros, para exporem seu trabalho e nós precisamos do trabalho deles para podermos dar prosseguimento no nosso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii Daiane

    Honestamente eu acho que ele se expressou mal. Não acredito que um autor veja nosso trabalho dessa maneira, mas, eu sempre tento enxergar pelos dois lados. Como vc mesma disse, há blogs que querem sim ganhar e ganhar, inclusive aceitando livros além da capacidade que poderiam ler. Eu já vi blogueiras aceitando 20 livros e publicando aquele IMM de dar inveja, mas quando vc vai ela leu o que? 6 livros do total, 10 no maximo. Vamos supor que o autor tenha tido uma má expeeriencia assim, se enviar um livro e por ai ele ainda não foi lido ou até mesmo foi esquecido em meio a pilha que certas blogueiras orgulhosamente gostam de ostentar. Pode ser que aí ele se expressou dessa maneira. Ou pode ser que nem dado conta da maneira como falou. Enfim, em uma blogosfera aonde temos sempre um lado positivo e esforçado, mas também um lado mais egoista e anti-profissional, fica dificil dar um palpite.
    O que tenho a dizer? Minha consciencia é tranquila, o que faço eu faço com o maior amor. E teu blog que acompanho bastante, tb se que é desinteressado, feito com amor e carinho. Como vc mesma disse, muitas vezes não nos importamos de ler livros em ebook e obviamente fazemos com o mesmo amor a divulgação do mesmo, pois somos blogueiras literarias que amam o que fazem, não importa se em papel, ebook, papiro ou escrito na pedra.
    Como te disse, já ouvi muita reclamação de autor com respeito à pessoas que aceitam seus livros e demoram meses ou até mesmo nem fazem a resenha. Por isso parte de mim acredita que talvez esse autor pode ter tido a infelicidade de topar com alguma má experiência assim...
    Enfim, o negócio é fazermos o nosso blog com carinho, respeito e amor, nos esforçarmos e deixarmos de lado tudo que não é bom e não vem pra somar.
    Ânimo amiga não fica triste não!

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiane, tudo bem?

    Realmente esse tipo de situação é bem chato mesmo, eu nunca passei por isso, mas já vi blogueiros que passaram por essa situação, ou de autores que pensavam que o blogueiro só tinha o seu livro para resenhar, divulgar, ficava apressando e alguns autores que não aceitavam a crítica do blogueiro, claro que também há blogueiro que só está interessado em receber o livro e faz a resenha de qualquer jeito e tudo o mais. Acho que a parceria quando é bem feita, trás benefícios para ambas as partes, como você disse, cada um tem que saber respeitar o espaço do outro. E realmente essa parte do "perder um livro" foi uma colocação equivocada do autor, porque podemos receber um livro para resenha, mas não estamos apenas ganhando ele, assim como o autor não está perdendo.

    Enfim, eu faço poucas parcerias com autores, e algumas são realmente só com e-book, mas faço tudo com o mesmo prazer, pois sei como a literatura nacional ainda não é totalmente aceita.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Eu vi algo parecido com isso em um outro grupo. Um autor disse assim: "Alguns autores querem vender e divulgar os livros mas não quererem "perder" nenhum. Blogs são ótimos meios de divulgação mas para isso vocÊ precisa perder uns livros para o blogueiro...." (algo parecido com isso). Fiquei super revoltada e até pensei em responder, mas achei melhor não falar nada para não me aborrecer, porque já passei por isso antes e me aborreci (não gosto de briguinhas em internet). Dá a impressão que os blogs só querem ganhar livros e mais nada, de fato existem muitos blogs assim, mas se procurar vai encontrar blogs sérios e compromissados com a literatura. ME deixa chateada cada vez que vejo esse tipo de comentário.

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Nunca passei por isso e sempre deixei bem claro que preciso ter tempo e vontade para ler a obra. Acredito que é normal alguns autores pensar dessa forma o que é uma pena. Eu nunca passei por isso mas já vi autores reclamando. Acho que há varias formas de se formalizar parcerias e sempre sendo boa para ambos os lados. É uma pena que pensam dessa forma né? Acho que desse jeito não daria certo. Eu até já fiz um video sobre isso...
    Enfim, ótimo post :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Daiane,
    Não acredito que o autor usou esse termo 'perder', pois, em minha opinião, eles mais ganham do que perdem.
    Como você disse, existem muitas pessoas que estão por aí apenas para 'ganhar' mimos, mas existem outros (a maioria) que querem fazer um trabalho legal. Às vezes eu penso sobre como tenho o costume de aceitar uma parceria apenas para ajudar determinado autor. É sempre bom recebermos mimos, mas não vivemos para isso.
    Se for contabilizar, por dia fico em média 5 horas em frente ao computador entre preparar postagens, divulgar postagens, comentar, gerar visualizações. Além disso, passamos boa parte do nosso tempo lendo e pensando no que postar. Enfim, é um trabalho árduo que não é visto assim.
    Só li verdades em seu post, parabéns.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi, Daiane
    Infelizmente isso acontece muito na blogoesfera. O máximo que aconteceu comigo foi receber uma crítica de um autor por causa de algo que escrevi em uma resenha. Infelizmente, alguns não entendem que precisamos ser sinceras, do contrário quem confiará no blog? Depois disso, deixei bem explicado no menu parcerias, como ela iria funcionar.
    Acho que esse autor não se expressou mal não, pois se ele realmente não achasse que "perderia" livros, não teria escrito dessa maneira. Como se cuidar de um blog e ler as obras não precisasse de tempo e dedicação.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Nossa, eu fiquei pasma agora. Não sei nem o que dizer sobre isso. Vejo a parceria entre blogueiros e autores como uma mega divulgação de ambos os trabalhos, e não acho que os autores perdem livros para tal. Receber a obra para resenhar ajuda na divulgação da parte do blogueiro, mas nós também divulgamos o autor sem ter o livro em mãos, pois não é bem o objetivo da parceria, né, ganhar livros. É claro que, como você disse, é o objetivo de alguns, mas não da maioria.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Daiane!
    Concordo com suas palavras. Nos dedicamos ao máximo para apresentar as obras aos leitores e dessa forma os autores também são beneficiados. Nos dedicamos muito ao blog e algumas vezes não somos bem vistos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Sinto muito pelo ocorrido. Como sou um novo leitor, não passei por isso, mas pode acontecer em qualquer momento, mesmo nos dedicando ao máximo para divulgar as obras dos autores, alguns ainda pensam que só queremos mimos, sendo que queremos ajuda-los.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Daiane! Tudo bem?
    Achei esse tema muito importante para se trazer para o blog, parabéns pela inciativa. Me peguei imaginando como seria um bate-papo entre blogueiros e autores sobre o assunto. Seria algo realmente muito interessante.

    Sobre o que o autor disse, eu super entendo a sua chateação. Mesmo que tenha sido apenas uma forma de se expressar, acho que ele foi um pouco infeliz na escolha da palavra. Como você mesma disse, também empregamos muito trabalho ao criar nossos blogs e prezamos as parcerias sinceras. Acho que qualquer outra palavra teria feito mais juz à essas parcerias. Enfim...

    Vamos acreditar que ele apenas se expressou mal. Nunca passei por isso, os autores com quem tenho parcerias são super amantes de blogs mantemos contato direto.

    Parabéns pela matéria.
    Um grande abraço.
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Realmente, as parcerias com autores servem mais para os divulgar do que propriamente para termos os livros.. E isto acontece tambem com as editoras.. Eu gosto do trabalho de certas editoras e por isso lhes proponho as parcerias..

    E claro que é muito bom quando isto acontece! Tambem gostamos de receber os livros! :) Contudo, o interesse principal nao e esse..

    Bom artigo, com opiniao pessoal! :) Gostei!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Que comentário infeliz, prefiro acreditar que ele só se expressou mal mesmo. :S
    Acho que os blogs são muito importantes para os autores, eu conheço a maioria deles através dos blogs, se não fosse neles nunca ia saber sobre a maioria dos autores.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Esse comentário do autor em questão foi mesmo bem chato... pois desvalorizou nosso trabalho como blogueiro. Adoro receber livros, mas isso para mim não é o principal, o mais importante. Quando o autor é gentil e sua obra interessante, eu leio e divulgo ebooks sem problemas! Quero muito acreditar que ele tenha se expressado mal. Mas ainda assim sei que outros pensam exatamente da mesma forma, que estão "perdendo" livros... infelizmente.
    Adorei o post!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Nossa que situação desconfortável hein. E com certeza esse autor falou isso para desmerecer o nosso trabalho, por que no mínimo deve ter feito parceria com algum blog que o tratou de um forma da qual o decepcionou. E concordo com tudo o que disse no post, o nosso trabalho vai além de apenas receber o livro e resenhar. Ter um contato com o autor e ver que ele pode confiar no seu parceiro, para divulgações, promoções e outras coisas é fundamental.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Poxa que comentário mal colocado :/
    Para mim livro perdido é aquele que não é lido, um blogueiro ler a obra de um autor e dar a sua opinião só faz o autor ganhar, pois ganha a divulgação de sua obra, o leitor pode perceber alguma falha que o autor não queria transmitir e até mesmo pode ganhar um fã de seus escritos.

    Acho bem necessário parcerias com ebooks, pois o autor em início de carreira não tem muito dinheiro para fazer a divulgação e fora que para quem lê na amazon o preço é bem camarada para apostar na literatura nacional sem quebrar o cofrinho.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor.
    Acho sua postagem muito importante para a reflexão sobre o assunto. Meu blog hoje é reconhecido justamente pelo apoio aos livros nacionais e não solicito nenhum exemplar para fazer divulgações. Apenas quando o autor faz questão de ter uma resenha pelo blog é que solicito a gentileza de disponibilizar um exemplar. Mas concordo com você quando questiona o modo como o autor se expressou: "perder alguns livros"? Não, acho que o mais apropriado seria "separar alguns livros para investir nas parcerias". Ao mesmo tempo, reconheço que infelizmente há muitos blogs que não valorizam seus parceiros como deveriam. Eu mesma, devido a problemas de saúde, atrasei muitas leituras e precisei me desculpar com os autores que aguardavam pacientemente a resenha de seus livros. Acho que cada caso é um caso e a melhor parceria é aquela que promove ambos: blogueiros e autores.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu sinceramente posso dizer que esse autor que respondeu isso é um idiota de marca maior, "Perder alguns livros"? OI como assim??? Será que essa criatura tem noção do que é marketing? Então quem coloca uma propaganda no ar, está perdendo alguns reais, né? NÃO!
    Propaganda é investimento, o livro que um autor investe, volta pra ele em forma de divulgação e sinceramente eu acredito que nesse tipo de trabalho de divulgação, o autor ganha bemmmm mais que o blogueiro, pois sinceramente um livro eu posso comprar, mas se um autor quisesse divulgar seu livro de outras maneiras ele teria que arcar bem mais, do que com o preço de um livro. Eu tenho visto muitos autores com as mesmas opiniões que esse babaca aí (desculpa a palavra mas ele é babaca mesmo)e isso tem me feito ser muito mais seletiva em relação aos autores que eu aceito como parceira, eu blogo por amor e tenho prazer em divulgar obras nacionais, mas pessoas como esse autor ai, não merecem nenhuma ajuda.
    Adorei o teu post, temos que falar sobre isso mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Olá gente fina, muito bom o tema... Sou escritor e tenho um livro publicado pela Editora Multifoco. Gostaria de me tornar seu parceiro no site.

    Um abraço.

    W. Figueirôa

    ResponderExcluir