Blá blá blá literário #01 Eu sou leitora, aceitem que dói menos

9 de fevereiro de 2016

Olá pessoal!
Essa é nossa antiga coluna Dialogando que está reaparecendo por aqui com novo nome. Já faz um tempo que não estava satisfeita com o antigo título, mas não havia tido nenhum inspiração. Por hoje irá ficar Blá blá blá literário, mas talvez esse ainda não seja o definitivo. Confira o diálogo real.

Ele: E você já terminou seu livro?
Eu: Por que?
Ele: Só quero saber.
Eu: Entenda que eu nunca vou terminar de ler, existem milhares de livros que nem todos os dias da minha vida serão suficientes pra lê-los.
Ele: Oxe!
Eu: Eu leio pra passar o tempo, o de ontem terminei... e hoje já estou terminando um outro.
Ele: Você vai ficar louca.
Eu: Não, eu vou continuar feliz.


Sinceramente não sei quanto tempo ainda irá levar para que as pessoas que vivem ao meu redor compreendam de uma vez por todas que gosto de ler e ponto final. Gente, não é como se eu bebesse ou me drogasse, ler é uma coisa boa. Porque tanta resistência em aceitar isso? É frustrante tentar explicar diariamente que sim, passo meu tempo livre lendo... Também leio andando na rua, no ponto de ônibus, dentro do ônibus, as vezes enquanto me alimento e etc. Ah! E eu perco o sono por que de um bom livro sim, E DAÍ? Pelo que sei isso não afeta a vida de ninguém e me faz muito feliz por sinal.

Pra vocês terem uma ideia, esse ALGUÉM, já saiu falando por ai que eu sou chata, só penso em ler...

- Amiguinho, coleguinha... Não gosta, então fica longe. Okay? Não estou fazendo questão de perder meu tempo precioso tentando agradar não. Existem tantos livros no mundo e eu quero ler o máximo que conseguir. 

Então, que fique claro... Li ontem, estou lendo hoje e lerei amanhã! E se por acaso me ver em algum lugar e eu não estiver lendo, passa reto porque estou pensando em ler #FicaDica!

Oremos por um mundo onde ao invés de criticarem as pessoas porque elas leem, os autointitulados julgadores da humanidade se tornem leitores, ocupando de forma útil o imenso tempo livre que costumam usar pra cuidar da vida dos outros. Dessa forma podemos nos tornar quem sabe uma nação pensante e menos preconceituosa.

26 comentários

  1. KKK é bem assim, leio tanto que até minha mãe esta pegando os meus atos de leitura,meus amigos ficam assim já terminou ? Falo: Sim , mas já comecei outro kk eles falam que eu deveria morar na biblioteca e casar com personagens literários ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Delmara,
    sofro com a mesma coisa. Muita gente fica me dizendo que sou antisocial, o que não faz sentido, já que toda sexta to no bar bebada com os amigos e namorado. A verdade é que o brasileiro lê pouco e quando alguém lê um pouco mais que a média, a galera fica ''nossa, só pensa em ler''. Eu leio em média cinco livros por mês só. A maior parte é no trajeto do trabalho-casa-faculdade. Nos finais de semana, saio com meu namorado, meus amigos, estudo, vejo série e também leio. Não ''só'' leio. E outra, ler não é algo ruim, pela amor de deus... Mas as pessoas realmente pegam no pé de quem lê bastante. Deus me livre. Mas o importante é que a gente ta feliz. :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Delmara, tudo bem?

    Não é fácil, as pessoas não conseguem enxergar o que vemos e sentir o que sentimos, o melhor é ignorar....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OMG! Nunca li algo que é 100% dos meus pensamentos o/
    Vivo dessa infelicidade há muitos anos, já cheguei a ouvir que não adianta ler tanto, se não são os clássicos (pois na mente dessas pessoas, só esses livros prestam). Meus próprios pais vivem achando ruim eu preferir ficar em casa e ler do que sair. Me arrastaram para um bloco de carnaval domingo passado e quase morri de desespero, isso que meu noivo foi junto.
    Quando cheguei em casa (uma meia hora depois, que foi o máximo que aguentei por lá) a primeira coisa que fiz foi pegar um livro.
    Sou muito chata quando ouço coisas desse tipo, já tive um trabalho onde eu levava livros para ler nas horas vagas (lá não tinha internet, televisão... enfim só tinha um telefone e que atender a porta de vez em nunca) Claro que lia quando já tinha feito tudo e quando estava sozinha, porém um dia o chefe viu o livro guardado na gaveta e me disse para nunca mais levar nenhum livro, que se eu quisesse fazer algo era só olhar para o nada. Sério, o cara disse isso! No outro dia me demiti. kkkkkk
    De pessoas ignorantes e com pensamentos desse tipo eu quero é ficar bem longe!
    Hoje a maioria só me chama mais é de anti social kkk
    Beijo*
    Amei essa coluna, me identifiquei demais ♥
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tive que rir do teu post. Infelizmente é assim mesmo, acho que todos nós passamos por isso e claro, tem aqueles dias que não aguentamos mais e acabamos estourando. Eu aprendi a simplesmente ignorar, lançar minha melhor cara de paisagem e deixar a pessoa falando.
    Bjo e ah, deixa blá blá blá que ficou legal. ^^
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee Delmara ^^
    É isso aí! Somos viciados em livros, amamos livros e isso nos faz bem de uma forma que nada mais consegue. Sim, perdemos o sono lendo, sim, choramos, rimos e nos apaixonamos, mas são as melhores sensações ♥ Já ignoro gente que vem com papo assim...hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse: "Você vai ficar louca" é o que mais escuto uahsuahs
    Você falou exatamente tudo o que penso, infelizmente não posso mandar minha família sair da minha vida uahsahu
    Eles reclamam dia e noite sobre eu ter muitos livros, ficar muito no computados (ok, pararam um pouco) e sobre eu ler por várias e várias horas e em todo o lugar. Mesmo depois de anos eles ainda não entenderam que amo ler, isso me faz feliz e se me arrancarem isso não vai restar nada de mim, eu vou enlouquecer u.u drama queen
    ahsuahsuahsua
    Enfim, eu sempre digo a minha mãe: você preferia que eu estivesse me drogando? Não? Então me deixe ler em paz.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  8. Fico assustada quando me perguntam: como vc tem tempo para ler tanto? Sinceramente, ainda lendo mais q a maioria, as vezes me pego sem ler... hahahahaha Se eu realmente usasse meu tempo de preguiça pra ler, nossa, leria muito mais... hahahahaha
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amiga olha é engraçado esse tipo de situação mesmo.
    Eu na verdade preciso sair mais de casa sabe? Porque me dedico mais as leituras e ao blog e meus pais mesmo me falam que eu preciso sair mais, me divertir e conhecer pessoas novas, mas sinceramente as vezes até me desanima. Mas lógico é bom sair sim, viajar, descansar a cabeça um pouco, mas para quem realmente gosta assim como você o que tem de mal nisso? Você não tá fazendo maldade pra ninguém e nem atormentando ngm. Tá na sua...lendo...quieta...e o povo ainda acha ruim? Nossa vai entender viu?! Mas é normal miga, liga não, mas é sempre bom ler, porque pelo menos a gente sai desse mundo horrivel que vivemos. Esse é o BOM DA LEITURA principalmente quando tu disse ai que TEM MUITOS LIVROS PARA LER AINDA e realmente acho que deveriamos ter umas 20 vidas para poder ler tudo hahahah, ou até mais...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-o-grupo.html

    ResponderExcluir
  10. OIie,

    É desse jeito que acontece, as pessoas só ficam falando que a gente ler demais e blá, blá, e sabe o que falo? Eu compro livros com meu dinheiro, o tempo é meu, as minhas são minhas, então eu leio o tanto que eu quiser e na hora que eu quiser kkkk e mando as pessoas te catarem. rs Acredito que a leitura seria um modo de fazer a gente viver num mundo melhor, que pena que algumas pessoas não pensem assim.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhh vc disse TUDO QUE ESTAVA ENGASGADO AQUI.
    Eu também sofro com isso. As pessoas acham que é perda de tempo, e não entendem por que eu curto ler. Mas poxa, eu gosto e isso faz bem.
    Antes, me enchiam a paciência porque eu só lia romance, então dei uma diversificada na minha estante, agora reclamam porque eu leio livros tipo fantasia que não tem nada haver com o mundo real, e que eu tenho que ver as coisas como realmente são e blá blá blá (alias, amei o nome da sua coluna).
    Acho que eles não entendem que é o que eu justamente procuro, viajar um pouco para um mundo totalmente diferente do real.
    Amei mesmo o texto.

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu já estou acostumada com as pessoas achando que eu deveria estar em festas do que lendo em casa, no meu canto. Mas acho que os livros proporcionam mundos que as festas de longe não proporcionam e sou muito mais feliz assim. Acho que as pessoas pensam que o normal é sair, se divertir daquela maneira, beber e tudo o mais e não ser algo diferente daquilo. Esquece e continua como você ama!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gostei bastante do seu post, quem gosta de ler e não sofre com isso?? Difícil rs
    Uma vez estava em meu horário de almoço e meu chefe reclamou que eu só lia... EU ESTOU EM MEU HORÁRIO DE ALMOÇO, FAÇO O QUE EU QUISER!
    Meu colega estava na sala e depois que meu chefe saiu (claro né rsrs), eu disse: poderia está roubando, matando, me prostituindo... mas não estou lendo!! Aí virou um lema kkkk claro que não estaria fazendo nada disso, mas foi só uma brincadeira.
    beijos e parabéns pelo post
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  14. Olá Delmara,
    Eu AMEI seu post.
    Já sofri muitas vezes com pessoas dizendo: Você só lê? Sai de casa, vai fazer alguma coisa, vai namorar, ver um filme. Minha resposta sempre foi: Se eu quisesse fazer outra coisa que não ler estaria fazendo, não é?
    Meu vício em ler chegou ao ponto de eu ler enquanto tomo banho. SIM! Eu pego meu lindo celular a prova d'água e leio no app da Kobo, isso é MUITO BOM, pois eram minutos ociosos que eu não faria nada.
    Espero que não me julguem mais..
    Amei seu texto mesmo.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Delmara, eu sofro por essa mesma coisa que você. Meu pai já aceitou que meu vício é ler e que em qualquer canto que me verem por aí, eu estarei lendo, mas os meus amigos acham a coisa mais chata do mundo e vivem perguntando se o que eu leio é de fundamento pelo menos (óbvio que é, todos meus livros são de fundamento!!!) mas é difícil colocar isso na cabecinha dura deles hhhah por isso já me acostumei.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi minha linda... nossa faz um tempão que não venho aqui... e seu blog está lindo demais... adorei a sua postagem... nós leitores também sofremos preconceitos não é mesmo??? As pessoas acham que sou anti social porque prefiro ler... claro que eu faço outras coisas, mas sempre estou com um livro nas mãos para qualquer eventualidade ou tédio mesmo hahaha... leitura faz parte de minha vida... da nossa vida... e acho que as pessoas deveriam aderir mais essa causa... do que ficar caindo de bêbado nas ruas ou usando drogas... se viciar em leitura... é maravilhoso e jamais será perca de tempo... no meu trabalho estou distribuindo o meu amor por leitura... antes era só eu que lia... agora tenho mais 7 e por ai vai... amor a leitura quando é verdadeiro como o nosso amor dissemina... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem??

    Nossa, não entendo o motivo de tanta implicância... mas realmente muitas vezes nos deparamos com pessoas que conseguem achar uma forma de defeito em tudo! Meus amigos já se acostumaram que eu sempre vou estar com um livro na mochila hehe, espero que os seus também se acostumem!

    XOXO

    ResponderExcluir
  18. Heey, tudo bom?

    Eu te entendo perfeitamente, comigo acontece bem assim. Nem todo mundo vai entender o prazer de uma boa leitura, e nem a magia que acontece quando folheamos as páginas de um livro. Que sorte a nossa por entender, não é mesmo?!

    Continue lendo, e lendo, e lendo, e lendo, e lendo, e lendo....

    Beijo Beijo!!! <3

    http://luxandocomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiii!

    Eu sempre tenho que lidar com pessoas com essa forma de pensar. É triste ter que ver tantas cabeças pequenas no mundo né?
    Adorei a forma como você lidou e quis expor sua opinião aqui! Continue assim!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Delmara! Tudo bem?

    Primeiramente, gostei do nome temporário dessa coluna! :) E eu nunca tive o desprazer de lidar com pessoas assim... Ainda bem! Todos em minha volta sempre respeitaram meu espaço e meus gostos. Mas, imagino como deve ser insuportável ter que ficar ouvindo esse tipo de comentário... Força, mulher! rsrs ler faz bem e nós vamos continuar fazendo isso, queiram as pessoas ou não :P

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Graças a Deus eu nunca encontrei uma pessoa assim.
    Eu ia ficar louca. Com toda certeza ia brigar e depois chorar,sempre choro por nada.
    Acho que meus amigos já nem estranham mais eu ler tanto.
    As pessoas tentam achar defeito em tudo. Então não desanime e nem fique triste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Se eu encontrar uma pessoa assim eu juro que vai escutar poucas e boas e depois vou deixar falando sozinha! Eu leio sim e o problema é meu o que eu faço no meu tempo livre e outra a pessoa deveria aprender a aproveitar o tempo dela com coisas produtivas, ler faz um bem danado e fim u.u Amei o post!
    Beijos
    -Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  23. Del lindona olha a que ponto chegou o fato de amarmos ler nos transforma em pessoas chatas, e as que que vivem grudadas no celulares são the best, é uma inversão de valores triste de observar. Continue com sua paixão sem dar ouvidos a pessoas que deixaram de pensar e agir com clareza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Oi,

    amei o post! Minha família já acostumou com a minha paixão por livros, afinal minha mãe é do mesmo jeitinho, mas tem muita gente chata que fica enchendo o saco por que leio demais. E quer saber, como você, não importo com pessoas assim, que não sabe as maravilhas que estão perdendo! Livro é tudo de bom e é bom ver que tem mais gente como a gente, o que até me dá esperança mesmo de termos um Brasil mais leitor!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Estrela da Manhã, novo livro do André Vianco
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Delmara, tudo bem?
    É bem chato quando as pessoas não aceitem o nosso gosto pela leitura não é mesmo? Esse tipo de pessoa só é assim por que ainda não achou o tipo de livro ideal para lerem. Outro problema é que o Brasil é um país no qual as pessoas na qual a maioria se espelha não transmitem uma cultura produtiva, pelo contrário, os heróis da maioria são cantores(as) que não passam... nada. Nosso país precisa melhorar muito no termo leitura.

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post!!! Super me indentifiquei! Kkkkk meu marido fala isso pra mim: Já acabou o livro? Qual o próximo que VC vai ler??? Já sabe que eu leio leio e leio kkkkkk
    Lema da vida;

    ResponderExcluir