Entrevista Raquel Machado

28 de setembro de 2014

Raquel Machado esta aparecendo no cenário nacional como uma escritora com muito potencial. Formada em ciência da computação, trabalha atualmente como Analista de Sistemas, mas sua paixão mesmo é a arte. Aos nove anos iniciou sua carreira no teatro e a partir daí nunca mais deixou o mundo das artes, participando de vários eventos e, ainda, atuou como dançarina. Hoje, essa aventureira das artes, enriquece o mundo da literatura. Apesar de escrever desde criança, Raquel Machado esta lançando seu primeiro livro este ano, com o titulo Vingança Mortal.

Vingança Mortal foi escrito quando Raquel tinha dezesseis anos de idade. Aproveitando o incentivo que a Amazon da para os novos autores, Raquel Machado lançou seu livro de forma independente.  

Blogueira, Raquel divulga Vingança Mortal no seu blog Leitura Kriativa, no ar desde 2010, onde, também, compartilha suas ideias tornando-as imortais.

A autora reside no sul do Brasil, na cidade de Caxias do Sul/RS. Mora com os pais, quatro cachorros e uma estante cheia de livros.

Agora, você conhecerá um pouco mais a autora de Vingança Mortal. 

DE: Quando começou a escrever?

RM: Essa pergunta sempre é difícil de responder, pois escrevo desde que me conheço por gente. Fui do tipo de criança que vivia com um papel e caneta na mão. Mas a primeira história que tenho guardada até hoje, escrevi com 12 anos, era tipo aquela série “confissões de adolescente”, escrita a mão, pois naquela época não tinha computador, está cheia de figuras e totalmente colorida com lápis de cor.

DE: Sempre sonhou em ser escritora?

RM: Sempre fui uma escritora. Para mim, escrever é tão natural como comer ou dormir. Uma professora uma vez me disse que eu sou daquele tipo de pessoa que iria continuar escrevendo até o final da vida, e tenho certeza que ela tem razão.

DE: O que te motiva, qual a sua inspiração para escrever?

RM: Depende muito do momento que estou vivendo e das leituras que estou acompanhando. Às vezes sinto-me inspirada em escrever um belo romance em outras vezes, pretendo escrever sobre um assassino em série. E algumas vezes apenas paro para escrever sobre fatos que estão acontecendo em minha vida.

DE: Me fale sobre o livro: Como e porque começou a escreve-lo? O que ele representa para você? O que ou quem te influenciou?

RM: Escrevi Vingança Mortal em 2001, naquela época eu tinha 16 anos, então não lembro porque escrevi a história. Lembro que era uma grande fã dos livros do Sidney Sheldon, um dos mestres do suspense, então acredito que ele tenha me influenciado. Fui revisar a história, agora em 2014 para publicar, e ela acabou sofrendo algumas alterações como, por exemplo, o ambiente: a história nasceu nos EUA, porém hoje decidi que ela se passaria aqui mesmo, na serra gaúcha, pois acredito que temos lugares tão lindos aqui quantos os de lá fora.

DE: De onde vêm seus personagens, são inspirados em pessoas reais ou são fictícios?

RM: Algumas das características são de pessoas que conheço ou conheci. Como fiz teatro desde cedo tenho a mania de observar muito as pessoas, o que acaba influenciando um pouco nas histórias, porém depois que o personagem ganha vida, ele cria sua própria identidade, então acredito que seria um misto dos dois.

DE: Quem é seu personagem favorito? Porque, o que ele representa para você?

RM: Essa pergunta é complicada. Não sei se chego a ter um personagem favorito, porque todos têm suas peculiaridades. Porém um dos personagens que me chama muita atenção é o Cristian por sua personalidade e complexidade, uma personagem que deixará muitas pessoas em dúvida sobre suas ações, e que muitos irão compreender ou não o mesmo.

DE: No que escrever afetou a sua vida?

RM: Escrever para mim sempre foi como uma válvula de escape, nos momentos em que me sentia confusa ou deprimida, ou feliz e determinada sempre encontrei nas páginas meu ombro amigo. Como disse, isso faz parte do meu ser.

DE: Onde espera chegar como escritora?

RM: Essa é uma boa pergunta. Só tenho uma absoluta certeza, de que não vou parar de escrever, e agora tenho mais um objetivo: fazer com que minhas histórias cheguem aos leitores. Uma amiga escritora me disse uma frase que impactou muito no meu modo de pensar: Você pode escolher o que gostaria de fazer da vida, publicar seus textos e deixar eles para o mundo, ou morrer junto a eles em um baú. Bom não foi difícil fazer minha escolha.

DE: O que essa obra significa para você.

RM: Um primeiro passo e a realização do sonho de publicação. Vingança Mortal foi a obra que escolhi para ser pioneira. Como escrevo há anos tenho várias coisas escritas, mas decidi por essa, pois acredito que era a mais finalizada, aquela que não precisaria de tantas revisões.

DE: Que conselho você da aos novos escritores?

RM: Escrevam porque gostam de escrever. Se fizermos as coisas com carinho e comprometimento, a recompensa virá com certeza.
Autora: Blog - Twitter - Skoob
Livro: Amazon - Skoob

12 comentários

  1. Desconhecia a autora e o livro. A capa não me chamou muito a atenção, mas pela entrevista com a autora e as demais informações, acho que leria sim a obra.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  2. Raquel é um amor e tem um super futuro como escritora! ela é dedicada, simpática e merece o sucesso
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila,
      Obrigada pela palavras e pelo incentivo, vamos em frente.
      Beijos
      Raquel Machado
      Escritora Vingança Mortal

      Excluir
  3. Oi Daniel. A Raquel eh uma fofa mesmo. Adorei a entrevista. Ela eh minha parceira no blog e na vida, heheh (jah que acabamos virando amigas). Adorei as respostas dela. E parabens a vc por esse trabalho divulgando os autores nacionais. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih,
      Uma das melhores coisas que tem acontecido comigo é conhecer pessoas com os mesmos interesses meus e poder trocar ideias sempre.
      Beijos
      Raquel Machado
      Escritora Vingança Mortal

      Excluir
  4. Oi, como vai?
    Conheço a autora porque acompanho o blog dela, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro dela.
    Foi legal conhecer mais sobre ela.
    Abraço,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,
      Espero que em breve possa estar conhecendo meu livro também, estou aberta a parcerias com blog se quiser saber mais e só me mandar um e-mail raquel.machado2014@yahoo.com.br

      Excluir
  5. Oi Daniel, tudo bem?
    Não conhecia ainda a Raquel e e já no início adorei um dado que você falou: ela mora com estante. Você personificou a estante, ela é um membro da família também!!!!!! Achei isso o máximo e me identifiquei completamente, risos....
    Ah, já vi que temos algo em comum, eu adoro Sidney Sheldon!!!!!!!!!
    Nossa, a frase que a amiga dela disse realmente é impactante.
    O livro da autora promete, sucesso para ela, ótima entrevista!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      Sim a estante é uma parte de minha casa, bem grande...huahua. Sabe que meu livro foi inspirado no Sidney espero que logo possa estar conhecendo minha obra.
      Beijos
      Raquel Machado
      Escritora Vingança Mortal

      Excluir
  6. Oi Dani,
    Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade e o apoio que vocês tem dado na divulgação do livro, isso realmente é muito importante para nós escritores brasileiros no início de carreira. Segundo adorei a maneira como você dispôs o texto da minha biografia, e também adorei responder as perguntas de vocês. Espero que logo consigam ler minha história para que possamos trocar mais ideias.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Agradeço o interesse espero que possa estar lendo minha obra em breve.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana essa entrevista. Não conhecia a escritora Raquel Machado. Sempre é tempo de conhecer novos autores, não é? Vou aproveitar para dar uma passadinha no blog da autora. :)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir