Resenha #177 A matéria dos sonhos - Valéria Martins

26 de março de 2016

Olá pessoal!
Finalmente consegui trazer a resenha desse livro pra vocês. Estive doente nessas últimas semanas o que acabou atrasando minhas leituras de modo geral, mas durante essa madrugada consegui concluir essa leitura maravilhosa e corri pra escrever essa resenha e compartilhar com vocês minha euforia por ter feito mais uma boa leitura.

Titulo: A matéria dos sonhos
Autor(a): Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Ano: 2015
N° de páginas: 290
Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre. A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

Uma leitura envolvente, que a princípio demonstra conter apenas uma história atraente, mas que no desenrolar do enredo te prende e te leva para o mais profundo do seu inconsciente. A matéria dos sonhos é uma leitura obrigatória para todos sem expressão, pois aborda os mais diversos estágios da vida,  decepção, redenção, amor, amizade, libertação entre outros são os temas desenvolvidos com maestria pela Valéria.

Mariana sempre foi a princesinha do papai, jovem, rica e mimada, sempre teve tudo que quis. Até ser abandonada algumas semanas antes do seu casamento dos sonhos. Quanto a isso Mariana não poderia fazer nada seu noivo (agora ex), a trocou por outra sem nem pensar duas vezes, seu conto de fadas foi quebrado e infelizmente ela estava no fundo de um poço sem saída, será? Atendendo a uma sugestão do seu irmão aventureiro, Mariana embarca para uma viagem despretensiosa e ao chegar na Chapada Diamantina, na Bahia (minha terra querida), a jovem se vê a princípio perdida e sozinha em um lugar estranho. Por sorte, ou malabarismo do destino ela reencontra Cláudia, uma maluquinha que conheceu graças a amigos em comum. Esse encontro somado a um cenário de tirar o fôlego e a uma atração inesperada irá tornar a estadia de Mariana nesse paraíso tropical uma espécie de caminhada rumo a libertação.

Com uma narrativa detalhada, mas nem de longe cansativa, Valéria nos apresenta um deslumbrante roteiro turístico do nosso país. Apesar de ser baiana e viver na Bahia durante a maior parte da minha vida, nunca sequer passou pela minha cabeça conhecer a Chapada, até agora.  A autora soube envolver e convencer o leitor sem que as descrições a cerca dos locais fossem massantes, confesso que esse era meu medo, já que tive algumas experiências do tipo.

Outro ponto que me agradou bastante foi o romance, sutil e intenso, me conquistou e envolveu, mas não se tornou soberano. A autora desenvolveu diversos assuntos em paralelo ao envolvimento amoroso de Mariana e Alex, alguns complexos e outros nem tanto. Com uma escrita leve a autora criou personagens com personalidades e características marcantes e realísticas. Me apaixonei quase que instantaneamente pelo Alex, acho impossível alguém não gostar dele de imediato,  um rapaz profissional, quase que tímido em alguns momentos, que se mostrou cheio de vida e com a coragem necessária de lutar por aquilo que deseja e lhe faz bem ou pelo menos teve toda essa coragem em algum momento lá atrás. Já minha relação com Mariana demorou mais para acontecer, devido o fato de ter sido criada quase que em uma redoma de vidro, a jovem trás certas características que me incomodaram bastante, preconceituosa e cheia de mimimi, se mostrou deveras imatura e irritante no início, mas felizmente pude vislumbrar seu amadurecimento gigantesco. Mariana foi uma das personagens que mais cresceu e se desenvolveu na história. Além dela também amei conhecer e acompanhar a amiga maluquinha, Claudia apesar de demonstrar leveza e descontração quase que o tempo todo, trás nas costas a muito tempo uma mágoa pesada demais.

O desenrolar dos dramas de personagens tão bem trabalhados não poderia ser menos que envolvente. E digo mais, através dos dilemas de Mariana, Claudia, Alex, entre muitos outros, somos lançados em um mar de reflexões. Afinal, o que buscamos para nossas vidas? Estamos realmente satisfeitos com nossas escolhas? Estamos ignorando algo importante e não nos demos conta ainda? Intenso e revelador, A matéria dos sonhos é um livro que recomendo sem moderação, leia e releia se for preciso, mas não perca a chance de de envolver nesta linda história de redescobrimento, onde o mais importante não é o que se pode ver, mas o que se é capaz de sentir quando se está sozinho consigo mesmo. Uma leitura plena e nada clichê, visto que os rumos dados a história pela autora vai contra quase tudo que estamos acostumados a ver por ai.

Cortesia: Valéria Martins  
|| Skoob || Compre o e-book: Amazon || Gênero: Romance ||

12 comentários

  1. Olá Delmara, tudo bem?
    Uau, parece ser uma leitura interessante mesmo e eu gostei muito de tudo que você mencionou. Sem contar que, pelo que pude perceber, há muitas mensagens positivas para refletir nessas páginas. Muito obrigada pela indicação e te desejo muitas outras leituras boas
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tenho uma curiosidade com esse livro e ao ver a tua resenha eu só pude confirmar que ele deve ser mesmo maravilhoso. Acho que a história e o desenvolvimento devem nos prender até o final da leitura, acho que a Mariana me ganharia de cara. Só o que não me agrada muito no livro é essa capa, acho que ele merecia algo mais elaborado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Delmara, já tinha lido uma resenha do livro e ficado encantada e novamente, ao ler suas considerações, gostei bastante da premissa do livro, perincipalmente sobre os dramas dos personagens e a forma como tudo deve ser desenvolvido. Quero ter a oportunidade de conferir e ler algo diferenciado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Delmara,
    Conclui a leitura desse livro há pouco tempo e devo dizer que concordo com tudo o que você falou. O livro foi muito bem trabalhado e os personagens desenvolvidos. Não moro na Bahia, mas fiquei muito curiosa para conhecer a Chapada.
    De fato, a escrita da autora é bastante descritiva, mas em nada cansativa. E também o romance da Mariana com o Alex me encantou. Enfim, tudo no livro está no lugar certo.
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro! Fiquei bem curiosa com os pontos que abordou na resenha, principalmente por ser uma obra sobre redescobrimento com personagens que, como você disse, foram bem construídos. Fiquei interessada! Espero ter a oportunidade de ler Matéria do Sonhos em breve.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Delmara!
    Já cheguei a ler outras resenhas desse livro, e todas são sempre muito positivas. O livro me parece ser incrível mesmo! Gosto muito de livros que nos trazem reflexões de alguma forma. Com certeza anotarei a dica ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser cheio de reflexões mesmo hein, pelo que pela sua resenha acredito que ainda estou em dúvida se eu o leio, gosto de livros cheios de reflexões mas espero que não soe algo meio que muito auto ajuda, já que não curto muito isso.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei demais do plot, mas quando você fala da mariana, já me irritou. Não gostei de suas descrições da personagem, e acho que iria odiá-la de cara. Mas mesmo assim me atraiu, fiquei curiosa.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Adorei várias coisas nesse livro que você comentou na resenha. Adorei que se passa na Bahia (é tão difícil encontrarmos livros que saia da ambientação em EUA, RIO e SÂO PAULO) e adorei que você mencionou que o romance não é a parte central da história. Também curti que o livro te fez refletir sobre várias coisas, gosto de livros que fazem isso. No entanto, fico com o pé meio atrás por causa da personagem principal que parece ser MUITO mimada e eu, sinceramente, não tenho muita paciência pra personagens cheias de mimimi que acham que são princesas e precisam casar e ter filhos pra serem felizes. Sério, não consigo engolir muito isso, não hahaha

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já li algumas resenhas sobre essa obra e parece ser um livro muito bonito com ensinamentos importantes. Mas no momento não sei se o leria, estou numa vibe mais de literatura fantástica. Mas quem sabe futuramente, não é mesmo?!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Achei interessante o livro se passar na Chapada Diamantina. Eu também sou da Bahia e quero muito conhecer a chapada. Acho que leria esse livro apenas pelos pontos turísticos. Esse livro tem alguma parte erótica? Tive a leve impressão que tem.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,
      a descrição da autora com relação aos pontos turísticos é sensacional, me encheu de vontade de conhecer esse pedaço do paraíso que temos em nosso estado. Quanto a cenas eróticas, não o livro não possui esse teor, mas tem uma sensualidade acentuada, com uma narrativa na medida, nada muito escandaloso ou constrangedor.

      Excluir