Entrevista com a Keila Gon

12 de outubro de 2014


Keila Gon é filha, irmã, esposa, mãe e escritora, uma jovem mulher apaixonada pela natureza e pela vida, formada em aeronauta e administração, alçou vôos mágicos que lhe levaram a criação de um mundo único na Saga cores. No momento se dedica a família, aos amigos e a finalizar a Saga, que terá seu terceiro e último livro publicado em breve (é o que todos nós esperamos, D. Keila). Uma das primeiras autoras parceiras do blog, está aqui mais uma vez para nos falar a respeito do seu trabalho e nos encantar com seu carisma.

Confira a entrevista cedida ao blog.   

DE: Quando começou a escrever?

KG: Comecei a escrever por diversão, minha diversão há dois anos. E quando as páginas dessa diversão viraram capítulos, dei o manuscrito para minha irmã ler. Depois para uma grande amiga e a confiança delas foi a dose de coragem que tornou essa grande brincadeira um “grande projeto”.

Depois de enviar o manuscrito para algumas editoras, resolvi fazer parceria com a Novo Século. Hoje estou contratada, por sete anos, pelo selo principal. Cores de outono teve sua primeira edição publicada pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, em dez 2012, e terá sua segunda edição pelo selo principal da editora ainda esse ano. Sombras da primavera teve seu lançamento pelo selo Novo Século, como deve acontecer com Luz de inverno, previsto para fim desse ano, ou começo de 2015, por isso, tenho que escrever gente!

DE: Sempre sonhou em ser escritora?

KG: Como eu digo: escrever aconteceu!
A escrita veio naturalmente, um reflexo da minha paixão pelos livros e por histórias românticas de fantasia.

DE: Quais as dificuldades que você encontrou? 

KG: Encontrar uma editora disposta a publicar “fantasia/ficção” de um autor iniciante e NACIONAL! Pois é. Por isso, meu muito obrigada à Novo Século, por sua iniciativa de criar o selo Novos Talentos e principalmente, por acreditar no potencial das histórias de fantasia nacionais!

DE: O que te motiva, qual a sua inspiração para escrever?

KG: A inspiração vem de todo lugar. Desde os contos da Disney lá atrás (comecei a ler com eles) aos livros, filmes, lugares e música, claro (preciso de música para viver!!).

Sabe quando você ouve uma música e imagina uma historinha ou está em um lugar e imagina uma cena, pois é, parece papo de louco (risos)mas acontece muito comigo. Mas muitas coisas que vi e vivi serviram para compor a história da saga, como os causos que meu avô paterno contava quando eu era criança, lá em Minas e pessoas reais foram essenciais pra completar a personalidade dos personagens. E na maior parte, estas pessoas sabem que foram minha inspiração, não que TODAS ficaram felizes (risos).

A motivação maior para escrever um romance sobrenatural é que, em primeiro lugar, amo a fantasia desde sempre. Em segundo, sou uma romântica declarada, e acredito plenamente que o amor é o poder mágico mais próximo de nós.

DE: Me fale sobre o livro: Como e porque começou a escrevê-lo? O que ele representa para você? O que ou quem te influenciou?

KG: Cores surgiu quando ler não era suficiente para alimentar minha imaginação. Eu precisava buscar a fonte, mostrar a mim mesma que a magia poderia encantar corações.

O significado da saga é pessoal. Significam ciclos da vida. Cores de outono, Sombras da primavera e Luz de inverno são metáforas, e nada tem a ver com estações do ano.

Os nomes foram baseados na “Teoria das Cores de Goethe”: sem sombra e Luz, não poderíamos ver as cores.

Filosofando, nasceu a trilogia e grande parte da metáfora da Saga. As estações vieram para complementar a metáfora. Eu amo o outono, adoro as cores dessa estação, sério. E ele, em teoria, pode ser traduzido como o começo do fim. Bom, na Saga, as Cores do outono representam o “RECOMEÇO” para os personagens. Assim, onde primavera é nascimento, pura felicidade, as Sombras da primavera mostram as dificuldades para alcançar essa felicidade. E, por fim, em “Luz de inverno”, onde o inverno é o fim. O fim dessa história que terá seu final resplandecente (assim espero), onde estes personagens completam uma jornada de descobertas e iniciam uma nova, o ciclo da roda da vida.

DE: De onde vêm seus personagens?

KG: Na maior parte, me inspiro em pessoas reais, mas também há muito dos meus personagens favoritos de livros e  filmes.

DE: Quem é seu personagem favorito? Porque, e o que ele representa para você?

KG: Seria injusto ter uma predileção. Todos são um pedaço de mim, com menor ou maior importância, todos são especiais. MAS, sim, tem um, mas.  Acho que o Vincent é meu predileto. Porque a história nasceu com ele. Embora a imagem das irmãs estivesse em minha mente, eu precisava “dele”, do cavalheiro que não é perfeito. E confesso, se a Melissa e a Alice sofreram Influências do que vi e vivi com minha Tata (minha irmã mais velha), uso muito do meu alter ego em Vincent. (risos)

DE: No que escrever afetou a sua vida?

KG: Tempo.
Sim, adoraria ter o tempo a meu favor como antes.(risos)
Depois do primeiro livro o tempo ficou escasso para dormir, para a família, para o lazer... ,enfim, os livros, a publicidade e os prazos ocupam boa parte do meu dia... e da noite também.

DE: Onde espera chegar como escritora?

KG: Gostaria muito de exportar os romances sobrenaturais NACIONAIS e fazer o mercado literário correr no sentido contrário do que vemos hoje.

DE: O que essa obra significa para você?

KG: A chance de mostrar que fantasia nacional é divertida e pode sim concorrer com os internacionais (nada contra gente, amo a fantasia internacional, Colleen Houck, Lisa J. Smith, Richelle Mead ... mas temos mercado para os nacionais também!).

DE: Que conselho você da aos novos escritores?

KG: Escreva com paixão, leia seu texto com olhos de leitor, lembre-se, seu primeiro crítico deve ser você! Depois de escrever o fim, comece as revisões e, acredite revisar nunca é demais. E o mais importante: se o seu objetivo é publicar sua história, não desista! Ouça as críticas para melhorar, melhore, insista e persista até alcançar seu objetivo!

Se interessou pelos livros?

Você pode adquirir seu exemplar de Cores de Outono na Saraiva Online, bem como Sombras da primavera, a maldição do mago Saraiva online. Para mais informações, sugiro que acompanhem as redes sociais da autora e do livro.

AutoraSite - Facebook - Skoob

Meu muito obrigado a Keila Gon, uma escritora brilhante e cativante a qual tive a honra de conhecer, sinta-se sempre em casa no Sou bibliófila, onde toda equipe torce pelo seu sucesso e de suas obras. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pela entrevista.

21 comentários

  1. Oi!
    Muito legal a entrevista.
    Adorei conhecer mais a autora, que parece uma simpatia de pessoa.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Keila Gon, por ter conseguido publicar seus livros numa editora que parece ser bacana e por estar dando tão certo essa vida de escritora. Há escritores nacionais muito bons que só precisam de uma chance para mostrar o seu talento.
    Adorei o "Sou bibliófila".
    Muito bonito o cantinho! O layout é fofo! ♥

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erica : ) Sim, existe muita gente talentosa e aos poucos o mercado nacional vai abrindo espaço para esse talento criativo da terra ehehehheh Beijos e boas leituras!!!
      Keila Gon

      Excluir
  3. Adorei a entrevista. Parabéns! Tenho o primeiro livro aqui em casa, mas ainda não li ele. Depois da entrevista fiquei morrendo de vontade de ler ele agora. Acho que vou passar na frente dos outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehehehehheh ops olha o Cores pulando a fila kkkk Boa leitura Linda!
      Beijo
      Keila Gon

      Excluir
  4. Adorei a entrevista. Ela me parece muito simpatica. Fiquei empolgada em conhecê-la mais. E concordo com o que disse, a escrita acontece. É naturalmente! Beijos
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Camila, boas leituras! Beijo
      Keila Gon

      Excluir
  5. Awn, adorei a entrevista com a autora! Eu li o primeiro livro e amei demais, demais! Estou agora participando do BT da continuação. A autora escreve muito bem!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui... que responsabilidade agora kkkkk espero que goste Dessa : ) Beijos e te vejo lá no grupo do Booktour ehehehheeh
      Keila Gon

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    Muito bacana a entrevista e a Keila merece todo o sucesso do mundo. Mesmo que eu não tenha lido os livros dela ainda, eu tenho vários amigos blogueiros que recomendam suas obras. Aliás, esse Vincent é famoso!
    Gostei desse conselho: revisão nunca é demais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehehhehe Obrigada Aline! E boas leituras!!! Que a magia lhe encante : ) BEIJO

      Excluir
  7. Keila é muito simpática, um amor de pessoa. Já li Cores de Outono, estou muito ansiosa para ler a continuação. Adorei a entrevista e a Keila relatou coisas que realmente, infelizmente, vem acontecendo com a literatura nacional.
    Já estou seguindo o seu blog. Poderia seguir o meu?
    Abraços,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!!! ehehehe que bom que gostou e espero que Sombras lhe encante também : ) Beijos agradecidos e boas leituras!
      Keila Gon

      Excluir
  8. Oi, como vai?
    Já ouvi falar na autora e em seus livros, mas ainda não tinha parado para saber nada sobre eles. Foi legal, conhecer um pouco mais.
    Abraço,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marcelo : ) Boas Leituras!!
      Keila Gon

      Excluir
  9. Oii Daniel. Suas entrevistas arrasando como sempre. Não li os livros dela ainda, mas todos falam muito bem. Muito sucesso a ela e ao seu blog. Espero participar da entrevista ainda, heheheh
    Abraçoooooss
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero qeu goste Gih!!! Muito sucesso e boas leituras!!!
      Keila Gon

      Excluir
  10. Oi.

    Entrevista com a Keila são sempre muito lindas, divertidas e mágicas.
    Ela escreve super bem e eu amo o livro dela rs

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaaaaaaa Fer : ) Sorriso enorme aqui linda : ) OBRIGADA pelo carinho... sempre! BEIJOOOO

      Excluir
  11. Obrigada pelo carinho e apoio Daniel! Adorei as perguntas !!! Beijos
    Keila Gon

    ResponderExcluir