Resenha #181 Aniur - Esther Moratto

12 de abril de 2016

Genteeee!
Que livro é esse, hein? Quase morri lendo, pense ai. Perdi as contas do número de vezes que meu coração afundou no meu peito e mesmo agora ainda continuo com a adrenalina a mil. Não acredito que a autora teve coragem de fazer isso. Sério, sem exagero. A leitura tem um ritmo constante, nem lento e nem frenético, mas o desfecho... O desfecho é de fazer cair o queixo, o forninho e tudo mais que tiver direito. 


Titulo: Aníur, a Ruína Está Próxima
Autor(a): Esther Moratto
Editora: Young
Ano: 2016
N° de páginas: 219
Jake e Meg são jovens recém-casados e teriam um belo futuro pela frente. Mas não contavam com uma grande catástrofe, que poderia acabar com suas vidas. Um terremoto abalou a cidade em que vivem e uma doença misteriosa surgiu logo após o incidente. Será que isso seria o fim do mundo? Descubra nesta história agoniante, que te prenderá do começo ao fim.

Eu deveria ter dado mais crédito ao trecho da sinopse onde diz "história agoniante", mas não, achei que era exagero. E como resultado aqui estou eu, agoniada e boquiaberta com a destreza que a autora empregou na construção dessa história, que apesar de se passar em um cenário pós apocalíptico que acabou se tornando um grande clichê, tem certos pontos surpreendentes e inovadores.

Desde o momento em que se conheceram em uma sessão de cinema, a vida de Jake e Meg tem sido um verdadeiros conto de fadas. Extremamente apaixonados um pelo outro e agora recém casados eles aproveitam cada instante da vida juntos. O futuro promissor de ambos nunca foi uma preocupação, até a cidade onde vivem ser acometida por um terrível terremoto. E para piorar o cenário Jake estava viajando a trabalho e Meg se encontra sozinha em meio ao caos que sua vida se tornou. Forte e determinada a jovem luta pela sobrevivência pois um vírus fatal está se espalhando rapidamente e aparentemente não restou ninguém na cidade capaz de ajudar os sobreviventes, ela espera reencontrar seus entes queridos e seu amado o mais breve possível, bem como descobrir respostas para o que está acontecendo a sua volta. Já Jake, se lança em uma busca desesperada por Meg, disposto a gastar todas as suas energias para encontrar seu grande amor ele irá correr na direção de terríveis obstáculos que poderão por um fim ou salvar sua vida.

Antes de mais nada quero deixar registrado meu amor por esse casal, passei a admirá-los imensamente pela determinação gigantesca de encontrar um ao outro, e olha que não foram poucas as armadilhas que surgiram no caminho. Confesso que pensei que um deles iria pisar na bola e bagunçar tudo em algum momento, mas ambos são personagens fortes e se saíram bem na medida do possível. Como em toda história do gênero tivemos algumas baixas importantes, mas nada muito arrasador, mentira, foi mito arrasador, fico pensando onde os escritores guardam o coração quando se metem a escrever esse tipo de cena.

Passei todo o livro esperando o momento em que as pessoas contaminadas e mortas se levantariam como zumbis, felizmente não aconteceu. Calma, não é um spoiler, Aníur me inseriu nesse mundo pós apocalíptico do qual sempre quis fazer parte, desde o surgimento de TWD desejei loucamente ler uma trama como essa, mas ler as atividades dos zumbis me dá aflição e acabei adiando esse tipo de leitura, até agora. Tenho que enfatizar o fato de que quase tudo nesse livro ocorre na medida certa, só me incomodei um pouco com o excesso de desencontros, fora isso não tenho do que reclamar.

O desfecho me causou um mini infarto e uns cinco segundos de muita raiva e indignação, até que percebi que temos um final alternativo. Santa Esther, oro por mais autores que escrevem finais alternativos como esse. O livro é uma mistura de medo, incerteza, ansiedade e esperança, não tem como essa receita não mexer com o leitor, me vi rapidamente envolvida pelos dilemas e desolada pelo cenário arrasador que se desenrolava diante dos meus olhos. Por esta vasta gama de sensações e emoções que Aníur despertou em mim, super indico aos amantes do gênero e a todos que estão querendo sair da zona de conforto.

Cortesia: Young Editorial
|| Skoob || Compare e compre: Amazon  || Gênero: Fantasia, Ficção ||

21 comentários

  1. Oi, Del!
    Gente, quanta emoção na resenha hein? Fiquei super intrigada com esse final agora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já tinha lido outras resenhas desse livro e ele já está aqui na minha lista para ser lido! :) Delmara, é tão bom quando a história nos prende e o desfecho nos surpreende, não é mesmo? Estou sentindo falta de livros assim, bem marcantes em todos os aspectos. Fiquei feliz que eles não viraram zumbis ( entendi direito, né?) por que daí eu não curtiria... nao gosto deste universo. Vc já assistiu ensaio sobre a cegueira?

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nas épocas das primeiras divulgações deste livro, já me interessei pela história. Achei interessante a intimidade do casal e também, essa abordagem de zumbis e mesmo você falando que o livro tem uma narrativa constante, imaginei determinadas cenas de forma frenética. Quero com certeza ler, em breve!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Delmara, eu já tinha lido alguns comentários sobre esse título, mas de longe, o seu se tornou o mais empolgante de todos. Pelo visto, a trama deve ser eletrizante, e repleto de sentimentos marcantes. E é claro que, depois de ler suas considerações, fiquei muito curiosa para conferir. Bom, e é interessante o fato de os mortos não terem virado zumbis, porque se não perderia o interesse na hora, eu realmente não curto esses seres, sabe...
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  5. Ola Delmara a premissa é bem interessante e acredito que o casal irá passar por muitas dificuldades para estarem juntos assim espero, quando li em sua resenha final alternativo já não gostei. Gosto de finais fechado e de preferências com finais felizes. Só a capa que não gostei. Irei dar uma chance ao livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice,
      Te entendo, até porque também prefiro finais fechados, mas depois de ler o final oficial, o alternativo acabou sendo um bálsamo, vai por mim... Dá uma chance sim, você não vai se arrepender.

      Excluir
  6. Oie, sua empolgação me contagiou e acho que eu leria, mesmo não gostando tanto desse gênero mais fantástico. O fato de termos bastante pessoas mortas por essa contaminação me intriga, e gostaria de conhecer isso mais a fundo. Em relação a autora ter escrito um final alternativo não sei se gosto tanto desse fato. Mesmo ele acalmando seu coração de leitora, gosto mais que escreva um único, mesmo correndo o risco de nos deixar muito raivosos, risos. Em fim, obrigada pela dica, anotado e com certeza se eu tiver a oportunidade pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Amiga olha eu gostei bastante de tudo que tu abordou em sua resenha, mas sinceramente não é um livro assim que tenha me chamado atenção, eu até tive um pouco de receio também em fazer a leitura, agora tenho certeza que não vou ler, porque eu acho que não faz muito meu gênero, mas mesmo assim achei que você explicou muito bem alguns pontos que foram essenciais sobre a estória e também sobre os acontecimentos. E o melhor de tudo é que você conseguiu passar o que sentiu. Isso me surpreendeu, porque acho que ficaria como você lendo algo assim rs Mas tá ótimo amiga, parabens viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/memorias-literarias-8-amigos-e-loucuras.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Delmara, sabe que tenho muito interesse em ler esse livro, e pela sua resenha ele é muito agoniante mesmo, eu gosto desse tipo de livro que deixa o leitor sem saber o que fazer ahahah a trama parece arrebatadora e com certeza está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Oláa!!!
    Não conhecia esse livro e já me ganhou logo pela sinopse,adorei a premissa do livro e sua resenha,como adoro estórias assim meio distopia fiquei super curiosa pra saber mais sobre esse grande terremoto e que virus é esse...Só não curti muito a capa...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-um-novo-amanha-pousada-1-nora.html

    ResponderExcluir
  10. Oiiii *--*

    Desde que eu vi uma resenha desse livro uns dois meses atrás que morro de vontade de le-lo, serio mesmo essa premissa é muito boa e pela suas impressões ele é fantastica. Nem consigo imaginar acontecer algo assim com casal que acabou de casar. Quero muito poder ver o desenrolar da trama.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Delmara,
    Quantas sensações, acho que teria um infarto ao longo de toda a leitura, pois parece ser uma história incrível.
    Fico feliz em saber que as pessoas não levantaram como zumbi e que você alertou os futuros leitores sobre isso (tão boazinha).
    Estou muito ansiosa para ler esse livro, pois acho que vou amar cada página, cada palavra.
    Adorei sua resenha, está incrível, como sempre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi, Del
    Ainda não conhecia esse livro, mas me interessei pela premissa. Em um cenário pós apocalíptico é sempre gostoso acompanhar um casal. Fiquei curiosa para esse final e em saber porque se agoniou tanto com o livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Desde que vi anunciarem esse lançamento estou morrendo de curiosidade para lê-lo, principalmente por ser um 'pós apocaliptico' bem diferente, que não envolve nada de zumbis, e é aquele negócio que sempre imaginamos, como vmaos encontrar nossos entes queridos se isso realmente acontecesse?
    Realmente o livro parece incrível, e adorei o fato de ter um final alternativo, já está mais que na lista de desejados

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olha, faz um tempão que eu quero ler esse livro. Acho o enredo instigante demais e a história desses dois é muito intrigante. Eu não gosto muito de finais alternativos, mas existem histórias onde isso é realmente preciso e pelo que parece, esse livro é um deles. Sempre comento sobre a capa, acho que ela está muito fraquinha para o tanto que o livro merece.

    ResponderExcluir
  15. Olá :D
    Vi esse livro no catálogo da Young e fiquei com vontade de lê-lo apesar de não gostar de ler ebook, porém, fiquei bem curioso para saber o desfecho da história e o que acontece com a Meg e o Jake. Vou solicitar esse livro para resenha.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Delmara, tudo bem?
    Adoro livros que se passam em cenários pós-apocalípticos e também quando os autores inserem zumbis na trama (também sou fã de TWD, rs), mesmo tendo um pouco de medo. Fiquei imaginando como seria estar na pele dos personagens, as catástrofes acontecendo e um tão separado do outro, isso me deu a maior aflição!
    Mas gostei da premissa e pela sua resenha me parece ser um livro muito interessante, adoraria lê-lo.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Oiee Delmara ^^
    Como a primeira resenha desse livro que eu li foi bem negativa, eu desanimei bastante para lê-lo, fiquei receosa de arriscar a leitura e acabar me decepcionando (principalmente por conta do número de páginas, eu gosto de livros maiores *-*), mas saber que você gostou tanto da história (e ficou doida com o final) me deixou curiosa para ler. Não imaginava que o livro era assim tão bom *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Não é a primeira resenha que leio sobre esse livro, e cada vez mais estou curiosa para conferir. Só de saber que tem um final alternativo, já fiquei ainda com mais vontade, pois isso é um diferencial entre os livros. Uma ótima história!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Tenho visto muitas resenhas sobre esse livro, mas ainda não o li. A estoria parece muito boa e bem estruturada, e gostei do cenário pos apocalíptico. Não sei se gosto ou não de haver um final alternativo, mas se for pro casal principal e amado ficar junto, eu aprovo kkkk espero um dia ainda poder ler esse livro.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  20. *-* Estou louca por este livro desde a primeira resenha que li. hehe Está anotadinho aqui na minha lista e a sua resenha... MeoDeus!!!! Só fez aumentar minha ansiedade! Não sei o que fazer agora. Sério!!! srsr

    Arrasou na resenha e devastou meu coração! Mas adorei viu! <3
    Beijinhos!

    ResponderExcluir